Quando Tiveram o 1º PC???

Agora a sério.

O 1º mesmo meu foi um celeron a 466Mhz com 64 de memoria, disco de 8 gigas e leitor de dvd, a grafica já não me recordo mas era da nvidia e foi praí há 8 anos.

Mas antes disso usei 8086, 8088, 286, 386 e um cirix a 100Mhz, primeiro sem disco e depois com um disco de 20 megas lol.

Comecei a trabalhar com sistemas operativos da Microsoft desde a ultima versão do DOS a 6 qql coisa (6.22 acho), usei desde o win 1.1 até ao win 98 e depois o primeiro pc que comprei (o tal celeron) já com o 98SE.

Usei tb o Win NT desde o 4.0 até ao Win XP, passando pelo win 2000.

Usei tb pc-dos e WinME [:vm)](que tive instalado no meu pc durante dois dias).

......

Antes de ter um computador já tinha utilizado uns quantos, sobretudo na escola.

mas o meu primeiro mesmo meu foi este: (mais coisa menos coisa)

- Pentium 166Mhz
- 16MB de RAM
- HD de 4GB
- Leitor de CDs 16x
- Windows 95

eu tive um 386 com 2mb de ram... ou 1...? qualquer coisa assim. DOS 3 acho... mas cheguei a ter o dos 5 naquilo [:D]

Ah! o disco tinha 40mb! Epa ja nao me lembro bem mas era qualquer coisa assim... ou 40 ou 60 ou 80...

- o primeiro era um 486 e ja nem me lembro do resto das caracteristicas

- depois comprei prai em 98 um Pentium 350, disco 6.4gigas, 64 ram, 16 placa grafica nvidia e cd-rom e windows 98

- acutalmente tenho um Pentium IV 2.66, com 512 ram, dois discos (perfazendo 100 gigas) e grafica de 256. windows xp.

- no inicio do proximo ano lectivo tenho que comprar um portatil.

Já que há um tópico sobre quando é tiveram NET, agora pergunto quando é tiveram um PC pela 1ª vez?
Eu tive o 1º em Dezembro de 1996- P133; disco rigido de 1gb; leitor cd-rom 8x Creative; memoria de 16 mb; placa grafica de 2 mb.

cumps.;)

tiveste o pc no mesmo ano que o meu, ja nao me lembro das caracteristas, lembro sim que ja no final da vida dele antes de dar o berro so funcionava a pontape LITERALMENTE, dava-se pontapes com força na parte da frente da torre quando ele bloqueiava, o mais engraçado e que ele desbloqueiava

Ano de 99, tinha eu 12 anos, contundo já havia um Mac cá por casa.

PII 350mhz ( que passado uns anos andou sempre a 433 mhz )
Disco de 6,4gb
64mb sdram ( pc100 )
Creative Blaster Banshee 16mb
Monitor Princeton de 17'

Preço: por volta de 1000 € se bem me lembro.

Passado uns anos uns componentes queimaram e levou board nova e um disco de 20gb. Lembro-me de lhe comprar um gravador de cds de 32x que ainda está cá por casa. Custou 30 contos na altura ( 150 € )

Ainda lhe cheguei a por uma gf2mx e uma gf4mx e 256mb de ram. Corria o XP sem problemas, não podia era por-lhe coisas pesadas)
Infelizmente acabei por vende-lo há uns 3 anos :(

Last edited:
Foi em '90, acho.

Unisys 286, 2 mb ram, 40 mb disco, 10 mhz.
O S.O. era Dos, mas tinha o Windows também. Eram 7 disquetes de 3 1/2 e demoravam uma tarde a instalar. Tinha monitor VGA e tinha uma impressora Epson LX800 de 9 agulhas, bastante silenciosa[:D]

Algum tempo depois, um primo meu comprou um IBM PS1, com 25mhz!! Era um maquinão!!!!!

Eu lembro-me que o meu 1º marcava 25Mhz e tinha botão "turbo" que depois de carregar dava 33Mhz. [:D] Acho que custou 200 contos na altura. :eek:
E tinha o windows 3.11. E a impressora era como a do Tiago, era tão silenciosa que acordava os vizinhos. Ela ganhava ao rossonar do meu avó! [:D]

Last edited:
O meu 1º PC foi comprado em 89, em 2º mão. Foi comprado na Regisconta - para quem se lembra era aquela máquina. [;)] [;)]

Era um 8088 a 4.77/10MHz - Turbo ligado [:D]
Tinha 640kb de RAM, 20MB de HDD, Drive de baixa densidade de 5.25", Placa CGA e ecrã monocromático amarelado.

Bem, o meu primeiro pc, foi em 95, um 486 DX4 a 100mhz, com 32mb de ram, 1,2GB de disco, e placa de som!!

