Problema no motor das escovas do pára-brisas

Muitas vezes o problema destes motores eléctricos,(vidros inclusive) é a falta de uso.Já aqui disseram que passaram o Verão todo sem utilizar o limpa pára brisas.Ora eu limpo o vidro todos os dias com as escovas,no Verão e no Inverno,lubrifico o sistema,e ainda não tive problemas.Curiosamente (ou não) o motor da janela do motorista foi o único que ainda não me deu problemas.Será por trabalhar todos os dias?

Bem, estou com um problema "semelhante" nos motores das escovas frontais do meu Corsa C van.
Elas já não eram usadas há bastante tempo (meses), possivelmente desde o final do inverno anterior. E na semana passada foi preciso utilizá-las. Andaram muito lentamente e quase não chegavam ao "ponto de descanso", tendo mesmo ficado um pouco acima do sítio normal. Fui tentando mais umas vezes e ficava cada vez mais lento. Dei um tempo de descanço e voltei a experimentar. Ao fim de mais umas tentativas, e sempre com o vidro molhado que estava a chover, lá pareceu voltar à velocidade normal.

Ontem, conforme vinha noutra viagem, com o intenso nevoeiro e uns pingos pelo meio, voltou a necessidade de usar as escovas. Desta vez foi pior.... pararam a meio da "viagem"! Fiquei com as escovas no meio do vidro, qual carro de corrida de LeMans! [:D] Após alguns minutos lá iam dando um pequeno impulso e após "várias tentativas" de voltar ao ponto de descanso (pararam pouco depois da viragem para o "percurso de volta") lá desceram, muito lentamente, para a posição normal.

Serão os motores (ou motor, é apenas um?) que estão a entregar a alma ao criador? Algum componente calcinado e com alguma lubrificação resolverá temporariamente a coisa?
Ainda não procurei mas é fácil aceder a estes componentes?

Parece ser sintoma de ferrugem em algum ponto do mecanismo. Com algum uso e esforço aquilo lá descola, mas umas horas parado e volta a colar outra vez...

Deve ser isso pessoal, com alguma chuva que caiu tiveram de ser usadas e, apesar de no início não "quererem", lá voltaram ao ritmo normal. Tenho então de ver se consigo aceder ao motor e lubrificar aquilo que veja em mau estado, além de as usar com maior regularidade.
Obrigado.

abres o capot e deves ter de tirar uma tampa plástica que fica encostada ao para brisas, a toda a largura do compartimento do motor, deve ser preciso tirar uma borracha comprida que encaixa nessa tampa e depois procuras se tem parafusos ou molas a segurar a tampa. deves conseguir ver o motor das escovas depois disso.

Há bem pouco tempo aconteceu uma situação parecida á FORD Galaxy cá de casa, mas não era o facto de fazerem barulho, era que perdiam a força.
Lá foi a um electricista e repararam aquilo.

Bem, já andei a ver a coisa por fora, pois o mecanismo parou mesmo. Nem soluça!
Por fora está todo "sujo", calcário acumulado, etc, mas ainda não percebi se "colou" por dentro ou se queimou alguma coisa.
Caso tenha de substituir onde poderei comprar um motor destes? Que lojas existem em Lisboa? Procurei no oscaro.es mas talvez não tenha procurado bem ou me tenha passado o espanhol "ao lado".

Em relação ao que disse anteriormente, realmente nota-se que as escovas dão um impulso, vê-se que o motor tentava fazer alguma coisa mas sem resultados práticos.
E entretanto estive de volta disto e consegui desmontar o necessário para aceder ao conjunto:

img4628la.jpg

img4629as.jpg

Tem muito calcário de volta dos mecanismos mas que deve ser normal, visto apanhar com a água

img4631q.jpg

Aqui o dito cujo, cá fora
img4633w.jpg

Depois tirei o invólucro do motor e pareceu-me (pareceu-me!) que possivelmente queimou junto a uma das escovas

img4644v.jpg

img4646z.jpg

O que acham?

Vi também a ficha de ligação mas pareceu-me bem (se bem que não testei se a corrente chegava sem problemas, mas o motor aquecia bastante)
img4639m.jpg

De qualquer maneira vou tentar limpar as junções de forma a tirar alguma sujidade e desimpedir movimentos, caso fosse o caso de estarem presos com calcário, ferrugem, etc. Depois logo vejo se realmente é do motor queimado ou de algo mecânico.

