Professores? Bolonha? Vão todos pó.....

Ah e nao sabes tu a melhor, acabei essa porcaria destas novas licenciaturas de bolonha e dirijo-me eu a secretaria para pedir o diploma e...voilá: não dão diplomas de Bolonha porque nao sabem como calcular as medias com o novo curso, talvez so daqui a um ano.
Ou seja andei a pagar propinas de um ano pa la estar 5meses, nao me deixam ir para a licenciatura velha e agora quero um diploma e fazem-me isto.
Qualquer dia revolto-me, vou lá e parto aquilo tudo[8]

Bruno Grilo, como eu te compreendo...

No meu caso:
9h - 18h (work)
19h15 - 23h55 (aulas)

Na minha turma somos uns 25 e 90% deles ainda conseguem ter piores horários que eu.
Este ano, e pela primeira vez, também notei que os profs andavam diferentes. Pouco valorizam as "desculpas" de falta de tempo, pouco incentivam e fartam-se de dar trabalhos ao pessoal.
A cena mais estupida são os trabalhos de grupo que agora pegaram moda. É uma perfeita estupidez!!!! É impossivel alguém se reunir depois da meia noite, ou ao fim de semana... Há montes de pessoas que trabalham aos fds, outras regressam às terrinhas de origem, etc...
Já nem falo do devido descanso porque a opção é nossa e sabiamos que nos iriamos sacrificar, mas, nunca pensei que fosse tanto... :(

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Incrível a quantidade de trabalhos para fazer.
Os professores e o tratado de Bolonha estão a destruir a vida aos alunos da noite.
Caríssimos, como posso fazer 6 trabalhos acordando às 7 da manhã para ir trabalhar, saindo às 18. Ir às aulas e chegar a casa à meia-noite????
Fins de semana? 2 dias para 6 trabalhos?? E descansar? E fazer exercícios??? E estar com a família, filhos e namorada/esposa?
Quem estuda de manhã tem todas as tardes para fazer trabalhos. Quem tem aulas à tarde tem as manhãs para os fazer. E quem estuda à noite??????

Infelizmente os professores universitários só sabem dizer "têm de se esforçar". Vontade não me falta...falta-me é tempo para isso caramba!!!!

Infelizmente somos tratados como se não fizéssemos mais nada durante o dia. Não vou prejudicar o meu emprego (que é quem me paga a casa e põe comida na mesa) para fazer trabalhinhos para a faculdade!!!!
Infelizmnete isto é mesmo para assassinar o ensino nocturno!!!!!

Desculpem o meu desabafo mas cada vez mais sinto que o ensino nocturno é para acabar de vez neste país!!!
É uma desmotivação enorme saber que se precisa de 18/19 valores para se ter 10 porque não se fez o trabalho X.

Numa palavra: REVOLTANTE!!!![:o)]

PS: as minhas desculpas pelo desabafo amigos mas pelo andar da carruagem acabo o curso na próxima década porque alguns se lembram de pedir trabalhos a torto e a direito a contar para 35/40% da nota!!!!...[xx(]

Estou exactamente na mesma situação que tu... Sei o quanto é complicado. Nunca fui assim na minha vida, tenho abdicado de tudo de há uns meses para cá. A quantidade de trabalhos é brutal, eu trabalho das 09 ás... e mtas vezes as aulas começam ás 18h. Depois tenho um montão de coisas para passar ou passar a limpo. As vezes que já pensei em sair do trabalho e arranjar um part time, mas felizmente já cá estou há 10anos e ganho bem, gosto do que faço e tenho liberdade e algum poder, o problema é que o trabalho é muito e ás vezes em horas incertas. Por isso decidi esforçar-me e abdicar-me de tudo, principalmente por valorização pessoal. A minha namorada pensa que não gosto dela e que possivelmente estou a virar gay, os meus amigos estão a pensar que eu cresci a minha mãe lá vai compreendendo.

citação:Originalmente colocada por BD
A minha namorada pensa que não gosto dela e que possivelmente estou a virar gay (...)
[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Teve piada por um lado, mas por outro não! A tua cara-metade devia ser o teu principal suporte na tua decisão...

Fiz o meu bacharel á noite, foi difícil, mas não é de longe impossível.

Exige muita dedicação.

Mas a Bolonha veio dar jeito, no inicio do próximo ano lectivo, vou "converter" o meu bacharel em licenciatura de Bolonha, fazendo apenas uma cadeira que no caso é projecto... fixeee.

Colega Bruno,

Eu sei exactamente do que te queixas. Eu ando na mesma faculdade que tu...
Felizmente o curso que escolhi (Gestão) não pediu muitos trabalhos e já estou despachado. Agora quem escolheu Fiscalidade e Contabilidade está completamente perdido no meio de tantos trabalhos.
Tenho colegas meus que andam a sair às 02h da faculdade por causa da cadeira de PSE, para ir trabalhar às 08h.

