[Sociedade] Problema reserva Airbnb

Menos mal...queriam passar a ideia que o airbnb era o faroeste, mas parece que não será bem assim.

estou a perceber o que vão fazer, já reportei como caso de extorsão.
vamos assistir se é ou não o faroeste.
estive a ler as condições de cancelamento da reserva e em nenhum caso esta situação é referida.
o ponto é: foi de má fé

E como é óbvio, nem dá para fazer isso! É só ler as condições... [:)]
claro que dá para fazer usando diferentes contas, é só pensar em workarounds
mas não será o caso que não o vou fazer, mas mereciam, já que é para lidar com as regras

Ou seja, porque alguém supostamente te tramou, vais tu tramar meia dúzia de pessoas que se calhar até são honestas e que de certeza precisam desse dinheiro para viver.

Olha o karma...

não o vou fazer, mas como me disseram noutros posts são as regras, seria lidar com isso.
vou reforçar: não o vou fazer

Isto não é bem assim como dizem. O host não pode cancelar de um dia para o outro, e quando o faz, tem que arranjar soluções. Há problemas de overbooking onde o host chega a ter que pagar a casa do hospede.

Mas se de facto o cancelamento te foi feito com 2 meses, acho que dá margem para veres isso.

Em menos de 10 dias, eu acho que deviam ser obrigados a arranjar solução.

claro que dá para fazer usando diferentes contas, é só pensar em workarounds
mas não será o caso que não o vou fazer, mas mereciam, já que é para lidar com as regras

Como já te expliquei, pagas sempre a taxa do Airbnb... Cria as contas que quiseres.

Como já te expliquei, pagas sempre a taxa do Airbnb... Cria as contas que quiseres.
boa deste uma boa razão para não usar mais a Airbnb, a Vrbo não cobra tx de cancelamento quando tem cancelamento gratuito

se fizer com contas diferentes posso:
Taxas de serviço: as taxas de serviço de alojamentos não são reembolsáveis se:
  • cancelar após o término do período de reembolso gratuito da sua reserva,
  • fez outra reserva com datas sobrepostas (isto evita reserva dupla), ou
  • cancelou mais de 3 vezes nos últimos 12 meses.
https://www.airbnb.pt/help/article/311/qual-é-o-montante-de-reembolso-que-posso-receber-se-cancelar

Last edited:
boa deste uma boa razão para não usar mais a Airbnb, a Vrbo não cobra tx de cancelamento quando tem cancelamento gratuito

se fizer com contas diferentes posso:
Taxas de serviço: as taxas de serviço de alojamentos não são reembolsáveis se:
  • cancelar após o término do período de reembolso gratuito da sua reserva,
  • fez outra reserva com datas sobrepostas (isto evita reserva dupla), ou
  • cancelou mais de 3 vezes nos últimos 12 meses.
https://www.airbnb.pt/help/article/311/qual-%C3%A9-o-montante-de-reembolso-que-posso-receber-se-cancelar

Pelos vistos podes, my bad.

Mas no VRBO também tens taxas de cancelamento (e as taxas do VRBO são sempre mais altas que no Airbnb, tanto para o guest como para o host), depende das condições de cancelamento do host, eu tenho sempre Strict ou Firm para evitar brincadeiras. Mais de 60 dias têm de pagar a não ser que tenham um bom motivo (no último verão dei reembolso total a toda a gente).

Isso deve estar a significar a morte do AIrbnb e deve ser por isso que nunca usei.

