Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Estou no mercado regulado do gás (Lisboagás) e este mês recebi um valor alto para pagar, cerca do dobro do normal. Ainda nem consegui analisar se o preço subiu e se é melhor mudar para a opção luz/gás de uma qualquer empresa...quais as vossas considerações?
Já agora, não sei que se passa com eles que de há 3 meses para cá, a fatura passou de digital para física...Galp em grande.

Não houve alteração do tarifário desde 01/10/2025.

Deves ter consumido mais e/ou a fatura cobrir um período superior e/ou se basear em estimativa.

Aconteceu-me o mesmo.

Aqui também passaram a mandar por carta a fatura, a ultima veio ontem até foi rapida a chegar.
​Devem também ter as faturas no balcão digital.

Tinha ontem deixado aqui em primeira mão mas como ainda não era oficial tive de retirar a info.

Iberdrola lançou o plano Poupança Inteligente. Este plano tem 8h/dia com maior utilização do cliente a um preço inferior às restantes.

As horas são escolhidas diariamente e podem ser interpoladas e são escolhidas de forma automatica pelo sistema

https://www.linkedin.com/pulse/iber...dor-plano-poupan%C3%A7a-inteligente-com-efste

Iberdrola lançou o plano Poupança Inteligente. Este plano tem 8h/dia com maior utilização do cliente a um preço inferior às restantes.

As horas são escolhidas diariamente e podem ser interpoladas e são escolhidas de forma automatica pelo sistema

Atenção ao custo diário (Termo Potência)! :eek:

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	32.8 KB ID:	14693913

Para comparação,
image.png
​​

Last edited:
Nos últimos 3 anos acho que fui cliente de 4 comercializadoras diferentes. Felizmente as mudanças são processos rápidos.

EDP Comercial - Plenitude Indexado - SU Energia (mercado regulado) - EDP Comercial (há 10 meses atrás, Indexado com €10 de desconto por mês) - Ibelectra (mudei hoje).

Deixa ver como corre com a Ibelectra.

No geral correu sempre tudo bem exceto com a Plenitude, embora em termos de preço tenha apanhado ali bons meses graças ao mercado indexado. Mas depois quando começou a ficar mais caro acabei a mudar para a SU Energia e tive lá 6 meses acho.

Atenção ao custo diário (Termo Potência)! :eek:

Para comparação,

​​

Sim, há que tê-lo em conta como é óbvio.
Para consumos altos pode ser interessante.
A Iberdrola tem ainda duas campanhas não publicas: Uma com 100€ de cashback dividido por 10 faturas e outra com o Kwh a 0.14xx €

Entretanto aos curiosos com os promocodes da G9, posso adiantar que os códigos promocionais neste vão começar a existir e para já não darão descontos, serão apenas um identificador do revendedor (se quiserem dar uma ajuda disponibilizo o meu[:D]).

Trabalhando na área e com quase todas as marcas, vou começar a deixar mais novidades por aqui quando as tiver (e puder divulgar) [:blush:]

Last edited:
Sim, há que tê-lo em conta como é óbvio.
Para consumos altos pode ser interessante.

Considerando que o preço mais barato está limitado a 70% do consumo total, ficam os seguintes preços médios para várias distribuições

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	5.0 KB ID:	14693933
(inclui desconto de 2% por FE e DD)

Temos o kWh fixo a 0.1337 na EDP (campanha -20%) e a 0.1348 na G9. Qualquer uma com o custo da potência bastante inferior.

A G9 continua a ser melhor opção, no entanto o preço apresentado é apenas por 6 meses
EDP não trabalho com eles mas tinha ideia que atualmente só têm o desconto de 10% certo?

Curioso que liguei para renovar e era só para novos clientes. Agora ligaram para voltar......... [:D]

Cá também aconteceu, que era só para novos clientes (isto ainda antes de terminar a 31 de Março) e depois do choradinho, e conhecer a quem tenha sido aceite apesar de já ser cliente, lá pediram para aguardar e depois, lá foi também atribuído.

de 2 de março a 1 de Abril consumi 469 kWh, potência 5.75 kVA, EDP 20%

paguei 91.96 euros

acham bom, isto é, a EDP ainda se mantém competitiva ? isto está sempre a mudar....e agora com o Irão....

aqui em casa, 4 pessoas, só mesmo andando à "chapada" é consigo reduzir o consumo tanto de eletricidade como do gás.

paguei 91.96 euros

acham bom, isto é, a EDP ainda se mantém competitiva ? isto está sempre a mudar....e agora com o Irão....

Tens acesso ao mesmo simulador que nós, onde encontras a qualquer momento a resposta

image.png

Ouçam uma coisa: Mais alguém tem a factura da EDP por receber, ou é só aqui a minha vizinhança?
É que supostamente já devia ter vindo até 20 e tal de Março, mas a malta ainda não recebeu sequer o SMS de aviso do limite de pagamento

paguei 91.96 euros

aqui em casa, 4 pessoas, só mesmo andando à "chapada" é consigo reduzir o consumo tanto de eletricidade como do gás.

Acabei de fazer uma simulação no Tiago e eis os dados apresentados para as tuas datas:

simulacao.jpg

Bem rapaziada... tenho de começar a olhar para este tema e por isso preciso de ajuda.

Por onde começar a analisar / comparar? Admito que estou completamente OUT porque até aqui não precisei.

Edd :)

Bem rapaziada... tenho de começar a olhar para este tema e por isso preciso de ajuda.

Por onde começar a analisar / comparar? Admito que estou completamente OUT porque até aqui não precisei.

É ver o teu consumo e também verificar se a potência contratada é a adequada.

Depois, é usares o seguinte simulador:

https://www.tiagofelicia.pt/

Mas podes sempre colocar aqui os valores acima e pessoal pode dar a deixa.

• Like
Reactions: DMA

TiagoFelicia e o site da ERSE.

Precisas de saber +/- quantos kW consomes e a potência contratada(3.45, 4.6, 5.75, etc..). Podes ver numa fatura do teu fornecedor.

• Like
Reactions: DMA
Por aqui continuo com o EDP 20%, apesar de neste momento parecer estar a compensar mais o indexado, isso costuma acabar quando começam os meses de Verão

Como já não tenho aquecimento central ligado, não justifica a alteração para indexado, mas para quem tiver à procura o EDP indexado continua a ser a melhor opção

Back