Originalmente colocada por hpventura
Já agora, aproveito o tópico para fazer uma questão, pode sert que alguém me consiga ajudar:
- Licenciei-me com um curso de 5 anos
- Fiz a parte escolar do Mestrado com a duração de 3 semestres, e estou a concluir a tese (falta um mês e meio...estou frito!!!)
Bem, vamos supor q entrego a tese a tempo e horas.
Fico com um total de 6 anos e meio de aulas e uma tese feita...
A questão é, enquadrando estes 6 anos e meio em Bolonha, significará que tenho os 5 anos do mestrado e 1 ano e meio do Doutoramento... logo, poderei fazer um Doutoramento sem aulas ?!
E vamos dois q estou na mesma situação.
O que nos vai acontecer é que vamos ter de começar por pedir uma equivalencia da nossa licenciatura para a nova (diminui 2 anos) e fazer uma tantas cadeiras a mais. E depois fazer o mesmo com o Mestrado daqui a uns quantos anos, qdo a maioria das universidades souber o q fazer com os actuais Licenciados de 5 anos com um Mestrado.
Quem é q disse q os novos cursos segundo Bolonha dão mais trabalho em menos tempo????
Então eu licenciei-me em 5 anos e foram mmo 5, segundo Bolonha a Licenciatura agora é de 3 anos. Eu para me equiparar a Bolonha para além dos 5 anos q já tenho (só da licenciatura) ainda tenho q me sujeitar a fazer mais 6 ou 7 cadeiras!!!!!!! Quem é que vai saír das universidades a saber menos???? Talvez os alunos q se foram apanhados no Processo de Bolonha, e sem terem culpa das "brilhantes" ideias que vêm da europa.
Porque meus amigos, nenhum de nós aprendeu na universidade a resolver os problemas reais, aprende-mos no trabalho do dia a dia. Apesar de muitos Dr. e Engenheiros acharem q com o canudo na mão, são os maiores e ninguém lhes ensina nada.
Para mim, licenciados serão sempre os antigos , os novos serão sp bachareis.
O link para o Cv europeu, leiam com atenção as instruções para fazerem o vosso cv:
http://europass.cedefop.europa.eu/europass/home/hornav/Introduction/navigate.action