Problema Seguro - Ajuda

Já sei a percentagem que me vai aumentar o seguro,mas dizem que essa percentagem é só relativamente à responsabilidade civil,como é que eu sei qual é o valor que eu pago relativo à responsabilidade civil? [8b][8b][8b]

vais saber quando for para receberes a carta para pagar o seguro para os próximos 6 meses, ai vem lá descriminado o quanto agravou, agora se quiseres saber mais rápido vais á seguradora falar com um mediador da tua seguradora e logo ficas a saber, aqui ninguém te consegue responder com exactidão ao quanto vai ser o agravamento...

Corrijam-me se estiver enganado mas em 99% dos casos o titular do seguro tem de ser obrigatoriamente o titular do automóvel.
Quanto à situação do agravamento, penso que será muito pouco. Nem a 5% do valor deverá chegar mas isto sou eu a mandar postas de pescada com pouco conhecimento de causa.

O tomador do seguro não tem de ser o proprietário da viatura, no entanto, as companhias preferem que assim seja.

Toda a gente ou neste caso que pode,mete sempre o seguro no nome de outra pessoa com mais anos de carta e mais velho,eu próprio na tua idade fiz isso por aconselhamento dos meus familiares,se não iria pagar os mesmos valores que falaste,no entanto nunca tive acidentes por isso nunca soube se as seguradoras iam torcer o nariz ou não,embora tive casos na família que optaram pelo mesmo caminho que eu,e infelizmente tiveram azares e na altura quem deu o nome do condutor foi sempre o tomador do seguro,mesmo não sendo ele que ia a conduzir o carro e nunca tiveram problema algum.
Os seguros querem e receber,se nao tiveres acidentes de maior que originem a chamada de autoridades etc etc eles querem la saber se o carro esta num nome e o seguro noutro.

Devias ter registado o carro em nome do teu Pai (por exemplo) e o seguro em nome dele e condutor habitual também...

É possível ter o seguro num nome e o carro noutro. Eu tenho o seguro dos dois carros em meu nome, o carro da minha mulher está em meu nome e o condutor habitual a minha mulher. O meu carro está em nome da minha mulher e no seguro o condutor habitual sou eu... sim eu sei , é uma trapalhada...[8b]

Podes ter o seguro em nome do teu Pai, por exemplo, e o carro em teu nome. O condutor habitual terá que ser também o teu Pai.
Em caso de acidente, a seguradora pode desconfiar que és o condutor habitual, mas nada faz. Agora se tiveres 3 acidentes num curto espaço de tempo, eles vão investigar se és ou não o condutor habitual.

Quanto a mudares agora de seguro para o nome de outra pessoa, ainda por cima na mesma companhia de seguros, claro que irão desconfiar, mas não sei se fazem alguma coisa.

Última edição:
se fosse antigamente, safava-se hoje as seguradoras tem a info cruzada, sabem logo tudo, e estando ele lá no sistema já está marcado, pode tentar ver se consegue um pouco mais barato, mas vai ser complicado...

Nãp sabia que as seguradoras já tinham uma centralização de informação. Mas faz sentido que assim seja.

Então e não podes simplesmente mudar de seguradora para evitar o agravamento?
Apesar de haver informação cruzada já tive a ver noutra companhia com as mesmas condições e fica bem mais barato (quando pago anualmente) com o agravamento do que a que julgo que vou ter na companhia atual,é uma opção.

Devias ter registado o carro em nome do teu Pai (por exemplo) e o seguro em nome dele e condutor habitual também...

É possível ter o seguro num nome e o carro noutro. Eu tenho o seguro dos dois carros em meu nome, o carro da minha mulher está em meu nome e o condutor habitual a minha mulher. O meu carro está em nome da minha mulher e no seguro o condutor habitual sou eu... sim eu sei , é uma trapalhada...[8b]

Podes ter o seguro em nome do teu Pai, por exemplo, e o carro em teu nome. O condutor habitual terá que ser também o teu Pai.
Em caso de acidente, a seguradora pode desconfiar que és o condutor habitual, mas nada faz. Agora se tiveres 3 acidentes num curto espaço de tempo, eles vão investigar se és ou não o condutor habitual.

Quanto a mudares agora de seguro para o nome de outra pessoa, ainda por cima na mesma companhia de seguros, claro que irão desconfiar, mas não sei se fazem alguma coisa.
Pois devia...Eu tive um acidente com o carro do meu pai sem culpa (o outro não parou no STOP) em que nem sequer andava com o carro e apenas me tinha emprestado o carro naquele dia pois ia para fora em trabalho,portanto não era mesmo o condutor habitual nem tinha nada em meu nome,e não houve problema por parte da companhia eu ser o condutor,ficou tudo ok.

Entretanto já com o meu carro tive um acidente (pequeno) em que não tive culpa e ficou tudo ok e tratado e por fim apenas tive este com culpa mas com tudo em meu nome. Portanto em caso extremo os 3 acidentes teriam que ser por culpa própria e o seguro ser de outra pessoa para desconfiarem certo?
Para não haver problema estou a pensar fazer o seguro noutra companhia com outro familiar que não o meu pai (que também tem na mesma companhia do que eu e já tive um acidente apesar de não ter culpa),julgo que assim deve estar tudo ok e sem problemas.

