[Pol?tica] Proposta de Revisão Constitucional (PSD)

Tens razão, de facto o despedimento com justa causa não dá direito a indemnização!
Em relação à redução do salário, mais uma vez, só é possível com o consentimento do trabalhador, salvo raras excepções (Redução do período de trabalho por razões de mercado/estruturais/etc) e mesmo assim isto não é assim tão linear.

Lay-off.
Existem mecanismos suficientes para a flexibilização do mercado de trabalho.
Não é necessária a liberalização.

Não conheço NENHUMA situação em que não existam mecanismos para
resolver os problemas laborais das empresas.

Deve ter sido da ganza mas eu jurava que tu defendias a segurança/estabilidade no trabalho certo?

Não.
Sou é contra a balbúrdia/anarquia.

Direita democrática (e com princípios sociais) é diferente de anarquia.

Não tenho nenhuma empresa mas parece-me que tu também não tens.

Deves saber melhor que eu... [:D]

Isso é uma empresa socialmente responsável? Para mim, isso só tem um nome: CHANTAGEM!!!
O processo disciplinar não garante que o trabalhador seja despedido, existe a possibilidade de defesa e se não houver provas que sustentem a acusão o trabalhador na maioria das vezes ganha o processo!
Entre ir para o desemprego e ir para Angola jogar no Bet&Win penso que a escolha não é muito difícil! Ou pensas que ele aprendeu alguma lição com isto?

Provas? Eu vi. O cliente viu. Os funcionários do cliente viram. E existem logs
dos acessos.
Quanto ao aprender lições... o tempo o dirá. Uns aprendem, outros não.

Chamas chantagem, eu chamo dar uma oportunidade.

Sempre é socialmente mais responsável que despedir imediatamente um
funcionário com uma filha nascida poucos meses antes da situação.

Para mim os trabalhadores são pessoas com uma tarefa a cumprir, as empresas têm objectivos e se os trabalhadores não contribuem para esse objectivo não vejo porque razão devem continuar na empresa.

Tens toda a razão. E as comissões de trabalhadores deveriam ter poderes
para despedir os patrões que delapidassem o património da empresa. Ou
seja, só os trabalhadores é que podem falhar objectivos, os gestores,
administradores e donos, não. É isso?

Herrar é umanu.
Estamos a falar de pessoas (trabalhadores e patrões), e não de máquinas.

Informação adicional:
Responsabilidade social - Wikipédia, a enciclopédia livre
..:: Portal Universia - Emprego ::..
A termo | Empregos Expresso, Ofertas Emprego | Expresso Empregos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contrato_de_trabalho

Last edited:
Não, não estou, esse artigo que tu usaste é que está. Como podemos ter uma taxação total de 36% que inclui ambas as contribuições de SS do empregado e empregador, quando só estas somam 35%.

Como explicas isso?

E já agora, as tabelas de retenção na fonte não são os impostos pagos em Portugal. É certo que muitos acabam a pagar menos do que é retido na fonte, mas compara o salário líquido de um cidadão com um salário bruto de 2000 euros aqui, na Irlanda ou na Holanda/Luxemburgo e depois vem falar comigo outra vez. Eu sei disto porque tive a experiência de trabalhar fora. Na Irlanda de um salário bruto de 3640 euros (já incluindo a contribuição de 4% para a SS da Irlanda por parte do empregador) levava para casa 2770 líquidos. Em Portugal levaria uns 1500 líquidos. Quase metade do salário liquido da Irlanda. E tu dizes que pagamos poucos impostos? Por favor.....

Está difícil... nem com dicas lá vais...
Mais outra dica:

Pagas IRS sobre TODO o rendimento anual bruto?
A taxa de IRS é indexada a TODO o rendimento anual bruto?
Quais são os valores incluídos no rendimento anual bruto?
Millennium bcp
Millennium bcp

Está difícil... nem com dicas lá vais...
Mais outra dica:

Pagas IRS sobre TODO o rendimento anual bruto?
A taxa de IRS é indexada a TODO o rendimento anual bruto?
Quais são os valores incluídos no rendimento anual bruto?
Millennium bcp
Millennium bcp

Mas continuas a não responder à minha pergunta, pagamos 1% de IRS? É isso que dizes?

