Quarto arrendado - Problemas...

zeus

New member
Preciso de uma ajuda, pois já pesquisei bastante e não encontro nada que me ajude nesta situação que passo a descrever.

O problema é com a minha namorada, que vive numa casa onde tem apenas um quarto alugado e acesso a toda a casa. A casa não é partilhada com a senhoria, mas sim com outras colegas de casa. Neste caso, é um T4 onde vivem de momento 3 raparigas e existe mais um quarto para arrendar. O problema surge agora que a senhoria pretende arrendar o quarto vago a novas pessoas e está constantemente a entrar em casa da minha namorada sem sequer tocar à campainha da porta exterior. Simplesmente mete a chave na fechadura...e entra!

Sendo uma casa apenas de raparigas é natural que as pessoas se sintam mais à vontade para andarem vestidas (ou despidas) como querem e num destes dias a minha namorada estava numa parte comum da casa, a sala, a engomar roupa com um pijama relativamente curto no momento que entra a senhoria em casa com mais 2 raparigas:sh). É uma situação chata...que apesar do mau ainda poderia ser pior![8b]
A minha namorada e restantes colegas de casa não pedem mais que uma simples chamada telefónica a perguntar se é oportuno ir lá a casa, mais no sentido de não ser apanhada desprevenida desta forma. Eu diria que no mínimo tocar à campainha e aguardar um pouco para ver se alguém abre a porta.

É legítimo o que a senhoria está a fazer? Não deviam ser combinadas estas visitas?

Eu felizmente não tenho este problema, porque, apesar de também viver em casa arrendada, arrendei a casa completa com mais uns amigos e então o senhorio apenas tem acesso a minha casa em dias de visitas combinadas pelo que é tranquilo e não dou por mim com gente estranha em casa.

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Pergunto eu: caso uma colega de casa queira levar um rapaz/rapariga a casa tem de avisar as colegas ou tocar à campainha para entrar na própria casa?

Não percebendo nada do assunto, diria que seria chato se a senhoria entrasse no quarto alugado, mas nem tanto nas partes comuns.

No limite ela podia viver lá ocupando esse 4º quarto e utilizar as partes comuns também, não ?

quando as casas são arrendadas em quartos, há uma "convenção social" de que há zonas privadas (os quartos) e zonas partilhadas que são públicas.

a ideia é comparares com um hostel que funciona de maneira bastante parecida, por isso não vejo qualquer problema da senhoria lá entrar uma vez que não entra nos quartos sem avisar/bater.

a tua namorada tem de perceber que está a alugar um quarto e não uma casa, tem a vantagem de ser mais barato mas tem obviamente problemas de privacidade.

se por acaso a senhoria decidir alugar o último quarto a um rapaz, como é? também não vai poder andar de pijama curto na sala...

Pessoalmente acho que seria sempre simpático pelo menos tocar à campainha.

Mas tb acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
Se a tua namorada está de pijama curto, ou nua nos espaço comum é problema dela.
E se fosse uma colega de casa a entrar com o namorado? Ou amigos? E apanham a tua namorada de trajes reduzidos na sala....

Pergunto eu: caso uma colega de casa queira levar um rapaz/rapariga a casa tem de avisar as colegas ou tocar à campainha para entrar na própria casa?

Não, mas acho que nesse caso já existe o bom senso de estar acompanhado(a) por alguém que vive lá constantemente. De qualquer forma, a minha namorada quando pensa levar lá pessoas fora do comum avisa as colegas de casa. Mas ela nem pede isso... E repara que ela tem o quarto arrendado sem ser apartamento partilhado com a senhoria. Se fosse, acho que o enquadramento legal seria outro.

quando as casas são arrendadas em quartos, há uma "convenção social" de que há zonas privadas (os quartos) e zonas partilhadas que são públicas.

a ideia é comparares com um hostel que funciona de maneira bastante parecida, por isso não vejo qualquer problema da senhoria lá entrar uma vez que não entra nos quartos sem avisar/bater.

a tua namorada tem de perceber que está a alugar um quarto e não uma casa, tem a vantagem de ser mais barato mas tem obviamente problemas de privacidade.

se por acaso a senhoria decidir alugar o último quarto a um rapaz, como é? também não vai poder andar de pijama curto na sala...

