Problema no combustível?

Zegasaki

New member
Boa noite pessoal,
Vim passar a Páscoa à terra dos meus sobros e acabei por abastecer o meu Alfa Romeo 147 numa bomba "desconhecida" (era uma Galp, mas nunca tinha lá posto combustível), acontece que desde que lá pus combustível (quinta-feira) já me aconteceu por 2 vezes o seguinte:
De manhã e com o carro a frio ficar a meio de uma subida, ou seja o carro vai perdendo força durante a subida até eu ser obrigado a parar, não tenho qualquer erro no computador de bordo e ligado via OBD também não, depois só consigo arrancar se esperar 1 a 2 minutos com o carro a trabalhar parado, após isso o carro desenvolve quase normalmente, quase porque também notei desde sexta que o carro está mais pastelão em baixas, agora nunca tendo eu problemas semelhantes no meu 147, tudo me leva a crer que o problema seja do Diesel, de referir também que embora a subida seja algo acentuada nas anteriores visitas do 147 à terra ele nunca teve problemas a subi-la, muito pelo contrário, o meu medo é que os depósitos desta bomba não tenham as devidas manutenções e estejam mal vedados, deixando entrar água e sujidades e agora tenha no deposito 30L de combustível de merd*.
Agora eu estarei certo? Serão estes sintomas de combustível fraco ou poderá ser outra coisa? Se for mesmo combustível será que com um aditivo de tratamento diesel tipo stanadyne completando o restante deposito com diesel em condições resolve ou o melhor será mesmo retirar o máximo de diesel do deposito e depois sim atestar.

Para tirares as tuas dúvidas, o melhor será abrir e confirmar o estado do filtro de gasóleo, e também a bomba de baixa pressão no depósito!

Os postos Galp costumam testar periodicamente a quantidade de água nos depósitos.

Não deve ser do combustível.

Os postos Galp costumam testar periodicamente a quantidade de água nos depósitos.

Yo no creo, pero las hay, las hay.

Viatura com 15 mil km sempre abastecida no mesmo posto Galp. Um dia acendeu as luzes do quadrante e parou. No concessionário despejaram o depósito e era mais água que gasóleo.

Este posto já tem histórico de episódios destes.

Viatura com 15 mil km sempre abastecida no mesmo posto Galp. Um dia acendeu as luzes do quadrante e parou. No concessionário despejaram o depósito e era mais água que gasóleo.

Também tenho conhecimento de dois casos idênticos, curiosamente em bombas Galp... por isso é que me veio à ideia ser do combustível

CUriosamente ja aconteceu o mesmo no meu 1.4HDI mas com gasoil da Repsol. Meti-lhe uma cruz à porta até hoje.

Já de alguns anos valentes para cá que todos os postos têm incorporado um sistema de alarme para esse efeito. Agora se cagam ou não no assunto já são outros 500.

Bem não vou arriscar fazer a viagem de volta com o carro assim, amanhã a primeira coisa a fazer será mesmo retirar o máximo de combustível do deposito e depois vou colocar BP Diesel Ultimate.Eu sei que poderá ser outra coisa mas tentar não custa e mal não irá fazer de certeza, agora que é estranho um carro que faz diariamente cerca de 70 a 85 km por dia, faz uma viagem de 200km pela estrada nacional sem qualquer anomalia e na manha seguinte ao abastecimento começar a dar problemas, lá isso é estranho...

Vê se tens água no copo do filtro de gasóleo.
Alguns copos tem uma purga para tirar a água, não sei se esse tem.

Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk

Em relação aos combustíveis, eu tento não variar muito de posto de combustível justamente derivado a essas situações, e vou aferindo quando troco o filtro de combustível.

A mim não me preocupa o low Cost, tenho mais receio de postos manhosos e com falta de manutenção.

Por exemplo evito por no posto low Cost cá da terra, pois aquilo está em crise até deixou de ter abastecimento por MB à noite. Não me inspira confiança.

E a GALP assumiu algum tipo de compensação\reparação?

Vê se tens água no copo do filtro de gasóleo.
Alguns copos tem uma purga para tirar a água, não sei se esse tem.

Se a memória não me falha o meu filtro tem purga, amanhã também vou verificar o filtro a ver se têm agua, muita não deve ter se não o sensor já tinha dado indicação.

Em relação aos combustíveis, eu tento não variar muito de posto de combustível justamente derivado a essas situações, e vou aferindo quando troco o filtro de combustível.

A mim não me preocupa o low Cost, tenho mais receio de postos manhosos e com falta de manutenção.

Por exemplo evito por no posto low Cost cá da terra, pois aquilo está em crise até deixou de ter abastecimento por MB à noite. Não me inspira confiança.

