[Sociedade] Prova para avaliação dos professores

ElGamal

New member
eu devo ser muito quadrado... mas não consigo perceber porque é a realização desta prova uma humilhação.

que se abra o espaço de discussão...

Porque é que a Fenprof se presta a este tipo de protestos que muitas vezes acaba por ter o efeito contrário na opinião pública e mesmo dentro da classe?

Recado do professor do primeiro ano do meu rapaz:

10540400_813034655387161_7248884245624311158_n.jpg

Acho que também irá participar no boicote às avaliações.

Acho que com situações como esta, cada vez mais recorrentes, é uma necessidade, mas pelo menos que seja uma prova em condições.

Tenham em consideração que não se trata de uma prova de avaliação dos professores. Essa (a avaliação de professores) é feita todos os anos através da avaliação de desempenho já implementada há algum tempo.

A prova em causa é apenas uma prova para condicionar o acesso à carreira e só os professores com menos de 5 anos de experiência é que são obrigados a fazê-la. Por cima, tendo em conta que a prova avalia conhecimentos gerais (parece uma prova de cultura geral, pelos comentários que tenho lido, ao estilo da antiga PGA, para quem é da "velha guarda") e não conhecimentos específicos da área do professor, ainda menos sentido faz.

Concordo em absoluto com esta prova e com a avaliaçãp cuidadosa dos professores. Há muitos casos de incompetencia e ignorancia na classe..

Tenham em consideração que não se trata de uma prova de avaliação dos professores. Essa (a avaliação de professores) é feita todos os anos através da avaliação de desempenho já implementada há algum tempo.

A prova em causa é apenas uma prova para condicionar o acesso à carreira e só os professores com menos de 5 anos de experiência é que são obrigados a fazê-la. Por cima, tendo em conta que a prova avalia conhecimentos gerais (parece uma prova de cultura geral, pelos comentários que tenho lido, ao estilo da antiga PGA, para quem é da "velha guarda") e não conhecimentos específicos da área do professor, ainda menos sentido faz.

Esses é que também precisavam de ser avaliados de forma intensa (não com relatórios da treta que ninguém lê). Tanta incompetência e ignorância escondidas por baixo do "avaliado, eu? eu tenho 30 anos de serviço!"[:)]

Last edited:

Pegando só nesta parte:Se o número de alunos tende a diminuir e o de professores a manter-se constante ou a aumentar não se torna inevitável que se faça alguma filtragem no acesso à carreira?

Quanto mais avaliação houver ao trabalho dos professores melhor, sobretudo ao nível vocacional. E sim, não só aos que acabaram de chegar mas também à medida que sobem na carreira.

eu devo ser muito quadrado... mas não consigo perceber porque é a realização desta prova uma humilhação.

que se abra o espaço de discussão...

Há quem pense que depois de ter aprendido uma vez, não necessita de continuar
a aprender, nem de ser avaliado...

bem... eu pensava que esta prova incidiria exclusivamente em aspectos científicos... a parte pedagógica deveria ser avaliada por pares na escola, e a parte científica (muito mais objectiva) por uma prova externa. mas então isto é uma PGA? se sim, não me parece relevante.

na muito pouca experiência que tenho, ouvi coisas desse género: "avaliado, eu? eu tenho 30 anos de serviço!" (cito o HoldON).

Concordo, mas não nestes moldes.
Era a TODOS!
E deixo um exemplo, a palhaçada das avaliações a professores por outros professores aqui á uns anos, eu tinha um professor que faltava ás próprias aulas para ir avaliar os outros, mas quando era a vez dele "tudo caladinho que amanhã vou ser avaliado" pois claro, naquele dia era a turma exemplar[:D] quando na realidade ele era mesmo o pior da turma, não sabia explicar, não sabia dar a matéria em condições, gostava era de ver outras coisas, mas isso também eu[:)]
Para finalizar, o homem já devia dar aulas ainda eu não era nascido e eu já tinha 16 anos...

A humilhação não é a prova. A humilhação seria chumbar numa prova em que qualquer puto com a 4ª classe tinha boa nota. Acho que o medo deles é esse.

Eles queixam-se, mas depois aparecem aqueles recados para casa recheados de erros ortográficos básicos que se tornam virais nas internetes.

Só acho que esta avaliação peca por escassa. Devia abranger os verdadeiros dinossauros gordos e acomodados que inundam o ensino nacional.

Também tive disso. E eu pensava "pois, parece que essas maravilhosas décadas de serviço não te trouxeram grande competência."
Na verdade esses são dos que mais precisam, e infelizmente é caso em várias profissões, o verdadeiro nome para eles é os "acomodados", já andam ali há muito tempo, ninguém os tira de lá.

Não percebo bem o medo, se calhar é mesmo como diz o Sweden, têm medo de falhar onde deviam acertar sem espinhas.
Como se costuma dizer, muitos nem a nota máxima conseguem ter nos próprios testes.
É uma questão difícil, mas acho que os sindicatos ainda são os que mais instigam nestas questões, são os que mais puxam para que hajam manifestações e professores literalmente á pancada nas escolas porque não querem ser avaliados.

Eu estou a favor deste tipo de provas e até com mais regularidade.

Quem ensina tem que saber e para se atestar que sabe, têm que se fazer avaliações.

Não percebo o porquê de tanto alarido por parte dos professores relativamente a esta situação... ou estarão receosos quanto aos seus conhecimentos?

Back