Problema matemática 3a classe

Ora bem, este cálculo presume que o caracol começou a trabalhar de dia...

Caso tivesse começado de noite, seriam precisos 10 dias para completar a tarefa.

Temos assim duas soluções válidas. [:D]

Sim, e durante a noite enterrava-se no chão 2 metros [:)]

já agora, a explicação

no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias

3x - 2(x-1) = 10
3x - 2x + 2 = 10
x = 8

Oh man, tu no oitavo dia já subiste aos 10 metros [:D]

Pois, ahahaha. Tomei em conta só a progressão (chegar aos 10 metros com todos os escorreganços), nem prestei atenção que ao 8 dia já lá estava [:D]

1ºDia - sobe três, desce 2 (1)
2ºDia - (1) sobe três (4) desce 2 (2)
3ºDia - (2) sobe três (5) desce 2 (3)
4ºDia - (3) sobe três (6) desce 2 (4)
5ºDia - (4) sobe três (7) desce 2 (5)
6ºDia - (5) sobe três (8) desce 2 (6)
7ºDia - (6) sobe três (9) desce 2 (7)
8ºDia - (7) sobe três (10) desce 2 (8)
9ºDia - (8) sobe três (11) desce 2 (9)
10ºDia - (9) sobe três (12) desce 2 -> 10

Eu fiz assim...

Edit: Claro... ao 8o dia já subiu os 10m . Que trolhice a minha. É quase mais um exercicio de atenção do que de matemática [:D]

Boa resolução sim senhor!

2cr55iq.jpg

Eu usei uma folha de cálculo. [:D]

O meu filho que anda na 3a classe apareceu-me com este problema para resolver.

"Um caracol tem um muro de 10 metros para subir. Durante o dia sobe 3 metros e durante a noite escorrega 2 metros. Quantos dias vai demorar a subir os 10 metros?"

Nota: Eu já sei a resposta só quero ver se sabem.[;)]

O caracol tem relógio?
Só assim poderiamos dar uma resposta matematicamente exacta, mesmo assim com algum erro.

De qualquer modo, digo-te que qualquer numero que indiques, está errado, pela seguinte razão...
Para a nossa dimensão, são 3m que o caracol sobe e á noite descai 2m.
Mas na dimensão do caracol, cada metro pode compreender outro tanto, devido a irregularidades que o caracol percorre.
Podes ver este sistema explicado nos fractais, teoremas de mandelbrock e em tantas outras teorias.
Assim sem explicar a que realidade te referes, é impossivel dar resposta precisa.

A pergunta 686 é um exemplo claro de um mau enunciado... melhor que isto, só: "uma galinha demora 10 horas a por um ovo. Meia galinha demoraria quanto tempo?"

lol, quem fez aquele enunciado, vive no mundo das maravilhas, não há maus dias tudo é fluido invariavel e constante, até no pensamento...

Last edited:

Eu fiz assim...

Edit: Claro... ao 8o dia já subiu os 10m . Que trolhice a minha. É quase mais um exercicio de atenção do que de matemática [:D]
Como eu fiz. Só por ver a tua solução é que dei conta realmente do erro[:D]
Mas eu foi de cabeça[:D]
O caracol tem relógio?
Só assim poderiamos dar uma resposta matematicamente exacta, mesmo assim com algum erro.
Assim temos que pressupor que: Ou contamos o dia a partir da meia-noite, ou então como dia de trabalho, das 9 às 19h
[:D]

Para uma criança de terceira classe, a solução é fazer o que fez o Bioshock, i.e., fazer a conta dia por dia.

Outra solução seria fazer um desenho do muro assinalando a posição do caracol após cada dia e cada noite.

Uma equação de primeiro grau, conforme foi proposto, só para anos de escolaridade mais avançados (e nem todos os alunos entenderiam, garanto-vos...).

Para uma criança de terceira classe, a solução é fazer o que fez o Bioshock, i.e., fazer a conta dia por dia.

Outra solução seria fazer um desenho do muro assinalando a posição do caracol após cada dia e cada noite.

Uma equação de primeiro grau, conforme foi proposto, só para anos de escolaridade mais avançados (e nem todos os alunos entenderiam, garanto-vos...).

Foi o que eu fiz

Eu fiz assim...

Acho que está bem feito para um aluno na 3ª classe, pois vai obriga-lo a puxar pela cabeça e a fazer uma tabela ou um desenho como vocês fizeram.

Zizo, isto aconteceu em Portugal ou na Bélgica?

Concordo, este exercício ao ser proposto para a 3ª classe deve ser mesmo para ser resolvido pelo método gráfico, é mesmo para aferir a forma de raciocínio dos alunos. O afilhado da minha mulher que anda na 2ª classe, mas que é um caso á parte pois adora tudo o que tenha a ver com números e matemática pelos vistos consegui resolver.

Acho que está bem feito para um aluno na 3ª classe, pois vai obriga-lo a puxar pela cabeça e a fazer uma tabela ou um desenho como vocês fizeram.

Zizo, isto aconteceu em Portugal ou na Bélgica?

Bélgica mas é numa escola com ensino português.

De qualquer modo, digo-te que qualquer numero que indiques, está errado, pela seguinte razão...
Para a nossa dimensão, são 3m que o caracol sobe e á noite descai 2m.
Mas na dimensão do caracol, cada metro pode compreender outro tanto, devido a irregularidades que o caracol percorre.
Podes ver este sistema explicado nos fractais, teoremas de mandelbrock e em tantas outras teorias.
Assim sem explicar a que realidade te referes, é impossivel dar resposta precisa.

Mete mais tabaco nisso. [:D]

Back