Nunca paguei estadias com muito tempo de antecedência, normalmente apenas uma parte uns dias antes. Mas pagar taxas adiantado? Nem pensar. :sh)

Estas plataformas têm lacunas, mas dão sempre mais garantias do que as negociações diretas.
É preciso cuidado. Conheço um caso de uma pessoa que até me é próxima, mas que fez uma pulhice enorme o ano passado, e no fim lixou-se. Tem um apartamento no Algarve que arrenda à semana ou quinzena. Em Março ou Abril de 2020 achou que o verão ia ser um descalabro e arrendou os meses de Julho e Agosto ao preço da chuva. Tudo direto via OLX e Custo Justo. Quando em Junho percebeu que afinal continuava a haver muita procura, cancelou as reservas todas, inventando uma história qualquer sobre uma inundação no apartamento que precisava de obras urgentes e mais não sei o quê. E vai daí, volta a anunciar o apartamento! E de facto conseguiu fazer reservas a preços muito superiores. E ainda se gabou disso junto da família...[8b]... mas lixou-se! Um dos "lesados" fez uma denúncia nas finanças (era tudo por debaixo do pano) e sei que lhe foi levantado um auto de contra-ordenação. De certeza que pagou uma multa bem gorda, porque nunca mais tocou no assunto. Uma pessoa que está bem na vida (é médico dentista) e não tinha necessidade nenhuma...

Pelos vistos podes, my bad.

Mas no VRBO também tens taxas de cancelamento (e as taxas do VRBO são sempre mais altas que no Airbnb, tanto para o guest como para o host), depende das condições de cancelamento do host, eu tenho sempre Strict ou Firm para evitar brincadeiras. Mais de 60 dias têm de pagar a não ser que tenham um bom motivo (no último verão dei reembolso total a toda a gente).

na boa, fui apanhado de surpresa, era mais o alerta até porque não posso fazer grande coisa[;)]

Isso deve estar a significar a morte do AIrbnb e deve ser por isso que nunca usei.

Nunca paguei estadias com muito tempo de antecedência, normalmente apenas uma parte uns dias antes. Mas pagar taxas adiantado? Nem pensar. :sh)
pagar antecipadamente é para garantir a reserva, por isso é que reservo entre Dez e Jan normalmente, quanto mais perto pior, só vais apanhar restos, tipicamente casas piores e preços demasiado altos [;)]

Estas plataformas têm lacunas, mas dão sempre mais garantias do que as negociações diretas.
É preciso cuidado. Conheço um caso de uma pessoa que até me é próxima, mas que fez uma pulhice enorme o ano passado, e no fim lixou-se. Tem um apartamento no Algarve que arrenda à semana ou quinzena. Em Março ou Abril de 2020 achou que o verão ia ser um descalabro e arrendou os meses de Julho e Agosto ao preço da chuva. Tudo direto via OLX e Custo Justo. Quando em Junho percebeu que afinal continuava a haver muita procura, cancelou as reservas todas, inventando uma história qualquer sobre uma inundação no apartamento que precisava de obras urgentes e mais não sei o quê. E vai daí, volta a anunciar o apartamento! E de facto conseguiu fazer reservas a preços muito superiores.

Como eu disse atrás, para mim é o que está a acontecer neste caso.
Quando o JDEM efectuou a reserva o host devia ter os preços baixos devido à falta de reservas e incerteza quanto ao verão, mas como vê agora as coisas a melhorarem toca a subir os valores e a fazer de parvo quem já tinha feito reserva.

pagar antecipadamente é para garantir a reserva, por isso é que reservo entre Dez e Jan normalmente, quanto mais perto pior, só vais apanhar restos, tipicamente casas piores e preços demasiado altos [;)]

Eu reservo sempre de um verão para o outro. E na minha casa tenho sempre o verão reservado bem antes de Dezembro do ano anterior.

Mas este ano já me lixei, marquei de 1 a 15 de Julho, e agora com as aulas a ficarem até dia 7, tive de mudar de 15 para 31, a casa que queria já não está disponível nessa data e "tive" de ir para outra muito mais cara. Covid só me custa dinheiro :sh)

Last edited:
Por acaso também consegui um preço jeitoso para Agosto mas em hotel. Espero que nao me cancelem a reserva, tudo o resto ja esta com um preço 50% superior ao que eu paguei. :sh)

Mas não estou a falar de reservar em alguns dias, mas sim de pagar apenas alguns dias antes. Mas isto em contexto de "trabalho".

