Problema com Garantias (mais um..)

SenhoraX,[:cool:]

A cópia para a ASAE que falas é uma sugestão? Ou é algum procedimento associado ao livro de reclamações?

:confused:

A folha onde preenches a reclamação é em triplicado. O original fica na loja e esta terá que o enviar para a ASAE no prazo 10 dias úteis, o duplicado (azul) é obrigatoriamente entregue ao cliente e o terceiro fica no livro. Está previsto que o cliente pode (mas não é obrigado) enviar a sua cópia para as entidades competentes (provavelmente para acelerar os processos e martelar aqueles que se "esquecem" de enviar os originais) bastando seguir as indicações que constam no duplicado.

Se o fizeres não te esqueças de guardar cópia de tudo.

Como já disseram neste caso só tem que devolver os €€€, apesar de me parecer, que os tais 15€ diferença para o disco existente, sendo realmente mais caro que o "teu", também não seja uma proposta descabida, se tiveres interesse nele, obviamente.

És sempre assim tão "complicado" ? :)

Opa se nao cabe numa pagina, escreve em duas ou três, mas RECLAMA HOMEM! :)

Eu ainda à uns tempos usei 4 páginas para reclamar...desde que dientifiques bem, e tragas contigo todas as folhas, não há problema.

Essa foi forte! :) Não se trata disso, eu nunca fiz qualquer reclamação no Livro (já estive perto mas sempre resolvi as coisas a conversar, mesmo que de forma mais intempestiva). E não é com prazer que o vou fazer. Dado aquilo que relatei na página anterior, desta não há desculpa pelo que fui informar-me para a reclamação ser bem feita e para que resulte.

E li que a reclamação tem que ser feita apenas e só no espaço destinado e fiquei a entender que cada folha equivale a uma reclamação diferente. Senão como é que eles sabem que é a mesma?

A folha onde preenches a reclamação é em triplicado. O original fica na loja e esta terá que o enviar para a ASAE no prazo 10 dias úteis, o duplicado (azul) é obrigatoriamente entregue ao cliente e o terceiro fica no livro. Está previsto que o cliente pode (mas não é obrigado) enviar a sua cópia para as entidades competentes (provavelmente para acelerar os processos e martelar aqueles que se "esquecem" de enviar os originais) bastando seguir as indicações que constam no duplicado.

Se o fizeres não te esqueças de guardar cópia de tudo.

Ok, obrigado, é o que vou fazer então.

Como já disseram neste caso só tem que devolver os €€€, apesar de me parecer, que os tais 15€ diferença para o disco existente, sendo realmente mais caro que o "teu", também não seja uma proposta descabida, se tiveres interesse nele, obviamente.

Valium, nem se trata dos valores em causa. ALiás, a minha namorada disse logo que por ela pagava e pronto. Mas lá está, isso não é assim, estou farto de ser condescendente só por simpatia ou para não atrasar a vida dos outros. Vai à página anterior e vê uma situação em que não reclamei apenas para não ser "aborrecido".

Por acaso são 15€ mas e se fossem 150 ou 400? Além de que foram arrogantes, mentiram-me, vão-me fazer lá ir uma segunda vez, simpatia foi zero e portanto eu não vou ceder. Desta vez não cedia nem por 2€.

Até porque preciso do disco e se não encontrar um pelo mesmo preço, vou pagar a diferença mas uma coisa é certa: Não vai ser na Staples. (a Worten ainda é com quem estou mais contente, não tenho nada a dizer. Há 2 anos, foram eles próprios que me alertaram para o facto de eu ter direito à devolução e fizeram-no sem problemas).

...

Valium, nem se trata dos valores em causa. ALiás, a minha namorada disse logo que por ela pagava e pronto. Mas lá está, isso não é assim, estou farto de ser condescendente só por simpatia ou para não atrasar a vida dos outros. Vai à página anterior e vê uma situação em que não reclamei apenas para não ser "aborrecido".

Por acaso são 15€ mas e se fossem 150 ou 400? Além de que foram arrogantes, mentiram-me, vão-me fazer lá ir uma segunda vez, simpatia foi zero e portanto eu não vou ceder. Desta vez não cedia nem por 2€.
...

Como eu disse se te interessar, se não é os €€€ e compras onde quiseres. [;)]

E não sei se já fizeste (não li todos os posts), pede para falar com o gerente da loja ou responsável - aliás, se pedires o livro, é normal que seja ele que o traga.

