Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

CLIOthoris

New member
Em Portugal existiam 4 graus académicos: Bacharel (Bachelor 3 anos), Licenciado (???), Mestre (Master +1), Doutor (Phd)

O grau de licenciado (5 anos) só existia mesmo em Portugal (em Itália havia algo semelhante: o grau Laureado…).

Se em conversa com um alemão, inglês, francês, norte-americano ou japonês disséssemos que éramos licenciados eles ficavam a olhar para nós sem saber do que estávamos a falar…

Quando falamos com pessoal desses países desenvolvidos, eles em termos de habilitações dizem que são “bachelor in economics”, “bachelor in computer cience”, etc.

Ora o processo de Bolonha que visa normalizar os graus na Europa, vem “descobrir a careca” aos graus académicos portugueses…No tratado existem três graus: Bachelor, Master e Phd…Claro criam o quê? Que houvesse o grau de licenciado…Hehehehehehehehe…Isso não existe…

Como é que em Portugal se tentou resolver este “embróglio”?: Criando 3 graus académicos: Licenciado (que corresponde ao Bachelor), Mestre (Master) e Doutor (Phd).

O grau Licenciado antigo desaparece. E aparentemente o Bacharelato é renomeado para Licenciado.

Ora esta solução continua a ser incomodativa, senão reparem. Um novo licenciado português (3 anos) se quiser trabalhar na Alemanha vai ter de fazer o seu currículo em estrangeiro (inglês, alemão) e o que vai dizer: Que é “licenciated”….Ora mas isso continua a não existir….Vai ter de traduzir “Licenciado” para “Bachelor” para o pessoal dos países desenvolvidos perceberem…

Nota:

Vejam as habilitações académicas de Claude Shannon, o “pai” da teoria da informação cujas investigações são aplicadas em tudo quanto seja computadores: http://en.wikipedia.org/wiki/Claude_Shannon

De engenheiro e de louco, todos temos um pouco, uns mais que outros, e de licenciado?????????

O melhor mesmo é comprar uma licença</u> para condução de motociclos[:0]

Anda um "gaijo" a queimar as pestanas durante 5 anos e agora tem que ao preencher um curriculum que é “Bachelor”:(

Isto afinal é um grande tratado[:o)], trata-nos é o curriculum[8]

Mais valia que tivessem mantido a designação "Bacharel", que já existia em Pt e encaixava como uma luva com Bolonha.

Mas não! Mentes burocratas acharam que poderia haver despeito e toca de "forçar" o termo "licenciado" que não existe em mais lado nenhum.

Curricúlo? Pah, escolhe por colocar "Bachelor" e acrescenta, sublinhado, "5 years programme".

hmmm... o bachelor existe em portugal... é o bacharelato e são 3 anos geralmente. A licenciatura são 5 e so on...

O que conta não são os nomes, mas o valor num escala que são os niveis da educação... e a licenciatura tem um nivel, bacharelato outro, etc etc... e esses valores é que contam e coincidem com os de lá de fora.

eu nunca traduzi a minha licenciatura,

no meu CV diz que tenho uma "licenciatura" e ponto final.

Se perguntarem o que e' eu explico... na pratica e' semelhante ao mestrado (no estrangeiro) mas sem tese.

Eu acho que o problema mesmo é aqueles que como eu têm uma licenciatura de 5 anos e que a curto prazo vão ter colegas com a mesma "licenciatura" de 3 anos....

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Não vejo onde esteja o problema. É tudo uma questão de numenclatura, na prática tudo continua igual!

Nem mais...

Ninguem me tira da cabeça que com 3 anos ficou licenciatura por uma questão de status... [8)]

Para os licenciados em engenharia vai tudo dar ao mesmo. Só novos mestrados e antigos licenciados com 5 anos de estudos podem inscrever-se na ordem.

citação:Originalmente colocada por Peacelove

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Não vejo onde esteja o problema. É tudo uma questão de numenclatura, na prática tudo continua igual!

ai não continua não. Os cursos duram menos tempo e temos de nos esforçar mais.

o meu curso, foi partido ao meio simplesmente... ( mais umas alterações de estética)

Grande parte dos cursos é quase a mesma coisa, alem disso 3anos = 180 creditos ETCS, cada crédito corresponde a 7.5horas (salvo erro) de trabalho.

Se existe cursos que os 3 primeiros anos ficou mais difícil não estou a ver como.

Lá está o problema de ser ter passado "o nome" licenciatura para 3 anos, tu já estás a pensar que quem vai sair de lá com 3 anos a saber o mesmo que os de 5anos na licenciatura antiga, quando isso nem de perto nem de longe corresponde à verdade.

Tu em muitas universidades europeias (britanicas principalmente) tens os undergraduate degrees que são equivalentes às licenciaturas... e antes de Bolonha tb duravam 4 e 5 anos.

Passei para o segundo ano de civil, o segundo de 5, agora vai entrar o tratado de bolonha e ainda nao percebi nada.

Creio que vou ter 16 cadeiras este ano.

Antes o bracharelato tinha 3 anos, e nao servia para nada, agora nao existe, e passa a ser apelidado de licenciatura.

a licenciatura tinha 5 anos, agora passa a ser apelidada de mestrado.

Enfim, ainda nao percebi mta coisa.

se alguem tiver alguma informaçao a mais, agradecia.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Para os licenciados em engenharia vai tudo dar ao mesmo. Só novos mestrados e antigos licenciados com 5 anos de estudos podem inscrever-se na ordem.

O meu curso nao esta acreditado, terei de fazer os exames.

MAs sim, e tudo igual.

COm bolonha so podem inscrever-se com 5 anos.

N sei se reparou, mas há uma tabela onde pode comparar o seu grau academico c os do resto da europa e por o termo certo.
No site do cv europeu está lá as instrucções, n sejam tao rápidos a concluir q nós estamos mal e os outros bem.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

N sei se reparou, mas há uma tabela onde pode comparar o seu grau academico c os do resto da europa e por o termo certo.
No site do cv europeu está lá as instrucções, n sejam tao rápidos a concluir q nós estamos mal e os outros bem.

link?:)

Já agora, aproveito o tópico para fazer uma questão, pode sert que alguém me consiga ajudar:

- Licenciei-me com um curso de 5 anos
- Fiz a parte escolar do Mestrado com a duração de 3 semestres, e estou a concluir a tese (falta um mês e meio...estou frito!!!)

Bem, vamos supor q entrego a tese a tempo e horas.

Fico com um total de 6 anos e meio de aulas e uma tese feita...

A questão é, enquadrando estes 6 anos e meio em Bolonha, significará que tenho os 5 anos do mestrado e 1 ano e meio do Doutoramento... logo, poderei fazer um Doutoramento sem aulas ?!

N tenho aqui o link.
Mas se procurar no google por cv europeu ou europass encontra depressa.

E já agora, pós colegas Eng. ou futuros, habituem-se a visitar o site da ordem e das associações estrangeiras.
Se forem reconhecidos pela asme(para eng. mecÂnicos) são aprovados para trabalhar no mundo inteiro.

Voltar
Superior