Protesto em Valença com bandeiras espanholas

Continuando nesta temática da saúdeo, não acham igualmente importante deixar de haver enfermeiros nos codu a partir das 20h?

Tu tens noção que, por exemplo na grande Lisboa, tambem há populações em que, de noite, a urgência mais próxima fica a mais de 20kms?

Em Lisboa moro nos subúrbios e estou precisamente a 15 km da urgência do hospital que me serve e não sou dos que está mais longe...

Eu sinceramente acho preferível fazer 20, 30 40 ou 50km mas chegar a um local e ter uma equipa devidamente capacitada para tratar do meu caso. O que tínhamos antigamente não eram urgências nocturnas, eram centros de reencaminhamento de urgências e tratamento de casos não urgentes.

Já agora, em situações urgentes e graves o INEM tem sempre que estabilizar o doente no local antes de o transportar para o hospital. Não é muito relevante por isso o tempo que se demora a chegar ao hospital porque nessa altura o doente já vai relativamente estabilizado, é bastante mais importante o tempo de chegada do primeiro socorro ao local.

Ou seja. Com isto tudo SÓ Espanha é que lucra. Já que os habitantes de Valença de qualquer das formas tem que se deslocar

LIC, aqui o assunto principal é a forma de protesto escolhida. Se há ou não razão para tal protesto é outra conversa. Se tiveres interesse convido-te a ler este comunicado:
Portal da Saúde - Serviço de Atendimento Permanente de Valença

Agora relembro-te que em Valença há uma ambulância de SIV e em Viana uma VMER. Achas que o Centro de Saúde adiantou de algo? Em situações de emergência médica o principal é o socorro rápido. E para isso a melhor solução é ligar-se o 112 e aguradar pela ambulância/VMER. Em Valença vai continuar a existir uma ambulância equipada com o necessário para prestar socorro a quem precise. O que não vai dar é para atender "urgências" de dores de dentes e febre de 39ºC. Aí vão ter de ir ao SAP mais próximo que fica a 18Km. Nada de escandaloso, portanto. [;)]

Last edited:
Continuando nesta temática da saúdeo, não acham igualmente importante deixar de haver enfermeiros nos codu a partir das 20h?

Corte de despesas.:sh)

Qualquer dia mandam-se os médicos embora e mete-se um gajo qualquer a ganhar 500€ a fazer o mesmo serviço[8b]

Gostaria de saber realmente quais são os meios que existiam em Valença... cá pra mim era do tipo: Manda pra Viana! Manda pro São João!

Preocupa-me mais o mau funcionamento do 112/INEM

Eu sou VALENCIANO, mas esta gente envergonha-me, Bandeiras de Espanha? Mas o que é isto? Alem de que nem sequer sabem o que estão a reclamar, metade deles não sabe como funciona o sistema de Emergencia, é triste o que reclamam, querem reclamar? Reclamem a construção de um Hospital Central ou de mais meios INEM.

O problema aqui é que alguem lhes meteu na cabeça que vão andar para Monção e depois para tras outraves para ir a Viana.

O que está errado, porque se for realmente Urgente chama-se o INEM que sabe para onde reencaminhar o doente e se Monção nao tiver valencias necessarias vai directo a Viana como ja aconteceu muitas vezes.

Por isso ninguem vai andar para traz, é ridiculo isto que estão a fazer como fizeram hoje com uma vitima de paragem cardio respiratoria o tal do comunicado do MS, que ninguem chamam o 112, ligaram para os Bombeiros, emfim. A falta de formação nestes assuntos é muita.

Eu sou VALENCIANO, mas esta gente envergonha-me, Bandeiras de Espanha? Mas o que é isto? Alem de que nem sequer sabem o que estão a reclamar, metade deles não sabe como funciona o sistema de Emergencia, é triste o que reclamam, querem reclamar? Reclamem a construção de um Hospital Central ou de mais meios INEM.

O problema aqui é que alguem lhes meteu na cabeça que vão andar para Monção e depois para tras outraves para ir a Viana.

O que está errado, porque se for realmente Urgente chama-se o INEM que sabe para onde reencaminhar o doente e se Monção nao tiver valencias necessarias vai directo a Viana como ja aconteceu muitas vezes.

Por isso ninguem vai andar para traz, é ridiculo isto que estão a fazer como fizeram hoje com uma vitima de paragem cardio respiratoria o tal do comunicado do MS, que ninguem chamam o 112, ligaram para os Bombeiros, emfim. A falta de formação nestes assuntos é muita.

Nem mais! Cá está a prova de que com dois dedos de testa facilmente se conclui que o que o MS quer implementar em Valença não é nenhum bicho papão. [;)]
Esta situação anda a preencher agendas políticas de certos partidos. Eles já deram a cara. Pena é que, mais uma vez, aproveitem a ignorância e ingenuidade do povo para atacar o governo.

