Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Pessoal, ando a estudar isto de novo.
E para varia tudo o que se faz em Portugal é uma confusão...

A EDP "oferece" duas opções a casa total e a casa total click. Não consigo entender qual a diferença entre elas. (assumo que será algo como débitos directo e/ou factura electrónica).

A Click oferece: 5+3% mas na realidade e como tenho bi-horário quer dizer que é 2% na electricidade e 5% no gás.
O descotno é sobre o total da factura, mas sem taxas nem imposts. ok certo.

A Galp Oferece o On on-line.
Que dá 10%+10%, mas o desconto é apenas válido sobre o valor de contrato da potência na elec. e sobre o termo fixo do gás.

Por isso obriga a ir fazer contas a ver qual compensa mesmo.

Tirando estes, vale a pena entrar nos gold energy e afins?

Eu a pouco tempo mudei da EDP Comercial para a Galp. Ainda contactei a Gold Energy mas até hoje estou à espera de resposta.

Na altura o que fiz foi pegar numa fatura da EDP Comercial, colocar os cálculos num excel e fazer as contas para o tarifário que tinha e para o tarifário da Galp (protocolo DECO). Feitas as contas verifiquei que compensava a Galp, li várias críticas negativas pela Internet mas decidi arriscar (já tive problemas com a EDP portanto para pior não ia).

Desde que subscrevi Galp, o único cuidado que tenho tido é enviar a leitura no dia certo (só dá via telefone, via Internet a ferramenta deles não funciona) e tem corrido 5*. As faturas ou não têm estimativas, ou se as têm são calculadas com base no consumo médio, não com valores absurdos como me acontecia com a EDP. Portanto penso que o balanço é bastante positivo para já.

Pessoal, ando a estudar isto de novo.
E para varia tudo o que se faz em Portugal é uma confusão...

A EDP "oferece" duas opções a casa total e a casa total click. Não consigo entender qual a diferença entre elas. (assumo que será algo como débitos directo e/ou factura electrónica).

A Click oferece: 5+3% mas na realidade e como tenho bi-horário quer dizer que é 2% na electricidade e 5% no gás.
O descotno é sobre o total da factura, mas sem taxas nem imposts. ok certo.

A Galp Oferece o On on-line.
Que dá 10%+10%, mas o desconto é apenas válido sobre o valor de contrato da potência na elec. e sobre o termo fixo do gás.

Por isso obriga a ir fazer contas a ver qual compensa mesmo.

Tirando estes, vale a pena entrar nos gold energy e afins?

A diferença do Casa Total Click e do Casa Total tem a ver com a contratação ser online (basta teres uma fatura para preencheres os dados online) ou contratação em loja.

Pega numa ou várias facturas e vai aqui: Portal ERSE - Simulador de Preços de Energia Elétrica

Utiliza dois valores mais distantes possíveis de leituras (e não estimativas) que aparecem no verso da fatura.

Tem lá tudo no simulador, se precisas de aderir a algum serviço, débito directo, contratação eletrónica, fatura eletrónica, ...

Voltei a olhar para isto mas agora estou com dúvidas maiores.

Preços Tabelados pela ERSE

Potência de 6,9

Simples. Termo fixo = 4.63 (0.1522 dia)
Bi-Horário. Termo fixo = 8.39 (0.276 dia)

Simples. Consumo = 0.1742
Bi Horário. Consumo Cheio = 0.1989 / Vazio = 0.0978

Na EDP Total Click

Simples. Termo fixo = 8.98 (0.2962 dia)
Bi-Horário. Termo fixo = 8.98 (0.2962 dia)

Simples. Consumo = 0.1539 (já com 3% de desconto)
Bi Horário. Consumo Cheio = 0.1816 / Vazio = 0.0958 (Já com 2% de desconto)

O termo fixo é que tem um valor maior que o tabelado pela erse. Isto é possível?

