Problemas com o mecânico

Só me esqueci de acrescentar um facto importante...quando cheguei a casa depois do "arranjo" reparei que faltavam coisas na mala...pequenas tipo a antena do carro e uma tesoura da poda. Eu tenho a certeza que estavam la antee de ir ao mecanico...
Fui lá e ele disse que não mexiam sequer na mala, não podiam ter sido eles. Decidi esquecer o facto.
Mas agora que a agua desaparece, estou a ficar furioso com ele...apesar de poder ser yma coincidência

ele passou fatura...eu pedi já para prevenir essas situações!!!
É o 1.4 90 cv. eu tenho medo que seja mesmo a junta da cabeça.
É algo caro a troca da mesma, caso seja isso?

Cá em casa mora uma astra com esse motor do ano 2000, não tem dado grandes problemas e nunca perdeu água, conta com 200 mil kms.

Tenho um amigo com a mesma carrinha, mesmo motor, do ano 1999 que levou duas juntas da cabeça, a reparação anda nos 500 euros.

Só me esqueci de acrescentar um facto importante...quando cheguei a casa depois do "arranjo" reparei que faltavam coisas na mala...pequenas tipo a antena do carro e uma tesoura da poda. Eu tenho a certeza que estavam la antee de ir ao mecanico...
Fui lá e ele disse que não mexiam sequer na mala, não podiam ter sido eles. Decidi esquecer o facto.
Mas agora que a agua desaparece, estou a ficar furioso com ele...apesar de poder ser yma coincidência

Atenção a isto,casos de mecânicos ladrões são às carradas, eu nunca facilito mesmo em oficinas de marca tiro tudo o que tenho no carro.

Tanto aconteceu desde k levei o carro a primeira vez para a fuga de agua e o dia de hoje...
Parece que tenho o radiador partido e talvez tenha de mudar a bomba de agua. O vedante entre a caixa e o motor "estranhamente" começou a verter óleo! Até houve uma "dica" para eu poupar dinheiro...mudar tb a embraiagem...assim "poupava" em mão de obra futura...vai ser uma conta....nem quero ver!

Tanto aconteceu desde k levei o carro a primeira vez para a fuga de agua e o dia de hoje...
Parece que tenho o radiador partido e talvez tenha de mudar a bomba de agua. O vedante entre a caixa e o motor "estranhamente" começou a verter óleo! Até houve uma "dica" para eu poupar dinheiro...mudar tb a embraiagem...assim "poupava" em mão de obra futura...vai ser uma conta....nem quero ver!

Tens os mesmos problemas que o meu amigo.

Mas estas unidades são assim tão problemáticas? A astra aqui de casa tem-se mostrado bastante fiável.

Pois... cá está um tópico daqueles que dão "pano para mangas".

O que me pareceu claro logo desde início, é que o colega Ifvneto já não sente total confiança naquele mecânico.
Refiro-me às incertezas, se alguns objectos teriam desaparecido na oficina ou não, etc.

Depois há aí o típico "clichê" que o trepkos mencionou, há de facto os vigaristas que para manterem a receita arranjam problemas novos - ATENÇÃO, que não estou a dizer que é este o caso, mas conheci 1 ou 2.

A questão é:
- se tens factura dessa reparação, ele não te pode voltar a cobrar nada do que esteja discriminado na factura;
(pois significa que teria reparado as coisas mal)
- se a avaria persiste, mas agora é mesmo devido a outro motivo (e é isto que tens de apurar), então em princípio o problema será mesmo do carro.

Agora, se também falas em novas coisas que "estranhamente" aparecem, como fugas e tal... isso não te vai sair da cabeça e não é muito fácil apurar se foi de facto ele, ou não.
Portanto a melhor sugestão que te posso dar, é: fala com vários dos teus amigos/conhecidos e procura outro mecânico de confiança e pelo menos começas com menos preocupações.

Cá em casa mora uma astra com esse motor do ano 2000, não tem dado grandes problemas e nunca perdeu água, conta com 200 mil kms.

Tenho um amigo com a mesma carrinha, mesmo motor, do ano 1999 que levou duas juntas da cabeça, a reparação anda nos 500 euros.

Atenção a isto,casos de mecânicos ladrões são às carradas, eu nunca facilito mesmo em oficinas de marca tiro tudo o que tenho no carro.

Já deixei propositadamente dinheiro dentro do carro e o mecânico da minha confiança nunca mexeu em nada, mas é uma oficina pequena. Numa oficina com muitos funcionários, será mais difícil ter confiança em todos...

Se não confia no mecânico e já correu mal uma vez, vai lá voltar para quê?

mas vamos esquecer esse pormenor e vamos ao que interessa.

