Problemas 1.2 PureTech

Meados 2023 em frente já tem alterações.
A partir de OPR 16885 (31 Jan 2023) todos os DV5 têm corrente de comando das válvulas de 8 mm. Antes disso é preciso ver caso a caso, depende do modelo e da fábrica. Genericamente também é essa data que define o óleo usado - antes dessa data e com a corrente de 7 mm, usam o novo 5W30 FPW9.55535/03 B71 2290 (ou seja, Total Ineo RCP 5W30, ainda não há outro com esta norma). Depois dessa data (e antes dessa data, mas já com corrente de 8 mm), usam o óleo "antigo".

De.qualquer modo, lá para o ano, logo se vê se essa alteração resultou em alguma melhoria...

A partir de OPR 16885 (31 Jan 2023) todos os DV5 têm corrente de comando das válvulas de 8 mm. Antes disso é preciso ver caso a caso, depende do modelo e da fábrica. Genericamente também é essa data que define o óleo usado - antes dessa data e com a corrente de 7 mm, usam o novo 5W30 FPW9.55535/03 B71 2290 (ou seja, Total Ineo RCP 5W30, ainda não há outro com esta norma). Depois dessa data (e antes dessa data, mas já com corrente de 8 mm), usam o óleo "antigo".

De.qualquer modo, lá para o ano, logo se vê se essa alteração resultou em alguma melhoria...
As frotas avisam 🫣

Diz-se que a partir de determinada data, a corrente de distribuição deixou de ser banhada a óleo... e que isso terá resolvido (ou pelo menos atenuado) o problema.

Agora não me recordo bem qual a data. Até pode ser que esteja neste tópico, no meio de tudo o que se escreveu nos últimos 5 anos.

-

Diz-se que a partir de determinada data, a corrente de distribuição deixou de ser banhada a óleo... e que isso terá resolvido (ou pelo menos atenuado) o problema.

Agora não me recordo bem qual a data. Até pode ser que esteja neste tópico, no meio de tudo o que se escreveu nos últimos 5 anos.

-

Como é que a correia deixa de ser banhada a oleo? Passaram a usar um motor inteiramente novo?

Só oa hibridos é que a utilizam uma corrente de distribuição ao invés de uma correia de distribuição banhada a óleo.

Hoje em dia comprar um veículo do grupo Stellantis com motorizações do antigo grupo PSA é uma lotaria sombria em que é infelizmente deitar literalmente dinheiro e recursos ao lixo devido aos problemas que dão e em intervenções preventivas para atenuar,evitar estes mesmos problemas.

Como é que a correia deixa de ser banhada a oleo? Passaram a usar um motor inteiramente novo?

Estarei equivocado é não é o ter deixado de "ser banhada a óleo". Mas houve uma alteração qualquer que fizeram com o intuito de corrigir o problema. Creio que o user rmps falou sobre isto neste tópico há uns anos atrás.

-

Assim de repente, foi isto que encontrei:

O 1.2 PureTech está a ter outro recall por causa da correia de distribuição banhada a óleo - quando existe contaminação de gasolina no óleo, principalmente em carros que andam pouco, a correia tem tendência a gretar, deixando resíduos no óleo que podem entupir a bomba. Como é fácil de imaginar, não haver óleo a circular no motor pode ser catastrófico... Desde 2017 que o fornecedor da correia é outro e, apesar de terem reduzido o número de queixas, ainda existem. Tanto que a substituição da correia passou a ser antecipada para a cada 6 anos, com controlo visual em todas as revisões.

E isto:

Pelo bocal de enchimento do óleo (e talvez usando uma luz) dá para ver a correia do 1.2 PureTech. Se as inscrições da mesma forem a branco, é a correia antiga e problemática. As novas têm inscrições a amarelo. Nas mudanças de óleo convém verificar se existem resíduos não metálicos. Umas das mudanças nas manutenções oficiais, é o controlo visual da correia e a medida da largura da mesma - as problemáticas tendem a alargar.

Ambos os posts estão neste tópico: forum.motorguia.net/diario-de-bordo/160237-db-citroen-c5-aircross-1-2-puretech-feel-spec-17.html#post1071039806

Mas por algum motivo o fórum leva à primeira página do tópico em vez de levar à página onde se encontram os posts. E ainda são 30 e tal páginas para procurar. Mas isso foi escrito nesse tópico, se não estou em erro pelo user rmps.

-​

Aqui o rmps refere 31 de Janeiro de 2023, mas não sei se é a mesma situação (correia do 1.2 PureTech).

Tinha ideia que era uma data bastante anterior, que até se gerou a dúvida se o meu Cactus de Julho de 2019 já seria dos "novos" (com o problema supostamente corrigido) ou dos antigos.

Seja como for também, verdade seja dita, não confiaría em nenhum destes motores :)

-

Aqui o rmps refere 31 de Janeiro de 2023, mas não sei se é a mesma situação (correia do 1.2 PureTech).

Tinha ideia que era uma data bastante anterior, que até se gerou a dúvida se o meu Cactus de Julho de 2019 já seria dos "novos" (com o problema supostamente corrigido) ou dos antigos.

Seja como for também, verdade seja dita, não confiaría em nenhum destes motores :)

-

A corrente de comando de válvulas não é a correia de distribuição. São peças diferentes.

A única correcção que houve foi a troca da correia por uma mais larga e alteração do óleo usado. Só os novos híbridos é que já não têm correia banhada a óleo.

Eu estou à espera desde Junho que me digam quando é para ir trocar a correia que foi sinalizada na revisão, mas como o carro ganhou umas férias forçadas durante uns meses também não estou muito preocupado :sh)

O maior problema não é a correia vir a partir,mas sim o facto que pequenos bocados da correia que se vai danificamdo com o tempo acabam por se depositar no fundo do cárter motor e inevitavelmente acabam por der aspirados pela bomba de óleo...,estes mesmos ficam alojados na grelha de proteção do chupador da bomba de óleo.

Quando deixa de haver um caudal de óleo viável à lubrificação do próprio motor origina desgate interno nos orgãos móveis do mesmo.

No momento em que o testemunho de aviso de pressão de óleo se acende já é tarde demais,o mal já está feito.

A única correcção que houve foi a troca da correia por uma mais larga e alteração do óleo usado. Só os novos híbridos é que já não têm correia banhada a óleo.

Eu estou à espera desde Junho que me digam quando é para ir trocar a correia que foi sinalizada na revisão, mas como o carro ganhou umas férias forçadas durante uns meses também não estou muito preocupado :sh)

Então, que aconteceu? :confused:

Sabem se no Jeep Avenger foi feita alguma alteração ao motor 1.2 ? Nao encontrei relatos de problemas mas tambem o carro é recente.

Sabem se no Jeep Avenger foi feita alguma alteração ao motor 1.2 ? Nao encontrei relatos de problemas mas tambem o carro é recente.

Boas!
Tenho ideia que todos os puretechs desde MAIO já são Gen 2. Ou seja com Corrente e não correia...

Mas o MTPS é capaz de ter uma ideia mais concreta.

Os hibridos eu sei que são todos GEN 2.

Cumprimentos,

LPC

Assisto um 2008 com o 1.2 de 82cv de 2014, nunca deu nenhum problema de motor troquei a correia em 2023 com 105 mil km e estava razoavel, retirei o carter nao tinha nenhum pedaço de borracha agarrado ao chupador.
Revisoes anuais, leva cerca de 120 mil km, oleo sempre total 5w30 ineo ecs.
Entre revisoes gasta cerca de 1,5l de oleo.

Voltar
Superior