No que diz respeito ao cálculo do IRS no meu exemplo acima cometi realmente dois erros. Um foi incluir a contribuição para a segurança social da entidade empregadora no valor colectável e a outra foi não ter descontado a parcela a abater. Mesmo assim, o valor liquido em Portugal é muito mais baixo do que lá fora, com a excepção da França, que também rouba 35% do ordenado a cada trabalhador para a segurança social. Penso que há mais um país que faz isso, mas de momento não me recordo qual.

Last edited:
Mas continuas a não responder à minha pergunta, pagamos 1% de IRS? É isso que dizes?

No que diz respeito ao cálculo do IRS no meu exemplo acima cometi realmente dois erros. Um foi incluir a contribuição da entidade empregadora no valor colectável e a outra foi não ter descontado a parcela a abater. Mesmo assim, o valor liquido é muito mais baixo.

Ah! Já estamos a chegar a algum lado...

Fiz umas contas por alto (sem deduções fiscais), e para 22.000 euros do teu
exemplo (27.225 euros com o pagamento da SS pela empresa) não chega a
46% de "impostos", segundo as novas tabelas de IRS (já com PEC). O que,
fica muito longe dos teus 65%. E ainda mais longe se tivesse incluído
deduções fiscais. Portanto, acho bem provável que o valor de 36% em 2005
(do link) fosse bem real.

Interessante, mas também um possuo irrelevante. A reacção que se tem visto da parte de todas as esforças de esquerda (PS, PCP e BE), que representam uns 50% do eleitorado, à proposta do PSD, é bem representativa da posição dos Portugueses. Os Portugueses não querem menos estado, querem mais ainda.

Passos Coelho é, como alguém disse, liberal demais para um partido de centro esquerda como o PSD, e as suas posições vão alienar senão parte do eleitorado fiel do PSD, a maior parte dos "indecisos" que oscilam entre o PS e o PSD. O resultado é, quanto a mim um pouco imprevisível, Será que o PCP e o BE, com a sua implacável propaganda e demagogia, acabam por sair fortalecidos, ou será que o CDS com o PSD conseguem formar governo?

A ver vamos....

Last edited:
Acabei de ver a Quadratura do Círculo.

Não me recordo de alguma vez ter votado à esquerda.
Do que me recordo sempre votei PPD/PSD e CSD/PP (coligados ou não).

Nas últimas eleições:
Legislativas: CDS
Europeias: CDS
Autárquicas: PSD

Até chegar à universidade sempre frequentei escolas privadas.
Na universidade frequentei ambas (privadas e públicas).

Na saúde também recorri a ambos os sistemas (privado e público).
Quando tive o acidente fui parar ao sistema público (urgência).
Quando me diagnosticaram pedra na vesícula, como tenho seguro de saúde, fui
para o sistema privado.

A nível profissional, também não me posso queixar...

Depois de ter visto o programa desta noite... acho que me vou estrear a votar na
esquerda. Lamento.

A mim parece-me óbvio que eu pago mais pelo SNS por via de IRS que quem
ganha menos que eu (e que possa necessitar mais do que eu). Aliás, até pago
e dou-me ao luxo de não usufruir quando necessito (pedra na vesícula).

Também me parece óbvio que os meus pais pagaram impostos para um sistema
de ensino que eu não usei.

Óbvio é também que a actual Constituição nunca impediu a flexibilização laboral.
Mas impede a selvajaria nos despedimentos.

Posto isto, pela primeira vez, estive em total desacordo com o Pacheco Pereira e
Lobo Xavier, e totalmente de acordo com António Costa.

Portanto, esta proposta do PSD não me afecta, mas tenho um profundo sentido
de justiça (que agradeço à educação que os meus pais me deram), pelo que a
repudio profundamente.

Tanto, que terei de ponderar o meu voto nas próximas eleições. Voto que, em
princípio, eu julgava certo no CDS.