Infelizmente esta faculdade prejudica demasiado os alunos que estudam à noite. Desde secretaria e tesouraria fechadas, exames de dia quando os alunos estudam à noite, e mesmo assim basta comparar as notas dos exames do cursos diurnos e nocturnos, é completamente abismal...

Força Bruno, aguenta-te aí que os exames estão quase.

Um abraço
MLopes

Eu também fiz o meu curso à noite e nunca concordei com facilidades para os trabalhadores estudantes. Os estudantes-trabalhadores são estudantes normais. Os diplomas também têm de ser diplomas normais, ou alguém quer ter facilidades para depois lhes darem um diploma de 2ª porque, coitadinhos, estudaram à noite?

E no meio disto tudo ainda ser Moderador AHO...com quase 2.000 posts...

...Outstanding !!!

Desculpa a Dureza da coisa...mas ninguém te obrigou, eu também queria continuar os estudos, mas como tenho "outras exigências" e "outras prioridades"...

Um Abraço, vá ! ;)

citação:Originalmente colocada por pjota

Eu também fiz o meu curso à noite e nunca concordei com facilidades para os trabalhadores estudantes. Os estudantes-trabalhadores são estudantes normais. Os diplomas também têm de ser diplomas normais, ou alguém quer ter facilidades para depois lhes darem um diploma de 2ª porque, coitadinhos, estudaram à noite?

Mas alguém está a pedir facilidades????[xx(]

Estou a pedir que em vez de trabalhos valerem 35 30 e 40%, valham 15 ou 20 e o excedente passe para os exames!;)

Não quero facilitismo. Quero justiça e pessoas com 2 palmos de testa na minha faculdade!!

Eu bem que me vi ******... foram 6 briefings e relatórios de marketing, 3 apresentações de métodos quantitativos, entre outras coisas que não fiz, e algumas cadeiras que deixei de fazer por não ter assiduidade/não fiz trabalhos ou mini-testes todos.

Bolonha é uma mierda.

Como é obvio tambem tenho que concordar a 100% com o Bruno, trabalho de dia e estudo, curso de gestão.
Estou no 3 ano e até aqui embora complicado ainda conseguiamos fazer as coisas mas este ano com Bolonha não ha quem aguente, desde outubro ate hoje ja tive 23 trabalhos e 10 testes, inclusive tive teste na quinta feira de analise de dados e frequencia ontem. Hoje tenho outra frequencia de Gestão de Operacões e quinta feira de Contabilidade de Gestão.

Coitadinho?
Não, so la ando porque quero, ninguem me obriga mas não podem exigir os mesmos prazos para entregar trabalhos que exigem ao pessoal de dia. É inadmissível darem te um trabalho para fazer segunda e sexta feira quererem o trabalho na secretaria deles.
Ou eu não sei aproveitar o meu tempo ou digam me como é que um gajo que sai de casa todos os dias as 7h da manha, sai do trabalho as 18, entra na faculdade as 19 e sai da mesma, teoricamente, as 23h, tem tempo para fazer trabalhos.

Depois ha a porcaria da faltas, ate aqui podiamos faltar quando queriamos, agora temos que fazer pelo menos 70% das aulas, ora como é obvio ha dias que tenho que ficar a trabalhar pois a minha prioridade e presumo que a de todo o pessoal que trabalha e estuda, é o trabalho. Se não cumprir os 70% a ***** dos trabalhos e toda a avaliação continua que andei a fazer durante o ano não conta para nada, ficando a nossa nota final = a nota da frequencia.

Haja respeito.

Por estes lados também anda complicado.
Eng. Informática em Bolonha já e ando meio perdido também. Bem, mas hei-de encontrar o meu ritmo e isto começar a correr melhor.

citação:Originalmente colocada por Sun

...Outstanding !!!

Desculpa a Dureza da coisa...mas ninguém te obrigou, eu também queria continuar os estudos, mas como tenho "outras exigências" e "outras prioridades"...

Um Abraço, vá ! ;)

Média de 8 posts por dia a 20 segundos cada post...nem chega a 3 minutos por dia...não me parece que seja por aí...;)

E o facto de lá andar por vontade própria não faz com que o que lá se passa seja correcto...ou faz?:)

...Outstanding !!!

Um Abraço, vá ! ;)

Média de 8 posts por dia a 20 segundos cada post...nem chega a 3 minutos por dia...não me parece que seja por aí...;)

E o facto de lá andar por vontade própria não faz com que o que lá se passa seja correcto...ou faz?:)

Não é bem assim e tu sabes [}:)];), mas onde queria chegar, com todo o respeito, é que todos nós temos as nossas prioridades, uma das minhas por exemplo, não é "viver" aqui no Fórum e mesmo assim já começo a considerar que "Perco" aqui muito tempo, de 2ª a 6ª, enquanto me encontro no escritório, em casa, nada de Fórum, opções...

