Problemas com vizinho

A dada altura, já tinha a chamada ''hora do arrasto'', alguém no piso de cima, por volta das 22 horas, arrastava o que penso que seria um móvel, era todo o santo dia.

De resto, só o ano passado, tive algum stress com uns vizinhos que vieram morar para o andar de baixo.

Os mesmos tinham um cão, e desde as 07 horas da matina até às 20 horas da noite, o cão sempre a ''chorar'', quase ininterruptamente.

Dei 3 meses para o canídeo se ''ambientar'', quando voltei de férias, e a situação se mantinha, lá fui bater à porta, sim, porque mais gente se queixava, mesmo os do lado, mas nada fizeram, e expliquei a situação, e desde aí, não sei o que fizeram, mas só muito esporadicamente se dá pelo cão.

A via do diálogo é sempre a melhor opção. Em vez de escreveres num forum pega nas pernas sobe as escadas e explica educamente que o ruído te está a incomodar.

Pessoas normais e educadas vão compreender e "melhorar" a situação.

Há crianças complicadas, e quando se trata de crianças é sempre mais difícil... tem também isso em conta.

O teu "histórico" também me leva a pensar que estejas a exagerar. Tu tens muito tempo livre, o que te leva a encontrar problemas onde muitas vezes eles não existem.

Não me leves a mal... estou a dar uma opinião sincera.

Então, para vosso conhecimento, e para saberem o nível de desespero que já domina cá por casa, os barulhos verificam-se de forma ininterrupta durante horas a fio, e incluem ruídos de toda a espécie como:

- Passos a correr e a saltar por toda a casa
- Objetos duros e/ou pesados a cair ou a ser colocados com força no chão (parecem pedras, muitas vezes o barulho espalha-se e ramifica-se como se fossem esferas a rolar por todo o piso)
- Arrastar móveis
- Chiadeira de móveis ou não sei do quê
- Gritaria
- Estampidos (ruídos surdos que não consigo identificar)
- Berbequins a furar paredes
- Logo a seguir, o ruído típico de um martelo a bater na parede (deve ser consequência do anterior)
- Um conjunto de outros ruídos de vários tipos que não conseguimos identificar

Já mencionei que isto ocorre durante várias horas seguidas, todos os dias sem excepção?

No meio disto tudo, é absolutamente incrível como pode haver pessoas que não sosseguem durante um dia inteiro, há sempre qualquer coisa a mexer, cair, ser arrastada, etc. Há dias até as paredes do meu escritório vibravam! Trabalho parcialmente em home office e já tive pessoas a ter dificuldade em me entenderem por telefone ou Teams...

Agora, ainda acham que eu é que estou a exagerar ou a ser melindroso??? :sh):sh)​
Fiz questão de dizer q o q referi se aplicava a mim, e de falar na generalidade.

Essa lista de facto é muito má...e não descarto a hipótese de q os barulhos q entretanto já terminaram, vos agravaram o grau de importância dado aos outros.

Não obstante isso, acho q se possível a via do diálogo ajuda muito.

Então, para vosso conhecimento, e para saberem o nível de desespero que já domina cá por casa, os barulhos verificam-se de forma ininterrupta durante horas a fio, e incluem ruídos de toda a espécie como:

- Passos a correr e a saltar por toda a casa
- Objetos duros e/ou pesados a cair ou a ser colocados com força no chão (parecem pedras, muitas vezes o barulho espalha-se e ramifica-se como se fossem esferas a rolar por todo o piso)
- Arrastar móveis
- Chiadeira de móveis ou não sei do quê
- Gritaria
(...)
- Um conjunto de outros ruídos de vários tipos que não conseguimos identificar

Já mencionei que isto ocorre durante várias horas seguidas, todos os dias sem excepção?

No meio disto tudo, é absolutamente incrível como pode haver pessoas que não sosseguem durante um dia inteiro, há sempre qualquer coisa a mexer, cair, ser arrastada, etc. Há dias até as paredes do meu escritório vibravam! Trabalho parcialmente em home office e já tive pessoas a ter dificuldade em me entenderem por telefone ou Teams...

Agora, ainda acham que eu é que estou a exagerar ou a ser melindroso??? :sh):sh)​

Claramente vives cá em casa. Sai já do armário e revela-te. 😏

Boa sorte com isso. Mesmo por cima da minha cabeça, as crianças continuam na correria. Eu continuo, tal como nos últimos 5 anos, à espera que o mercado dê o estoiro para poder mudar de casa.

Last edited:
Nada como viver numa casa apenas com vizinhos de um lado e de outro! Não é o melhor de tudo (o ideal era uma moradia isolada), mas pelo menos os meus são bem tranquilos!

Viver no interior não pode ser apenas desvantagens!

Esses foram inicialmente, durante umas 4 a 6 semanas, entretanto cessaram.

Tudo o resto mantém-se, e é mais que suficiente...
Com sorte são os donos da minha rua que estão a chapar aí um jacuzi.
Boa sorte para os turistas não encherem o jacuzi. Aquela treta larga a água toda para a casa do vizinho.
Os vizinhos ainda não se deram ao trabalho de mandar lixívia para as varandas de pessoas alérgicas a lixívia?
Então sem stresse.

A via do diálogo é sempre a melhor opção. Em vez de escreveres num forum pega nas pernas sobe as escadas e explica educamente que o ruído te está a incomodar.

Pessoas normais e educadas vão compreender e "melhorar" a situação.

Há crianças complicadas, e quando se trata de crianças é sempre mais difícil... tem também isso em conta.

