Problema Scuts

Mlg

New member
Boas.

Estou com um problema nas Scuts na Zona Norte, mais concretamente Viana do Castelo-Porto.

Há um pórtico que não consegue ler a minha matrícula. Ou seja, uma viagem Viana do Castelo-Porto, ida e volta são 8.6 euros, tirando custos administrativos, por pagar nos CTT.

Esta semana, precisei fazer novamente este trajecto, o que não é habitual. Acontece, que apenas está disponível para pagamento, nos CTT, 6 euros e 10 cêntimos + taxas.

Conclusão, o pórtico de 0.75, tanto na ida como na volta, não conseguiu ler a minha matrícula. E não tenho qualquer maneira de pagar, pois não aparece no sistema informática, logo, não existe dívida.

Como já não é a primeira vez que me acontece, daqui a 6 meses, vou receber a respectiva multa. Multa pelo material defeituoso da empresa responsável (Aenor se não estou em erro).

Que culpa tenho eu, que determinado pórtico, não consiga ler a minha matrícula? Da última vez, tinha perdido o recibo de pagamento e não tive como reclamar. Mas desta vez e como já estou a contar com a multa, já o tenho guardado. Será que vale de alguma coisa, ou vou ter mesmo de pagar a respectiva multa?

Cumps

Mas se não consegue ler a tua matrícula, como é que te identificaram a viatura? Manualmente por foto?

Sei lá. Apenas me apareceu a multa. Dizem qual foi o pórtico e a hora. A última apareceu há 1 mês atrás e datava de 2 de Janeiro de 2012. Uns 7 meses portanto. De facto passei nas scuts nesse dia e como sempre, dois dias depois realizei o pagamento nos CTT. Como não conseguem ler a matrícula na hora, deve ir para averiguação, devem ter fotos e verificar isso manualmente.

Nenhuma máquina é infalível, não me importo de pagar o valor da scut, que utilizei. Mas apenas isso, não tem cabimento pagar multa. Pois eu não tenho como pagar o valor, se não está disponível nos CTT.

Também estou com problema por causa das antigas Scuts, passei numas a caminho de uma viagem para Espanha, mas só voltei quase duas semanas depois. Quando fui aos CTT não havia qualquer registo para pagamento, o prazo (5 dias) já devia ter expirado.

E agora? Também vou ganhar uma multa de bonús?

Também estou com problema por causa das antigas Scuts, passei numas a caminho de uma viagem para Espanha, mas só voltei quase duas semanas depois. Quando fui aos CTT não havia qualquer registo para pagamento, o prazo (5 dias) já devia ter expirado.

E agora? Também vou ganhar uma multa de bonús?

Sim. Vais receber a multa daqui a uns tempos. Para quem não sabe, no site dos CTT, dá para ver o valor da dívida da nossa matrícula, nas Scuts.

Podem ver aqui: CTT :: Portagens :: Valor em Dívida

Segundo o site dos CTT, também é possível enviar uma mensagem de telemóvel e pagar por multibanco. O que no teu caso, que só voltavas 2 semanas depois dava muito jeito.

Podes ler no site o seguinte: "Associado ao sistema de pagamento pós pago de portagens, os clientes que circulam em autoestradas com portagens de cobrança exclusivamente eletrónica e não possuem um dispositivo eletrónico, passam a disponibilizar de um serviço pagamento de portagens em qualquer caixa da rede Multibanco ou Homebanking.

Para tal basta enviar um SMS com o texto “CTTMBespaçomatrícula” (ex.:CTTMB AA-00-00) para o número 68989 (custo €0,30 c/IVA por SMS), 48 horas após a passagem no pórtico de portagens. O cliente receberá um SMS de resposta com a referência, entidade e valor a pagar bem como a data limite para pagamento da respetiva referência. "

Mas claro está, como todo bom serviço Português, não funciona. Pelo menos eu não consigo enviar mensagem para o tal número. Dá sempre erro.[8b]

Cumps

Última edição:
O sistema de pagamento das scuts é uma anedota.

Usei no início uma ou duas vezes. Nunca mais.

Então na fronteira é humilhante para os estrangeiros terem de parar antes de entrar para comprar e pagar aquilo que ainda não usaram.

E dizem que há livre circulação na UE...

Além disso, vendem cartões pré-pagos de 10€ (exemplo) e se gastarmos apenas metade, temos de solicitar o reembolso do restante. Pagar adiantado + ser discriminado na entrada do país + ter de pedir reembolso do que não foi gasto. Burocracia ao mais alto nível. :sh)

Por mim, ninguém lá entrava. Prefiro perder mais 1h em alternativas do que ajudar a alimentar um sistema anedótico.

SCUTS --> [:)]

:sh)

O sistema de pagamento das scuts é uma anedota.

Usei no início uma ou duas vezes. Nunca mais.

Então na fronteira é humilhante para os estrangeiros terem de parar antes de entrar para comprar e pagar aquilo que ainda não usaram.

