Bem, estou com um problema "semelhante" nos motores das escovas frontais do meu Corsa C van.
Elas já não eram usadas há bastante tempo (meses), possivelmente desde o final do inverno anterior. E na semana passada foi preciso utilizá-las. Andaram muito lentamente e quase não chegavam ao "ponto de descanso", tendo mesmo ficado um pouco acima do sítio normal. Fui tentando mais umas vezes e ficava cada vez mais lento. Dei um tempo de descanço e voltei a experimentar. Ao fim de mais umas tentativas, e sempre com o vidro molhado que estava a chover, lá pareceu voltar à velocidade normal.
Ontem, conforme vinha noutra viagem, com o intenso nevoeiro e uns pingos pelo meio, voltou a necessidade de usar as escovas. Desta vez foi pior.... pararam a meio da "viagem"! Fiquei com as escovas no meio do vidro, qual carro de corrida de LeMans! [

] Após alguns minutos lá iam dando um pequeno impulso e após "várias tentativas" de voltar ao ponto de descanso (pararam pouco depois da viragem para o "percurso de volta") lá desceram, muito lentamente, para a posição normal.
Serão os motores (ou motor, é apenas um?) que estão a entregar a alma ao criador? Algum componente calcinado e com alguma lubrificação resolverá temporariamente a coisa?
Ainda não procurei mas é fácil aceder a estes componentes?