Problema Seguro - Ajuda

o seguro é agravado logo na prestação seguinte, no entanto não vale apena andares a fugir as tuas responsabilidades, queres carro metes o seguro em teu nome e pagas é caro agora de inicio, mas com o tempo vai baixando, pois quanto mais tempo de carta e seguro melhor, queres andar mais desafogado, mete o seguro trimestral ou mesmo mensal durante os primeiros tempos, não vale apena andares a adiar o inevitavel a ter o seguro em nome de outros sendo tu o condutor habitual e ainda por cima proprietário do carro...

o seguro é agravado logo na prestação seguinte, no entanto não vale apena andares a fugir as tuas responsabilidades, queres carro metes o seguro em teu nome e pagas é caro agora de inicio, mas com o tempo vai baixando, pois quanto mais tempo de carta e seguro melhor, queres andar mais desafogado, mete o seguro trimestral ou mesmo mensal durante os primeiros tempos, não vale apena andares a adiar o inevitavel a ter o seguro em nome de outros sendo tu o condutor habitual e ainda por cima proprietário do carro...
apagar

Última edição:
respondi a todas as tuas questões, não soubestes interpretar isso já é outra história...

quanto ao valor de seguro é o que temos, pode variar entre os 350\400\500€ é o normal para quem tem pouco tempo de carta, zero tempo de seguro e idade inferior a 26 anos, dai eu ter-te mencionado como opção pagamento de 3 em 3 meses ou mensal para seres menos penalizado no pagamento, se achas mal é o Pais que temos, em que o prémio só vai reduzir ao longo dos anos...

Boa tarde,

Recentemente dei um toque com o carro (o meu carro não teve nada) e fizémos participação amigável. O problema é que eu tenho menos de 25 anos e menos de 5 anos de carta e o seguro ainda só vai nos primeiros 6 meses...visto que eu pago uma brutalidade devido a esses factores (+ mais de 400€ Ano) como é que sei quanto é que o seguro me vai aumentar?

Caso eu meta o seguro em nome de um familiar directo de modo a pagar menos,visto o carro estar em meu nome existe problema? Caso se faça o seguro em nome de outra pessoa mas que se meta que o condutor habitual seja eu existe incompatibilidade?

Obrigado pela ajuda!

Corrijam-me se estiver enganado mas em 99% dos casos o titular do seguro tem de ser obrigatoriamente o titular do automóvel.
Quanto à situação do agravamento, penso que será muito pouco. Nem a 5% do valor deverá chegar mas isto sou eu a mandar postas de pescada com pouco conhecimento de causa.

Boa tarde,

Recentemente dei um toque com o carro (o meu carro não teve nada) e fizémos participação amigável. O problema é que eu tenho menos de 25 anos e menos de 5 anos de carta e o seguro ainda só vai nos primeiros 6 meses...visto que eu pago uma brutalidade devido a esses factores (+ mais de 400€ Ano) como é que sei quanto é que o seguro me vai aumentar?

Caso eu meta o seguro em nome de um familiar directo de modo a pagar menos,visto o carro estar em meu nome existe problema? Caso se faça o seguro em nome de outra pessoa mas que se meta que o condutor habitual seja eu existe incompatibilidade?

Obrigado pela ajuda!

Já estive numa situação dessas, nas mesmas condições que as tuas, agravou me o seguro em cerca de 40%.

Corrijam-me se estiver enganado mas em 99% dos casos o titular do seguro tem de ser obrigatoriamente o titular do automóvel.
Quanto à situação do agravamento, penso que será muito pouco. Nem a 5% do valor deverá chegar mas isto sou eu a mandar postas de pescada com pouco conhecimento de causa.
De todos os lados que eu tenho lido é completamente legal o proprietário ser uma pessoa e o dono do seguro ser outra. Em caso de acidente apenas o condutor não se pode dar como condutor habitual.
A minha dúvida é se dentro da mesma seguradora é possível ter seguro em nome próprio,deixar de ter,mas o mesmo carro passar a ter seguro por parte de outra pessoa (familiar). :confused:

Quase 1.000€ de seguro?? [8b]

Se o agravamento for o mesmo, sim. E quanto a ser legal ou não, não tenho a certeza. Mas acho que não te deixam fazer um seguro em nome de outra pessoa sendo tu o principal condutor. Acho que é melhor estar em teu nome mesmo por causa de situações como esta, se estivesse em nome de outra pessoa ia pagar mais seguro por causa do teu acidente, e ainda podiam surgir problemas pelo facto da pessoa que ia a conduzir não ser a mesma do seguro.

Afinal quanto é que pagas actualmente?
No início dizes que pagas mais de 400 euros. Quem paga 400 euros e tem 40% de aumento, passa a pagar 560 euros.

Em Portugal, os seguros são feitos baseados nas declarações prestadas.

Tendo está base, sim, podem meter o seguro no nome de uma pessoa e o DUA estar em nome de outra pessoa. Agora, como em tudo, há a reserva das falsas declarações.

Se eu digo que pessoal x é o condutor habitual e tomador do seguro, quando afinal é o condutor Y que anda diariamente com o carro, em caso de acidente, tendo o condutor como Y pode dar-se caso de falsas declarações e a seguradora saí de cena.