Essa foi forte! :) Não se trata disso, eu nunca fiz qualquer reclamação no Livro (já estive perto mas sempre resolvi as coisas a conversar, mesmo que de forma mais intempestiva). E não é com prazer que o vou fazer. Dado aquilo que relatei na página anterior, desta não há desculpa pelo que fui informar-me para a reclamação ser bem feita e para que resulte.

E li que a reclamação tem que ser feita apenas e só no espaço destinado e fiquei a entender que cada folha equivale a uma reclamação diferente. Senão como é que eles sabem que é a mesma?

Não foi para ser forte;) mas acho que complicas o que é fácil:)

Podes sim usar as outras páginas, desde que identifiques na 1ª que continua na 2ª e assim sucessivamente...

Hoje vou resolver o assunto. Estive a pesquisar e parece que o Livro Vermelho só permite 13 Linhas de texto (acho muito pouco), tendo em conta esse dado, fiz o seguinte texto:

O livro tem muitas páginas... [;)] Escreves o que tens a escrever e deixas a questão do espaço para a Staples, que, quando esse livro acabar, terá de adquirir outro. Se eles andam a brincar contigo, não podes ser solidário para com eles [:D]

Relatando o que se passou e para que quem leia isto veja que não podemos acreditar em tudo o que nos dizem nas lojas:

Entrei na loja, dirige-me ao balcão e atende-me um rapaz, que pela idade e postura (e farda) presumi que mandasse mais qualquer coisinha que o rapaz que me atendeu ontem.

Expliquei-lhe a situação e voltei a perguntar se a única alternativa que me restava era aceitar o vale de crédito, se ele dissesse que sim, mais força daria à queixa.

No entanto, talvez por eu ter ido de capa na mão (com o decreto lei e não só), ele disse-me que era a única alternativa mas que ia tentar resolver o problema. Fez um telefonema, presumo eu para outra loja, e num instante disse que dentro de poucos dias teria ao meu dispor um disco igualzinho aquele (marca e tudo). Eu disse-lhe que sim senhor mas com uma condição, o disco seria enviado pelo correio para casa.

Inicialmente disse que não mas depois quando eu tornei o meu tom de voz mais "irritado" e comecei a dizer que eles tinhas poucas soluções ele diz-me:

"Pronto, tudo bem. Eu envio-lhe o disco para casa, pode ser assim?"

E eu disse pode: "Pode mas isso não invalida o que se passou ontem".

Ele: "Eu só posso responder por mim e acabei de lhe resolver o problema".

Nisto, aproxima-se a mulher arrogante que me atendeu ontem... E eu logo falei no livro de reclamações:

Não é que a mesmo mulher que ontem me respondeu torto hoje começou logo com sorrisos a dizer que não teve culpa e que eram ordens que tinha??? Eh pah.... Que hipocrisia do carago.

E depois ainda disse: "Quem atendeu este senhor não fui eu, foi o "Quim" ".

E eu: "Desculpe, foi a si que perguntei mais que uma vez quais eram as alternativas e foi a senhora que me disse que não tinha, só aceitar o Vale".

E ela: "Sabe como é, são ordens".

Bem, o que interessa é que fiz a reclamação e desde logo pedi desculpa às duas pessoas que me atenderam hoje. O tipo que resolveu mandar o disco para casa inicialmente ainda estava com um sorrisinho amarelo e cínico na cara mas depois acho que entendeu que eu tinha sido enganado e que tinha razão.

De qualquer forma eles levaram comigo sem culpa mas pronto, paciência, a vida é assim.

---------------

O livro de reclamações é uma m**da, pouco espaço, duplicados "ranhosos", enfim... Acho que vou mesmo seguir o conselho da MrsX e enviar uma explicação detalhada para a autoridade competente.

Alguém me sabe dizer para quem devo enviar o duplicado com o anexo da explicação? Asae?

Obrigado a todos os que responderam neste tópico, ajudaram imenso. [;)]

Na FNAC também não devolvem o dinheiro, dão o dinheiro em vale.

Tive um disco multimedia, que deixou de funcionar a parte multimédia, ao fim de 1 mes devolveram-me em vale.

Entreguei no outro dia um disco externo de 1Tb 2,5" que deixou de funcionar, e foi bem caro na altura, que so comprei porque tinha o tal vale.
Agora estou a espera que faça 1 mes para ir lá levantar outro vale.

Mas o certo é que JÁ da 1ª vez preferia que me tivessem dado o dinheiro, mas eles disseram que não, so em vale, agora também preferia o dinheiro.

Também fiquei na duvida ?

Na FNAC já me devolveram dinheiro.

