Eu também nunca entendi essa dos consumos de óleo e as viscosidades. Se um motor consome óleo (e não usa uma graduação inferior à mínima necessária), alguma rectificação tem de ser feita mecânicamente.
Eu tenho um R19 (mínimo de 15w40) que já andou com 20w40 (brevemente), 15w40, 10w40 e 5w40 e o motor nunca gastou pinga de óleo.
Tenho um 146 (mínimo 10w40) que já andou com essa, com 15w40 e agora anda com 5w50. Até agora nem gota...
Como o Pedro19 disse e bem, um 5w40 é melhor que um 10w40 pois oferece melhor protecção a frio. Aliás, ao preço que os óleos 5w40 andam (100% sintéticos), nem entendo como alguém pode preferir usar um 10w40 (semi-sintético) que custa praticamente o mesmo.
Ainda por cima num motor com turbo, onde o óleo 5w40 dará uma protecção muito melhor a frio... Tudo bem que o óleo 10w40 chega e sobra (ou será que a Renault alterou a graduação do óleo dos 1.5 DCi para 5w40 ?), mas quando a diferença monetária é tão pequena... Se há coisa em que acho que não se deve poupar é no óleo [].
Para alem da vantagem a frio, o ser mais fluído (menos esforço para bombagem pela bomba), os 5w40 têm bases de qualidade e durabilidade superior a um 10w40 equivalente. Já li um período de troca com 10w40 de 20 em 20.000kms (acho que foi num motor a gasolina de um Renault), mas o que não faltam são "n" indicações de 20 e 30.000 kms para 5w40. Por alguma razão será...
Provavelmente será por os 5w40 serem 100% sintéticos (na teoria pelo menos), e os 10w40 não, logo terão propriedades inferiores.
Sobre os casos que apresentas, este ano decidi fazer uma experiência para tirar duvidas (nesta caso será mais para confirmar a ideia que um óleo mais fino que o minimo exigido, de qualidade, que respeite as viscosidades que o fabricante recomenda, não me irá fazer andar a pintar as ruas de óleo [
- Seat Cordoba Vario 1.6 AKL (101cv) + Shell Helix Ultra AV-L 5w30 (sim, é um 5w30 que respeita as normas VAG mais actuais, a 504.00 e 507.00) + 15.000 kms, conforme é indicado para intervalo de mudas, que é o que respeito. Nem mais, nem menos.
Como até agora não me gastou óleo entre mudas, com 5w40, decidi fazer esta experiência a ver que diferenças noto, para o bem ou para o mal. Assim ao menos tenho uma pequena base prática onde assentar as ideias que vou retendo do que leio.
O que não faltam são carros com o 1.6 SR que já passaram os 200.000 e só deve ter lá entrado 10w40, mas se há a possibilidade de ter algo que pelo menos na teoria só trará vantagens, porque não?!
Como é lógico vou andar todas as semanas em cima do nível do óleo, e se tiver um ligeiro gasto não ficarei alarmado tendo em conta a idade do projecto do motor, onde nessa altura poucos ou nenhuns carros usavam 5w30 como base recomendada pelo fabricante [
(no fim vou expor esta minha experiência no tópico dos óleos, para o bem ou par o mal)