Problema matemática 3a classe

Zizo

Consultor
O meu filho que anda na 3a classe apareceu-me com este problema para resolver.

"Um caracol tem um muro de 10 metros para subir. Durante o dia sobe 3 metros e durante a noite escorrega 2 metros. Quantos dias vai demorar a subir os 10 metros?"

Nota: Eu já sei a resposta só quero ver se sabem.[;)]

Last edited:
O meu filho que anda na 3a classe apareceu-me com este problema para resolver.

"Um caracol tem um muro de 10 metros para subir. Durante o dia sobe 3 metros e durante a noite 2 metros. Quantos dias vai demorar a subir os 10 metros?"

Nota: Eu já sei a resposta só quero ver se sabem.[;)]

Durante a noite não desce 2 metros?

já agora, a explicação

no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias

3x - 2(x-1) = 10
3x - 2x + 2 = 10
x = 8

apr:)apr:)apr:)

Agora a grande questão. 3a classe????

Para explicar ao miúdo tive que fazer uma representação gráfica, que é como quem diz ....... um desenho[:D]

já agora, a explicação

no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias

3x - 2(x-1) = 10
3x - 2x + 2 = 10
x = 8

Agora é explicar isto a uma criança da 3ª classe, quando o sistema de ensino só lhes ensina equações e variáveis no sétimo ano :sh)

apr:)apr:)apr:)

Agora a grande questão. 3a classe????

Para explicar ao miúdo tive que fazer uma representação gráfica, que é como quem diz ....... um desenho[:D]

Há quem diga que a primária antes era mais difícil...

Com um problema desses quando fiz a primária, a começar no longínquo Ano do Senhor de 1979 [:D], com a professora D. Alice aka "Velha Bruxa" era certo que não o ia resolver e ainda levava duas lamparinas que fariam o caracol subir o muro primeiro do que eu chegar a casa...

Há quem diga que a primária antes era mais difícil...

Antigamente não custava nada, era só problemas com peixe bacalhau, porcos e outras coisas fáceis.
Como prova, ainda aqui tenho o caderno de exercicios da 4ª classe para vos mostrar a treta que aquilo era.
122277d1398619903-problema-matematica-3a-classe-4ano.jpg

Attachments

• 4ano.jpg
    4ano.jpg
    56 KB · Views: 0
Back