O problema de colocar aqui on-line métodos "alternativos" de testar bobines é que perigo que isso envolve. Mata facilmente uma pessoa.
Acho que era isso que o Steevegt se referia.
Risco de morte, penso que será reduzido, mas atenção que não tenho certeza quanto a isso... Para quem tenha um pace maker aí acredito que o risco será elevado... Seja como for um choque de uma bobine de ignição é no mínimo doloroso...
Tive 2 polos 9nBoas, conheces algum, com exatamente estes sintomas?
Vamos começar por tentar usar um multímetro, passando a outros testes, se necessário, nomeadamente o que descreveste, embora seja arriscado no sentido de poder causar danos noutros componentes, certo?Risco de morte, penso que será reduzido, mas atenção que não tenho certeza quanto a isso... Para quem tenha um pace maker aí acredito que o risco será elevado... Seja como for um choque de uma bobine de ignição é no mínimo doloroso...
Queria-me referir aos riscos de danificar a bobine de ignição em si, ou danificar outros componentes ainda mais dispendiosos, como por exemplo o computador da gestão de motor...
O que faz sentido aqui, antes de encontrar métodos para testar bobines, é primeiro perceber se o problema se encontra localizado num cilindro em particular... Se os problemas não forem causados pela falta de potência em específico em um ou dois cilindros, dificilmente o problema tem como causa uma, ou mais, bobines danificadas...
Penso que já descrevi em outro post uma forma de verificar isto, mas vou descrever aqui outra vez uma forma resumida...
Neste caso penso que tens um sistema COP, em que tens a facilidade de poder desligar as bobines de forma individual. Estou a assumir isto pela idade do carro, não confirmei... O processo passa por, com o carro a trabalhar, desligar uma bobine de cada vez e verificar se existe uma redução (ou não) audível da rotação do motor. Caso se verifique que em um cilindro praticamente não existe diferenças audíveis de rotação com a bobine ativa ou desligada, esse cilindro será um cilindro a explorar. Aí sim faz sentido olha para essa bobine em concreto, mas atenção que é apenas um componente dentro do sistema de ignição. Para além do sistema de ignição (que tem outros componentes, e outra variáveis envolvidas) existem ainda mais o sistema de injeção e um problema de compressão como as 3 principais causas para um cilindro específico apresentar pouca potência.
Tenho que alertar que quando disse desligar a bobine, estou a referir-me a desligar a ficha de controlo e alimentação e não a separar, com o carro a trabalhar, a bobine da vela.
Não se deve também efetuar este processo durante muito tempo, ou muitas vezes, pois existe o risco de "lavar" a parede dos cilindros...
Em medias e altas rotações, não tem falta de força. Com uma bobine avariada, tem sempre falta de força em todas as rotações?O problema está numa das 3 bobines, o carro deve estar a trabalhar em 2 cilindros, consegue-se verificar logo pela falta de força e barulho do motor. As bobines originais sao made in italyTenho uma uma na garagem a funcionar, se quiseres dou-te se for necessario. Eu troquei logo as 3 da marca beru, made in germany
![]()
Em medias e altas rotações, não tem falta de força. Com uma bobine avariada, tem sempre falta de força em todas as rotações?
Não. Podes ter o carro a falhar em baixas, mas depois em médios e altos regimes nem notares diferença alguma.
Se o gajo acender ainda a luz, devido a sonda-lambda, qual será a melhor forma de limpar a mesma para tentar dar-lhe vida?
E não foi assim que a VW o vendeu?![Deve estar a trabalhar a 3 cilindros.
Uma nova.
Boa noite!
Não conseguimos nada com o ELM327 e o programa Torque. O torque de download gratis, terá esta função? Ele diz que antes conseguia.
Mas enfim, as noticias não são boas. O problema não parece ser das bobines. Compramos uma bobine, testamos em cada cilindro por tentativa-erro, resultado: qualquer que fosse o cilindro onde estivesse a nova bobine, os sintomas são exactamente os mesmos, o mesmo barulho, sem parecer aumentar ou diminuir. Penso que não será das bobines, de qualquer maneira, se o Scutar, me der a bobine que lhe sobrou, vou ter 2 para substituir para ver como se comporta assim. Para já, não vou dizer ao meu irmão para gastar mais 30 € numa, sabendo que provavelmente não será das bobines.
Vimos as velas, e entre mim e o meu amigo, a opinião diverge. O unico facto é que as velas, estão todas pretas. Os pólos parecem bons. Eu acho que as velas podem estar pretas, devido à má queima em todos os cilindros, embora desconfio que possam não ter sido mudado velas há 600 ou 700 kms atrás conforme foi facturado, por outro lado, não acho que estas velas estejam provocar este comportamento no motor! É a opinião, de um gajo que lê na internet, e que não muda mais que um ou outro filtro e o oleo, já o meu amigo com experiência de algumas intervenções muito mais variadas em alguns carros diz ter quase a certeza (ou mesmo a certeza) que as velas não tem 600 ou 700 kms, diz que é possível que seja esta a causa. Vamos experimentar então trocar as velas, sem contudo antes passar pela oficina que faturou as 2 velas.
A borboleta de admissão está normal. Cabos que se possam mudar facilmente não tem. Não sei se vale a pena estar a mexer na cablagem.
Continuo a achar que é uma falha na ignição. Quanto o motor está no seu pior, para alem da vibração e dos barulhos estranhos, o som de escape fica como no 206 abaixo, isto a baixas rotações, porque quando está no seu pior, não vai acima das 2000 (safe-mode).
https://www.youtube.com/watch?v=JtB4Y7WZTDE
Isto está complicado. :/
Por vezes fico frustrado neste forum...
Expliquei de forma bem explicita (penso eu) um método muito fiável de descartar se o problema poderia ser de alguma bobine danificada ou não. Ainda para mais é um método que não necessita de qualquer equipamento ou ferramenta.
Na mesma a opção tomada foi comprar uma bobine sem qualquer indicio de que estas estejam danificadas. Pensei que o objetivo ao recorrer a este forum, fosse tentar encontrar ajuda, de forma a gastar o mínimo de dinheiro possível. Comprar componentes dessa forma não é de todo uma forma lógica de resolver essa situação, com o intuito de gastar pouco dinheiro.
Quanto ao achares que é uma falha na ignição, deves ter informação que não estás a partilhar para chegares a essa conclusão...