Problema com medida dos pneus

Se a medida fôr escrita no modelo 9 mas não estiver no COC, o que acontece é um pouco "cinzento". Teoricamente nem a inspecção nem o imt deviam aceitar, mas na prática depende do que o centro de inspecção fizer. Se estiver dentro da tolerância normal (penso que ainda são 5%), fica anotada a divergência mas passa, logo o IMT vai aceitar e na IPO seguinte nem aparece como divergência.

Quem lida com importações com frequência sabe disso. Não é truque nenhum, é só consequência das regras e leis feita por malta que ainda vive em 1643 e não sabe sequer o que é um carro, mas é-lhe atribuida competência de quem é expert na matéria.

De qualquer maneira, já passou um ano, mas podes sempre tentar recorrer à boa vontade do vendedor.

Isto é de facto uma situação chata mas também penso que deve dar para meter o averbamento para jantes de 17 sem problemas de maior o problema é que devia ser o stand a pagar eu por exemplo no meu A4 tenho averbadas jantes de 16,17 e 18 mas sei que dá averbarar 19 pois existem pneus na catalogo com essas medidas[;)]

A TDS é uma empresa que trata de legalização de medidas diferentes?
A TDS é essencialmente um intermediário.
O que eles vão fazer, é tratar do assunto com a marca em teu nome. Nada mais.

Caso não o consigam fazer, vão-te encaminhar para a LTA para "testes."

Se a medida fôr escrita no modelo 9 mas não estiver no COC, o que acontece é um pouco "cinzento". Teoricamente nem a inspecção nem o imt deviam aceitar, mas na prática depende do que o centro de inspecção fizer. Se estiver dentro da tolerância normal (penso que ainda são 5%), fica anotada a divergência mas passa, logo o IMT vai aceitar e na IPO seguinte nem aparece como divergência.

Andei uns tempos com um carro que tinha uns pneus mais baixos do que a medida mais baixa averbada no livrete. O carro não era meu, mas fui à IPO com ele, com algum receio que levasse alguma anotação, mas passou. Na vez seguinte que lá fui, com um outro carro, falei nisso ao inspetor, que me referiu essa tolerância de 5%.

Mas também me referiu que em caso de paragem pela polícia, eles não querem saber dessa tolerância e pode dar azo a que o carro já só saia da operação stop de reboque.

O que é que eu fiz? Absolutamente nada.
O carro já foi à sua primeira inspecção e eu até comentei com o inspector e ele disse-me que isso não interessava para nada, logo que tivesse borracha em condições. E eu não sou daqueles que deixa a nota no cinzeiro.

Isto é falso. Qualquer IPO tem a obrigação de verificar a medida das rodas consoante aquilo que está no livrete. Há uma tolerancia de 5% face à medida homologada, que fica registada na folha.

Lá porque facilitam, é mentira que isso "não interesse para nada".

Andei uns tempos com um carro que tinha uns pneus mais baixos do que a medida mais baixa averbada no livrete. O carro não era meu, mas fui à IPO com ele, com algum receio que levasse alguma anotação, mas passou. Na vez seguinte que lá fui, com um outro carro, falei nisso ao inspetor, que me referiu essa tolerância de 5%.

Mas também me referiu que em caso de paragem pela polícia, eles não querem saber dessa tolerância e pode dar azo a que o carro já só saia da operação stop de reboque.

Pois... de facto há essa questão de tolerância... mas para as autoridades isso é "zero"... no caso e para eles não há qualquer tolerância.

Isto é falso. Qualquer IPO tem a obrigação de verificar a medida das rodas consoante aquilo que está no livrete. Há uma tolerancia de 5% face à medida homologada, que fica registada na folha.

Lá porque facilitam, é mentira que isso "não interesse para nada".
Como é que podes extrapolar que o que ele me disse de repente é o que todos fazem?
Especialmente quando fiz questão de contar algo que se passou comigo e de não necessariamente generalizar para todos os casos, mas sim apenas reforçar que é pouco provável que alguém vá implicar com isso no centro de inspeções, especialmente quando são jantes OEM.

