Quanto tempo dura uma bateria Start & Stop?!

msantos

Well-known member
Tenho um Nissan QQ com start and stop, a primeira bateria durou pouco mais de 2 anos e agora 2 anos e pouco depois a minha mulher foi por o carro a trabalhar e não pega, assim que se gira a chave ficam as luzes fracas, ou seja estou a pensar que é novamente uma bateria nas couves, a que tenho agora é de uma marca boa, Yuasa e própria para start and stop e custou perto de 400€, mas isto agora de 2 em 2 anos preciso de gastar uma fortuna para por baterias???

Estou lixado com isto, qual a vossa experiência de duração da bateria em carros com Start Stop?
Quando sou eu a conduzir até costumo desligar esse sistema mas já sei que a minha mulher nunca se lembra disso.

400 € ???? Isso é feito de ouro ou prata? :sh)

Compra mas é um carregador de baterias e volta a carregar essa.

Eu li algures, ou alguém me disse, que as baterias S/S deviam durar, pelo menos 7 anos. Não faço ideia se esta informação é correcta ou não.

Tenho em casa um carro com S/S, a gasolina, faz 9 anos em março e ainda tem a bateria de origem.

Agora 400 € por uma bateria para um QQ, chiça, é feita de ouro? Para o meu carro deve andar por volta dos 150 €.

Penso que deve ser muito condicionado pelos percursos que se fazem, mas sempre achei que durariam um pouco menos que as outras, no caso de alguém que utilize bastante o start/stop.

400 € ???? Isso é feito de ouro ou prata? :sh)

Compra mas é um carregador de baterias e volta a carregar essa.

Não chegou a 400€ mas foi um preço muito próximo disso, eu sei que as baterias para carros com start stop são mais caras do que as normais, sei que na altura a minha mulher pediu preços em 2 sítios e o preço pouco variava pelo que preferi por esta da Yuasa que era mais cara mas sei que é das melhores marcas de baterias, se calhar desta vez enganei-me...tenho que ir à oficina onde foi metida a bateria para ver o que eles dizem...

Neste momento tenho a bateria a carregar mas já sei que não vai durar muito...
O meu carro anterior foi vendido com 7 anos e ainda tinha a bateria de origem.

O S&S pouco ou nada tem a ver com essa troca de baterias tão frequente. O proprio sistema detecta falhas e não desliga o motor caso a bateria esteja demasiado fraca.

Ou existe algum problema no carro (consumo, curto circuito, etc), ou algum problema na utilização (falta de..).

dizem bem a bateria dura como qualquer outra normal 5 a 6 na melhor das hipoteses, mas depois o problema aqui é o sistema start and stop usado frequentemente(isto para quem anda em cidade ou pequenos percusos) a bateria vai-se em 2 ou 3 anos, e depois custam um balurdio comparadas com as equivalentes normais, dai que muitos optam por desligar o start and stop, mas há carros que o sistema só dá para desligarmos temporariamente, ao reutilizar novamente o carro, ele volta a activar o start and stop, como o caso o nissan QQ...

é só tretas para gastarmos dinheiro...

Desliga o SS assim que ponhas o carro a trabalhar. E mesmo assim vai-te durar 4/5 anos. Compra Varta AGM ou Tudor AGM, fica em cerca de 140/160 paus.

Tenho um carro com Start & Stop, fez há semanas 6 anos e a bateria ainda não deu sinais de fraqueza.
Verdade seja dita, o S&S entra poucas vezes: é necessário que estejam reunidas mil condições, uma delas é a carga da bateria estar perfeita ou perto disso.
Para a poupança que gera, não vale a pena gastar balúrdios numa bateria pensada para S&S. Quando esta der o badagaio leva uma bateria vulgaríssima.

dizem bem a bateria dura como qualquer outra normal 5 a 6 na melhor das hipoteses, mas depois o problema aqui é o sistema start and stop usado frequentemente(isto para quem anda em cidade ou pequenos percusos) a bateria vai-se em 2 ou 3 anos, e depois custam um balurdio comparadas com as equivalentes normais, dai que muitos optam por desligar o start and stop, mas há carros que o sistema só dá para desligarmos temporariamente, ao reutilizar novamente o carro, ele volta a activar o start and stop, como o caso o nissan QQ...

