[Sociedade] Problema reserva Airbnb

Acho a booking mais user friendly e até tenho algumas stocks, mas não desconsidero o Airbnb. Uso mais na procura de casas do que hotéis, por exemplo.

Como nuna fui host no Airbnb, só tenho a dizer bem deles. Já cheguei a ir para um apartamento que estava todo sujo na Alemanha e deram-me + 40% do valor da reserva para escolher um hotel na mesma zona. Pagaram taxi, etc etc.

Como host, o Airbnb pode ser um bocado cab***, dado que mesmo para quem tem políticas rígidas de cancelamento, obrigaram a devolver a totalidade das reservas aos hospedes, mesmo que as leis da UE dissessem que esse € podia ficar cativo para o proximo ano.

Tenho familiares com empreendimentos em albufeira e se não tivessem uma exposição superior a 80% à booking, acho que tinham falido.
o booking é optimo para pesquisas, mas na esmagadora maioria dos casos é mais caro que outras plataformas.
no meu caso como somos 5 , o booking não tem tanta oferta, pois procuro sempre casa/apartamento

onde estoua arranjar bons preços é no Google [:D]

Last edited:
Mas não estou a falar de reservar em alguns dias, mas sim de pagar apenas alguns dias antes. Mas isto em contexto de "trabalho".

Agora férias? Nunca agendo nada com muita antecedência, não tenho agenda para isso. E do que uns não gostam, outros enchem a barriga. Em férias não tenho destino fixo, pelo que posso escolher entre os restos do "mundo". Ou apanhar oportunidade de última hora a bom preço... por causa daqueles que reservam meia dúzia de locais e os cancelam mesmo em cima... [:p][:D]

Estás como eu, também nunca reservo nada com antecedência porque nunca se quando é que posso tirar férias.
Onde estás melhor o que eu é a apanhar promoções de ultima hora, isso nunca apanho nada de jeito. [:D]

o booking é optimo para pesquisas, mas na esmagadora maioria dos casos é mais caro que outras plataformas.
no meu caso como somos 5 , o booking não tem tanta oferta, pois procuro sempre casa/apartamento

onde estoua arranjar bons preços é no Google [:D]

Costuma sempre haver ali uns cupõezitos de 10% vindos de outra conta e tal, e suaviza, mas sim, tens razão. Por norma o ideal até é ligar para a propriedade e reservar diretamente. Os meus familiares fazem logo 10% direto no algarve quando são clientes que voltaram a ir, e reservaram diretamente.

Já agora também acrescentava (pois pode servir para alguém que também tenha AL) que também arrendo no OLX e dou como uma das garantias a quem arrenda por essa plataforma o anúncio no Airbnb.

Ou seja, no OLX partilho (por mensagem privada após me contactarem) o link do Airbnb com o anúncio do apartamento e digo ao interessado que não só pode ler os reviews para confirmar que todos os que lá passaram férias ficaram totalmente satisfeitos, como lhe deixo a opção de fazer a reserva no Airbnb se isso o deixar mais descansado (paga é o extra da taxa do Airbnb, claro).

Na verdade nunca ninguém se preocupou e reservam directamente no OLX mesmo com poucas garantias. Acho que a forma como eu faço a gestão transmite muita confiança, pois até sugiro desde logo que se tiverem oportunidade visitem antes o apartamento em data a combinar, ou caso tenham familiar ou amigo na região, que lhe peçam para se encontrar um dia comigo no apartamento para o visitar.

Houve uma vez uns que me testaram (e fizeram bem), disseram que tinham familia e combinámos um dia, mas na véspera disseram que os familiares afinal não podiam mas que não fazia mal, hehe.. Como perceberam que eu estava a ir até ao fim com o agendamento da visita prévia, confiaram.

De resto, se alguém no OLX desconfiar que o anúncio no Airbnb não é meu, pois basta enviarem-me uma mensagem no Airbnb e têm assim a confirmação de que é genuíno.

O mau do OLX é que em média para aí 9 em cada 10 contactos é só conversa, nunca se chegam à frente. Mas por outro lado os poucos que acabam por reservar, quase sempre voltam no ano seguinte. Tenho 3 famílias de clientes que já são amigos e tudo, até já fomos jantar juntos. E claro, como tratam bem o apartamento e ficam quinzenas completas, desfrutam de um preço que vai quase para metade do que pagariam noutros alojamentos equivalentes.