Agora também dava jeito de saber onde comprar um motor (ou mecanismo, se não se vender à parte), ou de alguma sucata/ferro-velho onde passar.

Vi isto: motor de escovas opel corsa c - à venda Peças e acessórios de carros, Aveiro - CustoJusto.pt

mas não sei se é caro ou barato, e se se arranja novo, mesmo que de linha branca, a preço semelhante.

Última edição:
Uma limpeza no motor e geralmente fica igual a novo. Tive uma A4 com esse problema. Levei a um electricista auto e passado 1 hora o motor estava como novo.

Já tive o mesmo problema...

Mas a mim partiu esse ferro que aparece na imagem e que está todo cheio de calcário.

Convém isso andar sempre bem lubrificado.

Só esse ferro, na Opel, custa 100eur! :sh)

Cumprimentos

Viva Macavenco,

Também tenho um Opel Corsa C, e agora surgiu também esse problema, mas... não consigo tirar o plástico do para brisas como é que fizeste???

Cumprimentos

Boas.

Nunca mais me lembrei de aqui vir colocar o resultado, que diga-se não foi muito agradável.
Aquilo estava perro, não mexia nada mas, pensava eu na minha ignorância, que era assim e só quando ligasse é que o mecanismo "libertava" para andar livremente.
Só que não, estava mesmo calcinado um dos veios e ao tentar rodar aquilo num torno, acabou por partir e viu-se que por dentro estava com calcário e completamente seco e preso.
Comprei um usado e agora é verificar/colocar periodicamente óleo nos eixos para não deixar chegar ao mesmo estado.

marcolousada,
Desmontar o plástico preto é desaparafusar os parafusos e um pouco de paciência. Tem de se fazer alguma força (nada de extraordinário, atenção) e jeito, porque a parte frontal fica entalada na divisória do motor (que tem a protecção em borracha), por isso é fazer um pouco de força e ir retirando com calma aos poucos.

Cuidado é com as pontas dos frisos que "sobem" pelo pilar e que ficam expostas e ao encaixar/desencaixar o plástico podem partir com facilidade!

Boas. Já tive esse problema no limpa vidros do meu Corsa C e problema não estava no motor eléctrico. O problema estava na estrutura metalica que transmite o movimento ás escovas. Estava tudo calcinado. Foi preciso desmontar tudo lubrificar e montar novamente. Aquilo estava calcinado de uma maneira que nem com a força das mãos as escovas de mexiam. Foi preciso recorrer a ao calor de uma chama de maçarico para desmontar aquilo.

Hum pois eu sei que aparece la 2 parafusos, 1 em cada ponta, mas eu desaperto e não consigo puxar para cima... também não faço força nenhuma porque quem é aprendiz tem sempre medo de partir!!!

E outra coisa: como é que consegues tirar o cabo das escovas??? é que eu desaperto uma porca e nem sei como aquilo funciona, se tenho que rodar a escova, visto que a escova esta entalado num parafuso!!!

Hoje fui a duas lojas de peças... uma delas disse que tenho que desmontar o sistema e lubrificar as hastes, a outra loja so colocou um spray WD40 nas hastes e como viu que nao davam disse logo que tinha de comprar um motor!!! E o motor novo fica por 215€ :(

O problema não deve estar no motor electrico mas sim nas hastes metalicas calcinadas. Se for como no meu caso não consegues lubrificar com Wd40, tem de ser tudo desmontado. O meu estava calcinado de uma maneira que nem com as pancadas do martelo aquilo desmontava. Teve de levar o calor de uma chama.
Para tirares a base metalica que suportam as escovas tens de desapertar a porca e puxar aquilo com muito jeitinho para cima para desencaixar do veio. Com uma ferramenta por baixo vais fazendo força para cima com muito jeito para não estragar nada. Aquilo acaba por desencaixar.

Aproveitando o tópico, o motor da escova traseira do meu 306 deixou de funcionar... Houve uma altura que por vezes funcionava depois de usar/fechar a mala.

O que fazer para saber se o problema é do motor ou eléctrico(fusível)?

Aproveitando o tópico, o motor da escova traseira do meu 306 deixou de funcionar... Houve uma altura que por vezes funcionava depois de usar/fechar a mala.

O que fazer para saber se o problema é do motor ou eléctrico(fusível)?

1º ver o fusível
2º ver se chega 12V ao motor da escova

depois voltas cá.

Voltar
Superior