Qual oleo meter num clio??

DiiogoS

New member
Boas pessoal, sou novo no fórum e novinho nestas andanças de carros.. Tirei carta a semana passada e de hoje a 8 dias irei comprar um clio dci 1.5 comercial.. No entanto o antigo dono disse-me que o carro ficou parado por 1 ano de garagem e precisarei de mudar o óleo.. Alguém sabe qual é o mais aconselhável e preço do mesmo?
Abraços [:cool:]

Eu meto 10w40 porque fui convencido na loja de peças...e não me tenho dado nada mal.
de qualquer modo tenho recebido excelentes criticas do wolf 5w40...Vai ser esse o proximo...daqui a uns 1000km's talvez [:cool:]

Nao percebes.Eu faço-te um desenho.

Bloco aberto,reconstruido,retificado,tudo novo.Oleo 10/40(B4),onde está a duvida.

Ah.E para dizer que o meu mecanico,já foi um dos da força aerea.No inicio de carreira,antes de começar por conta propria.E não vão lá só "chocolateiras".E tambem é o da "familia"há longos anos.

E já foi reconstruido a uns 3 anos.E nem uma pinga gasta.

Onde esta a duvida

Última edição:

Vamos por partes:

Ah.E para dizer que o meu mecanico,já foi um dos da força aerea.No inicio de carreira,antes de começar por conta propria.E não vão lá só "chocolateiras".E tambem é o da "familia"há longos anos.

A falácia do argumento da autoridade dos sujeitos. Este argumento é o mais comummente usado para construir uma falácia. Aqui vai um artigo sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

O teu mecânico podia ser da NASA ou da Renova. Não sei o carro em questão, mas, e esquecendo o período de rodagem inicial de um reconstruído e suas vicissitudes inerentes, um 5w40 é, em grande (leia-se, enorme) parte dos casos, superior a um 5w40. Novamente, pode não ser o caso pois não sei o carro em questão. A não ser que tenhas alguma informação sobre o motor que não estejas a transmitir, nada disso justifica a obrigação de usar um 10w40, bem pelo contrário.

O não gastar uma pinga não diz absolutamente nada sobre ser melhor usares um 10w40 nessa aplicação. O nexo de causalidade é zero sem mais informações. Até podias usar 20w50 e ele não gastar uma pinga. O que diz esse facto sobre a qualidade do óleo? Pouco ou nada.

Onde esta a duvida

A dúvida estava, e continua a estar, que o facto de um motor ser todo rectificado não diz nada sobre se dever usar lá 10w40 sem ter outra vicissitude desconhecida qualquer.

Mas pronto, se usar o 10w40 te mantém feliz, força. Não deve fazer mal (continuo sem saber qual é o carro). As pessoas aqui só estão a tentar ajudar.

Última edição:

Bloco aberto,reconstruido,retificado,tudo novo.Oleo 10/40(B4),onde está a duvida.

Onde esta a duvida

Continuo com as duvidas todas.

O que é que o bloco do motor já ter sido aberto tem a haver com a viscosidade "obrigatoria" imposta por ti?

Idependentemente de já ter sido aberto ou não, nada tem a haver com a viscosidade de óleo que leva, aliás, depois de ter sido rectificado, dependendo do motor até deve levar um óleo mais fino...

Não é preciso ser o melhor mecânico do mundo para saber disso, basta ir acompanhando o tópico dos óleos que já vi que não o fazes, ou se o fazes ainda não aprendeste nada!

O desenho que fizeste não faz sentido absolutamente nenhum... [;)]

Última edição:
Eu não percebo o uso de um 10w40 ou superior num clima como o nosso, preferem utilizar um óleo mais "grosso" para não gastar pinga de óleo fazendo com que o motor não seja tão bem lubrificado como num 5w30 lol

Os males não vem agora, mas esperem uns 200 mil km para o verem as touches a cantar entre outros ao utilizarem óleos grossos [;)]

Última edição:
Eu não percebo o uso de um 10w40 ou superior num clima como o nosso, preferem utilizar um óleo mais "grosso" para não gastar pinga de óleo fazendo com que o motor não seja tão bem lubrificado como num 5w30 lol

Os males não vem agora, mas esperem uns 200 mil km para o verem as touches a cantar entre outros ao utilizarem óleos grossos [;)]

