Qual é a utilidade do SUV

Dá para meter no monte, e muito a sério... muito mais do que eu imaginava...

Passou por sitios que achei que ficaria atascado... mas não!!!
e surpreendentemente passou nos mesmos sitios que um defender e onde um range rover dos novos teve de ser tirado com um cabo e um tractor... :)

Pronto, já faltava o exagero[;)]

No dia em que o meu Defender não passar onde um Q5 passa, como o meu sapato! Onde estão as baixas do Q5? Onde estão os bloqueios? Onde está o enorme curso da suspensão?

Daí posso extrair que os condutores dos LR são uns nabos e tu és um excelente condutor, porque no TT qualquer LR, mesmo o Evoque, tem obrigação de dar uma coça ao Q5[;)] Claro que no TT não é só o carro que conta, aliás, as unhas contam muito mais que o carro em muitas situações, e aí acredito que o Q5 passe[;)]

Ola a todos, pois eu acho que cada um compra o que quiser independentemente de ser o que mais precisa, o que mais gosta, o que acha mais bonito, enfim, o que quiserem, mas já tive um SUV (Kia Sportage de 1999), por acaso tinha um problema no sistema que metia a tração e por isso so puxava as rodas trazeiras mas nunca mandei arrajar porque nem foi preciso, como gosto muito de pesca nem vos passa pela cabeça os sitios onde fui com ele, nunca me deichou ficar mal. á 3 anos vendio e comprei uma 407sw, praticamente deixei de poder ir á pesca e enbora esteja muito satisfeito com a 407, tenho imensas saudades do meu SUV, tantas que da proxima vez que trocar de carro existem grandes probabilidades de voltar e ter o SUV e de preferencia de 7 lugares.
Abraço a todos.

Ola a todos, pois eu acho que cada um compra o que quiser independentemente de ser o que mais precisa, o que mais gosta, o que acha mais bonito, enfim, o que quiserem, mas já tive um SUV (Kia Sportage de 1999), por acaso tinha um problema no sistema que metia a tração e por isso so puxava as rodas trazeiras mas nunca mandei arrajar porque nem foi preciso, como gosto muito de pesca nem vos passa pela cabeça os sitios onde fui com ele, nunca me deichou ficar mal. á 3 anos vendio e comprei uma 407sw, praticamente deixei de poder ir á pesca e enbora esteja muito satisfeito com a 407, tenho imensas saudades do meu SUV, tantas que da proxima vez que trocar de carro existem grandes probabilidades de voltar e ter o SUV e de preferencia de 7 lugares.
Abraço a todos.

Arranjavas isso barato. É o vácuo que atua os cubos dianteiros [;)]. Acontecia muito nesses modelos.

No dia em que o meu Defender não passar onde um Q5 passa, como o meu sapato! Onde estão as baixas do Q5? Onde estão os bloqueios? Onde está o enorme curso da suspensão?

Daí posso extrair que os condutores dos LR são uns nabos e tu és um excelente condutor, porque no TT qualquer LR, mesmo o Evoque, tem obrigação de dar uma coça ao Q5[;)] Claro que no TT não é só o carro que conta, aliás, as unhas contam muito mais que o carro em muitas situações, e aí acredito que o Q5 passe[;)]

E os pneus tambem

Para off-road, depende do SUV. Já li um ensaio numa revista em que o Mini Countryman (considerado por muitos um SUV) teve de ser rebocado quando apanhou um pouco de off-road +- a sério e outros que até nem se desenrascam mal. Os SUV's para mim, são uma espécie de "primos" do jipes, que se desenrascam pior em TT, mas que consomem menos combustível e que, em estrada se comportam +- como carros (exceptuando um pior comportamento, talvez, devido à altura do solo mais elevada). Muitos deles não têm é o uso correto, na minha opinião (que é umas incursões em terrenos off-road pouco a moderadamente exigentes). Para quem mora numa aldeia (caminhos de pedra íngremes e algumas vias de acesso mais altas que o habitual) e não anda em trilhos difíceis de se fazer este tipo de carros é o ideal. Por isto faz sentido os SUV's existirem.

Sim dei à troca...

Para quem mora numa aldeia (caminhos de pedra íngremes e algumas vias de acesso mais altas que o habitual) e não anda em trilhos difíceis de se fazer este tipo de carros é o ideal. Por isto faz sentido os SUV's existirem.

Essa foi mais uma das condicionantes que tive, os meus pais moram num sitio algo difícil e facilmente inundável, de verão a areia solta e o pó são o prato do dia, foi fácil perceber o que me seria mais útil . É certo que um 3008 não tem aptidões de TT mas desenrasca-se para a utilização que lhe dou.

