Problema no motor.. Duvida

DiogoFilipe

New member
Boa tarde, o motor do meu veiculo está com problemas, fui a uma oficina representativa da marca e disseram-me que as capas da biela estavam queimadas (2) e afetou a cambota do motor, em relação à cabeça do motor estava tudo ok. Disseram-me que não reparam a cambota do motor e que a solução passava por um motor reconstruido ou usado, a minha dúvida é se dá para simplesmente comprar uma cambota e substituir no meu veiculo ?! porque ficaria muito mais em conta visto que ja encontrei nesses sites de peças auto uma cambota compatível para o modelo do meu carro..

O motor trata-se de um 1.3 cdti (o problema foi mesmo a falta de óleo, não me fuzilem :sh))

Obrigado

Se o motor funcionou por falta de oleo é porque tem um consumo excessivo a partida tem algum problema.
A falta oleo poderá ter causados outros danos a outras partes moveis do motor que no futuro poderá apresentar sintomas e mais despesas.
Podes tentar o que tens em mente mas vé consegues uma cambota usada em bom estado e montar ate ver...

Boa tarde, o motor do meu veiculo está com problemas, fui a uma oficina representativa da marca e disseram-me que as capas da biela estavam queimadas (2) e afetou a cambota do motor, em relação à cabeça do motor estava tudo ok. Disseram-me que não reparam a cambota do motor e que a solução passava por um motor reconstruido ou usado, a minha dúvida é se dá para simplesmente comprar uma cambota e substituir no meu veiculo ?! porque ficaria muito mais em conta visto que ja encontrei nesses sites de peças auto uma cambota compatível para o modelo do meu carro..

O motor trata-se de um 1.3 cdti (o problema foi mesmo a falta de óleo, não me fuzilem :sh))

Obrigado

Dar dá, mas tens de ver se essa á venda tambem já não terá desgaste, tens de comprar tambem as capas de biela as chumaças da combota se calhar será melhor trocar tambem os rolamentos.

Se faltou oleo, não foi apenas a combota e componentes a ela acoplados que sofreram desgaste, todo o motor ficou comprometido.

Gastar dinheiro num motor já morto, mais vale meter mesmo um motor recondicionado.

Obrigado pela resposta, basicamente fiz uma viagem, 50 kms +- e o carro logo de inicio fazia um barulho estranho, parecia um mata-velhos, no final da viagem e ja com o motor a frio verifiquei que estava sem óleo basicamente, meti óleo e fui a essa oficina onde me disseram que as capas de biela e a cambota estavam afetadas, mas os valores que me apresentaram para um motor reconstruido era exorbitante comparado ao valor de uma cambota nova... disseram-me que verificaram o resto e que estava ok..

A tua questão é muito legítima! Mas mudar uma cambota e moentes e capas de bielas pode não ser suficiente!

Quando se chega a esse estado lastimável, isso pede uma reparação a sério.

A reparação pode ser feita cá, pode ser feita no estrangeiro (motor reconstruído) ou podes optar por um usado no estado em que ele estiver... :confused:

Felizmente a cabeça do motor está boa! Estará mesmo boa a árvore de cames, mesmo???

Quais são as opções?

Reconstruído! Valor? Garantia? Tempo de imobilização (se for importante para ti...)

Usado! Idem...

Reparar cá! Valor? Garantia? Tempo de paragem?

A tua questão é muito legítima! Mas mudar uma cambota e moentes e capas de bielas pode não ser suficiente!

Quando se chega a esse estado lastimável, isso pede uma reparação a sério.

A reparação pode ser feita cá, pode ser feita no estrangeiro (motor reconstruído) ou podes optar por um usado no estado em que ele estiver... :confused:

Felizmente a cabeça do motor está boa! Estará mesmo boa a árvore de cames, mesmo???

Quais são as opções?

Reconstruído! Valor? Garantia? Tempo de imobilização (se for importante para ti...)

Usado! Idem...

Reparar cá! Valor? Garantia? Tempo de paragem?

Eles disseram-me que abriram a cabeça do motor e estava tudo bem, cames etc..