E dizem que há livre circulação na UE...

Além disso, vendem cartões pré-pagos de 10€ (exemplo) e se gastarmos apenas metade, temos de solicitar o reembolso do restante. Pagar adiantado + ser discriminado na entrada do país + ter de pedir reembolso do que não foi gasto. Burocracia ao mais alto nível. :sh)

Por mim, ninguém lá entrava. Prefiro perder mais 1h em alternativas do que ajudar a alimentar um sistema anedótico.

SCUTS --> [:)]

:sh)

São vários os países da Europa onde tens de comprar um dístico para usar as AE's quer fiqueis 2 dias queres fiques 3 meses.

São vários os países da Europa onde tens de comprar um dístico para usar as AE's quer fiqueis 2 dias queres fiques 3 meses.

Mas isso faz toda a diferença.

Compras e andas o que quiseres.

Aqui compras e andas até...bem lá se foi o saldo do cartão...deixa-me lá ir comprar outro...oops afinal tive de andar mais do que pensava e tenho de ir comprar outro...é melhor comprar um de 20€. Finalmente acaba-se a necessidade e vejo que ainda tenho 15€ não gastos...dasss...mais uma chatice ter de ir pedir devolução...

Vês aqui muita semelhança com outros países?

Uma dúvida que tenho:

Todos os pórticos de SCUT lêem a via verde, certo? É normal ao passar pelos pórticos o identificador da Via Verde apitar?!?!

É que o meu apitava sempre que passava por um na A22, excepto em 1 que não apitou, de qualquer das formas já foi efectuado o débito e parece-me tudo ok, estou só à espera do extracto.

Um veiculo de matricula estrangeira se passar numa scut c/procede ao pagamento? N estou a falar das scuts do algarve mas as restantes scuts -zona norte e centro.

Tem que ir aos ctt´s a seguir às passagens?! Neste site que mencionaste :CTT :: Portagens :: Valor em Dívida n aceitam matriculas que n sejam portuguesas.

Atentamente.

Essa é outra pérola.

Segundo sei, alguns casos de carros estrangeiros andaram nelas, não apareceu nada nos CTT e foram-se embora.

E andam outros a aturar a burocracia deste país...:sh)

Uma dúvida que tenho:

Todos os pórticos de SCUT lêem a via verde, certo? É normal ao passar pelos pórticos o identificador da Via Verde apitar?!?!

É que o meu apitava sempre que passava por um na A22, excepto em 1 que não apitou, de qualquer das formas já foi efectuado o débito e parece-me tudo ok, estou só à espera do extracto.

O meu tanto apita como não apita ... mas como tenho estado dentro das 10 viagens a borliu , nunca paguei nada .

O Sistema de cobrança de portagens das ex-SCUT está cheio de bugs ou más configurações. Já relatei aqui no fórum há uns tempos o que se passou comigo: num percurso com 3 ou mais pórticos, caso não passem num dos pórticos intermédios, o sistema interpreta que passaram nesse pórtico na mesma, desde que não tenha decorrido mais do que X tempo (o sistema deve fazer um cálculo médio do tempo que demora a percorrer o percurso entre pórticos). A Ascendi cobrou-me indevidamente um pórtico na A29 (tenho via verde) durante 8 meses!! Quando descobri já o valor cobrado ia em mais de 100€! Demoraram um ano para me devolverem o dinheiro depois de muitas queixas e muita insistência. Atenção às fugas aos pórticos, vejam as vossas facturas porque isto pode-vos acontecer. Mais, experimentei com 3 identificadores diferentes e em pórticos diferentes: acontece sempre o mesmo! É problema de má configuração / funcionamento do sistema.

Pórticos e viaverde

Pórticos e viaverde

O Sistema de cobrança de portagens das ex-SCUT está cheio de bugs ou más configurações. Já relatei aqui no fórum há uns tempos o que se passou comigo: num percurso com 3 ou mais pórticos, caso não passem num dos pórticos intermédios, o sistema interpreta que passaram nesse pórtico na mesma, desde que não tenha decorrido mais do que X tempo (o sistema deve fazer um cálculo médio do tempo que demora a percorrer o percurso entre pórticos). A Ascendi cobrou-me indevidamente um pórtico na A29 (tenho via verde) durante 8 meses!! Quando descobri já o valor cobrado ia em mais de 100€! Demoraram um ano para me devolverem o dinheiro depois de muitas queixas e muita insistência. Atenção às fugas aos pórticos, vejam as vossas facturas porque isto pode-vos acontecer. Mais, experimentei com 3 identificadores diferentes e em pórticos diferentes: acontece sempre o mesmo! É problema de má configuração / funcionamento do sistema.[/QUO

Cuidado quem tem via verde porque já fui lesado por passagem noutro local que nunca lá tinha passado. Nao sei se será por causa da matricula se XX-IF-XX e de certos pórticos estarem com problemas de leitura ( defeituosos)

Voltar
Superior