Se o tomador do seguro por a pessoal X e o condutor habitual o Y, poucas diferenças em termos de preço se o condutor Y for por exemplo o OP com o seu historial, até porque o cálculo do custo do seguro, é feito sobre o veículo e onde circula e sobre quem o conduz.

Quanto a agravamento, sim haverá, depende salvo erro do custo da reparação, antecedência em termos de acidentes etc.

Corrijam se tiver enganado em algum ponto.

Em Portugal, os seguros são feitos baseados nas declarações prestadas.

Tendo está base, sim, podem meter o seguro no nome de uma pessoa e o DUA estar em nome de outra pessoa. Agora, como em tudo, há a reserva das falsas declarações.

Se eu digo que pessoal x é o condutor habitual e tomador do seguro, quando afinal é o condutor Y que anda diariamente com o carro, em caso de acidente, tendo o condutor como Y pode dar-se caso de falsas declarações e a seguradora saí de cena.

Se o tomador do seguro por a pessoal X e o condutor habitual o Y, poucas diferenças em termos de preço se o condutor Y for por exemplo o OP com o seu historial, até porque o cálculo do custo do seguro, é feito sobre o veículo e onde circula e sobre quem o conduz.

Quanto a agravamento, sim haverá, depende salvo erro do custo da reparação, antecedência em termos de acidentes etc.

Corrijam se tiver enganado em algum ponto.
Mas o condutor X pode ter emprestado o carro a Y e nesse caso não existe problema,ou estou errado? Já tive um acidente (até bastante grande,quase 10k de arranjo)em que não tive qualquer tipo de culpa,tinham me emprestado o carro (nem era o condutor habitual para dizer a verdade e não tinha nada de nada em meu nome) e não houve qualquer tipo de problema,nem se meteu a questão de quem era o condutor habitual.

A batida foi mínima,no outro carro partiu um reflector e ficou um pouco raspado na parte de plástico do para-choques traseiro,pode ter impacto no agravamento o facto de não ter sido uma batida grande?

Alguém sabe caso eu continue com o seguro mesmo com o agravamento por mais 6 meses,quando é que depois baixa o valor e se passa para o que estava a pagar??? :confused:

Mas o condutor X pode ter emprestado o carro a Y e nesse caso não existe problema,ou estou errado? Já tive um acidente (até bastante grande,quase 10k de arranjo)em que não tive qualquer tipo de culpa,tinham me emprestado o carro (nem era o condutor habitual para dizer a verdade e não tinha nada de nada em meu nome) e não houve qualquer tipo de problema,nem se meteu a questão de quem era o condutor habitual.

A batida foi mínima,no outro carro partiu um reflector e ficou um pouco raspado na parte de plástico do para-choques traseiro,pode ter impacto no agravamento o facto de não ter sido uma batida grande?
Ao meteres o seguro em nome de outra pessoa e sendo essa outra pessoa condutor habitual, estás sujeito a ocorrer em falsas declarações perante a seguradora.

Daí que existe a peritagem de averiguação para o efeito.

Não é de todo difícil perceber quando se anda com um carro emprestado e se é condutor habitual.

Há muita seguradora que não faz isso hoje em dia já para não haver problemas.

Ou seja, se seguires essa via, tem em mente que pode dar para o torto e a seguradora sair fora e ficares com as despesas a teu cargo.
Sim fica à volta dos 600€,contudo para mim é difícil conseguir pagar esse valor.
Já não entendo, começaste em 400€ de seguro e agora já vais em 600€?

Ao meteres o seguro em nome de outra pessoa e sendo essa outra pessoa condutor habitual, estás sujeito a ocorrer em falsas declarações perante a seguradora.

Daí que existe a peritagem de averiguação para o efeito.

Não é de todo difícil perceber quando se anda com um carro emprestado e se é condutor habitual.

Há muita seguradora que não faz isso hoje em dia já para não haver problemas.

Ou seja, se seguires essa via, tem em mente que pode dar para o torto e a seguradora sair fora e ficares com as despesas a teu cargo.

Já não entendo, começaste em 400€ de seguro e agora já vais em 600€?
A resposta dos 600€ foi a confirmação de que com os 40% de agravamento fica perto desse valor. Como sempre referi pago 400 e poucos euros.

Em que consiste a peritagem de averiguação?

Quando fiz para o corsa do meu velho a seguradora disse que o seguro vem sempre em nome do proprietário, o que se pode fazer é o condutor habitual ser outra pessoa.

[h=2]Quais as desvantagens?[/h][FONT=&quot]Mesmo não sendo legalmente proibido, pode encontrar entraves se tiver o carro em seu nome e fizer o seguro em nome de outra pessoa. Referimo-nos a entraves por parte da companhia de seguros, em caso de acidente. Sobretudo se daí resultarem feridos ou mortes. Em casos extremos, as seguradoras podem mesmo recusar-se a pagar as indemnizações.[/FONT]
[FONT=&quot]Para evitar este constrangimento, o ideal é verificar o contrato antes de o assinar. E se pretende fazer o seguro da sua viatura em nome de outra pessoa, esclareça a situação previamente, certificando-se de que fica com uma prova de que foi autorizado a fazê-lo.
[/FONT]

Voltar
Superior