O mecânico de certeza que explicou o que encontrou e mostrou-lhe o que trocou. Não é preciso ter grandes conhecimentos de mecânica para perceber que o tubo está roto, porque ele mostra e tem um buraco. O mesmo acontece com a maioria dos componentes não-electronicos. Na mão, cá fora, geralmente a falha é obvia para qualquer pessoa.
Para alem disso, pode pedir as peças ao mecânico e levar a outro para pedir uma 2ª opinião, ou trazer o mecânico até essa oficina. Se as quiser levantar, tem que assinar um termo de responsabilidade, porque o mecânico é obrigado por lei a reciclar. Também é obrigado por lei a guardar as peças durante X tempo e mostrar-lhe sempre que o sr quiser, dentro desse prazo.

Se quer que o mecânico teste TUDO, inclusive a junta da cabeça, tem que estar preparado para desembolsar os € pela mão de obra necessária. E depois...se não encontra nada, é um ladrão porque cobrou 5h de mão de obra pra trocar um oring que qqr um troca em 5m...ou se encontra, é ladrão porque fez tudo para encontrar problemas.

Até houve uma "dica" para eu poupar dinheiro...mudar tb a embraiagem...assim "poupava" em mão de obra futura...
O retentor em causa custa uns trocos, para o trocar é preciso tirar a embraiagem. Depois da embraiagem fora, são uns 30m de MO se tanto. Portanto, o mecânico está a sugerir que poupe 4 a 6h na mão de obra ao fazer tudo duma só vez.
E se não trocar o retentor, até a fuga ser "catastrofica", é limpar antes da IPO e está a andar. Quando fôr preciso trocar a embraiagem, troca o retentor. Mudar só o retentor?...é preciso ser doido ou rico.

não é muito fora do normal um carro de 1998 estar a precisar dum retentor, mesmo que nunca tenha dado qualquer chatice antes.

Agora, trocar o radiador e talvez a bomba de agua?
é que o "traseiro" não tem nada a ver com as calças, e ainda por cima a bomba de agua é provavel que seja interna (aka junto com a distribuição)....EU aqui ia ver bem o ponto de situação antes de mandar reparar, mas isto sou eu, que não percebo nada da poda, ou das tesouras.
Será que andou sem anticongelante?

So mandava vir com o mecanico se soubesse certamente que a fuga era a mesma que ele arranjou, e como sei isso? Simples, pegar no carro e pedir opiniao outra oficina, pagando a mao-de-obra. Se o problema foi o que o primeiro mecanico reparou, apresentar qualquer despesa que tenha sido feito para detectar o problema ao mesmo, se nao for... e se nao sentes confiança no mesmo, era isto que fazia sem duvida.

Contudo, nao é de todo impossivel reparar uma fuga e aparecer outra logo de seguida, por muito que se tenha metido o sistema sobre pressão (muitas vezes, ate metem pressao a mais e isso origina novas fugas, nao é raro isto acontecer). Isto ja me aconteceu.

Fui buscar finalmente o carro hoje!!
Mudou o radiador, a junta da colaça, a distribuição, a bomba de água, o disco da embraiagem, o vedante da caixa. paguei 680 aérios!
É claro que meteu um retentor novo, umas anilhas e orings novos não sei onde...uns pozinhos de perlimpimpim!!! a acrescentar aos 270€ já pagos tudo ficou em 950€!!!

Grande prenda de primavera!!!

Honestamente, se o carro nunca te deu problema, ter uma reparação de 1000€ ao final de 15 anos nao me parece nada de especial.

Quanto aos mecânicos... já se sabe... é sempre uma incógnita... o ideal é arranjar alguém de confiança e com experiência nas nossas marcas/ modelos. Mas nem sempre é fácil e a menos que seja uma pessoa muito batida naquele motor/ carro as avarias nem sempre são fáceis de apanhar.

Médicos, advogados e mecânicos... algum dia vamos invariavelmente estar dependentes deles e nnc vamos saber se o que estão a fazer é o mais correcto e o que melhor nos serve... resta-nos confiar!

Bem ao ler o tópico estive em sintonia com a maioria da opiniao dos useres pois suponha que devias ter pago uns 100€ pela 1ª reparaçao, mas 270€ nao é bem a mesma coisa...
Detectar uma avaria nem sempre é facil mas 270€ é muito dinheiro daria para trocar já algumas peças, e se ficou na mesma... para mim nao é grande mecanico.
Uma coisa é trocar logo o que salta mais á vista um tubo roto ou algo do genero que nao deve ficar em grande valor, e depois até nem ser só daí pode bem acontecer mas 270€ nao me pace que tenha sido esse tipo de reparaçao.

