Problema com IUC

Mas a data no Modelo único é 29 de setembro, logo dentro do prazo para pagamento do IUC.
Se no IMTT só tratassem do registo em Janeiro, data que iria surgir no DUA, neste ano ninguém pagava o IUC? O que conta como já disseram aí para cima, é a data constante no modelo único.
Se nem tivesses tratado da alteração de proprietário (como tantas vezes sucede) ou se tratasses fora de prazo, só terias mesmo de pagar a multa por teres tratado disso fora dos 30 dias consagrados na lei.
Se calhar o vendedor disse-te que já tinha pago o IUC, mas se calhar, pagou o de 2012.
O melhor é ires com esses documentos que tens, o modelo único, o DUA e verificares nas finanças se a matrícula tal tem o IUC liquidado pelo NIF tal (vendedor). Caso não tenha, tens mesmo de pagar o IUC, porque ANTES do final do prazo de pagamento o veículo passou a ser teu.
Se não quiseres pagar, não pagues, mas só para informar que a coima são 25 euros e se por ventura tiveres IRS a ser reembolsado, o mesmo fica cativo até liquidares as dividas fiscais que terás.

Mas a data no Modelo único é 29 de setembro, logo dentro do prazo para pagamento do IUC.
Se no IMTT só tratassem do registo em Janeiro, data que iria surgir no DUA, neste ano ninguém pagava o IUC? O que conta como já disseram aí para cima, é a data constante no modelo único.
Se nem tivesses tratado da alteração de proprietário (como tantas vezes sucede) ou se tratasses fora de prazo, só terias mesmo de pagar a multa por teres tratado disso fora dos 30 dias consagrados na lei.
Se calhar o vendedor disse-te que já tinha pago o IUC, mas se calhar, pagou o de 2012.
O melhor é ires com esses documentos que tens, o modelo único, o DUA e verificares nas finanças se a matrícula tal tem o IUC liquidado pelo NIF tal (vendedor). Caso não tenha, tens mesmo de pagar o IUC, porque ANTES do final do prazo de pagamento o veículo passou a ser teu.
Se não quiseres pagar, não pagues, mas só para informar que a coima são 25 euros e se por ventura tiveres IRS a ser reembolsado, o mesmo fica cativo até liquidares as dividas fiscais que terás.

A cópia do modelo único não tenho como é óbvio, foi entregue na altura do registo, mas tenho algo parecido. Mas eu vou lá às finanças apresentar reclamação do assunto e depois logo vejo o que dizem e vou assim como dizes, pedir para verificar se o nif tal não pagou o IUC.

De qualquer forma, caso venha a coima de 25€ a mesma será impugnada na altura caso a reclamação que irei fazer agora não surta efeito.

Não é uma questão de fugir com o rabo à seringa o que muitos até podem pensar, são 32€ e até pago mais do carro, é mesmo uma questão do estado ter que imputar responsabilidades conforme as leis que faz e conforme deve ser feito.

PS: Tu referes a hipótese de por exemplo não ter mudado o nome a tempo, ou seja, após os 30 dias..de qualquer forma, nesta hipótese que estás a indicar referes a data de registo do veiculo em meu nome, o que em todo o caso já foi em outubro apesar da venda ter sido a 29/09, que era um domingo lol

Last edited:
Tem lá a indicação da data de primeira matricula, que no caso da minha é 24-09-1992, isto também responde que é usada [kiss]

Last edited:
Já me aconteceu, numa troca de moto, deixar a antiga no stand, com a documentação toda em dia, meses depois sou presenteado com uma carta das finanças, com o extorno do pagamento do iuc.

Ao que parece o novo propritário não recebeu o comprovativo de pagamento do iuc e pagou...novamente[;)]

Cump.

se a data da matricula é 24/9 e a registas em Outubro não vejo como as finanças te possam ter metido o IUC na tua conta :-(

tás tramado

speccy

Tem lá a indicação da data de primeira matricula, que no caso da minha é 24-09-1992, isto também responde que é usada [kiss]

Então vamos por partes:

1º-Em que dia é que compraste a mota?(mesmo o pagamento,e em que dia foi feito o comprovativo compra-venda)

2º-Verificas-te todos os docs inerentes ao veiculo?

3º-Em que dia foi efetuado o registo?

Tou tramado tou..com este sistema de finanças lol

andrepinto, a mota foi comprada a 29 de setembro, um domingo, foi o dia em que o negócio foi feito. Posteriormente fiz a alteração de nome a 3 de outubro.

Que documentos te referes? Ele tinha lá um papel do pagamento do IUC mas não confirmei de que ano era até porque neste aspecto eu nem estava preocupado porque já sabia que o registo ia ser feito em outubro, estando em prazo legal.

Na minha posse tenho o DUA antigo, a folha da solicitadora com todos os dados da compra e venda, ou seja, contém o mesmo do modelo único e depois tenho o meu DUA com a respectiva data de emissão lol

Devo também acrescentar que o antigo dono só tinha DUA desde maio deste ano, o que significa que ao pagar IUC terá sido o deste ano.

Tou tramado tou..com este sistema de finanças lol

andrepinto, a mota foi comprada a 29 de setembro, um domingo, foi o dia em que o negócio foi feito. Posteriormente fiz a alteração de nome a 3 de outubro.