Quando a minha namorada fou para lá viver, no contrato verbal que fizeram é que seria um apartamento apenas de raparigas, no entanto nada está escrito... Seria uma situação a ver no momento, no entanto acho que será sempre alguma falta de educação o que ela faz... Independentemente de eu estar a exagerar o problema... (que admito que posso estar, por isso vim pedir ajuda)

É assim tão complicado dar uma palavrinha à mulher? Ou é daquelas senhorias ranhosas?
Isso foi a primeira coisa que se fez já há uns tempos, e repetiu-se várias vezes essa palavrinha. Sempre numa perspectiva de razoabilidade... A minha namorada e restantes colegas de casa não querem mesmo chatices, mas gostariam de um pouco mais de cuidado por parte da senhoria.

Última edição:
Quando a minha namorada fou para lá viver, no contrato verbal que fizeram é que seria um apartamento apenas de raparigas, no entanto nada está escrito... Seria uma situação a ver no momento, no entanto acho que será sempre alguma falta de educação o que ela faz... Independentemente de eu estar a exagerar o problema... (que admito que posso estar, por isso vim pedir ajuda)

não acho de todo exagerado. conheço senhorios que alugam quartos e conheço inquilinos que o fazem também, e isto, pelo que sei, é prática comum.

o senhorio vai lá quando quer mas não entra nos quartos (ou bate à porta). as áreas comuns não são privadas.

Isso foi a primeira coisa que se fez já há uns tempos, e repetiu-se várias vezes essa palavrinha. Sempre numa perspectiva de razoabilidade... A minha namorada e restantes colegas de casa não querem mesmo chatices, mas gostariam de um pouco mais de cuidado por parte da senhoria.

em principio como estão a arrendar e pagar teem direito a sua privacidade, não há moral nenhuma a senhoria entrar sem ou ao menos pre avisar com a hora exata , ou claro tocar a campainha. no meu ponto de vista não e normal esse comportamento.

Não percebendo nada do assunto, diria que seria chato se a senhoria entrasse no quarto alugado, mas nem tanto nas partes comuns.

No limite ela podia viver lá ocupando esse 4º quarto e utilizar as partes comuns também, não ?

Já agora v7, concordas que seria um enquadramento legal diferente caso a casa fosse partilhada com a senhoria, certo? Neste caso acho que se chamaria albergue e não arrendamento...mas eu não percebo nada de leis :sh)

Juntem-se as 3 e aluguem um apartamento. Provavelmente sai mais barato, e aí já ditam as regras.

Já agora v7, concordas que seria um enquadramento legal diferente caso a casa fosse partilhada com a senhoria, certo? Neste caso acho que se chamaria albergue e não arrendamento...mas eu não percebo nada de leis :sh)

Falas em enquadramento legal, mas já disseste que não há contrato. Por isso não há qualquer enquadramento....

Um contrato verbal é um contrato válido, pelo que existe certamente enquadramento legal. E assim como os comprovativos de transferência bancária da renda servem como comprovativo desses mesmos pagamentos e atestam a existência de um contrato, ou não?

Ora..se é contrato verbal...não se pode exigir nada à senhoria.

De qualquer forma, nada como falar com a senhora sobre o assunto ou então procurar outra solução

Um contrato verbal é um contrato válido, pelo que existe certamente enquadramento legal. E assim como os comprovativos de transferência bancária da renda servem como comprovativo desses mesmos pagamentos e atestam a existência de um contrato, ou não?

Contrato verbal existe, mas em casos especificos tipo adesões a serviços de telecomunicações e coisas do género. Nas casas, trata-se de contratos escritos, mesmo que seja arrendamento de quarto. Dai ter que existir recibo (ao que essa senhoria se está a descartar, estando em arrendamento ilegal). Sem provas de contrato, nada legal há a fazer.

Voltar
Superior