Protesto em Valença com bandeiras espanholas

Raistaparta

New member
Oa habitantes de Valença mostraram hoje, terça-feira, o descontentamento com o encerramento do serviço de urgências local exibindo bandeiras espanholas pela localidade.

ng1276494.jpg

Por seu lado, a Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Valença confia na iniciativa dos partidos da oposição no parlamento para obrigar o Governo a alterar a decisão de encerrar a Urgência local.
Em declarações à agência Lusa, o líder da Comissão, Carlos Natal, disse que o organismo manteve conversas com representantes dos vários partidos da oposição ao Governo, "aguardando, agora, que tomem a iniciativa na Assembleia da República".
"Uma coisa é certa: o Ministério da Saúde está a manipular, diminuindo-os, os números do atendimento no extinto serviço de Urgência do Centro de Saúde", afirmou Carlos Natal, garantindo que os valencianos não desistirão enquanto a situação não for reposta.

O responsável falava durante a concentração de protesto contra o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) hoje, terça-feira, ocorrida no Centro de Saúde de Valença e que juntou cerca de 150 pessoas.
A iniciativa será complementada com uma marcha lenta de automóveis, com início marcado para as 18:00, e em que será atravessada a ponte internacional sobre o rio Minho.
No local, os manifestantes pediram à ministra da Saúde, Ana Jorge, "para não ter medo" de se deslocar à localidade, afirmando, a propósito, que a governante terá prometido que a Urgência não fecharia.
Aos gritos de "abaixo a ministra" e "abaixo Sócrates", os valencianos presentes agitavam bandeiras espanholas, cantarolando "E viva Espanha", ou mesmo "independência".

Garantem que nenhum deles se deslocará ao Centro de Saúde em Monção - cujo serviço de Urgência ficou aberto no Centro de Saúde local - dizendo ser preferível fazer um quilómetro e ir à cidade de Tui ou Viana do castelo do que percorrer 36 para ir e vir a Monção, "onde a urgência não tem condições".
Alguns criticavam a ausência do presidente da câmara e diziam que a situação "está pior do que no tempo de Salazar" queixando-se de que, "com a democracia, tudo está a ser tirado" à cidade.

Para além da concentração, a população de Valença do Minho continuou, hoje, terça-feira, a colocar bandeiras espanholas nas fachadas dos prédios e das lojas comerciais em protesto contra o fim do serviço de urgência da cidade.
As bandeiras do país vizinho foram hasteadas como sinal de agradecimento à Câmara Municipal de Tui, situada do outro lado da fronteira, a apenas um quilómetro de distância, na Galiza, Espanha, cujo presidente disponibilizou os serviços de saúde locais para atender os valencianos.

O caso provocou alguma simpatia nos turistas galegos que diariamente procuram o comércio local - nomeadamente em busca de atoalhados de fabrico português.
Apesar disso, havia quem, entre os visitantes da Galiza, dissesse que "por coisa nenhuma poria uma bandeira portuguesa hasteada em casa".

Fonte: JN

------------------------------------------------------------------------

Uma coisa é certa, dói ver aquilo do ponto de vista patriótico mas só posso pensar que por outro lado é bem feito, pois expõe o Governo a um sapo difícil de engolir e que nos ridiculariza no estrangeiro.

No entanto a última frase da notícia também dá que pensar, principalmente aos gaelicistas da nossa praça.:sh)

Uma vez que são os espanhóis que estão a aceitar os portugueses nas suas urgências. Ou seja, os espanhois preocupam-se mais com os portugueses do que o nosso governo :sh) Nojo é o que este governo está a fazer.

Daqui por uns anos ainda vejo o povinho em procissão a Santa Comba para ver se conseguem ressuscitar o falecido![:D]
Depois da abrilada tem sido com cada barrete![8b]

Nojo? De quê?:confused::confused::confused:

Em primeiro lugar sei que vocês perceberam perfeitamente e perguntam para ouvir a resposta e, tendo o que querem, partir para a conversa recorrente!