Também partilho da mesma filosofia, nos meus carros a gasolina só abasteço na Repsol ou BP do Carregado, no caso dos diesel também vou aos hipers, mas muito raramente, e sempre que lá ponho combustível acompanho sempre com stanadyne.
No caso do 147 como agora anda diariamente até costumo fazer 2 abastecimentos com Diesel simples e ao 3º abasteço com Diesel aditivado, se não me engano este ano até foi a primeira vez que abasteci o 147 sem ser na Repsol ou BP do Carregado, porque quando sai pensei que tinha o deposito quase cheio e afinal estava a menos de metade [:D]

Resumo do dia de hoje,

Comecei o dia logo pela manha a ir comprar um jerrycan de 10L de Diesel BP Ultimate.
Chegando a casa dos meus sogros, a 1ª coisa que fiz foi verificar o filtro de gasóleo, foi feita a purga, saiu alguma água, mas nada de preocupante, retirei também o filtro e esvaziei o pouco gasóleo que ainda lá estava,
Desmontei a bomba de combustível e limpei-a, pois estava cheio de espuma
Esvaziei o deposito de combustível e aqui é que as coisas começam a ficar interessantes, a 1ª coisa estranha, a cor do gasóleo ao invés da cor “dourada” típica, este apresentava uma tonalidade amarela esbranquiçada, 2ª coisa estranha foi o excesso de espuma densa tanto no deposito como a envolver a bomba de combustível e por fim e não menos estranho o combustível que tirei vinha cheio de pequenas “bolhas” algo gelatinosas com uma tonalidade branca, não consigo descrever de tão estranho que é… alguém têm uma pequena ideia do que raio poderão ser estas partículas?
Feito todo este processo, foi montar tudo ao sítio, despejar os 10L de Diesel BP Ultimate para o deposito e seguir para a BP para completar o deposito, de seguida fizemos um pequeno passeio de 30km para fazer o novo gasóleo circular pelo motor.

Amanha e Quinta-feira, devo de fazer de novo o teste na tal subida a ver se o problema persiste.

Já que ninguém disse mais nada vou fazer o meu 3º post seguido com os meus testes [:D]

Quarta-feira - O carro empapou um pouco na tal subida, mas já não parou, no restante passeio (mais ou menos 80km) foi super normal
Quinta-feira - Voltei a ter o meu antigo carro, fez a subida como sempre a fez, de uma vez sem qualquer sinal de perca de força, fiz 30 e poucos km e mais uma vez sem qualquer tipo de problemas quanto em baixas como em altas.
Sexta-feira - Voltou de novo a fazer a subida sem qualquer perda de força, fiz o caminho da terra dos meus sogros até ao carregado sempre por estradas nacionais e sem qualquer anomalia semelhante.

Confesso que fiquei bastante aliviado, no entanto ainda estou meio perplexo com o que se passou, volto a perguntar têm uma pequena ideia do que raio poderão as tais partículas algo gelatinosas de tonalidade branca no gasóleo? E se as mesmas podem ou não ter danificado algum componente do carro? :confused:

É aqui que me começo a perguntar, se pelo menos 1x por ano , um aditivo de qualidade não fará a sua diferença...
O meu 308 sempre atestado na Repsol com diesel premium, mas é que foi SEMPRE, menos agora com o preço que está, e ainda não há muito tempo engasgou-se ainda a frio ás 1500 rpm e fazia algum fumo branco.
Levou com Liqui-Moly pro line system 5156, junto com os filtro de gasóleo e de ar fiz uns bons quilómetros e nunca mais fez os tais soluços a frio.
Agora há pouco enfiei.lhe da mesma marca o 2504 e nem fumo faz de manhã, ou pelo menos nada do que era antes quando estava frio.

Só sei que agora pelo menos 1x por ano ou 20.000km vai levar 500ml do 5156 da Liqui-Moly para ajudar a limpar...

Se foi por causa disso ou não...há coisas do arco da velha...

Agora é pegar nesse gasóleo ranhoso e ir reclamar a onde foi comprado

Isso é claro o meu sogro mais um mecânico da confiança dele já estão a tratar disso, pelo menos o dinheiro do gasóleo têm que ser devolvido, tenho pena de em fotografia não dar para ver o real aspecto da porcaria que para ali estava...

É aqui que me começo a perguntar, se pelo menos 1x por ano , um aditivo de qualidade não fará a sua diferença...

Já não é a primeira vez que falo disso aqui no forum, mas por norma em todos os meus carros quando faço a revisão ponho sempre aditivo, é um habito que já ganhei desde o meu primeiro carro, nos meus diesel tenho usado o LiquiMoly Diesel Dieselspülung e estou satisfeito e de vez em quando leva stanadyne para tratar o diesel, só não ponho em todos os depósitos porque é caro.

Back