O senhor ainda não me deu um orçamento concreto mas eu perguntei assim por alto se for motor reconstruido + mao de obra etc e garantia (não sei de quanto tempo) falou em 4 a 5 mil euros o que eu achei completamente fora de questão, e logo sugeri um motor usado, o homem disse-me que também fazia esse tipo de serviço mas que depois não teria garantia do motor ?! o que acho estranho visto que ja andei a pesquisar mesmo motores usados e alguns dão 6 meses de garantia.. até que me ocorreu pesquisar pelas peças afetadas apenas o que ficaria muito mais em conta, ja pesquisei uma cambota nova (com 2 anos de garantia ) para o meu veiculo ficaria por 290, depois as capas das bielas e o que for preciso + mão de obra ficaria muito mais em conta que qualquer outra opção mas o medo é se algo mais está afetado e não foi detetado ainda..

O carro anda? Podes pedir uma 2ª ou 3ª opinião?

És da zona de Lisboa? Há ali um gajo no Montijo...

Se não for esse... vai ao Carlos da British Car em Manique, aqui:

https://www.google.com/maps/place/B...e2244f554e8771dd!8m2!3d38.7549701!4d-9.358012

Não te preocupes com o aspecto da oficina... vais ver quantos BM e Audes ele lá tem para reparar... (mas gosto muito do gajo do Montijo que tb é muito bom profissional!)

Se fores a Manique... diz que vais recomendado pelo gajo do Rover 45 encarnado que esteve lá na semana passada a mudar a caixa (usada e que está boa, até ver!) e que eu disse que ele te fazia 10% de desconto! [:D]

Olá sim sou da zona de lisboa, o carro ainda andava mas agora esta la na oficina da "opel" com o motor aberto e sem as peças defeituosas (estão guardadas), isto porque ainda estou a espera de um orçamento concreto da parte deles, enquanto isso ja fui a mais umas 3 oficinas, expliquei o que tinha ocorrido e tambem aguardo orçamentos e soluções viáveis, caso opte por outra oficina mando um reboque transportar, pelo que percebo tenho duas opções mais em conta e viáveis que no caso seria a substituiçao das peças afetadas e talvez mais algumas que deva ou então um motor usado / motor dador...

Não quero ser pessimista, mas existe uma probabilidade de esse motor nunca ficar a 100% depois de mudarem a cambota e afins.

Eu até acredito que tenham visto tudo o resto (nem sempre é assim tão simples) mas mesmo que esteja tudo dentro dos limites normais, não sabes até que ponto não fragilizaste componentes que virão a dar problemas no futuro. Ou seja, podes ter encurtado a vida de tudo o que dizem estar ok.

Eu na tua pele talvez optasse por um motor usado. Talvez, porque depende do que aparece, origem, estado, preço, etc.

Só para nos situar, de que ano é o carro? É que uma coisa é investir num carro com 2 anos, outra num com 10, apesar da maioria dos companheiros de fórum discordar um pouco desta afirmação.

Acho estranho, um motor quase sem oleo ter afectado apenas a cambota.. Quando a cabeça do motor é por norma a primeira a sofrer nestas situaçoes.. Mas fazendo fé na pessoa que abriu o motor e viu, a despesa de colocar uma cambota nova ainda é grande. O motor tem de ser todo aberto.. Mão de obra é muita.
Sinceramente eu optava por um motor usado. 5 mil euros por um motor recondicionado e mao de obra é muito dinheiro, um exagero.

Não quero ser pessimista, mas existe uma probabilidade de esse motor nunca ficar a 100% depois de mudarem a cambota e afins.

Eu até acredito que tenham visto tudo o resto (nem sempre é assim tão simples) mas mesmo que esteja tudo dentro dos limites normais, não sabes até que ponto não fragilizaste componentes que virão a dar problemas no futuro. Ou seja, podes ter encurtado a vida de tudo o que dizem estar ok.

Eu na tua pele talvez optasse por um motor usado. Talvez, porque depende do que aparece, origem, estado, preço, etc.

Só para nos situar, de que ano é o carro? É que uma coisa é investir num carro com 2 anos, outra num com 10, apesar da maioria dos companheiros de fórum discordar um pouco desta afirmação.

Bem o carro é um Astra J de 2010.. alterar apenas o que foi afetado parece ser um tiro no escuro.. talvez seja mais racional mesmo um motor usado..

