Problema em motor 1.2 16v do Clio III

CM

New member
Boas :)

Tenho um clio II fase III já com o motor D4FK que vem no Clio III de 75cv e acontece o seguinte:
Por vezes em andamento o acelerador deixa de responder por uns segundos e se depois o deixar ao ralenti fica aos soluços continuamente, outras vezes apenas noto o motor mais fraco como se tivesse perdido cavalos :eek: .

O mais estranho disto tudo é que nem sempre acontece, ou seja, posso ligá-lo, fazer um pequeno passeio e sentir os problemas e depois desligo e volto a ligar o motor e tá a 100% :eek: .

O carro como tem garantia já o levei á Renault 4 vezes.
Na 1ª vez ligaram á máquina, deu 1 erro num cabo do acelerador e mudaram o cabo.
Menos de 1 mês depois os problemas voltaram.
Na 2ª vez ligaram é máquina, não descobriram nada e reprogramaram a centralina.
2 semanas depois os problemas voltaram.
Na 3ª vez fizeram perto de 200km em testes de estrada, ligaram á máquina, não descobriram nada e voltaram a reprogramar a centralina.
No dia a seguir os problemas voltaram.
Na 4ª vez o carro ficou lá 2 dias, eles viram toda a electronica e não descobriram o problema, reprogramaram a centralina... Pedi também para verem um barulho na porta do condutor e este continua...

Repito que nem sempre se sente os problemas, podem passar dias até eles voltarem :eek: .

Conheçem algum caso parecido??
Fazem alguma ideia do que poderá ser??

[;)]

Isto já se arrasta quase 5 meses, o carro ficou lá 5 dias no total e mais 2 vezes que passei lá na tentativa de verem o carro na altura.

É tempo demais, parece que a oficina, Renault Chelas, anda a arrastar isto até que acabe a garantia de maneira que a próxima vez que lá voltar vão levar uma reclamação escrita que posteriormente seguirá para o importador nacional e casa-mãe.

[;)]

Last edited:
já vistes as velas do motor!== um amigo meu teve um problema similar ao teu mas era um cabo qualquer que estava estragado!
É uma questão que poderei colocar na oficina.
Noutro fórum falaram nas bobines de ignição.

[;)]

D4FK ?

É só D4F...[;)]

Bom, já disse o que penso no RCP. [;)]

Serão talvez as bobines...:rolleyes:
A ideia que tenho é este é o D4F
motor_xx.jpg

e este é o D4FK (esta foto é do meu)
dscf2490ma5.jpg

[;)]

Yeap, houve uma evolução desse motor. Em termos estéticos... para pior, na minha opinião [8b] Pelo menos melhoraram a admissão :)

Essas manias desses motores... são mesmo umas manias de [8b]

O do meu pai (D4F de 2001) tb já teve umas falhas desse tipo. A solução foi substituir o MAP (sensor do colector de admissão que custa 100€, mais do dobro de um Peugeot [8b] ), e foi tb necessário fazer reset à centralina.

Muitas das vezes, e já quando fora da garantia, fazem a malta trocar centralinas, bobines, velas.... quando tal n é necessário [8b]

A origem do problema é a marca do carro: Renault [:D][:D]
Pior que os carros, só a assistência [8b]

O problema é a marca alto lá todas as marcas têm problemas!
Para informação tenho um clio 1.2 RN ano 99 com 177.000 e com zero problemas nem uma unica avaria.

Comprimentos,

A Renault é daquelas marcas que requer muita 'água benta'...

requer tanto como qualquer outra, depende da da crença do dono, o meu somente requer gasolina.

CM vai a outra oficina da Renault, acho que a garantia é valida em toda a rede

requer tanto como qualquer outra, depende da da crença do dono, o meu somente requer gasolina.

CM vai a outra oficina da Renault, acho que a garantia é valida em toda a rede
Sim, a garantia é válida em toda a rede, o carro saiu de lá hoje e agora se os problemas voltarem quero ver como vai acabar esta história:rolleyes: .

[;)]

O que é o sensor MAP??
Não acende nenhuma luz no painel e a centralina não dá qualquer erro.

[;)]

É um sensor de depressão, nos colectores de admissão.
Se não me engano no inglês, vem de Mainfold Absolute Pressure (é um sensor de pressão absoluta - neste caso depressão).

Esse problema tem a ver com os colectores de admissão. Têm que ser desmontados e colocadas novas juntas. O que acontece é que com o tempo começa a haver um ligeiro empeno dos colectores que são em plástico e entra ar, assim a sonda não consegue fazer as leituras correctas originando em alguns casos o ralenti irregular e em outros o emncionadopelo CM. Na Renault não vão arranjar isso, meter as juntas, porque pura e simplesmente dizem que não é disso. [s)]

Eia o que aqui se diz da Renault. Ainda diz o meu pai que Renault é que é o melhor. Para ele é Renault e Mercedes. Já lhe tentei dizer que não é bem assim, que as marcas dão todas problemas e tal, mas nada...[8b]

Eia o que aqui se diz da Renault. Ainda diz o meu pai que Renault é que é o melhor. Para ele é Renault e Mercedes. Já lhe tentei dizer que não é bem assim, que as marcas dão todas problemas e tal, mas nada...[8b]

Diz-se da Renault isto e aquilo mas continuam a haver montes de clientes...grande parte deles satisfeitos.

[;)]

Para mim, em termos de fiabilidade, as melhores são Honda e Mazda...[:cool:]

Back