-

Costuma sempre haver ali uns cupõezitos de 10% vindos de outra conta e tal, e suaviza, mas sim, tens razão. Por norma o ideal até é ligar para a propriedade e reservar diretamente. Os meus familiares fazem logo 10% direto no algarve quando são clientes que voltaram a ir, e reservaram diretamente.
não é directo, são outras plataformas [;)]

exemplo: https://www.holidaylettings.co.uk/
apanhei uma bela moradia em Almancil e com preço simpáticos [:cool:]

Isso é inteligente, já pensei fazer isso com um imóvel que giro no centro de Braga. De setembro - Junho alugar o quarto a estudantes e de finais de junho a agosto fazer AL com ele. O problema é que depois mete a troca de roupa de cama, limpeza frequente e gerir todo este imbroglio, mais a parte fiscal disto, e acabo por desistir, dado que me chegará pouco do esforço que eu possa estar a fazer.

Em Braga a semana melhor até deve ser a semana santa, onde os velhotes pagam janelas a preço premium para verem as procissões [:cool:][:cool:][:cool:][:cool:]

Não sei como andam as coisas por cá, tenho um amigo com um pequeno prédio no centro que antes da pandemia estava constantemente full (só trabalha com o Booking), falei com ele há uns tempos e o que me disse é que agora não havia uma reserva.

Não sei como andam as coisas por cá, tenho um amigo com um pequeno prédio no centro que antes da pandemia estava constantemente full (só trabalha com o Booking), falei com ele há uns tempos e o que me disse é que agora não havia uma reserva.

A pandemania tem sido terrivel para o alojamento local! Quem investiu nesta atividade sem capitais próprios e tem prestação de empréstimo para pagar ao banco no fim do mês está à rasca. Daquilo que vou observando no mercado imobiliário da minha cidade, vejo muito casas em venda que se vê claramente que são provenientes de Alojamentos locais.

A pandemania tem sido terrivel para o alojamento local! Quem investiu nesta atividade sem capitais próprios e tem prestação de empréstimo para pagar ao banco no fim do mês está à rasca. Daquilo que vou observando no mercado imobiliário da minha cidade, vejo muito casas em venda que se vê claramente que são provenientes de Alojamentos locais.

Pode ser impressão mas noto que os preços na zona balnear, ex Algarve, subiram!
Aliás tudo o que é moradia “decente” está a 2,3,4K a semana

Penso que o grande impacto em AL terá sido nas cidades.

Pode ser impressão mas noto que os preços na zona balnear, ex Algarve, subiram!
Aliás tudo o que é moradia “decente” está a 2,3,4K a semana

Penso que o grande impacto em AL terá sido nas cidades.

A incerteza quanto à idas para fora aumenta a pressão sobre os de cá de dentro. Depois, hotel vs vivenda, e nestes tempos o psicológico direcciona mais para o isolamento da vivenda.

O meu irmão explora um quinta nossa através do Airbnb. Neste momento tem apenas em T1, mas até ao Verão terá mais um T2 disponível. Nos períodos em que o confinamento abrandou, aquilo lá foi mexendo. O tipo de clientes oscila entre o turista, nacional ou estrangeiro, que vai de passagem, ou estadias no máximo de 1 semana.

Já houve uma chatice ou outra, mas tirando a passagem de ano em que uma reserva de 4, passou a 5 e depois a mais de 20, nada mais há a assinalar.

Quanto ao que te aconteceu, se há coisa que prezo é a palavra. Portanto não deixaria de moer o juízo a esse proprietário.

Ps: nunca utilizei o Airbnb, apesar de já ter pesquisado por diversas vezes.

A incerteza quanto à idas para fora aumenta a pressão sobre os de cá de dentro. Depois, hotel vs vivenda, e nestes tempos o psicológico direcciona mais para o isolamento da vivenda.

O meu irmão explora um quinta nossa através do Airbnb. Neste momento tem apenas em T1, mas até ao Verão terá mais um T2 disponível. Nos períodos em que o confinamento abrandou, aquilo lá foi mexendo. O tipo de clientes oscila entre o turista, nacional ou estrangeiro, que vai de passagem, ou estadias no máximo de 1 semana.

Já houve uma chatice ou outra, mas tirando a passagem de ano em que uma reserva de 4, passou a 5 e depois a mais de 20, nada mais há a assinalar.

Quanto ao que te aconteceu, se há coisa que prezo é a palavra. Portanto não deixaria de moer o juízo a esse proprietário.

Ps: nunca utilizei o Airbnb, apesar de já ter pesquisado por diversas vezes.