Outra coisa também importante que acho que ainda ninguém falou foi a economia num veiculo deste género, é certo mais gastador que um de categoria C mas bem mais poupado que um TT convencional o que nos dias de hoje conta e muito. Podendo eu ir de ferias ao Algarve por exemplo sem gastar o subsidio de ferias e o de natal em combustível. Ou deslocar-me para um trabalho mais longe de casa.

Conclusão é um veiculo quase multifunções

Última edição:
Arranjavas isso barato. É o vácuo que atua os cubos dianteiros [;)]. Acontecia muito nesses modelos.

Sim, eu sei, na Kia pediram 800€ + ou - mas numa oficina particular de um amigo comprando eu as peças ficava ai por metade.
Mas não arranjei porque nunca precisei, o meu periodo de pesca é entre Abril e Setembro e como tal não andava em grandes lamaçais. como tinha uma boa altura ao solo não me preocupava com pedras, buracos e afins, tinha uns bons peneus mistos e nunca tive um furo, deu alguns problemas de electronica com os comandos mas tenho pena de o ter vendido, se fosse hoje e sabendo o que sei não o vendia, ia ficando cá por casa.

Cumpts.

eu tenho um segmento c e um defender e um suv não me faz comichão nenhuma, é só mais uma solução que pode ser muito util. Faz me mais confusão por exemplo malta que não tem filhos, que não precisa de mais espaço mas compra uma sw.

E qual o mal disso? Desde que não me peçam dinheiro emprestado para os comprar...

Para mim não há mal nenhum, cada um compra aquilo que quer/pode.

Mas todos os segmentos foram criados para uma certa utilização, Seg. A e B uso em cidade, Seg. C e D familiares, Seg. E e F grandes viagens/estradistas, Mono-Volumes para famílias grandes, Todo-o-terreno para isso mesmo, desportivos para altas prestações.

Agora se me disseres que há familias que vêm de férias da Europa Central em Citroën C1? Há, claro que há.
Há familias pequenas, casal apenas, ou casal e um filho, e têm um Mono-Volume? Há sim senhor.
Condutores que nunca pisaram monte e têm um Todo-o-terreno? Claro que há.

Há de tudo, cada pessoa tem aquilo que quer e bem lhe apetece, agora que é inegável é que cada carro foi criado com uma finalidade!

Olá...
de tudo o que escreveste só posso concluir que
1- eu não escrevi em português corrente
2- tu não sabes ler :)
o que eu disse foi que ate passou nos mesmos sítios que um defender. Ora, volta lá a trás... :)

e sim, eu sei que um defender é um óptimo jipe...

Última edição:
Para mim não há mal nenhum, cada um compra aquilo que quer/pode.

Mas todos os segmentos foram criados para uma certa utilização, Seg. A e B uso em cidade, Seg. C e D familiares, Seg. E e F grandes viagens/estradistas, Mono-Volumes para famílias grandes, Todo-o-terreno para isso mesmo, desportivos para altas prestações.

Agora se me disseres que há familias que vêm de férias da Europa Central em Citroën C1? Há, claro que há.
Há familias pequenas, casal apenas, ou casal e um filho, e têm um Mono-Volume? Há sim senhor.
Condutores que nunca pisaram monte e têm um Todo-o-terreno? Claro que há.

Há de tudo, cada pessoa tem aquilo que quer e bem lhe apetece, agora que é inegável é que cada carro foi criado com uma finalidade!
e os coupé servem para quê?

e os coupé servem para quê?

Vou tentar explicar isto, vamos ver o primeiro exemplo, é uma mulher que sabe fazer tudo, trabalha que se farta, limpa a casa, cozinha, toma conta dos garotos etc:

mulher_feia04.jpg

Ou então tens outro exemplo, esta mulher ao contrário da outra, não serve nada nada:
Katie-Holmes-campanha-h-stern-mulher-bonita-levitando.jpg

Qual é que preferias? [:p]

Comprava a primeira a pronto (e mantinha-a bem escondida lá no fundo da garagem) e comprava a segunda a crédito só para mostrar aos amigos!