Comprei um GPS e ao fim de 6 meses pifou; como ia de férias e o dito não me fazia falta, deixei-o lá.
Ao fim de 11 mês e uma semana sensivelmente, fui lá perguntar pelo GPS; e depois de pesquisarem disseram-me para ir buscar outro.
O 1º tinha custado € 250, e depois trouxe um de € 190 e devolveram o restante em dinheiro.

(...)
Alguém me sabe dizer para quem devo enviar o duplicado com o anexo da explicação? Asae?

Obrigado a todos os que responderam neste tópico, ajudaram imenso. [;)]
Deverias ter visto quem é a entidade competente no letreiro que informa que a loja tem livro de reclamações. Mas em princípio será a ASAE:

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)
Avenida Conde de Valbom, 98
1069-185 Lisboa

Estes tipos são uns vígaros...acabam por receber a nota ou o equipamento do fabricante e espetam vales ao povo para não perderem a venda. Loja que me faça isso tá fucked.

Mas também sei que isso depende de quem tá à frente da loja. Na semana passada uma multifunções HP recusou-se a copiar ou enviar fax. Basicamente o scanner pifou. Faltava um mês para terminar a garantia e a impressora nem sequer tinha gasto um par de cartuchos. Certo é que em 6 dias me arranjaram a máquina. Mérito para a worten, mas principalmente para a assistência HP.

Na Fnac já me trocaram uma PS3 e eu não tinha qualquer fundamento, ofereceram-me e eu não estava interessado, falei com eles, a caixa estava fechada e ainda com o selo e papel de embrulho deles, tinha sido comprada no dia anterior.
Falei com o responsável que aceitou a devolução dos €€€.

Com em quase todos os serviços, depende do interlocutor e da abordagem. Tanto se pode apanhar alguém que queira resolver o problema, como um gajo que está lá para receber o seu e nem sequer tenta perceber o cliente.

No natal de 2009 ofereci um telemóvel da vodafone à minha namorada. Contudo tem estado sempre a estragar-se, e sempre com o mesmo problema.
Já foi para reparar umas 4 vezes, e só não foi mais porque não temos paciência para passar a vida no shopping a entregar o telemóvel para ir mais uma vez ser arranjado.
Dissemos que queríamos um telemóvel novo porque com tantas avarias nem sequer era utilizado. Disseram que isso não era possível.
Falámos com a DECO e disseram que se estamos insatisfeitos com um produto, temos todo o direito a ter o dinheiro de volta ou a substituírem por um de igual valor.

Se for lá e eles disserem que não é possível, exijo o livro de reclamações? Estou farto desta treta.

Abraço

No natal de 2009 ofereci um telemóvel da vodafone à minha namorada. Contudo tem estado sempre a estragar-se, e sempre com o mesmo problema.
Já foi para reparar umas 4 vezes, e só não foi mais porque não temos paciência para passar a vida no shopping a entregar o telemóvel para ir mais uma vez ser arranjado.
Dissemos que queríamos um telemóvel novo porque com tantas avarias nem sequer era utilizado. Disseram que isso não era possível.
Falámos com a DECO e disseram que se estamos insatisfeitos com um produto, temos todo o direito a ter o dinheiro de volta ou a substituírem por um de igual valor.

Se for lá e eles disserem que não é possível, exijo o livro de reclamações? Estou farto desta treta.

Abraço

sugiro que contacte os gabinete de apoio à qualidade da vodafone. envia e-mail para o apoio a cliente indicando que deve ser encaminhado para esse departamento, costumam ser bastante pronto a ajudar na resolução de situações, pelo menos quando os equipamento são comprados em lojas deles.

Na sequência da situação descrita neste tópico e depois da reclamação feita...

Obtive duas respostas, uma da loja (Staples) e outra da Asae, sendo que acabei por não fazer mais nenhuma reclamação extra por carta, ficou-se pelo livro de reclamações.

A da Staples dizia que pediam desculpa pelo sucedido mas que nunca foi intenção deles recusar-me a anulação da venda porque isso está consagrado na lei e portanto eles não podem recusar. [:D] Ou seja, não lavam as mãos da situação mas também não me dão razão.....

Da ASAE:

A matéria objecto de reclamação insere-se no âmbito das relações contratuais privadas ... cuja competência não cabe à ASAE ... Pode ser resolvido via judicial ou extra-judicial ... Caso opte pela extra judicial deve dirigir-se ao CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, na Câmara Municipal da sua área de residência.

Ou seja, tudo na mesma. É que a compra nem foi feita na minha área de residência.

Visto a grande ajuda que me deram neste tópico achei que ficava bem informar sobre as respostas que obtive. :)

Back