Eu não o faria, a estratégia do concessionário será certamente a de "enrolar" o cliente, vai deixando o tempo passar até ser tarde.Antes de tanta espuma, vamos ver é cmo o conscessionario lida c a situação.
Pede, que te ponham por escrito, o que eles identificaram como problema.
Eu não o faria, a estratégia do concessionário será certamente a de "enrolar" o cliente, vai deixando o tempo passar até ser tarde.
Pela lei tens 15 dias para tomar uma decisão, não deixes esse tempo passar, como disse atrás mesmo que fiques com outro carro igual.
Disse-o logo.E n o farias porquê?
Eu não o faria, a estratégia do concessionário será certamente a de "enrolar" o cliente, vai deixando o tempo passar até ser tarde.
Pela lei tens 15 dias para tomar uma decisão, não deixes esse tempo passar, como disse atrás mesmo que fiques com outro carro igual.
Contam-se pelos dedos de 1 Mão os casos em que um stand deu carro novo ao comprador... E só em casos muito (demasiado) graves.Eu não o faria, a estratégia do concessionário será certamente a de "enrolar" o cliente, vai deixando o tempo passar até ser tarde.
Disse-o logo.
Para dar uma resposta, identificar o problema, etc. de certeza que o vão fazer o mais tarde possível de maneira a que o cliente tenha que ficar com o carro.
O facto é que é um carro novo e teve um problema muito grave nas primeiras horas de utilização, é caso para troca por outro ou devolução do dinheiro, mas como se disse atrás só há 15 dias para o fazer.
Tenho perfeita consciência de tudo aquilo que disse, e sim, sei que é isso que eles fazem.Antes de mais, acho q há aqui mais um mito, no negocio dos automoveis, um concessionario n é o importador. No caso de, e com certeza aqui haverá direito a reparações na garantia, quem paga é o importador pq raio vai o concessionário andar a perder tempo! Além de que, seria perfeitamente viavel, pedir uma quebra de contrato depois, desde q ele tenha provas q o carro n esteve nas maos dele, por motivos q lhe sao alheios, e como tal n podia estar a andar c o carro.
Isto faz-me alguma confusão, mas que ganha o concessionário em fazer isso? Tens consciência, q se eles demorarem mto tempo a descobrir e reparar o problema, o importador só lhes paga o tempo q achar normal para o diagnóstico e reparação?
E depois ficam ofendidos por o carro ter um defeito! Mas tu n fazes erros na tua vida profissional? Eu infelizmente faço, e desde q n ultrapassem um certo valor, n considero isso um problema.
E pq raio vai ele anular o negócio? Se escolheu este carro por alguma razão foi! Se teve uma avaria grave, praticamente à saída do stand, a única coisa q há a fazer é exigir q a garantia seja aplicada. Um carro novo? Mas há algum dano q poderá ir além do motor e escape? Se tu venderes computadores, e passado um dia, por defeito, a drive dos CD´s for ao ar, achas q o cliente tbem tem direito a um computador novo?
Creio q o concessionário tem uma óptima oportunidade, de ganhar um cliente por muitos anos.
Se saíu sem óleo, mostra q nem na fábrica, nem no concessionário fizeram bem o seu trabalho. Têm uma boa hipotese de se redimir.
Antes de tanta espuma, vamos ver é cmo o conscessionario lida c a situação.
Pede, que te ponham por escrito, o que eles identificaram como problema.
Tenho perfeita consciência de tudo aquilo que disse, e sim, sei que é isso que eles fazem.
Tenho vários amigos a trabalhar no ramo, eu próprio já trabalhei num concessionário e sei como se lida com estes problemas (ja tenho assistido em primeira mão engs. a tratarem de casos semelhantes).
O primeiro passo é fazer o cliente esperar de forma a que depois não possa recorrer a nenhuma medida legal para que o importador ou stand troque o carro por um novo, isto porque nenhuma das partes quer que isso aconteça.
