Problemas 1.2 PureTech

pois, lá está, os que deram mais problemas foram precisamente carros até ao ano de 2018, pelo menos dito por um stand há 2 meses. mesmo que tenham saído muito maus até 2020, já lá vão 5 anos. ninguém vai reclamar já com cerca de 6 anos em cima.

aqui neste ponto é que discordo, pois já estão a alargar muito e a facilitar e até a contribuir para um facilitismo futuro. já poupavam umas dezenas de milhar de euros:

"Em alternativa, será aceite um livro de manutenção carimbado por um concessionário autorizado pertencente à rede Stellantis. Vamos considerar aceitável um atraso máximo de 3 meses/3000 kms no plano de manutenção."

para mim seria num máximo de 1000kms. já apanha os esquecidos, os que desconhecem, os que andam muito com o carro - que para ser a gasolina até deverão ser poucos - e também alguns que possam adiar por outro motivo qualquer.

pois, lá está, os que deram mais problemas foram precisamente carros até ao ano de 2018, pelo menos dito por um stand há 2 meses. mesmo que tenham saído muito maus até 2020, já lá vão 5 anos. ninguém vai reclamar já com cerca de 6 anos em cima.
Sim e de que a maioria ao fim da garantia já não vai à marca fazer as revisões.
Uma revisão feita na "OFICINA Zé Manel e Filho LDA" já perdeu a reparação.

e que muitas das vezes até são os que trabalham mais certinho que midas, bosch e outros, já para não falar na norauto. ainda há semanas, a cerca de 1km e meio de minha casa, abriu uma midas...

e que muitas das vezes até são os que trabalham mais certinho que midas, bosch e outros, já para não falar na norauto. ainda há semanas, a cerca de 1km e meio de minha casa, abriu uma midas...

Sim. Porque em geral quem abre uma oficina particular já é um mecânico com experiência e quem está num midas e mesmo em oficina de concessionário de marca nem tanto.

Mas também mecânico experiente já sabe das "aldrabices e vicios" que foi aprendendo com os longos anos de trabalho.

De forma científica e sem pré-conceitos ligados ao passado recente, qual o estado atual das coisas relativamente ao 1.2 puretech?

A ideia será potencialmente uma unidade de 2025, e queria saber qual o risco real de problemas. A distribuição já é por corrente?

E se for a versão híbrida com a eDSC6, muda alguma coisa na concepção do motor?

Já desaconselhei mais de 40 pessoas a comprar carros com este motor, de anos anteriores, mas agora como em casa de ferreiro, espeto de pau, a minha namorada na compra de um B-SUV diz claramente que o 2008 é o preferido, mesmo sabendo dos problemas do passado (ou do presente?).

Portanto a ideia seria deixar os “achismos” de lado e medir o risco de uma compra nestes termos.

se já desaconselhaste mais de 40 pessoas, imagina o peso que esse carro (e os irmãos e primos) têm nas escolhas e o desconhecimento que grassa por aí mesmo neste mundo digital, em que em 30 segundos se descobre tudo...

De forma científica e sem pré-conceitos ligados ao passado recente, qual o estado atual das coisas relativamente ao 1.2 puretech?

A ideia será potencialmente uma unidade de 2025, e queria saber qual o risco real de problemas. A distribuição já é por corrente?

Já desaconselhei mais de 40 pessoas a comprar carros com este motor, de anos anteriores, mas agora como em casa de ferreiro, espeto de pau, a minha namorada na compra de um B-SUV diz claramente que o 2008 é o preferido, mesmo sabendo dos problemas do passado (ou do presente?).

Portanto a ideia seria deixar os “achismos” de lado e medir o risco de uma compra nestes termos.

Acabei de ajudar um familiar a comprar um C3 híbrido novo, que só falta mesmo ser entregue.
Em termos de carro propriamente dito é o mais equilibrado em função do preço; o Panda seria ligeiramente mais barato, mas o motor é o mesmo, portanto não seria por aí.
Se podia ter desaconselhado? Podia, mas tendo garantia e não sendo para fazer muitos kms… Não quis ser “velho do Restelo”.

Tenho um 2008 GT Hybrid 145 cv e-DCS6, substituiu um 308 Allure 1.2 Puretech da empresa.

Em relação às alterações no motor entre a versão 1.2 Híbrida e 1.2 Puretech, na minha opinião foram significativas:

- Corrente de distribuição ao invés de uma correia,
- O turbocompressor passou a ser de geometria variável
- O motor passa a funcionar segundo o ciclo Miller
- Passa a usar uma caixa de velocidades de dupla embraiagem com seis Velocidades
- Possui um sistema HYBRID 48V com um motor elétrico incorporado na caixa de velocidades e uma pequena Bateria

Do que noto no dia a dia em relação a diferenças, o Híbrido é bastante mais suave na sua utilização, os consumos também noto uma descida (mas ainda é um pouco cedo para dar números), o motor eléctrico consegue propulsionar o carro a baixas velocidades e está constantemente a ajudar o motor de combustão, mas passa tudo muito despercebido.

Em relação a longevidade do motor ou problemas crónicos é cedo para dizer, o feedback que tem existido é muito positivo mas ainda é cedo, mas em relação a problemas crónicos do 1.2 Puretech parecem ter sido todos endereçados, agora é ver como se comporta este ao longo do tempo

Last edited:

O estado actual é arriscar num motor que nasceu torto há mais de 10 anos, e que, durante esse período, a marca não conseguiu provar que conseguiu solução definitiva, enquanto mudava de tipologia de óleo mais vezes que uma concorrente da casa dos segredos mudava de parceiro.

para ver como se comportará este novo motor serão ainda precisos alguns anos. 3, 4, 5, até as primeiras cobaias começarem a "falar"...

A minha namorada tem um FIAT 500X 1.0 FireFly 120cv e está na hora de trocá-lo. Deu ZERO problemas em 6 anos, o motor é bastante expedito, mas algo ruidoso e com consumos médios que lhe parecem demasiado elevados (acima dos 8l/100 em percursos 70% urbanos).

Como forte possibilidade está o FIAT 600 La Prima 1.2 Hybrid 107kW (145CV) Automática.
  • Em teoria os problemas terão sido resolvidos? Ou segue como um "Podre-Tech"?
  • Consumos, muito melhores em cidade??
Obrigado!

Last edited:
Li que a partir de 2022 a fiabilidade destes motores foi melhorada, com alterações ao nível da distribuição.

Sendo híbrido e aproveitando a autonomia/auxílio eléctricos, deve consumir bastante menos em trajectos curtos.

A minha namorada tem um FIAT 500 1.0 FireFly 120cv e está na hora de trocá-lo. Deu ZERO problemas em 6 anos, o motor é bastante expedito, mas algo ruidoso e com consumos médios que lhe parecem demasiado elevados (acima dos 8l/100 em percursos 70% urbanos).

Como forte possibilidade está o FIAT 600 La Prima 1.2 Hybrid 107kW (145CV) Automática.
  • Em teoria os problemas terão sido resolvidos? Ou segue como um "Podre-Tech"?
  • Consumos, muito melhores em cidade??
Obrigado!

Penso ser 500 1.0 Firefly 70cv, no resto e nesse modelo em particular (600), consumo citadino na ordem dos 5l, quanto á motorização e caixa, bem bom, é como as Doce, 😁[:blush:]

Excelente nível de equipamento, esse.

Deduzi que fosse o SUV, o 600 vai ser mais económico e agradável, mas, também vai ter maior poder de fogo disponível na resposta ao pedal, [:D]

Mas esse equipamento está TOP!, isso sim vai ser uma revolução face ao 500x.

Back