Produtividade do trabalho em Portugal

Isso há muita coisa mal...
Desde de empresas que tentam aplicar os sistemas de gestão da produção japoneses e Americanos (Toyota e Motorola), e falham nas partes que "não lhes interessa", até operários que preferem estar a lamber durante as 8h e tentar depois ir buscar retorno graças as horas extraordinárias...

Logo, é culpa de ambos os lados...

Ja nao é a primeira vez que ouço falar mal dos metodos de trabalho da Uni*** ...

Trabalhas perto de mim vizinha ehehe

Eu não posso propriamente pronunciar sobre isso porque não trabalho cá. Estou só a desenvolver projecto para acabar mestrado integrado em engenharia. Posso falar apenas do que vejo porque as coisas em relação a mim não se aplicam tão linearmente como a quem trabalha cá! Neste momento já me apercebi que depende muito do sector da fábrica onde estás a trabalhar. Há para todos os gostos. Eu estou numa secção em que as coisas funcionam todas mais ou menos em harmonia mas tenho outros colegas cá a serem completamente abusados num ambiente de "deixa-te estar que eu já te apanho de costas e já te espeto alta faca a ver se gostas"... isso é como em todo lado, depende da chefia que tens e do ambiente que te é permitido ter. Aqui eu acho que as coisas funcionam muito como eu gostaria que funcionasse um emprego futuro meu. Há tempo para tudo mas no resultado final é exigida qualidade e pontualidade. Há tempo para ver videos do jackass e para falar sobre o 25 de abril durante 2 horas, mas depois é atinar porque se o trabalho não aparecer bem feito a horas, levas na cabeça como gente grande. Eu, pessoalmente, funciono bem nestes moldes...mas frizo, isto é assim no sector que estou.

Maia..essa bela localidade :)

Bela zona para trabalhar... Quando te fartares do cheiro da cevada, sempre podes vir cá for e cheirar o rio Leça [:D]

Perfeito perfeiro é trabalhar bem 12 horas.

Olha que muitas horas seguidas de trabalho muitas vezes geram baixa de produtividade...

O corpo humano precisa de descansar para poder voltar ao mesmo ritmo...

Por isso mesmo não pegas no teu carro e andas 12 horas seguidas a 200 km/h... Para percorrer 1000km... Né?

Andas 8 horas, descansas e no próximo dia voltas a percorrer 500 kms em 8 horas...
[;)]

eu trabalho em logistica acabando por ter contacto com varios sectores nacionais e estrageiros e posso te dizer com segurança que é transversal e internacional esse abrandar economico durante as ferias de verão ,natal e fime de ano, exepto o turismo que regra geral anda em sentido inverso.
Uma coisa é abrandar, outra é parar. [;)]

E nos USA, não se abranda. Tá sempre a andar.

Isso é porque o resto do ano a nossa produtividade anda nos 150%! [:)] Ou não...

Todos os dias me questiono, porque é que cada vez mais gente cede à pressão e trabalha 10, 11, 12... horas por dia quando devia trabalhar 8h? Não deveria haver uma pressão maior da nossa parte como trabalhadores para dizer "isto é trabalho a mais para mim"?
Eu compreendo que o mercado está difícil e que é complicado arriscar o emprego na luta pelo que são os nosso direitos. Há sempre alguém disponível a trabalhar mais que nós por menos - ou parece haver. Mas a questão é: isto é inaceitável! Como é que se contorna?
Não te deixes iludir com isso das 12 horas. A maioria faz em 12 o que uma pessoa competente e bem coordenada faz em 6. [:D] [:D] [;)]

Daí se falar da fraca produtividade em Portugal.

Não é apenas má língua. [:cool:]

Mas o que os chefes valorizam é o pessoal que sai tarde!
Esses são os chefes da treta. [:D]

Confesso que vejo muitas das vezes essa cultura instalada. Em que anda toda a gente a fingir que está a dar o litro, mas simplesmente estão à espera que o chefe vá para casa..., para irem a seguir. [;)]

Mas o que os chefes valorizam é o pessoal que sai tarde!

Isso é uma cena que curto no meu sub-chefe. Uma vez até tive esta conversa com ele a caminho do parque de estacionamento. Ele é o primeiro a tentar dar o exemplo e muitas vezes o ouço dizer "vai para casa que tens mulher e filhos".
Há chefes e chefes...

Claro que já tive conhecimento de um gajo que foi "dispensado" - não lhe renovaram contrato - porque nunca saía do trabalho depois das 5h30 - horário de saída dele. Alegam eles que se ele não ficava mais tempo era porque não tinha motivação para trabalhar ou então o cargo dele não era crucial... não, não foi nesta empresa!

O produto escoa mesmo sem se sair daqui! O refeitório é o sonho de qualquer homem e há sempre quem seja visto por aí com a sua SB na mão em horas de expediente!
Trabalhar assim é outro nível! [:)]

Isso tem cantina e tudo?!?

Eh pá, eu se fosse a ti punha-me a pau. :confused:

Com instalações de cozinha e cerveja à descrição, qualquer dia fazem-te em bifes e costoletas assadas da brasa: a verdadeira patuskada!

O meu pai esteve envolvido num projecto de manutenção na Super Bock, Maia (ou Leça do Bailio?) e para a equipa dele, tinha umas grades à disposição por dia.

Claro que depois da 2ª grade o trabalho tinha outro sabor... [:D] [:D] [;)]

O meu pai esteve envolvido num projecto de manutenção na Super Bock, Maia (ou Leça do Bailio?) e para a equipa dele, tinha umas grades à disposição por dia.

Claro que depois da 2ª grade o trabalho tinha outro sabor... [:D] [:D] [;)]

Depois da 2ª grade o trabalho não tinha sabor... pq ninguém trabalhava! [:D]

Olha que muitas horas seguidas de trabalho muitas vezes geram baixa de produtividade...

O corpo humano precisa de descansar para poder voltar ao mesmo ritmo...

Por isso mesmo não pegas no teu carro e andas 12 horas seguidas a 200 km/h... Para percorrer 1000km... Né?

Andas 8 horas, descansas e no próximo dia voltas a percorrer 500 kms em 8 horas...
[;)]
faço duas paragens de 20 minutos e em vez de andar a 200 ando a 220 para recupear os 20 minutos
mas como as vezes nãio da estou a perparar-me psicologicamente para começar a circular a 300 Km/h, fazemdo 1500Km e 5horas[:)]

Voltar
Superior