O primeiro pc la em casa foi este:
ppc640.jpg

na altura, em 87, custou quase 250 000$00

Bem, o meu primeiro pc, foi em 95, um 486 DX4 a 100mhz, com 32mb de ram, 1,2GB de disco, e placa de som!!

O primeiro pc la em casa foi este:
ppc640.jpg

na altura, em 87, custou quase 250 000$00

Xiiii.

No serviço havia uns desses. Era do mais portátil que existia... Era usado pelo pessoal que instalava e dava suporte a centrais telefónicas.

Pentium 166Mhz
16 Mb de ram
1.2gb de disco
placa de som sound blaster 16 bits
leitor cd
Era uma boa máquina, quando a maioria dos amigos tinham ainda 486 a 100 Mhz

O meu primeiro foi o 486 DX2 acho a 33 MHZ. Lembro-me é do leitor de CD que era uma caixa que saía para fora e 1X [:D]. e tinha um scanner daqueles manuais, mas aquilo era muito dificil de funcionar direito.

A drive cds era tipo isto:

old_drives.jpg

O primeiro cá de casa goes way back, daqueles sem disco rígido que funcionavam com 2 disquetes de 5", mas disso não me lembro

O primeiro PC que passou lá por casa, foi antes de eu nascer, nos primórdios da informatica...

Não seria ainda bem um PC, mas ja dava para programar qq coisita...

O meu pai sempre esteve ligado á electronica/informatica...

O primeiro de que me lembro, digno de ser chamado de PC, foi um :

zx80.jpg

Depois disso passou de tudo, ZX81, ZX Spectrum ( rubber keys ), Timex 2048 ( que ainda existe ), Amstrads, IBMs PC XT, ASTs, KAYPRO 10 ( um portatil que devia pesar uns 40 kilos ), Philips NMS 9100, Apricot PC ( ainda existe, o meu primeiro PC ), Shneider EURO PC, Sperrys, UNISYS...

Lembro de ter tido desde 8086, 8088, 80286, 80386, 80486 ( SX/DX/DX2/DX4 ) ...

Perdi-lhes a conta...

Muitos deles eram montados sem caixa mesmo, eram arranjados ás placas/peças e montados assim...

( não havia muitos €, as placas/peças eram surripiadas no trabalho e caixa não havia... )

Bons tempos, a entrada da internet...

Acho que foi para aí em 93 que tive os primeiros contactos com as BBS, e em 95 com a NET, com um modem de 3400KBs...

Antes tinha piada, assistir-se á evolução, a passagem dos transistores para ICs, agora já não tem interesse nenhum...

Porra, estou mesmo a ficar velho!! [:D]

Last edited:
1988 - Unisys PW500

Do que me lembro tinha um processador 286 a 12mhz, 640kb ram, disco 40mb e um drive para disquetes de 5 e 1/4. O SO de origem era o DOS 3.2.

Como essa versão do DOS não suportava o disco "gigante" de 40mb, ele tinha duas partições, uma de 32mb (C:) e outra com o restante (D:).

O ecrã monocromático de fósforo verde estava ligado a uma placa gráfica Hércules capaz de produzir texto e uns muito rudimentares gráficos.

A velocidade do processador podia ser reduzida para 8mhz ou 6mhz porque havia software que era incompatível com a velocidade normal do processador.

Como tudo mudou. :D
Ainda tenho 2 PW300, com monitores EGA ( tenho 3 monitores EGA UNISYS ), e salvo-erro tinha também um PW400, mas já nao me lembro...

Um dos PW300, um 80268 a 10MHz, está com co-processadore matemático 80287 .

Olivetti_PC1_System_1.jpg

NAME PC 1MANUFACTURER OlivettiTYPE Home ComputerORIGIN ItalyYEAR 1988BUILT IN LANGUAGE NoneKEYBOARD Full-stroke 82 keys with 10 functions keys and numeric keypadCPU Nec V40SPEED 4.77 / 8 MHzCO-PROCESSOR Yamaha custom chipRAM 512 KB (up to 640 KB)ROM UnknownTEXT MODES 40 x 25 / 80 x 25GRAPHIC MODES CGA graphic modes : 320 x 200 / 640 x 200COLORS 4SOUND Tone GeneratorSIZE / WEIGHT 39(W) x 31(D) x 9(H) cm.I/O PORTS Centronics, RGB monitor and TV, RS232, Mouse, Audio, Floppy disk, Expansion connectorBUILT IN MEDIA 1 or 2 x 3.5'' 720 KB FDDOS MS DOSPOWER SUPPLY Built-in power supply unitPERIPHERALS Expansion box

O meu primeiro PC, no início dos anos 90. O meu só tinha uma drive de diskettes.
Aquilo é que era! [:D] [:p]

Back