Agora férias? Nunca agendo nada com muita antecedência, não tenho agenda para isso. E do que uns não gostam, outros enchem a barriga. Em férias não tenho destino fixo, pelo que posso escolher entre os restos do "mundo". Ou apanhar oportunidade de última hora a bom preço... por causa daqueles que reservam meia dúzia de locais e os cancelam mesmo em cima... [:p][:D]

Isso será a regra, mas há sempre excepções. Eu por exemplo apenas comercializo a época alta Junho a Setembro, a partir de Março ou Abril. E agora com isto da "pandemia" ainda mais tarde começo. Aliás, tenho por hábito entre Fevereiro e Abril dar umas 5 ou 6 semanas para tentar a venda do imóvel, assim a preço extraordinário que à partida ninguém irá dar, mas uma vez (2017) houve quem desse, hehe..

Ora, está claro que para isto, não posso ter nenhum compromisso com arrendamentos no Verão, até alguns clientes fixos que tenho já há anos sabem que é assim.

Portanto, no meu caso, aparece sempre apenas entre Março e Maio uma casa que está entre as 5% melhores da zona e a preço sempre abaixo do valor de mercado "por noite". Mas sim, sei que isto é a excepção, mesmo nas circunstâncias actuais.

-

Para quem há uns meses andava com o coração nas mãos e receio de falência, cantam agora muito de galo.

É que andar em contramão fica muito próximo de andar na mão...[:D][:p]

Mas por mim, boa sorte, não sou cliente e não prevejo vir a ser.

Acho a booking mais user friendly e até tenho algumas stocks, mas não desconsidero o Airbnb. Uso mais na procura de casas do que hotéis, por exemplo.

Como nuna fui host no Airbnb, só tenho a dizer bem deles. Já cheguei a ir para um apartamento que estava todo sujo na Alemanha e deram-me + 40% do valor da reserva para escolher um hotel na mesma zona. Pagaram taxi, etc etc.

Como host, o Airbnb pode ser um bocado cab***, dado que mesmo para quem tem políticas rígidas de cancelamento, obrigaram a devolver a totalidade das reservas aos hospedes, mesmo que as leis da UE dissessem que esse € podia ficar cativo para o proximo ano.

Tenho familiares com empreendimentos em albufeira e se não tivessem uma exposição superior a 80% à booking, acho que tinham falido.

Isso será a regra, mas há sempre excepções. Eu por exemplo apenas comercializo a época alta Junho a Setembro, a partir de Março ou Abril. E agora com isto da "pandemia" ainda mais tarde começo. Aliás, tenho por hábito entre Fevereiro e Abril dar umas 5 ou 6 semanas para tentar a venda do imóvel, assim a preço extraordinário que à partida ninguém irá dar, mas uma vez (2017) houve quem desse, hehe..

Ora, está claro que para isto, não posso ter nenhum compromisso com arrendamentos no Verão, até alguns clientes fixos que tenho já há anos sabem que é assim.

Portanto, no meu caso, aparece sempre apenas entre Março e Maio uma casa que está entre as 5% melhores da zona e a preço sempre abaixo do valor de mercado "por noite". Mas sim, sei que isto é a excepção, mesmo nas circunstâncias actuais.

-

Isso é inteligente, já pensei fazer isso com um imóvel que giro no centro de Braga. De setembro - Junho alugar o quarto a estudantes e de finais de junho a agosto fazer AL com ele. O problema é que depois mete a troca de roupa de cama, limpeza frequente e gerir todo este imbroglio, mais a parte fiscal disto, e acabo por desistir, dado que me chegará pouco do esforço que eu possa estar a fazer.

Em Braga a semana melhor até deve ser a semana santa, onde os velhotes pagam janelas a preço premium para verem as procissões [:cool:][:cool:][:cool:][:cool:]

Back