Acho estranho, um motor quase sem oleo ter afectado apenas a cambota.. Quando a cabeça do motor é por norma a primeira a sofrer nestas situaçoes.. Mas fazendo fé na pessoa que abriu o motor e viu, a despesa de colocar uma cambota nova ainda é grande. O motor tem de ser todo aberto.. Mão de obra é muita.
Sinceramente eu optava por um motor usado. 5 mil euros por um motor recondicionado e mao de obra é muito dinheiro, um exagero.

Pois.. 4 ou 5 mil euros é um absurdo, o mais viável deverá ser um motor usado em condições..

chiça, um motor para esses calores é mesmo para assustar qualquer um, ainda para mais num carro com 10 anos e se calhar 200 mil kms ou menos. às tantas ainda metes um motor a caminho dessa quilometragem, o que só vai adiar novo problema. pesquisa motores usados para esse carro vs preço das peças + mão de obra e faz as tuas contas, joga com os prós e contras.

chiça, um motor para esses calores é mesmo para assustar qualquer um, ainda para mais num carro com 10 anos e se calhar 200 mil kms ou menos. às tantas ainda metes um motor a caminho dessa quilometragem, o que só vai adiar novo problema. pesquisa motores usados para esse carro vs preço das peças + mão de obra e faz as tuas contas, joga com os prós e contras.

É completamente descabido quando o homem me fala em 5 mil euros por um motor recondicionado, ainda agora andei a pedir orçamentos de motores recondicionados 0 km e recebi valores na faixa dos 1600's, usados com cerca de 130000 - 150000km na faixa dos 1000 - 1400 por ai, o motor do meu carro também não tinha chegado a 150000 ainda.. agora tenho que ver o que é melhor.. pelo que percebi trocar apenas as peças afetadas pode me trazer problemas mais tarde

Eles disseram-me que abriram a cabeça do motor e estava tudo bem, cames etc..

O senhor ainda não me deu um orçamento concreto mas eu perguntei assim por alto se for motor reconstruido + mao de obra etc e garantia (não sei de quanto tempo) falou em 4 a 5 mil euros o que eu achei completamente fora de questão, e logo sugeri um motor usado, o homem disse-me que também fazia esse tipo de serviço mas que depois não teria garantia do motor ?! o que acho estranho visto que ja andei a pesquisar mesmo motores usados e alguns dão 6 meses de garantia.. até que me ocorreu pesquisar pelas peças afetadas apenas o que ficaria muito mais em conta, ja pesquisei uma cambota nova (com 2 anos de garantia ) para o meu veiculo ficaria por 290, depois as capas das bielas e o que for preciso + mão de obra ficaria muito mais em conta que qualquer outra opção mas o medo é se algo mais está afetado e não foi detetado ainda..

4000 A 5000 euros por um motor recondicionado isso é um exagero.
Entre 1500 a 2000 se calhar arranjas um motor recondicionado.

Há uns anos um amigo com um renault 1.6 explodiu o motor aquilo partiu uma biela, que por consequencia rasgou o cilindro e o piston partiu/desfez completamente uma secção de valvulas, tornando o motor praticamente irreparável.

Por 1200 euros, comprou um motor recondicionado e ainda conseguiu a montagem.
Entregou foi o velho.

Em segunda mão tambem deves conseguir arranjar um motor em condições e se calhar mais barato que um recondicionado, sempre é melhor que trocares a combota, pois é mais que previsivel que o motor sofreu um desgaste em todos os componentes, imagina só, aquela bomba de oleo a trabalhar sem lubrificante, a arvore de cames a trabalhar sem oleo, a sério acreditas que a cabeça está mesmo boa... lol

Gastas o dinheiro na combota daqui a uns tempos tens de investir em tudo o resto, menos a combota.. lol

Faz o que te digo pois já passei por isso.

Compra um usado em bom estado, que te garantam a garantia do motor, perguntas na sucata se recomendam alguma oficina de confiança para o serviço, e tendo em conta o que te dizem leva para lá o carro, assim tens o motor usado no sítio.

Caso haja algum problema com o motor não andam com problemas a dizer que a culpa foi do mecânico ou do "chispador" (piada de outro tópico), e o resto das peças, em bom estado que sobrarem do teu motor, metes à venda na net e ainda recuperas algum dinheiro.

É a solução mais fácil, mais rápida e mais barata! [;)]

Voltar
Superior