[Economia] Programa IVAucher e AUTOvoucher

A quantidade de tempo perdido e dinheiro gasto nesta palhaçada sem qualquer impacto prático na economia devia ser caso de estudo em tudo que é universidade do mundo!

A ideia já está mais que estudada e testada por esse mundo fora. Ou acha que é uma originalidade portuguesa? É uma excelente medida para combater a fuga ao IVA porque constitui incentivo direto ao consumidor para pedir sempre faturas, e por outro lado também constitui incentivo ao comerciante para faturar por ter a expectativa de ver a procura aumentar por via dos consumidores à procura de reembolso. Isto não é mais do que a aplicação ao nível dos impostos de algo que os privados da distribuição já fazem há dezenas de anos, com cupões, cartões, pontos e coisas semelhantes. Claro que para funcionar não pode ser uma medida one-off. Devia manter-se, mas para isso acontecer era preciso que o Estado aceitasse que a taxa efectiva de IVA não seria de 23%, mas de uns 17 ou 18% (já descontando o efeito dos não aderentes). E isso como todos sabemos eles não fazem. Mas do ponto de vista de política fiscal é a única coisa criativa e original que tem surgido nos últimos tempos.

Eu tenho faturas que não estão a entrar no ivaucher, pagamentos em agosto. (não faço ideia porquê)

Entretanto já foi creditado algum saldo de um pagamento feito com cartão, embora nem sequer pedi número contribuinte e a fatura nem sequer vá aparecer no e fatura. (estranho...)

Mas já vi que isto não é para perceber... é deixar andar e ver no que dá.

Já foi dito diversas vezes. Não é Preciso pedir Factura!!!

Isso já existe: IVA a 23% para quase tudo. Estava a referir-me a esta medida transitória de estímulo, apenas.

Curioso, eu aqui a ler a minha conta do supermercado e vejo 3 IVAs diferentes...

A ideia já está mais que estudada e testada por esse mundo fora. Ou acha que é uma originalidade portuguesa? É uma excelente medida para combater a fuga ao IVA porque constitui incentivo direto ao consumidor para pedir sempre faturas, e por outro lado também constitui incentivo ao comerciante para faturar por ter a expectativa de ver a procura aumentar por via dos consumidores à procura de reembolso. Isto não é mais do que a aplicação ao nível dos impostos de algo que os privados da distribuição já fazem há dezenas de anos, com cupões, cartões, pontos e coisas semelhantes. Claro que para funcionar não pode ser uma medida one-off. Devia manter-se, mas para isso acontecer era preciso que o Estado aceitasse que a taxa efectiva de IVA não seria de 23%, mas de uns 17 ou 18% (já descontando o efeito dos não aderentes). E isso como todos sabemos eles não fazem. Mas do ponto de vista de política fiscal é a única coisa criativa e original que tem surgido nos últimos tempos.

Mas qual mundo fora pá, viaja por países civilizados e avançados, ninguém pede fatura de porra nenhuma, isso não existe!

Tenta perceber que isto não é inclusivo, pelo contrário é altamente discriminatório! É uma ideia inútil que só serve para dar emprego a inuteis e fazer ajustes directos!

Fonte segura?
Sim. A aplicação Sodexo.
98a6a214f42eee957d0b647b77bac12f.jpg

Digam-me uma coisa, sff.

Vou marcar um hotel, que sei que aderiu ao iVaucher, através do Booking.

Neste caso, o pagamento é efetuado ao Booking através de cartão de crédito , mas no hotel a fatura é emitida em meu NIF e permite descontar a totalidade do valor que tenho acumulado.

Isto é possível? Ou tenho de pagar diretamente ao hotel?

Digam-me uma coisa, sff.

Vou marcar um hotel, que sei que aderiu ao iVaucher, através do Booking.

Neste caso, o pagamento é efetuado ao Booking através de cartão de crédito , mas no hotel a fatura é emitida em meu NIF e permite descontar a totalidade do valor que tenho acumulado.

Isto é possível? Ou tenho de pagar diretamente ao hotel?
É melhor contactares o hotel, ou a saltpay ( tem la no site essa possibilidade ).
Just in case.

Sexta-feira fui jantar à Portugália-Rio confiante de que, tendo este restaurante aderido ao IVaucher (o que confirmei previamente por e-mail e na hora com o empregado), me vai ser creditado 50% do valor da despesa. Confiante de tudo iria correr conforme o previsto, fui um "mãos largas" e ofereci o jantar ao pessoal. Vamos lá ver se o IVaucher não me vai deixar pendurado[:D]. Até ao momento ainda não dei por nada.

O programa está até ao momento a ser uma valente salgadalha...

