Qualquer carro dá 200km/h...

Olha que tenho algumas dúvidas... Deve haver mtos que não dão devido a relações de caixa.

A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.

Olha que o meu a descer já foi aos 215kmh!!!![:p]
G.punto 90cv!!!!!

nunca ouvi essa frase ...

lol, o que não falta é pessoal a dizer, "ah e tal o meu dá 210, 220" depois vamos a ver a potencia do carro, tem menos de 100cvs ...

e digo já, se alguem vos disser que o carro deu mais de 200kms/h e o mesmo tem menos de 100cvs é mentira [;)]

Diogo Pinto,

a mesma formula ajuda a mostrar que o peso influencia a velocidade de ponta,como é obvio. Um exemplo, um clio que vá em recta plana e dê no máximo 180, com mais 500 quilos de chumbo nao vai atingir os mesmos 180km/h
[;)]

Fisicamente é facil provar que assim o é, e nisso me basio e acredito.
atençao que basta haver uma pequena assentuaçao para isto nao ser vdd,
pois o peso do carro seria maior, logo mais força a puxar para traz caso ele suba.

repara..
quais as forças que impedem um carro de andar mais.
a força gravitacional nao é pois se é uma recta pura de 0% de inclinaçao, a gravidade faz um angulo de 90º com a trajectoria logo o trabalho realizado por esta força é zero.
entao a unica força que actua é so e somente a força do atrito, força que o ar exerce no carro e/ou a impossibilidade neste caso do carro nao andar mais devido as ruas relaçoes de caixa.
entao por isto afirmo que o peso em nada interfere.
boa noite

Fisicamente é facil provar que assim o é, e nisso me basio e acredito.
atençao que basta haver uma pequena assentuaçao para isto nao ser vdd,
pois o peso do carro seria maior, logo mais força a puxar para traz caso ele suba.

repara..
quais as forças que impedem um carro de andar mais.
a força gravitacional nao é pois se é uma recta pura de 0% de inclinaçao, a gravidade faz um angulo de 90º com a trajectoria logo o trabalho realizado por esta força é zero.
entao a unica força que actua é so e somente a força do atrito, força que o ar exerce no carro e/ou a impossibilidade neste caso do carro nao andar mais devido as ruas relaçoes de caixa.
entao por isto afirmo que o peso em nada interfere.
boa noite

e como é que vais calcular o atrito? não é com o peso(reacção normal) e o coeficiente de atrito?

De velocímetro muitos dão, mesmo carros mais "fracos", agora os 200km/h de velocidade real isso é que já é mais difícil. [;)]

Diogo Pinto,

a mesma formula ajuda a mostrar que o peso influencia a velocidade de ponta,como é obvio. Um exemplo, um clio que vá em recta plana e dê no máximo 180, com mais 500 quilos de chumbo nao vai atingir os mesmos 180km/h
[;)]

Vai vai, demora é mais tempo a atingir...

mas o facto de trazer um velocimetro que marca 260,não deve ter lá sido posto por acaso.[:D]

As marcas muitas vezes metem o mesmo quadrante para todas as versões dos carros, gasolina ou diesel. Isso também nada quer dizer..

Por acaso quando era puto adorava ver quanto um carro marcava e o numero de ponteiras que tinha :p

Last edited:
Pelo menos o C3 1.6 hdi dá 200, porque a minha V50 com o mesmo motor a caminho do algarve deu isso(marcado por gps)...

CuMPz

Olá.

Uma coisa é possibilidade outra é plausibilidade......

O meu 206 dá de revista 168 se nao me engano agora no dia a dia dar 160 já é obra (a subir manter os 160 é para esquecer) e dos 160 aos 200 pode dar numa descida longaaaaa...

Qualquer carro dar 160 sim.....

Qualquer modelo que tu penses tem 1 versão que dá 200 certo:
Renault Clio RS etc
Corsa 1,7 CTI 125 cvs

Agora qualquer carro dar 200 em situacoes plausiveis muito longe disso....

Se falarmos assim: Eu vou num carro qualquer (e isto reflecte muitas situacoes..rectas, subidas) e quero que ele chegue a 200...

Digo-te tenho um colega com 1 tdi 110 com box e para dar 200 reais mesmo a direito sim sim por isso não é qualquer carro

e como é que vais calcular o atrito? não é com o peso(reacção normal) e o coeficiente de atrito?

nao..esse é o atrito entre as rodas e o chao que neste caso é benefico, pois sem ele o carro nao andava..
o atrito que o ar exerce no carro nada tem haver com o seu peso, nao é por a reacçao normal ser maior(peso maior) que o atrito do ar é maior..visto ao contrario parece-me mais facil perceber..

se o carro nao tivesse rodas e anda-se de rojo(lol) ai ...a reacçao normal teria influncia no atrito entre o chao e o carro sem rodas e quanto maior o peso maior o atrito logo mais força seria necessario para ele andar o mesmo, isto sem rodas, com rodas esse atrito passa a ser algo bom..algo de permite o carro andar..rodas vs chao

o meu não sei, tenho medo que comece a perder parafusos e não devem ser nada baratos[:)]

P.S: quando quiserem experimentar, usem uma AE de preferencia com 3 faixas e sem trânsito [;)]

foi isso que eu disse o que influencia mais a velocidade de ponta sao as relações de caixa ou desmultiplicaçao e a aerodinâmica[;)]

mas uma coisa nao implica a outra. o que afirmo com unhas e dentes é que o valor da Massa, influência a velocidade de ponta. É um facto.

nunca ouvi essa frase ...

lol, o que não falta é pessoal a dizer, "ah e tal o meu dá 210, 220" depois vamos a ver a potencia do carro, tem menos de 100cvs ...

e digo já, se alguem vos disser que o carro deu mais de 200kms/h e o mesmo tem menos de 100cvs é mentira [;)]

O meu só tem 90cv e já foi aos 215kmh a desçer!!!!
E depois de embalado aguentasse nos 200kmh de ponteiro!!![:p]
Em plano não passa dos 190kmh..........

Back