Qual a melhor geração de hatchbacks?

O termo técnico para o eixo traseiro dos Xsaras e 306 é: Braços puxados e barras de torção.

O caso dos Xsara e 306 é muito particular.
São barras de torção que acabam por formar um eixo ficticio.

É como disse um sistema muito curioso!

Tive um exemplar da Automovil espanhola de 1996 salvo erro.
Tinha um teste num circuito espanhol a vários Hot Hatchs.
Desde: Citroen ZX 16V 167, Audi A3 1.8T, VW Golf III 2.0 GTI 16v, Nissan Almera GTI, Seat Ibiza 2.0 GTI 16v, Honda Civic 1.6 VTI, Peugeot 306 GTI-6, Alfa Romeo 145 Q, Renault Megane Coupé 2.0 16V etc..

O mais rápido em pista foi o ZX 16V. Depois a cerca de 1s por volta vinha o 306. A +-2s do ZX vinha o Megane. Os Civic e Alfas por exemplo ficavam a mais de 5s. Lembro-me que o Almera era uma boa surpresa.
Tenho pena de não ter a revista.

Citroen_Zx_16V_1.jpg

Lembro-me de ter tido essa revista.
O Almera foi mesmo uma grande surpresa. As espectativas eram baixas.

O Civic correspondia àquilo que sempre se soube: muito bonito no papel mas na prática deixava imenso a desejar.
Era de todos o que oferecia, teoricamente, o melhor conjunto de suspensão.

Por falar nisso, há uns anos atrás um Xsara VTS também ganhou em pista, a um Skoda Octavia RS 2.0T 200cv que até creio que era 4WD.

Mas não foi só o Xsara que ganhou. A versão 2.0 do Alfa 147 tambem. Dá que pensar.

Suspensão da frente em quadrilatero, Motor v6, Caixa Selespeed, Connect Nav , Carro do ano 2001, e lindo....
Prontos tinha aquele problema de fugir em frente demonstrado no Top Gear, mas é pormenor, lol
Alfa_Romeo_147_GTA_2.jpg
alfa-romeo-147-gta-03.jpg
Alfa_Romeo-147_GTA_mp54_pic_9143.jpg
156_147_front.jpg
147GTA_05.jpg
6-4-800.jpg
images.jpg

Alfa-Romeo-147-GTA_5.jpg

Attachments

• 2010-European-Car-of-the-Year.jpg
    2010-European-Car-of-the-Year.jpg
    29.1 KB · Views: 0
Suspensão da frente em quadrilatero, Motor v6, Caixa Selespeed, Connect Nav , Carro do ano 2001, e lindo....
Prontos tinha aquele problema de fugir em frente demonstrado no Top Gear, mas é pormenor, lol

Exacto, é só um pormenor. [:)]

A não ser que se andem a fazer corridas na estrada a toda a hora, passava bem com isso.
No entanto olhando para a lista do top gear, é dos mais antigos e os hatch que lá estão acima é tudo mais recente, e não esquecer que a grande falha foi os gajos da Alfa se terem esquecido do diferencial, que se resolve com 500€.

Pena o país em que vivo:
Auto usate: Alfa Romeo, 147, 3.2 V6 24V GTA AutoScout24 pagina di dettaglio
Auto usate: Alfa Romeo, 147, 3.2 V6 24V GTA AutoScout24 pagina di dettaglio

Alfa Romeo 147 3.2 GTA CM, € 29.000, FUNCHAL - Standvirtual

Teste muito interessante com o 323 a cortar a meta em primeiro lugar. apr:)
Concordo bastante com o que escreveram sobre ele, acima de tudo é um chassis bastante fácil de explorar o que faz dele um carro bastante despachado nas curvas da nacional como já tive a hipotese de comprovar. O pior foram os consumos, aí surpreendeu-me o Honda pois esperava que o VTI fosse mais gastador andando sempre lá em cima.

Back