Tudo começou bem (o saldo do IVAucher é generoso) e pensei que não teria dificuldade em consumi-lo. Contudo já realizei uma série de transações em restaurantes aderentes e até então ainda só recebi um crédito :sh)

Inclusive o crédito que recebi foi referente a um restaurante, que voltei a visitar no dia seguinte (para uma despesa que ainda não me reembolsaram os 50%).

Conclusão, ou o meu Banco é arcaico no que às devoluções diz respeito (sou cliente do Crédito Agrícola), ou a AT está congestionada na emissão dos reembolsos...

Estou mais inclinado para a primeira opção, culpabilizando os "chineses" do Crédito Agrícola que são responsáveis pelo reembolso dos 50% da despesa efetuada com o cartão bancário...

Essa foi ao lado.

Como estou a recibos verdes, e tenho entregas trimestrais de IVA, peço factura em tudo...há 13 anos que é assim

O que é facto é que insinuaste que que um dos objetivos desta iniciativa é levar a um aumento de emissão de faturas com NIF.. E se assim foi, olha.. Boa idéia!

Sempre ajuda a combater um pouco o flagelo da economia paralela.

O que é facto é que insinuaste que que um dos objetivos desta iniciativa é levar a um aumento de emissão de faturas com NIF.. E se assim foi, olha.. Boa idéia!

Sempre ajuda a combater um pouco o flagelo da economia paralela.
Bla Bla Bla

Como ousa abrir a boca, não lhe autorizo.

Mantenho a insinuação e mantenho que este desgoverno só promete, não cumpre, cria entropias e é pior que a peste negra.

Mas enfim, acho que a questão do IVAucher é que está muito embrionária ainda. Dar-lhe mais uma ou duas semanitas.

Última edição:
Entretanto no fim de semana fiz a questão sobre o banco BPi e os cartões de alimentação.
Como já se tinha dito e bem confirma-se.
Mas já agora deixo aqui a resposta, pois pode tirar as dúvidas a mais alguém. Até foram relativamente rápidos na resposta.

"Boa tarde,

Informamos, que apesar de no site não estar atualizado, o BPI é um dos bancos aderentes ao IVAucher. Assim, os consumos feitos com cartões emitidos por este banco irão contar para efeitos de reembolso de IVAucher na conta associada.

Informamos que o reembolso do saldo IVAucher poderá estar atrasado, mas cumprindo os requisitos abaixo listados o reembolso será feito em breve.

-O consumidor encontra-se registado no programa IVAucher;
-O cartão utilizado no pagamento pertence à lista de bancos emissores aderentes (ver lista aqui);
-O pagamento foi efetuado num comércio aderente ao programa IVAucher;

Informações sobre cartões:

A utilização dos benefícios IVAucher manter-se-á apenas disponível em pagamentos com cartão de pagamento.*No entanto já não necessita de associar os seus cartões de pagamentos no Portal IVAucher. Se anteriormente associou os seus cartões, não se preocupe,*esta informação será automaticamente eliminada do sistema.

Apesar de já não ser necessário associar os seus cartões de pagamento (débito e crédito), a utilização dos benefícios só será aplicada em pagamentos com cartões que pertençam*aos bancos emissores que integram o programa IVAucher. Os cartões empresariais (de alimentação) não fazem parte do programa por estarem associados ao NIF da respectiva empresa e não do particular.

Pode consultar*aqui*os bancos emissores que integram o programa. Os pagamentos com MBWay contam para o programa. Os pagamentos recorrendo a entidade e referência não.

Para utilizar o seu saldo IVAucher*basta fazer um pagamento pedindo fatura com NIF com um dos cartões de pagamentos que pertença a um dos bancos emissores aderentes (ver lista)*num comerciante registado no programa IVAucher (tem que ter CAE abrangido pelo programa). O cartão utilizado no pagamento terá de pertencer ao consumidor dado que será do saldo IVAucher do NIF associado ao cartão de pagamento que será descontado o respetivo benefício.

No momento do pagamento, o consumidor pagará a*totalidade da fatura, sendo que será reembolsado até 50% da mesma no prazo de 2 dias úteis na sua conta bancária associada ao cartão de pagamento utilizado.

Por exemplo: o consumidor ainda tem 10€ de saldo IVAucher e efetua um pagamento de 40€ num comerciante aderente. Neste caso, o beneficio aplicado será de 25% sobre o valor que pagou e o saldo será assim gasto na sua totalidade. Os 10€, ou seja, o benefício apurado a aplicar, não é aplicado no momento do pagamento mas sim creditado na conta do cartão de pagamentos utilizado.

Qualquer questão adicional, verifique as nossas respostas às*perguntas frequentes."

Voltar
Superior