A ERSE disse que o aumento pra 2015 devia ser de 3.3% no mercado regulado e a EDP comercial (mercado livre) aumenta o preço praticamente 4% por isso acho que se pode esperar de tudo. E nas Tv´s e Jornais nada dizem.

no primeiro leilão da deco eu aderi à Endesa e fiquei lá durante algum tempo, não gostei porque :

- era complicado dar as leituras, e quando dava nunca as consideravam, eles forneciam o contacto da EDP para essa comunicação

para mim é um serviço fundamental para não ter surpresas na conta, imaginem agora com este frio e pagar só as estimativas...

mudei novamente para a EDP e decidi englobar também o serviço de gás, é mais cómodo e fica tudo numa só factura

eles têm um serviço online que dá para comunicar as leituras e vejo os meus consumos e tudo, para mim é muito bom

mas esteve durante meses indisponível esse serviço da comunicação das leituras no online, já estava a desesperar....

mas parece que voltou

Eu a pouco tempo mudei da EDP Comercial para a Galp. Ainda contactei a Gold Energy mas até hoje estou à espera de resposta.

Na altura o que fiz foi pegar numa fatura da EDP Comercial, colocar os cálculos num excel e fazer as contas para o tarifário que tinha e para o tarifário da Galp (protocolo DECO). Feitas as contas verifiquei que compensava a Galp, li várias críticas negativas pela Internet mas decidi arriscar (já tive problemas com a EDP portanto para pior não ia).

Desde que subscrevi Galp, o único cuidado que tenho tido é enviar a leitura no dia certo (só dá via telefone, via Internet a ferramenta deles não funciona) e tem corrido 5*. As faturas ou não têm estimativas, ou se as têm são calculadas com base no consumo médio, não com valores absurdos como me acontecia com a EDP. Portanto penso que o balanço é bastante positivo para já.

O mesmo comigo. E ainda tenho os descontos de 20% nos fixos.

Agora é ponderar o triple.

A ERSE disse que o aumento pra 2015 devia ser de 3.3% no mercado regulado e a EDP comercial (mercado livre) aumenta o preço praticamente 4% por isso acho que se pode esperar de tudo. E nas Tv´s e Jornais nada dizem.

O estranho é a EDP ter uma taxa de "fixo" mais alta que a taxa imposta pela ERSE. :sh)

Voltei a olhar para isto mas agora estou com dúvidas maiores.

Preços Tabelados pela ERSE

Potência de 6,9

Simples. Termo fixo = 4.63 (0.1522 dia)
Bi-Horário. Termo fixo = 8.39 (0.276 dia)

Simples. Consumo = 0.1742
Bi Horário. Consumo Cheio = 0.1989 / Vazio = 0.0978

Na EDP Total Click

Simples. Termo fixo = 8.98 (0.2962 dia)
Bi-Horário. Termo fixo = 8.98 (0.2962 dia)

Simples. Consumo = 0.1539 (já com 3% de desconto)
Bi Horário. Consumo Cheio = 0.1816 / Vazio = 0.0958 (Já com 2% de desconto)

O termo fixo é que tem um valor maior que o tabelado pela erse. Isto é possível?
Se não me engano a ERSE dá/regula o preço mínimo, daí para cima já é responsabilidade da empresa, outra coisa é cuidado com os "descontos na factura final" isso não é permitido pois o preço kVA também é regulado.

Neste momento a Galp tem o melhor serviço(tenho de puxar a brasa[:D]) apesar de ir tudo para o cartão ainda é qualquer coisa.
No teu caso com os 6,90kVA na electricidade ainda são á volta de 4€ por mês só na electricidade.

Se não me engano a ERSE dá/regula o preço mínimo, daí para cima já é responsabilidade da empresa, outra coisa é cuidado com os "descontos na factura final" isso não é permitido pois o preço kVA também é regulado.

Neste momento a Galp tem o melhor serviço(tenho de puxar a brasa[:D]) apesar de ir tudo para o cartão ainda é qualquer coisa.
No teu caso com os 6,90kVA na electricidade ainda são á volta de 4€ por mês só na electricidade.

Galp não quero nem dado. :sh)
Tive dois problemas com eles, e vontade de resolver foi 0.

Mais uma vez andei aqui à volta com as contas.
Esquecendo o desconto do combustível, pelas minhas contas quem tiver uma factura Luz+Gás acima de 52.5€ sem IVA já deve compensar ficar na EDP casa 10%, em vez da Energia3 da Galp/Continente.

No fim de semana com tempo vou refazer as contas com 3 ou 4 facturas que tenho lá em casa e comparo.
Para quem tiver consumos elevados compensa a EDP. Quem tiver consumos baixos e gastar muito combustível compensa a Energia3.

Têm feito os vosso cálculos?? O que dizem?

Last edited:
Back