Depois, e num caso grave como este, se o motor rodou sem óleo (suponhamos que por falha do turbo), nunca se sabe que problemas futuros podem surgir, o concessionário troca o turbo, junta e algo mais para remendar o problema, mas as folgas entre os diversos componentes mecânicos do motor podem nunca mais voltar a ser aquilo que eram (ou achas que também te vão pôr um bloco cheio novo?).
É isto mesmo, eles remendam-te o problema, não o resolvem, é como fazem nas nossas estradas tapam um buraco com um pouco de alcatrão rasca para meses mais tarde o buraco abrir novamente.
Por isso digo, enquanto houver meios e vias legais para eventualmente trocar o carro ou ser reembolsado, eu não hesitaria, sei muito bem como estas coisas funcionam.
Já foi pedido tudo por escrito. O chefe de oficina apenas disse, não se preocupe. Não percebi se disse por dizer, ou se já sabia qual era o problema. :sh)
Pedimos um relatório de tudo o que foi feito, já foi pedido também um novo catalizador pelo menos pois aquele já não deve tar nada de jeito.
FMCNP é um 2.0 tdi.
Ontem ainda não foi dito nada o carro continua lá, certamente antes de o entregarem querem fazer os testes. Suponho que eles queiram fazer o melhor pois se não, tão smp à pega...
Ah é verdade, sendo um renting não terão eles ainda mais vontade de resolver o caso ?? As avarias estão sempre às despesas deles certo ? Se der muitos problemas pode ser que sejam eles a trocar a viatura por iniciativa própria... e este vai para carro de serviço... lol é assim que elas acontecem.
Enquanto deitava fumo preto estava aqueimar o óleo depois deixou de o fazer quando queimou o óleo todo, o mais certo é que andou sem óleo durante algun tempo...Pois é ppl o passat do meu pai já chegou, já tive oportunidade de o experimentar e conduz-se realmente mt bem, motor muito disponível desde cedo.
Agora a parte chata, com 500kms repáramos no imenso fumo que o carro deitava e engasgava-se (até esses kms nunca tinha feito), dps deixou de fazer, e novamente voltou a fazer (isto tudo no mesmo dia), quando parámos em casa, ele vai ver o óleo e voilá vazio... Mais estranho ainda o carro nem sequer dar sinal de falta de óleo. :sh) [8b]
O problema que eu ponho é, será que o carro chegou a rodar sem óleo ??
Que consequências poderá ter tido ou poderá ter futuramente. Vontade tinha eu de trocarem por um novo. Pois a confiança nunca mais será a mesma.
Alguém sabe o que pode ser ou já aconteceu ?
Agora a bicadinha.
Ainda bem que os vags não dão problemas. [8b]
Se rodou sem óleo, ..., pedes um bloco novo, n um carro novo!
C um bloco novo, n tou a ver o problema de ficar c o carro.
Enquanto deitava fumo preto estava aqueimar o óleo depois deixou de o fazer quando queimou o óleo todo, o mais certo é que andou sem óleo durante algun tempo...
1º ninguem sabe ao certo o que aconteceu! por isso não adianta mandar palpites absurdos porque todos somos excelemtes mecanicos das internetz lolol
2º se o oleo foi todo para ao escape, por consequencia directa tambem tem de entrar pelo circuito da tubagem do intercooler, por isso, todo o ic e tubagens têm de ser desmontados e escorridos e limpos á pressão com um liquido especifico para retirar todo e qualquer vestigio de oleo.
o ic provavelmente terá de ser trocado porque o acumular de oleo residual dentro do ic "entope" os favos.
o catalizador, tem de ser novo porque num carro com 500 km não tiram o miolo e mandam o carro embora!
todo o escape tem de ser desmontado e tambem escorrido e a panela final tem de ser toda limpa por dentro para verificar se o oleo não foi para a malha que insonoriza.
3º o oleo circula a uma pressão de 3 bars e muito provavelmente escorreu todo numa questão de segundos! (escorre mesmo! 3 bars é muita pressão)
basta um carro "rodar" a seco durante meia duzia de segundos para provocar danos irreparaveis!
4º continuo a achar estranho e o modo como a situação foi descrita não poderia estar mais "ás escuras"
5º vamos esperar pelos scans do relatorio lulz...