Boas,
Aconteceu-me o mesmo... A uns meses comprei o meu carro (importado) num stand e na altura pelo que disseram estava tudo em ordem, livrete entregue, revisão feita, etc, etc...
Há umas semanas fui fazer a inspecção e o carro passou, no entanto a medida dos pneus não era a que constava no livrete. O homem ainda me perguntou se tinha mudado de pneus e até pensei que fosse chumbar, mas não, não quiseram saber. Disseram que para eles isso não tem importância, apenas tinha que averbar no livrete ou trocar pelas indicadas porque se for parado podem apreender os documentos e pagar multa. Outro senhor que lá estava disse para ir a um concessionário (neste caso BMW) e pedir um documento de como o carro pode andar com essa medida. Fui lá tratar disso, mandara-me fazer o pedido por email... Já fui ao stand também para explicar a situação e disseram que iam resolver a situação... Entretanto já passaram umas 3-4 semanas e nada da BMW nem do stand. :sh)

Se fosse um jipe iam logo todos na IPO correr a ver a medida dos pneus, se consta do livrete.
Quando lá vou até fazem bicha para ver quem fica a inspeccionar, mas lixam-se sempre.
Cambada do caraças, aperta com o stand e ameaça com advogado.
Continua a estar na mão de caramelos estas ilegalidades que depois afetam o cidadão comum.

Boas,
Aconteceu-me o mesmo... A uns meses comprei o meu carro (importado) num stand e na altura pelo que disseram estava tudo em ordem, livrete entregue, revisão feita, etc, etc...
Há umas semanas fui fazer a inspecção e o carro passou, no entanto a medida dos pneus não era a que constava no livrete. O homem ainda me perguntou se tinha mudado de pneus e até pensei que fosse chumbar, mas não, não quiseram saber. Disseram que para eles isso não tem importância, apenas tinha que averbar no livrete ou trocar pelas indicadas porque se for parado podem apreender os documentos e pagar multa. Outro senhor que lá estava disse para ir a um concessionário (neste caso BMW) e pedir um documento de como o carro pode andar com essa medida. Fui lá tratar disso, mandara-me fazer o pedido por email... Já fui ao stand também para explicar a situação e disseram que iam resolver a situação... Entretanto já passaram umas 3-4 semanas e nada da BMW nem do stand. :sh)

Os engenheiros-mor dos representantes das marcas podem passar um papel (assinado e carimbado pelos proprios) em como determinado carro respeita a tolerancia de 5% prevista na lei (o tal erro de velocimetro) e o cumprimento com todas as normas de segurança. É coisa para 5min e uns 50 euros. Fizeram-me isso na toyota e descriminaram 3 medidas para jante 17 e 1 para jante 18.

Com esse papel, podes depois averbar no IMT as medidas em livrete. Caso a marca (neste caso, qualquer concessionário) não se disponibilize, tens de recorrer à LTA, ficando bem mais dispendioso e moroso.

Bem, apertei com o stand e lá me disseram para levar o carro à LTA e eles suportam as despesas. Se assim não fosse, certamente iria recorrer a um advogado...

Bem, apertei com o stand e lá me disseram para levar o carro à LTA e eles suportam as despesas. Se assim não fosse, certamente iria recorrer a um advogado...

Menos Mal, tb se assim não fosse era só dizeres que ias fazer participações a várias entidades, e naturalmente que ias referir que na IPO o carro foi visto e passou assim mesmo.......ora como os Stands querem sempre boas relações com o centros de inspeção.......acredito que eles cedessem, pois para não gastarem 200/300€...num instante aquele IPO os faria gastar mais do que isso, ou teriam de recomeçar uma "relação" noutro IPO!

Back