O 10W40 ou 5W30 é relativo. Falando em carros que conheço e tu também, no clio é aconselhavel um 5W40 ou mesmo 10W40 e não é aconselhavel um 5W30. Nos Zetec já é aconselhavel antes um 5W30 e não um 5W40 ou 10W40 (se bem que o manual diz que se pode usar em alternativa)

Se usar um 10W40, no clio não tem problema, até é uma viscosidade indicada pelo manual. Não é só pelo clima como referes [;)]

Andam no mesmo clima, mas são motores diferentes e viscosidades diferentes! [;)]

O 10W40 ou 5W30 é relativo. Falando em carros que conheço e tu também, no clio é aconselhavel um 5W40 ou mesmo 10W40 e não é aconselhavel um 5W30. Nos Zetec já é aconselhavel antes um 5W30 e não um 5W40 ou 10W40 (se bem que o manual diz que se pode usar em alternativa)

Se usar um 10W40, no clio não tem problema, até é uma viscosidade indicada pelo manual. Não é só pelo clima como referes [;)]

Andam no mesmo clima, mas são motores diferentes e viscosidades diferentes! [;)]

Claro, entendo, foi falha minha, pois queria comprar um 10w40 com um 5w40 e não 5w30 [;)]

Eu, na minha opinião, um carro que leva um 10w acaba por ter mais desgaste que um 5w, porque o que mais "mói" num motor, principalmente aqueles que só fazem percursos citadinos, são os arranques a frio, e um 10w acaba por ser mais grosso logo no arranque e, acaba por não ter logo aquela pressão inicial como um 5w. Eu notei isso na Focus cá de casa, a luz do óleo com o 10w apagava após 2 segundos e meio, e com o 5w é pouco menos que 1 segundo, e nota-se também no trabalhar e dá-me a sensação que ainda assim ficou com um trabalhar fanhoso a nível de válvulas por andar com esse óleo, mas isso já são teorias da conspiração minhas [:p]

Mas também é a minha opinião e penso que tenha a sua lógica :)

Um 5W40 é "superior" a um 10W40, no entanto pelo que me tenho apercebido no tópico dos óleos e me informei no mesmo acerca de um Fiesta 1.1 de 96, o ideal para aquele motor é mesmo um 10W40, mesmo podendo usar um 5W50 (teoricamente superior a frio e quente).

PS: Podiam transferir este tópico para o tópico dos óleos.

Onde esta a duvida

Um motor ser reconstrutor em nada faz alterar a viscosidade recomendada. Isto porque para ficar um trabalho bem feito as folgas do motor terão de respeitar os tolerancimentos originais, logo, mantém-se tudo.

Essa recomendação do 10w40, se for um 1.5dci, põe-me a pensar que é um mecânico antigo e que não foi reciclando as suas bases teóricas ao longo dos anos. E como tu bem disseste, foi mecânico da Força Aérea, não de automóveis. [;)]

Do teu testo retiro que:

- o mecânico usa ideias ultrapassadas em termos de lubrificantes
- usas vezes de mais o "e...". Parece a malta nas conversas que se vai lembrando de argumentos e vai despejando à medida que lhe vêm à ideia. [:D]

Mas o que interessa é que os carros rolem sem problemas e sem ser preciso andar a abrir motores. Para isso é que devemos ter estes cuidados na escolha dos óleos [;)]

Última edição:
Eu também nunca entendi essa dos consumos de óleo e as viscosidades. Se um motor consome óleo (e não usa uma graduação inferior à mínima necessária), alguma rectificação tem de ser feita mecânicamente.
Eu tenho um R19 (mínimo de 15w40) que já andou com 20w40 (brevemente), 15w40, 10w40 e 5w40 e o motor nunca gastou pinga de óleo.
Tenho um 146 (mínimo 10w40) que já andou com essa, com 15w40 e agora anda com 5w50. Até agora nem gota...

Como o Pedro19 disse e bem, um 5w40 é melhor que um 10w40 pois oferece melhor protecção a frio. Aliás, ao preço que os óleos 5w40 andam (100% sintéticos), nem entendo como alguém pode preferir usar um 10w40 (semi-sintético) que custa praticamente o mesmo.

Ainda por cima num motor com turbo, onde o óleo 5w40 dará uma protecção muito melhor a frio... Tudo bem que o óleo 10w40 chega e sobra (ou será que a Renault alterou a graduação do óleo dos 1.5 DCi para 5w40 ?), mas quando a diferença monetária é tão pequena... Se há coisa em que acho que não se deve poupar é no óleo [;)].

Voltar
Superior