Posto isto, tal como tinham percebido, senti e sinto nojo das pessoas que tiveram esta triste atitude! Acho inadmissível, para não usar adjectivos potencialmente chocantes, fazerem o que fizeram!

Vão morar para Espanha! Vão fazer manifs com as bandeiras Espanholas para a porta do Governo Espanhol! Mas aqui, em Portugal, no meu Portugal, no Nosso Portugal? Por amor de Deus, tenham vergonha na cara!

Falta de argumentos? Provavelmente...

Tanto "metem" a bandeira espanhola como a da "selecção".

Fait divers.

Isso é que é uma grande verdade.apr:)

Mas se um dia puder, não tenho pejo nenhum em dizer que prefiro ir viver para espanha.
Amigo não empata amigo, e este amigo só sabe empatar.

Em primeiro lugar sei que vocês perceberam perfeitamente e perguntam para ouvir a resposta e, tendo o que querem, partir para a conversa recorrente!

Posto isto, tal como tinham percebido, senti e sinto nojo das pessoas que tiveram esta triste atitude! Acho inadmissível, para não usar adjectivos potencialmente chocantes, fazerem o que fizeram!

Vão morar para Espanha! Vão fazer manifs com as bandeiras Espanholas para a porta do Governo Espanhol! Mas aqui, em Portugal, no meu Portugal, no Nosso Portugal? Por amor de Deus, tenham vergonha na cara!

Falta de argumentos? Provavelmente...

A questão é que eu não consigo entender o que está a bold:confused:

Vivemos numa era de "aldeia global", patriotismos bacocos já não tem lugar na sociedade.

Se espanha oferece melhores condições, espero eu um dia puder ir para lá, ou para outro país melhor.
Não percebo o nojo.

A única coisa que consigo sentir é nojo! [:vm)]
X2.
Só a cidade de Vila do Conde tem mais habitantes que o concelho de Valença inteiro e as urgência nocturnas foram para Póvoa de Varzim. Está bem que é perto mas mesmo assim.
As pessoas tem que perceber que a saúde é caríssima e os nossos descontos não chegam para pagar o SS que temos.

Quanto as que essas pessoas fizeram, nem digo nada...

Uma vez que são os espanhóis que estão a aceitar os portugueses nas suas urgências. Ou seja, os espanhois preocupam-se mais com os portugueses do que o nosso governo :sh) Nojo é o que este governo está a fazer.

Os portugueses são aceites nas urgências portuguesas, assim como os espanhóis

A questão é que eu não consigo entender o que está a bold:confused:

Vivemos numa era de "aldeia global", patriotismos bacocos já não tem lugar na sociedade.

Se espanha oferece melhores condições, espero eu um dia puder ir para lá, ou para outro país melhor.
Não percebo o nojo.

Se não consegues, paciência.

Ainda há pouco disseste e concordo plenamente, amigo não empata amigo, vai. Eu tambem poderia ter ido, ou poderei ir, caso me surjam propostas aliciantes, mas isso é completamente diferente do que fizeram essas pessoas!

Last edited:
Completamente abertas por sinal! Quem quiser que saia...
Não é uma coisa assim tão simples e trivial. Para começar pela razão económica, e depois há os riscos, os laços...

Enfim, não deixa de ser triste estar a ver ao perto melhores condições de vida e não poder usufruir delas por questões territoriais.

Espero que a evolução a longo prazo traga a todos um sistema económico e social mais interessante que esta coisa dos "países" que temos hoje em dia.

Em espanha também existem problemas. Não concordo com a atitude dos habitantes.
Por outro lado o estado português gasta tanto dinheiro em investimentos com palermices como o futebol ou as ajudas financeiras para África. Que tal ajudarem 1º os portugueses e em bens essenciais como a saúde e a educação?

Back