Neste momento, até o Garcia Pereira me parece uma boa solução.
Vou aguardar por uma posição oficial do CDS (ou Paulo Portas) a respeito da
proposta do PSD.

:( :( :( :(

Não me recordo de alguma vez ter votado à esquerda.
Do que me recordo sempre votei PPD/PSD e CSD/PP (coligados ou não).

...

Portanto, esta proposta do PSD não me afecta, mas tenho um profundo sentido de justiça (que agradeço à educação que os meus pais me deram), pelo que a repudio profundamente.
...

Nuno com o devido respeito ri-me um pouco a ler este teu post, porque lembrei-me disto:
vivem com a carteira à direita e coração à esquerda.
[:D][:D]

Que está nesta notícia:

Marques Mendes retirou a confiança do PSD aos autarcas envolvidos em casos de justiça, mas nem por isso conseguiu impedir a sua reeleição. Alguns anos depois, Passos Coelho propõe que a Constituição impeça políticos condenados de se re-candidatarem. Na proposta de revisão lê-se que a lei determina "efeitos" pelos crimes cometidos, os quais "podem incluir" a destituição do cargo e a perda do mandato, mas também a "inelegibilidade para mandatos subsequentes".
É mais passo para combater as nomeações partidárias ou, na forma mais popular, os jobs for the boys. O PSD quer proibir os Governos de gestão de designarem dirigentes para administração pública ou para entidades controladas pelo Estado.

Empresário: Bom dia Sr. Eng., há quanto tempo??!!!
Ministro: Olha, olha, está tudo bem?!
Empresário: Eh pá, mais ou menos, tenho o meu filho desempregado tu é que eras homem para me desenrascar o miúdo.
Ministro: E que habilitações ele tem?!
Empresário: Tem o 12.º completo.
Ministro: O que ele sabe fazer?!
Empresário: Nada, sabe ir para a Discoteca e deitar-se às tantas da manhã!
Ministro: Posso arranjar-lhe um lugar como Assessor, fica a ganhar cerca de 4000, agrada-te?!
Empresário: Isso é muito dinheiro, com a cabeça que ele tem era uma desgraça não arranjas algo com um ordenado mais baixo?!
Ministro: Sim, um lugar de Secretario já se ganha 3000 !...
Empresário: Ainda é muito dinheiro, não tens nada volta dos 600/700???
Ministro: Eh pá, isso não, para esse ordenado tem de ser Licenciado, falar Inglês , dominar Informática e tem de ir a concurso!!!...

Fonte: Email

Nuno com o devido respeito ri-me um pouco a ler este teu post, porque lembrei-me disto: [:D][:D]

Que está nesta notícia:

Não há coisas 100% boas nem 100% más.
Há coisas boas na esquerda e na direita.

A opção correcta não é escolher um lado, é aproveitar as coisas boas de ambos.

O que eu quero é um Estado social.
E só o posso ter com um país economicamente viável.

Portanto, há que ter leis equilibradas.

E é possível ter um país economicamente viável e competitivo com preocupações
sociais. É necessário emagrecer o Estado. Mas, para perder peso, não é necessário
cortar no essencial. Não se cortam os membros (braços e pernas). Corta-se no
supérfluo: na gordura. Ou seja, não é no SNS nem na Educação, é nos interesses
instalados: BOYS, assessores, avençados, empresas públicas (que só servem para
esconder a porcaria debaixo do tapete), etc.

Porque razão querem cortar no essencial? Porque é inevitável? Não! Porque querem
a BANHA para fazerem os churrascos com os amigos.

Não há coisas 100% boas nem 100% más.
Há coisas boas na esquerda e na direita.

A opção correcta não é escolher um lado, é aproveitar as coisas boas de ambos.

O que eu quero é um Estado social.
E só o posso ter com um país economicamente viável.

Portanto, há que ter leis equilibradas.

E é possível ter um país economicamente viável e competitivo com preocupações
sociais. É necessário emagrecer o Estado. Mas, para perder peso, não é necessário
cortar no essencial. Não se cortam os membros (braços e pernas). Corta-se no
supérfluo: na gordura. Ou seja, não é no SNS nem na Educação, é nos interesses
instalados: BOYS, assessores, avençados, empresas públicas (que só servem para
esconder a porcaria debaixo do tapete), etc.