O teu "histórico" também me leva a pensar que estejas a exagerar. Tu tens muito tempo livre, o que te leva a encontrar problemas onde muitas vezes eles não existem.

Não me leves a mal... estou a dar uma opinião sincera.

Pois estás... mas o grande problema é que ela é baseada na tua ignorância para com esta situação. [;)]

Por isso vou adicionar mais dados aqui para te esclarecer melhor a ti e a quem ler isto: evidentemente que a nossa primeira atitude foi irmos falar educadamente com as pessoas para terem mais cuidado. De nada valeu. De seguida, passámos a situação à administração do condomínio. Esta começou por deixar um aviso escrito. De nada valeu. De seguida falou directamente com as pessoas. Sim, adivinharam, de nada valeu. Dizem sempre que vão ver o que podem fazer, mas com efeitos práticos zero.

Daí que, esgotadas todas as vias diplomáticas sem resultados concretos, não resta outra alternativa senão a formalização de uma queixa.

E para rebater o teu comentário de que "tenho demasiado tempo livre", não podias estar mais enganado. O que acontece é que passo muito tempo em casa e ao computador, mas a fazer tudo menos a relaxar. Estou em trabalho, frequentemente de manhã à noite. E não sou só eu a queixar-me. Um familiar que vive connosco e que está neste momento a preparar-se para exames importantes, precisando, por isso, de estudar, está com os nervos absolutamente em franja com este problema. Repare-se que neste caso não é um problema de privação de sono, pois de noite, felizmente, a coisa acalma, mas de um incómodo permanente que, garanto, deixaria os nervos de qualquer um em franja. Na verdade, perante o que tem estado a acontecer, não ter ainda rebentado um conflito feio só prova como somos pessoas extremamente tolerantes e calmas. Com muita gente que conheço, isto já teria dado molho pela certa...

• Like
Reactions: DMA
Recupero aqui este tópico para partilhar convosco o desespero de ter a viver no andar directamente por cima do meu alguém com 2 crianças hiperactivas... :sh):sh):sh)

Em breve conto partilhar aqui o ponto da situação depois de irmos recorrer à última (?) medida que nos resta...
Só tive problemas com vizinhos uma vez. Só há uma medida eficaz para isso...

https://www.remax.pt/

Uma coisa muito importante que aqui disseram é o facto de "procurar" os problemas com a vizinhança. Nos dias que metia na cabeça que ia acordar de madrugada para ir trabalhar e que ia haver barulho durante a noite era certinho direitinho. Quando não me lembro nem dou por grande parte do barulho.
Mas tenho um vizinho de cima, que não sei o que anda a fazer mas parece que anda com um trolei a toda a hora.

Só tive problemas com vizinhos uma vez. Só há uma medida eficaz para isso...

https://www.remax.pt/

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Claro que sim, essa é a melhor opção...fugir com o rabo entre as pernas...ainda para mais com o mercado como está neste momento. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]No meu prédio não tenho grandes queixas a fazer, mas claro que por vezes tanto os meus filhos como os filhos dos outros fazem barulho, [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Uma vez ou duas por ano admito uma festa até às tantas, tal como os outros têm que admitir de mim. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Só não tolero barulho de crianças (que acontece uma vez por outra) a partir das 22h/22.30h. Até aí aturo como os outros aturam! [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Claro que depende muito dos prédios e da insonorizarão dos mesmos, mas é quase impossível que seja assim tão boa que mitigue todos os barulhos. [/FONT]

Tenho para mim que o tipo de pessoas que não se apercebe que são uns animais a fazer barulho, não vão lá com diálogo, papeis do condomínio nem nada dessas subtilezas. isso funciona com pessoas minimamente civilizadas, que têm noção que viver num prédio não é viver numa ilha.

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Claro que sim, essa é a melhor opção...fugir com o rabo entre as pernas...ainda para mais com o mercado como está neste momento. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]No meu prédio não tenho grandes queixas a fazer, mas claro que por vezes tanto os meus filhos como os filhos dos outros fazem barulho, [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Uma vez ou duas por ano admito uma festa até às tantas, tal como os outros têm que admitir de mim. [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Só não tolero barulho de crianças (que acontece uma vez por outra) a partir das 22h/22.30h. Até aí aturo como os outros aturam! [/FONT]

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Claro que depende muito dos prédios e da insonorizarão dos mesmos, mas é quase impossível que seja assim tão boa que mitigue todos os barulhos. [/FONT]
Não é fugir com o rabo entre as pernas, é não comprar uma guerra sem fim à vista que só te vai desgastar 😉

Pior que os vizinhos do outro é esta fonte que desaustina milhentos ultilizadores....mas temos de ser inclusivos.[:D]

Eu ao fim de semana, vou para uma moradia que tenho, supostamente para descansar, mas se calhar, se ficasse no apartamento, descasava mais.

Muitas vezes é insuportável estar o dia inteiro com os canídeos da vizinhança, sempre a ladrar.

Por acaso acho que tive mais "chatisses" em moradias do que em prédios. É que nas zonas com moradias quase toda a gente tem um ou mais cães...

Por acaso acho que tive mais "chatisses" em moradias do que em prédios. É que nas zonas com moradias quase toda a gente tem um ou mais cães...

Também não faltam cães em apartamentos.

E mesmo que hoje não estejam lá nada te garante que não estejam amanhã.

Não há prédio sem gente doida.
Os tugas, regra geral, são pouco civilizados e educados.
Aqui até já tivemos um que roubava o contador dos vizinhos quando lhe cortavam a água por falta de pagamento. Até chegava ao pormenor de trocar as placas de identificação.

Back