Vou tentar explicar isto, vamos ver o primeiro exemplo, é uma mulher que sabe fazer tudo, trabalha que se farta, limpa a casa, cozinha, toma conta dos garotos etc:

Ou então tens outro exemplo, esta mulher ao contrário da outra, não serve nada nada:

Qual é que preferias? [:p]
já tive um coupé, agora até tenho um coupé+cabrio (C+C), porque os comprei? Porque gosto! Porque comprei um SUV? Porque a maria gosta [:D]

só questionei porque parece que todas as compras são racionais ou tem de servir determinada função, quando se sabe que isto de automóveis está carregado de irracionalidades.
Para mim um SUV é a mesma coisa que uma carrinha, mas com uma bocadinho de irracionalidade... e se se quiser dá para fazer umas "avarias" offroad (light), tem vantagens e desvantagens amplamente debatidas.
A parte da estética é subjectivo, mas isso já devias ter percebido [:D]
Há quem adore o X6 e há quem abomine. Para mim é um bocadinho indiferente, nunca sonhei ter um. Mas gosto do X5, Q7, ML, RR, XC90, etc

Nota: há Coupés e coupés, desde Aston Martin a Hyundai, passando pelo estimulante 316i Coupé (este deve ser comparado a uma mulher frígida presumo), há de tudo.

Última edição:
é como as carrinhas, tens carrinhas com motores modestos (<100cv), e tens por exemplo uma RS6 ou uma E Station AMG [:D][:p]

Sim, mas ambas têm uma finalidade, uma é entrada da gama, anda menos, bebe menos, manutenção mais barata, tipicamente mais despida e a outra é o oposto, anda muito, bebe muito, manutenção mais cara, tipicamente mais bem equipada.

É conforme o gosto/carteira do cliente, como tinha dito anteriormente.

Compreendo, aceito e gosto do conceito SUV, apesar de achar que os espanhóis o definem melhor ao chamar-lhes Todo-Camino.
Para quem, como eu, gosta de sair do alcatrão de vez em quando, o SUV é o ideal, já que dá para usar no dia-a-dia (não sobressai tanto como um monte de ferro de um UMM ou Defender), e dá para ir à Serra da Estrela no Inverno, ou à praia no Verão (ou em qualquer outra altura) sem ficar atascado na areia, ou fazer um trilho ligeiro por um matagal e ver as vista do alto da colina, junto aos geradores eólicos, mas subindo pelo caminho de terra.
Agora a pergunta que não vejo ninguém fazer é: para que servem os SUV com tracção só num eixo?
Que vantagens podem existir entre uma carrinha (normal) e um Qashqai FWD ou similares?

Compreendo, aceito e gosto do conceito SUV, apesar de achar que os espanhóis o definem melhor ao chamar-lhes Todo-Camino.
Para quem, como eu, gosta de sair do alcatrão de vez em quando, o SUV é o ideal, já que dá para usar no dia-a-dia (não sobressai tanto como um monte de ferro de um UMM ou Defender), e dá para ir à Serra da Estrela no Inverno, ou à praia no Verão (ou em qualquer outra altura) sem ficar atascado na areia, ou fazer um trilho ligeiro por um matagal e ver as vista do alto da colina, junto aos geradores eólicos, mas subindo pelo caminho de terra.
Agora a pergunta que não vejo ninguém fazer é: para que servem os SUV com tracção só num eixo?
Que vantagens podem existir entre uma carrinha (normal) e um Qashqai FWD ou similares?

A bold:

A maioria dos SUV's (melhor, Crossover) tipo Qashqai ou ASX, dao jeito em cidade, mais do que se pensa:

- Maior altura ao solo.
- Para-choques de plastico (podem encostar em estacionamento que nao tras mal ao mundo nem se nota).
- Com a altura e as protecçoes em plastico na lateral, bem pode bater com as portas que nao chateia.

Claro que muitos compram pelo look, com todo o direito obviamente, mas nao se pode negar que sao carros que tem certas vantagens para uso em cidade, nao descorando a versatilidade e espaço.

Sao carros que acabam por conseguir serem mais versateis que ate carrinhas em certos pontos, basta ir-se para a Costa Vincentina e ver-se bem a diferença entre um Crossover e uma Station em terreno mais acidentado.

Portanto, dizer que é so pelos status ou nao se percebe de carros por se comprar um SUV é falar sem experiencia de causa, como ja passa a ser frequente aqui no geral.

Sao algumas vantagens.

Podes continuar a ir para caminhos que numa Megane, duvido que alguem se atrevesse a ir. A minha Focus em certos locais da costa vicentina ia a metade da velocidade do Qasqhai e mesmo assim achava rapido, e o Qasqhai nem é o melhor exemplo ja que a suspensao é algo para o dura na versao 2.0 dCi que morava ca em casa e os ruidos parasitas neste terreno fazem perder a vantade de andar mais, um Yeti sem duvida que deixava muito pessoal de boca aberta mesmo sem AWD.

Voltar
Superior