Nem mais! Cá está a prova de que com dois dedos de testa facilmente se conclui que o que o MS quer implementar em Valença não é nenhum bicho papão. [;)]
Esta situação anda a preencher agendas políticas de certos partidos. Eles já deram a cara. Pena é que, mais uma vez, aproveitem a ignorância e ingenuidade do povo para atacar o governo.

Isto já vem do tempo das maternidades e é muito triste de ser ver! Dêem a cara, vão lá!

Acho que esta é a resposta ao "problema"

Ou seja; os espanhois pensam num benifício para eles próprios

tudo bem

mas o serviço é prestado na mesma.

tipo utilizador pagador.

creio que as pessoas não ficam prejudicadas, e bastava um acordo com no caso da maternidade de elvas para estabelecer um preço

Eu nem sequer vou falar das bandeiras, porque acho demasiado vergonhoso e deprimente aquilo a que se assistiu/assiste.

Mas...

Emergências (assuntos realmente graves, como Enfartes, AVC, etc.) não se resolvem em SAP's, pelo que a ida a um desses centros ainda poderia ser mais prejudicial do que benéfico. Enquanto as pessoas não souberem isto, continuarão a protestar.
Esta tem sido, a meu ver, uma das melhores medidas deste governo, pelo menos em matéria de saúde.

Além disso, esta gente que hoje está a protestar pelo fecho das urgências durante a noite, é a mesma que ontem protestou porque morreu uma pessoa no mesmo centro por não haver pessoal qualificado ou material necessário à resolução do problema.

Mas será que ainda ninguém percebeu que os espanhóis querem lá saber dos doentes portugueses? Isto não passa de uma medida para atrair mais gente à Espanha, nomeadamente à TUI, e como é lógico tem interesses financeiros por trás. O povo mete bandeiras espanholas à janela como se eles fossem muito bonzinhos e estivessem mesmo preocupados com a nossa saúde. Ridículo.

Eu nem sequer vou falar das bandeiras, porque acho demasiado vergonhoso e deprimente aquilo a que se assistiu/assiste.

Mas...

Emergências (assuntos realmente graves, como Enfartes, AVC, etc.) não se resolvem em SAP's, pelo que a ida a um desses centros ainda poderia ser mais prejudicial do que benéfico. Enquanto as pessoas não souberem isto, continuarão a protestar.
Esta tem sido, a meu ver, uma das melhores medidas deste governo, pelo menos em matéria de saúde.

Além disso, esta gente que hoje está a protestar pelo fecho das urgências durante a noite, é a mesma que ontem protestou porque morreu uma pessoa no mesmo centro por não haver pessoal qualificado ou material necessário à resolução do problema.

Ainda bem que alguém ligado á saúde nos elucida! apr:)

Este caso que relatei parece-me um exemplo disso Bruno. [;)]

Alem do mais, de que servem certas urgências? Há não muito tempo foi a mesma coisa numa outra zona mais a Sul. Pois bem, há uns anos uma pessoa teve um acidente de viação grave numa auto-estrada e ficou com um braço quase amputado. Socorrida no local, foi levada para esse centro de saúde, não saiu da ambulância, o médico olhou para ela e mandou-se para o hospital central. Não se teria poupado tempo, levando a pessoa directamente para o hospital central? Por sorte, este atraso não foi fatal e hoje a pessoa tem o braço funcional.

Muitas vezes quem move a população a manifestar-se aproveitando-se da sua ignorância relativamente a estas questões, são as pessoas que mais directamente tem a ganhar com o funcionamento deste tipo de unidades!

Se me pagassem em horário extraordinário (nocturno) para "dormir" no local de trabalho, seria maravilhoso, e obviamente não gostaria de perder o meu "tachinho"

P.S - Esta unidade atende em média entre um a dois doentes no período da noite. Esta unidade não tem sequer um serviço de laboratório (imprescindível na maior parte das situações de urgência), ou seja, quase todas as situações de urgência deverão ser referenciadas para outros serviços de urgência

E mais não digo...

Muitas vezes quem move a população a manifestar-se aproveitando-se da sua ignorância relativamente a estas questões, são as pessoas que mais directamente tem a ganhar com o funcionamento deste tipo de unidades!

Se me pagassem em horário extraordinário (nocturno) para "dormir" no local de trabalho, seria maravilhoso, e obviamente não gostaria de perder o meu "tachinho"

P.S - Esta unidade atende em média entre um a dois doentes no período da noite. Esta unidade não tem sequer um serviço de laboratório (imprescindível na maior parte das situações de urgência), ou seja, quase todas as situações de urgência deverão ser referenciadas para outros serviços de urgência

E mais não digo...

Ups...afinal vale a pena esperar para ouvir quem conhece!

Back