Porque razão querem cortar no essencial? Porque é inevitável? Não! Porque querem
a BANHA para fazerem os churrascos com os amigos.

O que é triste é que o mesmo tipo de pensamento continua(Boys, interesses...), estando o país na posição em que está ...Em 2012 acabam os fundos europeus, mas julgo que não chegaremos lá sem o FMI por cá o pé outra vez... [8b]

A mim parece-me óbvio que eu pago mais pelo SNS por via de IRS que quem
ganha menos que eu (e que possa necessitar mais do que eu). Aliás, até pago
e dou-me ao luxo de não usufruir quando necessito (pedra na vesícula).

Também me parece óbvio que os meus pais pagaram impostos para um sistema
de ensino que eu não usei.

Óbvio é também que a actual Constituição nunca impediu a flexibilização laboral.
Mas impede a selvajaria nos despedimentos.

:( :( :( :(

Tens toda a razão, também vi a quadratura do circulo e fiquei todo arrepiado com aqueles comentário dos PPereira e do LXavier.

Aquela lógica iria provocar uma diminuição na qualidade dos nossos hopitais publicos porque apenas serviriam para os que não podem pagar.

Deu-me vontade de repetir o que já disse em post lá muito para tráz:

Na questão da saude só há duas vias numa sociedade como a nossa, ou defendemos a solidariedade social, tal como é tendencialmente a nossa ou defendemos uma sociedade tipo utilizador/pagador onde quem tem mais dinheiro tem melhores cuidados de saúde.

É logico que todos os que descontam para a segurança social tem que ter direito a cuidados de saúde gratuitos.

Quem ganha 500 desconta para a SS desconta 55 euros, quem ganha 2000 desconta 220 euros ou quem ganha 10.000 desconta 1.100 euros.

Acham justo que quem desconta por mês 1.100 euros não tenha direito a ter cuidados de saúde gratuitos? Claro que deve ter esse direito, mesmo que por força do seu poder de compra opte por serviços pagos.

Quem ganha 500 desconta para a SS desconta 55 euros, quem ganha 2000 desconta 220 euros ou quem ganha 10.000 desconta 1.100 euros.

Acham justo que quem desconta por mês 1.100 euros não tenha direito a ter cuidados de saúde gratuitos? Claro que deve ter esse direito, mesmo que por força do seu poder de compra opte por serviços pagos.

Desculpa, mas quem pensa que ganha 500 ganha na realidade cerca de 625 e desconta uns 180 euros para a segurança social. Quem ganha 2000 ganha na realidade 2500 e desconta 720 por mês para a SS, e assim por diante. Ao fim de 10 anos o trabalhador dos 2000 já enterrou uns 100 000 euros na segurança social.

São 35% do salário de todos os trabalhadores por conta de outrem que vão para a segurança social, e 31% no caso dos empresários. Noutros países, por exemplo a Irlanda, paga-se 12% no total, e as reformas são mais altas e tudo :)

Nenhum país tem contribuições maiores do que a nossa e provavelmente poucos dão tão pouco em retorno.Há contudo países que têm contribuições igualmente altas (França, pelo menos).

Só se poderá saber a posição do CDS depois de apresentarem as suas propostas, é muito bonito dizerem que querem uma CRP para todos, mas resta saber o que lá querem colocar. [;)]

Para já não é má a atitude.

Pois... é que as palavras do Lobo Xavier na Quadratura do Círculo deixaram-me
preocupado. Pelo menos o Paulo Portas já me deixou mais descansado.

Pois... é que as palavras do Lobo Xavier na Quadratura do Círculo deixaram-me
preocupado. Pelo menos o Paulo Portas já me deixou mais descansado.

Não percebi é o que ele quis dizer com isto:
O importante não é liberalizar o despedimento, é flexibilizar a contratação”, afirmou."

Palavras bonitas, mas de concreto ainda estou para ver quais vão ser as propostas do PP.

Back