No entanto, apesar de ser COMPREENSÍVEL, o teu DESESPERO, conhecias as regras, ou não ? Ou as mesmas foram alteradas sem aviso ?

;)

...Outstanding !!!

Um Abraço, vá ! ;)

Não é bem assim e tu sabes [}:)];), mas onde queria chegar, com todo o respeito, é que todos nós temos as nossas prioridades, uma das minhas por exemplo, não é "viver" aqui no Fórum e mesmo assim já começo a considerar que "Perco" aqui muito tempo, de 2ª a 6ª, enquanto me encontro no escritório, em casa, nada de Fórum, opções...

No entanto, apesar de ser COMPREENSÍVEL, o teu DESESPERO, conhecias as regras, ou não ? Ou as mesmas foram alteradas se aviso ?

;)

Não é assim?? Então como é que é? Palavra que não sei![xx(]
Em casa tem sido raro. E é on/off enquanto janto...
Aqui no trabalho, não deixo de desempenhar as minhas funções por postar aqui!:)
Porquê? Porque aqui há planificação acertada de todas as tarefas a desempenhar. Não me aparecem (ou raramente aparecem) coisas aqui para fazer para ontem.;)
Planificação que NÃO POSSO fazer para as coisas da Faculdade porque é humanamente impossível!

Viva, penso que posso dar aqui a minha opinião porque estou dos dois lados, e como?

1. Como entrou o processo de Bolonha, era suposto eu ter este ano de licenciatura para acabar, mas passou a mestrado, logo, faço tese e estou licenciado.
2. Como acabei o curso surgiu a hipotese de dar 6h de aulas aqui na mm Univ k estudo.

Na qualidade de aluno, tenho mto poucas aulas, tenho (apenas) 6h semanais de aulas, mais a tese que me consome umas 10 a 12h semanais. Além das 6h semanais k dou aulas, levo umas 2 a 3 horas para as preparar. Além disso tenho um trabalho por fora como programador que me consome umas 20 horas semanais. Feitas as contas: 6+10+6+3+20 = 45 horas semanais, equivalente aos 5 dias da semana 8h por dia mais 5h ao Sabado, fora as horas de deslocação, refeições e afins..e ha semanas k m dedico mais ainda!!!

A tua situação é deveras pior que a minha, pois tens um emprego diário certinho, e só a noite te podes dedicar. Tenho notado, como prof, que os alunos se apresentam mais exaustos mesmo os que não trabalham, porque menos tempo de aulas significa mais tempo de estudo. A cadeira que eu lecciono já a tive e tinha 3h por semana, agora só ha 2 - o que aconteceu na prática é que se deram metades dos exercícios em relação ao ano anterior!Por cada auma, 4 exercícios na aula, 3 a 4 para casa!!!Compreendo-te perfeitamente, para quem está a aprender, é muita fruta. o melhor conselho que te posso dar é, coragem, nao desistas, aproveita bem o (pouco) tempo que tiveres livre!

Cumps!

So uma nota, em termos de aprendizagem, trabalhos são muito mais eficazes que exames... Epa, eu sei que custa muito mais, mas já diz o outro:

"No pain, no gain" ! ;)

citação:Originalmente colocada por hpventura

So uma nota, em termos de aprendizagem, trabalhos são muito mais eficazes que exames... Epa, eu sei que custa muito mais, mas já diz o outro:

"No pain, no gain" ! ;)
É verdade e para alem disso são uma segurança para a frequencia pois se correr mal temos os trabalhos para nos segurarem, todavia existe o problema de ter que cumprir com 70% de aulas, que ao longo de um semestre basta faltar 3 ou 4 vezes e ja nao cumpres os 70%, como resultade toda a dedicação e esforço nos trabalhos foi em vão pois simplesmente os mesmos deixam de contar para a nota final.

Caso aqui:

Trabalho de dia (mais horas que o necessário, e n há vencimento extra p/ ninguém), part-time à noite ("dou aulas"), tese na calha.

Pois é, é duro, e compreendo bem a posição do Bruno.

Se serve de algum consolo, tenho a dizer que os alunos à noite são no geral melhores que os de dia: porque sabem o que a vida custa, porque fazem o real esforço. De dia são, boa parte das vezes, crianças grandes.

citação:Originalmente colocada por hpventura

"No pain, no gain" ! ;)

Mas isso eu sei amigo!:)
Se eu tivesse tempo para os fazer...e alguns deles em grupo vejam bem!!! Como trabalhar em grupo? Com toda a gente que no dia seguinte vai trabalhar??[xx(]

Mas concordo em absoluto contigo!;)

Voltar
Superior