Que documentos te referes? Ele tinha lá um papel do pagamento do IUC mas não confirmei de que ano era até porque neste aspecto eu nem estava preocupado porque já sabia que o registo ia ser feito em outubro, estando em prazo legal.

Na minha posse tenho o DUA antigo, a folha da solicitadora com todos os dados da compra e venda, ou seja, contém o mesmo do modelo único e depois tenho o meu DUA com a respectiva data de emissão lol

Devo também acrescentar que o antigo dono só tinha DUA desde maio deste ano, o que significa que ao pagar IUC terá sido o deste ano.

Tu por acaso no ato da compra preencheste este Doc?: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a...le/DUA_modelo_unico.pdf?nocache=1217232046.45

Este doc,independente da data que faças o registo fisicamente já consta/prova a data que passas a ser proprietario

Sim claro que preenchi, só assim podia mudar de nome recorrendo a um solicitador ou notário.

Com o comprovativo do notário, vá as finanças.

Embora, o que deveria ser válido era um documento da Conservatória do Registo Automóvel com selo branco.

Ai estaria a data que a mota passou realmente para o seu nome.

Desculpem lá a minha ignorância mas.. onde é que a repartição de finanças está aberta ao sábado?

Bem já tenho novidades, como disse inicialmente mandei mail para as finanças e responderam-me com o seguinte:

Exmo. Senhor

A liquidação e pagamento do IUC referente a 2013, é da responsabilidade do anterior proprietário registado no IRN, o qual, de acordo com a base de dados da AT não é o senhor. .

Mais se informa que foi solicitado aos serviços informáticos a regularização dos alertas constantes na sua página no Portal das Finanças.

Com os melhores cumprimentos,
Maria da Graça Ganilho
Diretora de Serviços em Substituição

Tal como suspeitava e como alguns por aqui disseram e confirmaram, o IUC não me é imputável, assim já poupei uma viagem às finanças, até ver...tenho que ir confirmando no portal das finanças se ainda lá está aquilo em cobrança [8b]

OFFICER, infelizmente existem inúmeros casos semelhantes como o teu e falo por experiência própria, pois eu e o meu sócio possuímos um stand de automóveis usados e já vários casos idênticos se passaram connosco.

Deixo aqui o último "exemplo": Adquirimos a 19 de Setembro de 2013 um automóvel (num leilão do ramo) que possui data de matrícula de Agosto, ou seja, o IUC teria de ser pago até final de Agosto de 2013. Na altura não nos deram o comprovativo do IUC porque também o próprio leilão não o possuía.

Recepcionamos o respectivo documento único automóvel no nosso nome no final de Outubro, emitido com data de 23/10/2013.

Hoje à tarde entrei no portal das finanças para efectuar os pagamentos dos IUC referentes às viaturas com matrícula de Novembro, que estão em nossa posse e para meu espanto, estava lá o IUC dessa viatura de Agosto em atraso para pagamento e já com juros de mora.

Acredita que por desleixo nosso e também para não termos de perder tempo a ir por vezes para filas enormes na repartição das finanças, nunca reclamamos casos idênticos anteriores, fazendo sempre os respectivos pagamentos porque as viaturas se encontravam já na nossa posse e quando isso acontecia deduzia eu que o antigo proprietário não tinha mesmo feito o pagamento e também como na maioria das vezes não tinha acesso directo a esse antigo proprietário, para não arranjar problemas futuros, pagava e não "bufava".

Mas desta vez irei em breve à repartição de finanças com o respectivo documento único pedir explicações e ver como tudo se irá resolver e se teremos mesmo de pagar este IUC e mais grave os juros de mora e talvez mais tarde ainda a coima pelo atraso desse IUC (tudo que deduzo que não deveria ser imputável ao nosso stand).

Depois logo darei novidades.

Cumprimentos

Last edited:
SandroTrigo, acho que fazes muito bem pois pelos vistos o sistema está a cobrar em duplicado ou a cobrar indevidamente à pessoa incorrecta. O que estava provavelmente a acontecer, era tu pagares o IUC e o antigo dono receber o IUC de volta lol

Eu irei guardar este email e ficar atento à minha área das finanças para ver se aquilo sai, se não sair, ai irei à repartição com a documentação e email para retirarem de vez.

Em 2011 comprei um carro em Agosto com IUC a ser pago em Abril. Ora como não tinha o comprovativo do pagamento desse ano (e com receio de que pudesse vir a precisar do mesmo), fui a uma repartição de finanças com os documentos, expliquei o caso e deram-me o comprovativo desse ano, sem levantarem qualquer tipo de problema.

SandroTrigo, acho que fazes muito bem pois pelos vistos o sistema está a cobrar em duplicado ou a cobrar indevidamente à pessoa incorrecta. O que estava provavelmente a acontecer, era tu pagares o IUC e o antigo dono receber o IUC de volta lol

Eu irei guardar este email e ficar atento à minha área das finanças para ver se aquilo sai, se não sair, ai irei à repartição com a documentação e email para retirarem de vez.

OFFICER, tinha hoje "visita" agendada na repartição de finanças, mas devido à greve geral, preferi adiar para a próxima semana.

Depois logo colocarei aqui que explicação irão dar-me.

Cumprimentos.

Back