Não tenho grandes hipóteses de moer mais!
Falei com o Airbnb e reportei, só tem de agir, ontem a semana que tinha alugado já está indisponível, mas não sei se foi a plataforma que bloqueou ou não.

Falei com o Airbnb e reportei, só tem de agir, ontem a semana que tinha alugado já está indisponível, mas não sei se foi a plataforma que bloqueou ou não.

Olha, neste caso se tens "reservado" no OLX, tinhas formas de moer mais, hehehehe, pois no mínimo terias email e contacto telefónico do dito. Provavelmente cópia do CC também ou outro documento de identificação, se fosses precavido.

Mas claro, também podia calhar-te o azar ainda pior de em vez de te cancelar a reserva de forma unilateral, chegares ao dia do check-in e não haver alojamento :rolleyes:

-

Possivel que já tenha alguma reserva para a mesma semana por um valor mais alto.

Nao concordando com o que o proprietário fez, no final do dia também temos de perceber que as pessoas tem de viver e pagar contas e quanto mais dinheiro, melhor, se podem alugar por 200, nao há qualquer tipo de razao lógica para alugar por 100.

Como disse antes alugo a minha casa em PT também por Aibnb e nunca fiz isso, mesmo que fosse um erro meu, lá o teria de assumir e nao ganhar tanto naquela semana mas nao iria cancelar a reseva e muito menos pedir mais dinheiro a quem alugou antes, mas aquilo para mim nao é um negócio e nao vivo daquilo tanto que devido ao covid retirei a casa do Airbnb desde o ano passado e ainda estou a poderar se a coloco novamente disponivel para o próximo verao.

Nao estou a dar razao ao proprietário, acho que nao a tem, mas, nao sejam tao maus para com a malta porque muitos vivem disso.

Possivel que já tenha alguma reserva para a mesma semana por um valor mais alto.

Nao concordando com o que o proprietário fez, no final do dia também temos de perceber que as pessoas tem de viver e pagar contas e quanto mais dinheiro, melhor, se podem alugar por 200, nao há qualquer tipo de razao lógica para alugar por 100.

Como disse antes alugo a minha casa em PT também por Aibnb e nunca fiz isso, mesmo que fosse um erro meu, lá o teria de assumir e nao ganhar tanto naquela semana mas nao iria cancelar a reseva e muito menos pedir mais dinheiro a quem alugou antes, mas aquilo para mim nao é um negócio e nao vivo daquilo tanto que devido ao covid retirei a casa do Airbnb desde o ano passado e ainda estou a poderar se a coloco novamente disponivel para o próximo verao.

Nao estou a dar razao ao proprietário, acho que nao a tem, mas, nao sejam tao maus para com a malta porque muitos vivem disso.

ok, mas é a mesma coisa que comprares um bem (um automóvel por ex), dares um sinal e a meio do processo, dizerem-te: sabe se quiser manter o negócio tem de pagar mais 120%...
tem um nome isto, e tu sabes qual é

de resto tranquilo, até porque já aluguei outra casa e até noutra zona do Algarve

Nunca senti nada disso que referes e sempre achei as regras de cancelamento (prazos gratuítos) muito claros.

Se sabias que o cancelamento tinha custos nem percebo bem do que te queixas :confused: os teus amigos não pagaram a parte deles ?

Mas eu não disse precisamente que a culpa foi dos meus amigos? [:D][:D]

ok, mas é a mesma coisa que comprares um bem (um automóvel por ex), dares um sinal e a meio do processo, dizerem-te: sabe se quiser manter o negócio tem de pagar mais 120%...
tem um nome isto, e tu sabes qual é

de resto tranquilo, até porque já aluguei outra casa e até noutra zona do Algarve

Por isso mesmo é que disse que nao concordo nem faria isso, no caso o mais provavel é que ele estaria a alugar a casa ao valor que achava que iria conseguir devido a pandemia, entrentanto viu os numeros de novos infectados a baixar e as restricoes a serem levantadas entao toca a tentar a sua sorte, já que a verdade é que ele muito provavelmente alugaria a casa a outro pelo valor que te pediu.

Por isso mesmo é que disse que nao concordo nem faria isso, no caso o mais provavel é que ele estaria a alugar a casa ao valor que achava que iria conseguir devido a pandemia, entrentanto viu os numeros de novos infectados a baixar e as restricoes a serem levantadas entao toca a tentar a sua sorte, já que a verdade é que ele muito provavelmente alugaria a casa a outro pelo valor que te pediu.

Certo!

Tudo isso é bonito, chama-se extorsão

Back