Qualquer carro dá 200km/h...

TheProphecy

New member

... Esta é uma frase que se ouve com alguma frequência e que me foi proferida por um amigo recentemente, fazendo-me pensar: "Será que é mesmo assim?"

Pois bem, de uns quantos carros que verifiquei havia um largo conjunto deles que não dá nem de perto nem de longe 200km/h. Por exemplo:

Renault Clio III 1.5dCI 85cv - 174km/h
Fiat GPunto 1.3 Multijet 90cv - 175km/h
Mitsubishi Colt CZ3 1.5 DI-D 95cv - 180km/h
Citröen C3 1.6HDi 110cv - 190km/h
Opel Corsa GTC 1.7 CDTI 125cv - 195km/h

E esta pequena amostra está longe de ser apenas de carros de gama baixa, sendo todos eles modelos já médios a nível de motorização e potências. Basta ver que um Mini Cooper tem uma vel.max de 203km/h!

Ou seja, será este "Qualque carro dá 200km/h" mais um mito do mundo automóvel?

... Esta é uma frase que se houve com alguma frequência e que me foi proferida por um amigo recentemente, fazendo-me pensar: "Será que é mesmo assim?"

Pois bem, de uns quantos carros que verifiquei havia um largo conjunto deles que não dá nem de perto nem de longe 200km/h. Por exemplo:

Renault Clio III 1.5dCI 85cv - 174km/h
Fiat GPunto 1.3 Multijet 90cv - 175km/h
Mitsubishi Colt CZ3 1.5 DI-D 95cv - 180km/h
Citröen
C3 1.6HDi 110cv - 190km/h
Opel Corsa GTC 1.7 CDTI 125cv - 195km/h

E esta pequena amostra está longe de ser apenas de carros de gama baixa, sendo todos eles modelos já médios a nível de motorização e potências. Basta ver que um Mini Cooper tem uma vel.max de 203km/h!

Ou seja, será este "Qualque carro dá 200km/h" mais um mito do mundo automóvel?

De velocimetro, numa descida, qualquer um dos que colocas-te passa os 200km/h.

Daí certas afirmações...

De velocimetro, numa descida, qualquer um dos que colocas-te passa os 200km/h.

Daí certas afirmações...

Olha que tenho algumas dúvidas... Deve haver mtos que não dão devido a relações de caixa.

A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.

Olha que tenho algumas dúvidas... Deve haver mtos que não dão devido a relações de caixa.

A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.

Então é melhor meter em ponto morto para atingir os 200km/h a descer [:D] [:D]

Acho que podemos basear-nos na potência, pelo que a barreira para passar os 200km/h deve estar em média nos 130cv.

De facto pode ser um factor limitante. Mas, à partida, qualquer carro com aerodinâmica razoavel, e caixa para tal, se der 180 em plano, passa os 200 a descer. Falo de velocidades de velocimetro.

Como o Arturval referiu em descida qualquer um (da lista) passa os 200km/h, e eu tenho a experiência num Corsa 1.3 CDTI da empresa do meu pai, dos de 2004 (75cv) na descida de Esposende (Viana-Porto) o velocímetro passou os 200km/h.... mas não aconselho a ninguém! Parecia que ia a 300.. [8b]

Acho que podemos basear-nos na potência, pelo que a barreira para passar os 200km/h deve estar em média nos 130cv.

A potência de nada serve sem saberes o peso..

Vê o saxo cup, uno turbo i.e e pequenos foguetes que têm motores banais mas que devido ao seu baixo peso dão velocidades "interessantes"

O meu carro tem anunciada uma v max de 196km/h, e tem 118cavalos, e é pesado..

A potência de nada serve sem saberes o peso..

Vê o saxo cup, uno turbo i.e e pequenos foguetes que têm motores banais mas que devido ao seu baixo peso dão velocidades "interessantes"

O meu carro tem anunciada uma v max de 196km/h, e tem 118cavalos, e é pesado..

Ok, tens razão.
Então deve-se arranjar facilmente uma relação peso(kg)/potência(cv) para chegar aos 200km/h em plano.

o que o velocimetro diz nao me diz mt..se o meu carro marca x em recta e se a marca diz que ele em velocidade maxima tem y...entao eu vo a y km/h..por isso..realmente, marcar, mt chegam la..agora que todos ANDEM a 200 é relmente uma mentira.

mas no meu caso ate vou mais longe..
o carro com o qual por vezes ando nem de ponteiro a descer chega aos 200
falo do peugeout 407 1.6hdi , devia ter uma 6...mas nao me queixo..acho que apenas uma vez cheguei ao limite do carro...para a velocidade de cruzeiro a que normalmente ando é um carro mt bom..e nao me importo de prencindir de um pouco de velocidade de ponta..para uma melhor resposta do motor..em quanquer circunstancia...pois a caixa é curta..

O meu Yaris dá facilmente esse valor em recta, a plano...e só tem 106 poneis [;)]

Last edited:
Huumm...não sei se isso póde ser visto assim de forma tão linear.[;)]
O meu tem precisamente 130cv e a vel. max. anunciada pela marca são 207km/h,agora de ponteiro prefiro nem dizer o que já lá vi marcar,mas o facto de trazer um velocimetro que marca 260,não deve ter lá sido posto por acaso.[:D]
Um carrito pra atingir os 200km/h REAIS e não de ponteiro, já tem que ter um motor "jeitozinho".[;)]

Last edited:
o peso nao tem muita influencia na velocidade maxima, o que mais influencia para a mesma potencia sao as relaçoes de caixa e aerodinamica.

Ok, tens razão.
Então deve-se arranjar facilmente uma relação peso(kg)/potência(cv) para chegar aos 200km/h em plano.

atençao que o peso em nada interfere com a velocidade maxima..
apenas com a acelaraçao...maior peso maior inercia..logo.. maior dificuldade em alterar o seu estado actual de um objecto, neste caso o carro, o que implica neste caso mais tempo ate o carro chegar a sua velocidade maxima..mas o limite desta é o mesmo

Carros mais recentes prai 1.6 para cima, com >120cv.. uns com mais esforço, outros menos, vao bem aos 200 (claro que nao estou a falar de comerciais/ carrinhas grandes etc.. onde o peso influencia mais, e onde os motores sao feitos para ter força e nao velocidade lol)
mas é a tal cena, 200 reais não sao bem os 200 de ponteiro.. de qualquer forma ha bastantes carros a chegarem la, é preciso é ter o pé direito pesado [:p]

ja la vai o tempo que o meu corsa 1.5td com 70 e poucos cavalos dava 180-185 em recta :/ LOL

Last edited:
atençao que o peso em nada interfere com a velocidade maxima..
apenas com a acelaraçao...maior peso maior inercia..logo.. maior dificuldade em alterar o seu estado actual de um objecto, neste caso o carro, o que implica neste caso mais tempo ate o carro chegar a sua velocidade maxima..mas o limite desta é o mesmo

Diogo Pinto,

a mesma formula ajuda a mostrar que o peso influencia a velocidade de ponta,como é obvio. Um exemplo, um clio que vá em recta plana e dê no máximo 180, com mais 500 quilos de chumbo nao vai atingir os mesmos 180km/h
[;)]

Back