Quadrante com ponteiro para a bateria,é útil?

Viva, nao tenho a certeza mas é possível que esse mostrador da bateria possa ser configurável.
Por exemplo na imagem abaixo, de um BuicK LaCross que usa basicamente o mesmo painel de instrumentos, nesse lugar aparece o mostrador da temperatura do óleo, talvez no Insignia possa também mostrar.

buick_lacrosse_gauge-cluster_14.jpg

Os ponteiros são "físicos",não digitais.
Para ser possível alterar os parâmetros a apresentar deveria ser completamente digital.Digo eu...

Os ponteiros são "físicos",não digitais.
Para ser possível alterar os parâmetros a apresentar deveria ser completamente digital.Digo eu...

Tens a certeza que não são digitais? É que parece-me a mim que pelo menos o fundo é um LCD, tal como o centro do painel.

Edit: o ponteiro é mesmo digital. Vê a partir do 3:00.

Last edited:
Tudo bem.Mas continuo a dizer que não faz muito sentido o ponteiro da bateria ser quase do mesmo tamanho do ponteiro do conta-rotações.[;)]

É mesmo muito mau o resultado final.
Se o alternador não carregar a bateria isso é mostrado logo com um símbolo no quadrante.
Uma bateria pode morrer de um momento para o outro sem dar qualquer sinal, como tal é mais uma coisa fútil que aí está.
Podia ter sido uma boa ideia para dar um ar esteticamente mais apelativo, mas nem para isso serviu.

Como é que é ? Falas de avaria do alternador.

Mas a bateria ao aproximar-se do fim de vida útil, alem de poder não dar qualquer sinal, ao menos o voltímetro costuma acusar......já me safei com isso.

A tendência será a digitalização total dos instrumentos, com personalização das informações e aspeto, com plugins descarregáveis das marcas.

No fundo, como nós fazemos com as apps do smartphone.

Assim, quem quiser saber a temperatura do óleo, a pressão do turbo ou o nível de entupimento da FAP é só acrescentar o respetivo plugin, pois essas informações já estão na centralina.

Boa, boa, excelente ! Eu coloco logo essa info toda ! A malta tem que perceber que um automóvel não é uma simples varinha mágica de ligar e desligar, tem muito mais que isso e é sempre bom saber vários dados do motor.

Depois podia era nas escolas de condução ensinarem um pouco isso...tabem abelha.

Por acaso hoje andei à pendura num Insignia com esse quadrante. Fica bem fixe até. A questão é se a escala dos 270 km/h abrange inclusive os motores mais fracos....não faz sentido :sh)

Num dos carros lá de casa o rádio (aftermarket) indica a voltagem da bateria.

E é um rádio normalíssimo. Um Sony de 40/50€.

O quadrante com ponteiro para a bateria é útililíssimo: ainda há dias o jipe não pegou e eu pensei "queres ver que é a bateria?!"
Olhei para o ponteiro no quadrante e reparei que ele nem se mexeu, ao dar a chave. "Tinha razão, é mesmo a bateria" e fiquei contente por ter acertado à primeira.
Triste, só fiquei quando tive de desembolsar 160€ por uma nova, porque aquela estava definitivamente morta.

O quadrante com ponteiro para a bateria é útililíssimo: ainda há dias o jipe não pegou e eu pensei "queres ver que é a bateria?!"
Olhei para o ponteiro no quadrante e reparei que ele nem se mexeu, ao dar a chave. "Tinha razão, é mesmo a bateria" e fiquei contente por ter acertado à primeira.
Triste, só fiquei quando tive de desembolsar 160€ por uma nova, porque aquela estava definitivamente morta.

Por uns modestos 2,45 euros pode-se ter um carregador USB duplo de isqueiro com indicação de temperatura ambiente ou tensão da bateria:

https://www.aliexpress.com/item/201...-charger-Dual-Port-3-1A-with/32793483484.html

Se calhar esse ainda conseguia dar uma leitura com o quadrante morto [:)]

Back