Problemas com Ibiza

4? aqui so há o ibiza e já é demais [:D]

ultimamente nao posso ir ao mecanico com o meu pai, mas quando ia sempre que abria a boca, mandavam me calar! o meu pai repara em tudo, anda em cima do mecanico para tudo, mas se ele diz que é assim e nao é assado, o meu pai acredita, mesmo que ache o contrario..

Será que a EGR precisa mesmo de ser trocada? Se calhar basta só uma limpeza que é muito mais barato. Mas se calhar não rende ao mecânico... Nos carros, há coisas que mais vale aprender a fazer. Sabemos o que é feito e fica por uma fracção do preço. Mas como o carro não é teu...
Não acende a luz de check ou a EPC (ou as duas)?

Será que a EGR precisa mesmo de ser trocada? Se calhar basta só uma limpeza que é muito mais barato. Mas se calhar não rende ao mecânico... Nos carros, há coisas que mais vale aprender a fazer. Sabemos o que é feito e fica por uma fracção do preço. Mas como o carro não é teu...
Não acende a luz de check ou a EPC (ou as duas)?

Exactamente, sou defensor do lema "no poupar é que está o ganho". Não me importo de muitas vezes vestir o fato de macaco na garagem de casa e tratar eu mesmo dos problemas e fazer as mudanças de óleo e filtros. Basta um pouco de paciência e gosto por aprender.
Sim uma limpeza na EGR costuma funcionar, mas como é um carro a gasolina não me parece que tenha ganho muito carvão, deve ser mesmo o mecanismo de abrir e fechar que está lixado.

Não sei quão sujas as dos otto ficam, mas às vezes até mesmo uma utilização fora de cidade ajuda a fazer os problemas desaparecer. Se o carro for de andar em cidade ou é do género não passa das 2500rpm, acaba por se acumular demasiada porcaria. E não só na EGR, sabes que esse tipo de utilização "mata" um carro. Portanto, se forem limpas, o benefício ainda deve ser maior. Mas claro que também pode ser avaria. Em todo o caso, o proprietário devia começar pelo mais barato.

A luz EPC andou muito tempo ligada, mas essa desligou e ligou outra, que é a que anda agora. (será essa de check?)

o carro nunca anda em cidade, e passa sempre das 2500rpm (a minha mae nao ouve o barulho do carro e nao olha para o conta rotaçoes, as vezes tenho que lhe dizer para meter outra [:D]
:sh))

Não sei como é a do Ibiza mas costuma ter um desenho com um motor, às vezes com um raio, ou coisa assim, sobreposto. Eles deviam ver isso. Pode bastar uma limpeza que indo ao sitio certo fica barato. Andar com o carro assim, pode gastar mais em combustível, ou se não estiver a fazer uma queima correcta, pode danificar o catalisador, que é carinho. Mas se já os avisaste... Eu sei o que é tentar fazer ver coisas a outras pessoas e por mais óbvias que sejam, recusam-se a ver... e recusam-se resolver um problema que pode ficar por 50 mas que se for negligenciado pode aumentar para 500 e entretanto pôr a segurança em risco... enfim, coisas inexplicáveis.

A luz que acende é esta amarela:

DSCF6765.jpg

E à uns tempos, o carro andava com problemas em 2 cilindros, e o mecanico tambem disse que nao fazia a queima correta, mas trocou os cabos dos cachimbos (é assim?) e o assunto ficou arrumado..

Sim, é essa. Assinala um problema relacionado com emissão de gases. Pode ser muita coisa, desde a tal simples limpeza da EGR como problemas nas sondas, etc.

a wild Ibiza strikes again

Ainda acerca deste problema com a luz que nunca mais apagava (post #68) e a valvula EGR, hoje o carro foi ao mecânico para a mudar. Again.
Mas a minha mãe disse-me que o gajo apenas mudou uns fios, mais ou menos no sitio da valvula, mas só trocou os fios e não a valvula em si. Andei a ver fotos na net e encontrei isto:

thumb_42631_902407_0_5598ab39e445b9ad567ca2532068a39e.jpg

Aqui diz que a válvula é para a opel, mas para um ibiza deve ser igual/pareciada, não é? Amanha devo de ir ao motor ver ao certo o que o gajo mudou e amanha posso por uma foto aqui, mas quer me parecer que a minha mae pagou uma valvula nova sem a terem mudado..

Ah! a luz continua acesa..

Antes demais desculpem pelo ''interferir'' num post que não é meu, mas visto que o problema é parecido aqui vai.

Eu não tenho nenhuma luz ligada no meu. mas em dias de mais humidade e frio o meu engasga-se. Já troquei velas, cabos de vela,limpei corpo de borboleta. Isto pode ser derivado da Egr certo ? Alguém consegue arranjar uma foto do motor do 1.0 e onde essa válvula se localiza? Creio que nunca tenha sido trocada ou limpa...

Vi isto algures pelos forums...
egr2.jpg

Se a do meu estiver assim fico contente... deve estar muito mas muito pior.

Última edição:
Já fui ver o que mudaram no carro e foi este fio:

DSCF8308.jpg

No papel diz "Sonda" qualquer coisa (não consigo perceber o resto da letra). Têm alguma coisa a ver com o carro desenvolver mal ou com o valvula EGR? hoje a minha mãe disse que o carro já desenvolveu melhor..

______

HugoCabral6, está à vontade! :)

Não te posso ajudar com o teu problema, mas tenho aqui fotos do que penso ser a valvula:

DSCF8311.jpg

DSCF8310.jpg

Pelo que percebi, vais ao lado esquedo do motor (onde está o quadradinho) e olhas e ves esse cilindro preto. Mas é melhor algém vir confirmar, não tenho a certeza [;)]

Aproveito este tópico porque me parece que estou com um problema semelhante, ou seja,
Ao ligar o carro, não é sempre certo, com ele frio ou quente, o ralentim não estabiliza, isto é, não fica nas 750/800 rotações, faz como que uma onda, vai abaixo, levanta e vai novamente abaixo, assim sucessivamente.
Alguém me poderá dar alguma dica? Obrigado.

Voltar
Superior