Problema com oficina.

PugGT

Well-known member
Boas colegas passa-se o seguinte: no dia 23 Julho dei à chave e o carro pegou mas logo de seguida foi abaixo e nunca mais pegou - Corsa E 2016 1.2 gasolina. Foi para a oficina onde descartou-se logo a bateria e motor de arranque que estão ok.

Na maquina acusou velas e bobine, sendo feita a troca dos mesmos. Acontece q o carro continua a não pegar. Depois pediram a segunda chave porque disseram que podia ser a chave nao comunicar com a centralina. Fui lá hoje onde disseram que pode ser a centralina bloqueada e que o mecanico está de ferias, só vindo dia 1. Ou seja levou peças e continua sem pegar. O chefe da oficina chegou ao descalabro de dizer que sou livre de tirar de lá o carro.

O carro está lá à 31 dias ainda sem resolução, nao atribuem carro substituição porque dizem que ainda está em fase de diagnostico, mas se levou velas e bobine então é porque já houve diagnostico final. Já gastei 550€ em aluguer dum veiculo p circular no dia a dia e para a semana acabando as ferias ou ter que alugar outro neles por 25€ dia.

O que posso fazer nesta situação? Que direitos tenho eu?

Última edição:
Sinceramente acho que tens o direito de mudar de oficina para uma mais competente. Estão a mudar peças por tentativa e erro e quem paga é o mexilhão.

Podes sempre pedir para colocar as peças antigas que afinal estavam boas e pedir o dinheiro que pagaste mas duvido que isso aconteça.

Podes recorrer ao CASA ou mais além, mas depende sempre até onde estejas disposto a ir ou a chatear te. Se trocaram peças que estavam boas é porque o diagnóstico foi mal feito ou foi um diagnóstico por suposição(tentativa e erro).

Sinceramente acho que tens o direito de mudar de oficina para uma mais competente. Estão a mudar peças por tentativa e erro e quem paga é o mexilhão.

Podes sempre pedir para colocar as peças antigas que afinal estavam boas e pedir o dinheiro que pagaste mas duvido que isso aconteça.

Podes recorrer ao CASA ou mais além, mas depende sempre até onde estejas disposto a ir ou a chatear te. Se trocaram peças que estavam boas é porque o diagnóstico foi mal feito ou foi um diagnóstico por suposição(tentativa e erro).
Ainda não paguei nada. Se tiver q mudar de oficina podes ter a certeza q NÃO pago nada isso é garantido.

aconteceu-me igual na Peugeot
escrevi no livro de reclamações, depois contactaram-me e devolveram o € todo, fiquei com as peças novas montadas no carro
(mas a avaria também lá continuou 🤭)
no meu caso era mais fácil pois o carro circulava

Já substituiram o filtro de gasolina?

Dando de barato que o depósito tem quantidade suficiente de gasolina... mas na oficina já teriam descartado essa mera hipótese.

se é oficial da marca, começa por livro de reclamações
são obrigados a responder, se não te agradar a resposta, avanças para o provedor de cliente

se é oficial da marca, começa por livro de reclamações
são obrigados a responder, se não te agradar a resposta, avanças para o provedor de cliente
No caso do livro reclamações, a resposta deles também é enviada p a entidade reguladora ou só p mim?

a entidade recebe copia de tudo, daí a dor de muitos por se pedir o respetivo livro
tanto que se eles não responderem (e a entidade sabe que não responderam) podes exigir ainda maior indemnização etc

dou-te um exemplo
comprei um aileron para um carro e respectivo pre pagamento. nunca enviaram o material, exigi dinheiro de volta pelos canais normais, nada respondiam, escrevi no livro de reclamações, nada responderam, passado 15 dias escrevi novamente a exigir o dobro do valor, aí já se apressaram a responder e a tentar justificar que no dia X escreveram-me e eu é que não dei os dados (o que era mentira, mas tentaram esta justificação para evitar a devolução a dobrar). Escrevi novamente e já com referencia à entidade reguladora então lá devolveram o € antes que o problema crescesse mais para o lado deles.

Fiquei a saber que nao conseguem reparar a avaria e para retirar o carro de lá. Foram trocadas peças que não resolveram a avaria. Sou obrigado a pagar?

É minha opinião que:
A oficina é obrigada a corrigir a avaria sem custos adicionais peças e mão de obra incluídas.
Isto aplica-se mesmo que a oficina tenha tentado reparar e falhado ou seja a reparação deficiente deve ser corrigida gratuitamente.
E não deves pagar peças que foram instaladas mas que não resolveram o problema, pois a oficina falhou o diagnostico.
Mas em caso de litigio tens Centro de Arbitragem do Setor Automovel. Em ultimo caso tribunal.
Não conheces assim nenhum advogado que possa dar umas dicas mais concretas sobre os teus direitos??

Voltar
Superior