Fez a revisao ao carro e trocou uma peça na cabeça do motor...o k me deixa chateado foi nem ter olhado para os tubos com semelhante pressão que tinham...
O melhor de tudo é k como trocou a junta da culaça teve de trocar o oleo...e cobrou-se outra vez...
Eu nunca lhe disse o que trocar...fui aberto e quis o problema resolvido a primeira.
Agora descobre o problema e cobra-se outra vez do oleo...

E
Bem ao ler o tópico estive em sintonia com a maioria da opiniao dos useres pois suponha que devias ter pago uns 100€ pela 1ª reparaçao, mas 270€ nao é bem a mesma coisa...
Detectar uma avaria nem sempre é facil mas 270€ é muito dinheiro daria para trocar já algumas peças, e se ficou na mesma... para mim nao é grande mecanico.
Uma coisa é trocar logo o que salta mais á vista um tubo roto ou algo do genero que nao deve ficar em grande valor, e depois até nem ser só daí pode bem acontecer mas 270€ nao me pace que tenha sido esse tipo de reparaçao.

Pois, pois... falar depois é muito fácil...
Já diz o provérbio: "Depois da noiva casada não lhe faltam pretendentes"!![;)]

Fez a revisao ao carro e trocou uma peça na cabeça do motor...o k me deixa chateado foi nem ter olhado para os tubos com semelhante pressão que tinham...
O melhor de tudo é k como trocou a junta da culaça teve de trocar o oleo...e cobrou-se outra vez...
Eu nunca lhe disse o que trocar...fui aberto e quis o problema resolvido a primeira.
Agora descobre o problema e cobra-se outra vez do oleo...

E então?!:confused:
Se trocou o óleo novamente, não é natural que o mesmo tenha que ser pago?
Ou o "segundo" óleo é grátis?

Como sabes que ele "nem olhou" para os tubos?!
Quem dera que os diagnósticos fossem sempre assim tão simples... até porque se o problema fossem só os tubos, não seria necessário mudar a junta da culassa, etc, etc...

Mas, o que interessa é que o problema era mais grave que o que poderia parecer à primeira vista, e, agora estará finalmente resolvido!!

É fácil: em vez de estares a "fazer filmes", fazes como as pessoas civilizadas e vais lá falar com ele, explicando a situação!!
Isso é o mínimo exigível, antes de fazer qualquer consideração sobre o mecânico, etc...

Hoje em dia, parece que anda tudo a ficar "baralhado da cabeça", e, já nem sequer sabem fazer uma coisa tão simples como falar com as pessoas...:sh):sh)
Parece que, em vez de tentarem resolver os problemas, querem arranjar mais...

Exatamente, acho que temos de partir do princípio que as pessoas são honestas e não o contrário.
Qualquer dia andamos todos a desconfiar de todos e isso não augura nada de bom. [;)]

Fui buscar finalmente o carro hoje!!
Mudou o radiador, a junta da colaça, a distribuição, a bomba de água, o disco da embraiagem, o vedante da caixa. paguei 680 aérios!
É claro que meteu um retentor novo, umas anilhas e orings novos não sei onde...uns pozinhos de perlimpimpim!!! a acrescentar aos 270€ já pagos tudo ficou em 950€!!!

Grande prenda de primavera!!!

Apenas um aparte.
Quando se muda partes de embraiagem deves mudar o conjunto todo. Fica mais caro mas a longo prazo ganhas dinheiro. Ja cometi o erro de em mecanicos poucos serios ir mudando às partes como tu e do meu bolso descobri que apenas serve para pagares mais horas de trabalho. Mudaste o disco e daqui a umas dezenas de kms arrebenta ou o cabo ou outro componente da embraiagem. Todas as peças da embraiagem sao de desgaste e os mecanicos sabem disso. Quando mudam apenas parte nao sao honestos ate pq para fazer o serviço mudam tudo e pagas pouco mais...

Fora este aparte acho que estavas a ter uma visao um pouco dura e incorrecta da situacao. Alguem que te muda A apenas se pode responsabilizar naturalmente por A. Tu escreves como se tivesse que apos ajeitar A tiver que se responsabilizar por A+B+C+D.

Quanto ao que falei da embraiagem daqui a uns temspo vai lembrar-te infelizmente de mim (ou o resto da embraiagem foi trocada faz pouco tempo e daí ele optou nao trocar o que faz sentido)

Talvez nao me tenha explicado bem...da primeira vez cheguei e disse-lhe k tinha o deposito da agua do radiador seco. Deveria haver alguma fuga!!! E disse-lhe para ele resolver o desaparecimento da água.
Ja K la estava faria tb a revisão!!!
A questao é...ele viu o radiador furado e a junta a fazer de panela de pressao ambulante e nao quis saber ou nao viu mesmo e é realmente incompetente.
É k paguei oleo, filtro do oleo e foram uns bons 60 ou 70 euros so pra isso...e paguei e nao bufo.

Voltar
Superior