Última edição:
Apesar de haver informação cruzada já tive a ver noutra companhia com as mesmas condições e fica bem mais barato (quando pago anualmente) com o agravamento do que a que julgo que vou ter na companhia atual,é uma opção.

Pois devia...Eu tive um acidente com o carro do meu pai sem culpa (o outro não parou no STOP) em que nem sequer andava com o carro e apenas me tinha emprestado o carro naquele dia pois ia para fora em trabalho,portanto não era mesmo o condutor habitual nem tinha nada em meu nome,e não houve problema por parte da companhia eu ser o condutor,ficou tudo ok.

Entretanto já com o meu carro tive um acidente (pequeno) em que não tive culpa e ficou tudo ok e tratado e por fim apenas tive este com culpa mas com tudo em meu nome. Portanto em caso extremo os 3 acidentes teriam que ser por culpa própria e o seguro ser de outra pessoa para desconfiarem certo?
Para não haver problema estou a pensar fazer o seguro noutra companhia com outro familiar que não o meu pai (que também tem na mesma companhia do que eu e já tive um acidente apesar de não ter culpa),julgo que assim deve estar tudo ok e sem problemas.

Agradeco a todos a ajuda,sou uma pessoa bastante correcta e que teve bastante tempo à espera para ter possibilidade de ter carro e com tudo em meu nome,mas agora com isto fica complicado manter estas condições,dai andar stressado..
Eu falei em 3 vezes apenas como exemplo, não sei qual será a regra para as seguradoras começarem a investigar.

Só a tua seguradora te pode dizer se agrava, qual a percentagem que agrava e a base sobre a qual incide esse agravamento! Deves ter as condições particulares da apólice, onde estão discriminados os valores, nomeadamente o referente a RC!

Qualquer pessoa pode fazer seguro para qualquer carro, seja ou não sua propriedade! No entanto, tem que ter interesse no mesmo. Cenário 1: um amigo empesta-me um carro para eu utilizar. O carro está em nome dele, mas eu posso fazer o seguro em meu nome pois vou usá-lo e ter a responsabilidade do seu uso. Também não está errado se estiver em nome do proprietário e ele me emprestar o carro!

O problema é sempre a indicação do condutor habitual! Caso o carro seja teu, sejas tu a conduzi-lo habitualmente e faças um seguro em nome do teu Pai para que fique mais barato (sendo ele indicado como condutor habitual), estás a prestar falsas declarações á seguradora, que a induzem em erro e assim calcula um risco, e consequente prémio, inferior ao devido!

Aqui podem surgir problemas mais tarde pois, seja com uma seguradora ou qualquer outra entidade, o Código Comercial estipula que as falsas declarações prestadas aquando da celebração do contrato podem levar a que este seja considerado nulo e sem qualquer efeito á data da celebração.

Não confundir condução habitual com empréstimo pontual! Uma coisa é ser o condutor habitual, o que utiliza o carro na esmagadora maioria das vezes. Outra é um mero empréstimo, que qualquer pessoal pode fazer, seja a quem for, sem problemas relativamente a seguros.

Agora, sabendo dos riscos, fica ao critério de cada um saber se quer arriscar ou não.

E caso eu mude o registo de propriedade?

não te vai adientar nada, o vanquish já disse tudo o que precisas de saber, para o seguro sair barato tinha de ser em nome do teu pai e como condutor habitual, sendo tu dado como condutor habitual, logo representas um factor de risco maior derivado a idade e tempo de carta, logo é mais caro o seguro, mas não tão caro como em teu nome, já tens os prós e contras...

há muita gente ai que tem assim carro em nome do pai e seguro e condutor habitual o pai e paga uma bagatela de seguro, mas se tem algum acidente isso pode dar galha grossa se forem investigar...

Só irão investigar se ocorrerem vários acidentes num curto espaço de tempo, de for apenas um acidente, nem perguntam nada.
Concluem que o pai emprestou o carro ao filho, o que é perfeitamente normal.

JÁ consegui saber o valor da responsabilidade civil,pelas minhas contam fica em cerca de 620/630€ [8b]

Numa conhecida seguradora online,com as mesmas condicoes e com a história do acidente,está me a dar 466€ anual,será possível tanta a diferença?

O que me irrita mais é que foi um toque de porcaria a uma velocidade baixa,o meu carro mal teve nada (apenas um arranhão,nem amolgado ficou) e o outro partiu o farol de nevoeiro traseiro. Serve para aprender a ter mais atenção
Mais valia não teres participado e pagares o farol do teu bolso.

JÁ consegui saber o valor da responsabilidade civil,pelas minhas contam fica em cerca de 620/630€ [8b]

Numa conhecida seguradora online,com as mesmas condicoes e com a história do acidente,está me a dar 466€ anual,será possível tanta a diferença?

O que me irrita mais é que foi um toque de porcaria a uma velocidade baixa,o meu carro mal teve nada (apenas um arranhão,nem amolgado ficou) e o outro partiu o farol de nevoeiro traseiro. Serve para aprender a ter mais atenção

Sim, é possível essa diferença.

Voltar
Superior