é só tretas para gastarmos dinheiro...

Então estou com uma sorte descomunal. Quase 9 anos com uma bateria de S/S, larga maioria dos percursos foram curtos, tipo 2, 3 kms de cada vez e até hoje não deu sinal de berrar. Já ando a pensar nisso a algum tempo, que qualquer dia é dia de ficar apeado...

O S&S pouco ou nada tem a ver com essa troca de baterias tão frequente. O proprio sistema detecta falhas e não desliga o motor caso a bateria esteja demasiado fraca.

Ou existe algum problema no carro (consumo, curto circuito, etc), ou algum problema na utilização (falta de..).

Falta de utilização duvido, o carro trabalha todos os dias da semana e por vezes também ao fim de semana, este fim de semana por acaso não andou.

Tenho um carro com Start & Stop, fez há semanas 6 anos e a bateria ainda não deu sinais de fraqueza.
Verdade seja dita, o S&S entra poucas vezes: é necessário que estejam reunidas mil condições, uma delas é a carga da bateria estar perfeita ou perto disso.
Para a poupança que gera, não vale a pena gastar balúrdios numa bateria pensada para S&S. Quando esta der o badagaio leva uma bateria vulgaríssima.
Pergunta de um leigo: isso pode-se fazer sem prejuízo para o funcionamento de todos os componentes alimentados pela bateria?

Desliga o SS assim que ponhas o carro a trabalhar. E mesmo assim vai-te durar 4/5 anos. Compra Varta AGM ou Tudor AGM, fica em cerca de 140/160 paus.

Mas isso são baterias próprias para start stop?
Estou a achar o preço muito baixo.

Então estou com uma sorte descomunal. Quase 9 anos com uma bateria de S/S, larga maioria dos percursos foram curtos, tipo 2, 3 kms de cada vez e até hoje não deu sinal de berrar. Já ando a pensar nisso a algum tempo, que qualquer dia é dia de ficar apeado...

vai na volta estás, mas situações como a dele é o que não falta ai de baterias start and stop, não durarem mais que 2 ou 3 anos, e a causa dada foi mesmo derivado ao tipo de utilização, e claro a parte pior o valor de uma bateria para este sistema...

Mas isso são baterias próprias para start stop?
Estou a achar o preço muito baixo.

ele deve-se estar a referir trocares por uma bateria normal e cada vez que usares o carro desligares o start and stop, o o pior é que ele reactiva-se sempre a cada vez que religas o carro, o que não é muito cómodo...

Lamento este post por vários motivos.

O principal: Foste roubado, essa bateria online custa 137€ - Varta Silver Dynamic AGM E39
O segundo: Baterias SS, são feitas para durar mais tempo e não menos.
O que me leva a concluir: O carro tem um problema. Nomeadamente, tem alarme?

Sugestão: Há um carregador no lidl por 20€, que suporta baterias AGM e as regenera.

Last edited:
Lamento este post por vários motivos.

O principal: Foste roubado, essa bateria online custa 137€ - Varta Silver Dynamic AGM E39
O segundo: Baterias SS, são feitas para durar mais tempo e não menos.
O que me leva a concluir: O carro tem um problema. Nomeadamente, tem alarme?

Sugestão: Há um carregador no lidl por 20€, que suporta baterias AGM e as regenera.

se for bateria sem manutenção, não valerá de muito sinceramente [8b]

Xi, para a confusão que já vai aqui...

1) Não conheço nenhum Nissan Qashqai com S&S no qual a bateria de origem tenha durado mais de 4/5 anos;
2) Por 140/160 Paus compra-se uma Varta AGM ou Tudor AGM (até em lojas físicas, é questão de procurarem);
3) Eu opto por desligar o S&S no arranque, mas dá para fazer vários mods para nunca ligar (desligar o sensor do capot, meter um relé, etc). No QQ o stop-start funciona praticamente logo após o arranque e só já não funciona muito perto da bateria dar o p**do mestre.

Back