Programa SuperNanny da SIC - a controvérsia.

Não me venham cá com histórias porque nisto de criar uma criança não há fórmulas mágicas.

Há pais que se estão a c*gar para os filhos e estes crescem atinados e há pais super rígidos que depois os filhos saem os maiores vândalos imagináveis.

Enquanto pais, nós podemos ajudar a moldar a criança mas se nos "sair na rifa" uma daquelas com o demónio no corpo, não há palmada na altura certa ou castigo que resolva a situação.

Claro que não há.

Nem há formula mágica nem há uma única estratégia para a educação dos filhos.
Cada qual tem a sua personalidade e feitio, compete aos pais observar e tentar conpreênder ao máximo a personalidade de cada um e adaptar a estratégia consoante esta.

Lol...

O que é que tem a ver bom comportamento e educação com sucesso profissional?

O examplo do JBranco não foi o melhor, mas o principio é bom.
Há milhares de exemplos no mundo, de irmãos criados de igual forma, em que um tem um extenso registo criminal e o outro irmão é um membro modelo da sociedade, com sucesso profissional, sucesso familiar, etc.

Muitos limitam-se a enviá-la para os avós, outros abandonam.
Felizmente não é a maioria!

Quanto a pais, homens, o cenário então é negro :(

Pelo menos nas grandes urbes, o que vejo é isto. Quem cria as crianças são quase sempre os avós.
Os pais passam a vida no trânsito e no escritório e o foco é na carreira. Como tal, os avós, muitas vezes já reformados, é que vão levar os filhos à escola e vão buscá-los e dão-lhes de jantar. Quandos os pais chegam, já o filho jantou. Levam o filho para casa que entretanto adormece no carro a caminho do apartamento no suburbio. Quando chega ao fim-de-semana, os pais querem ter tempo para ir jantar fora, ir ao cinema, pinar, etc. Então para terem tempo para isto, vão deixar o empecilho, perdão, o filho nos avós.

14?! Há uns meses tive que ouvir da boca de um familiar com 19 que não sabia apanhar um táxi :sh)

Expliquei-lhe que existiam 4 métodos:
- Ligava para uma central de táxis;
- Ia a uma praça de táxis;
- Fazia sinal a um que fosse a passar;
- Atravessava-se à frente de um que ele havia de parar.

Pelo sim, pelo não, realcei que na última hipótese se podia aleijar.

19 anos ? Fonix :sh):sh)

Pelo menos nas grandes urbes, o que vejo é isto. Quem cria as crianças são quase sempre os avós.
Os pais passam a vida no trânsito e no escritório e o foco é na carreira. Como tal, os avós, muitas vezes já reformados, é que vão levar os filhos à escola e vão buscá-los e dão-lhes de jantar. Quandos os pais chegam, já o filho jantou. Levam o filho para casa que entretanto adormece no carro a caminho do apartamento no suburbio. Quando chega ao fim-de-semana, os pais querem ter tempo para ir jantar fora, ir ao cinema, pinar, etc. Então para terem tempo para isto, vão deixar o empecilho, perdão, o filho nos avós.

Triste realidade... [s)]

Sim, as agressões verbais dos pais ainda devem ser piores que as físicas. Se tu sofres esses abusos por parte da tua mãe, só tens é que sair o mais rapidamente de casa, arranja um emprego e segue a tua vida.

Ainda ontem quando fui buscar o meu filho à escola, estava lá outro pai a falar com o filho de uma forma humilhante que já me estava a revoltar. Eu não vi o filho fazer nada, não sei o que aconteceu, mas o pai não se calava, "olha para isto, olha para aquilo, é assim que te vestes? olha esta menina aqui como está", etc, etc, sempre coisas desde género durante largos minutos.

Esse é o tipo de conversa para ter em casa.
Ms pronto tambem temos que ver que até os bons pais cometem erros .

Eu saio de casa quando houver oportunidade... até lá vingo me e vivo à pala dela..não ajudo a pagar nada[:p] chamem de atitude infantil ou o que for mas tive a quem sair

Encaixas-te nessa do " tenho a quem sair " e pronto encolhes os ombros e está tudo bem.

E de resto ficas sentada no sofá com a mantinha a ver programas para quem tem QI inferior a 50 e a lamentares-te da tua vida e a dizeres que nas novelas se aprende muito e acreditas em tudo o que lês e ouves.

Ou sais dessa vida miserável ou daqui a nada olhas para trás e vês décadas de uma vida cheia de nada.

Pois mas esse fenómeno já tem tipo uns 40 anos

O que não falta era nos anos 70 a mulher tambem trabalhar e passar mais de 8h fora de casa.

Lol...

O que é que tem a ver bom comportamento e educação com sucesso profissional?

A satisfação e a felicidade não advém forçosamente do sucesso profissional ou económico.
Se calhar, o humilde barbeiro de província vivia uma vida plena e preenchida.
Vocês sequer leram o 1º parágrafo?

O exemplo visava apenas dar um exemplo de "irmãos, criados exactamente da mesma forma, que ainda assim resultam completamente diferentes uns dos outros."

Não era minha intenção avaliar quem seria mais feliz, isso só poderia ser avaliado pelos próprios ou, eventualmente, por quem lhes fosse muito próximo, o que não é o meu caso.

edit:
O examplo do JBranco não foi o melhor, mas o principio é bom.
Há milhares de exemplos no mundo, de irmãos criados de igual forma, em que um tem um extenso registo criminal e o outro irmão é um membro modelo da sociedade, com sucesso profissional, sucesso familiar, etc.
Admito que não tenha sido o melhor, mas foi o que me ocorreu e pensei que se percebia a ideia.

Mas, tudo bem, se preferirem posso dar outro exemplo, o dos irmão Beleza: Não há muito em comum entre José Manuel Beleza e os outros dois irmãos.

Última edição:
IMG_20180126_183456.png

Voltar
Superior