citação:
Originalmente colocada por blindness2005
citação:
Originalmente colocada por JC_STILO
citação:
Originalmente colocada por sergiosl
citação:
Originalmente colocada por JC_STILO
Boas,
Na minha opinião ficas muito bem servido com a Astra 1.3 Cdti, assim como com a Focus 1.6 de 90, Peugeot 307 Hdi 90 e Megane Dci85...
Qualquer uma delas tem argumentos para te deixar satisfeito!
Se quiseres saber pormenores da Astra, posso-te ajudar já que tenho um Cosmo 5p com essa motorização...
Quanto às bocas do costume...são sempre os mesmos...não merecem comentário!
Um abraço e boa escolha!
JC_STILO
JC_STILO,
Moro no Rio de Janeiro, enfrento congestionamentos monstros, pela manhã levo 45 min para percorrer 18 km, sob o Verão dos trópicos, com o ar condicionado funcionando o tempo todo. Tenho um C3 1.6 116 cv à gasolina/álcool e a sua agilidade no trânsito agrada-me muito. A Astra Caravan 1.3 à diesel me oferece agilidade no trânsito ? Como são as suas retomadas de velocidade em estrada ? E as ultrapassagens são seguras, exigindo apenas uma marcha abaixo, por exemplo, redução de 5ª p'ra 4ª ?
Boas,
Para te ser sincero, acho que o teu C3 é mais àgil...e digo isto porque, mesmo com os ultimos update's de centralina, o motor 1.3 cdti não é nenhum exemplo em disponibilidade em baixas...embora não nos deixe ficar mal (depois a andar é muito bom mesmo...!!!)
Para a tua utilização, julgo que as motorizações Hdi/Dci assentam melhor (melhor disponibilidade em baixas)!
Um abraço,
JC_STILO
JC_STILO, se me permites, vou intrometer-me amigávelmente na conversa. [|)]
Concordo plenamente nas propostas que tu apresentaste. De facto, na casa dos 23.000 €, as melhores propostas são mesmo o Astra 1.3 CDTI de 90cv, o Focus 1.6 TDCI de 90cv, o 307 1.6 HDI de 90cv (os 1.6 TDCI/HDI são iguaizinhos) e o Mégane 1.5 DCI de 85cv. Alguns um pouco mais e outros um pouco menos de 23.000 €, mas são sempre boas propostas.
Não conheço o Astra 1.3 CDTI de 90cv, pois nunca o testei e o que vou dizer é apenas o que acho baseado no que tenho visto por aqui (até mesmo de opiniões tuas

). Acho que este motor é bastante bonzinho, pois consegue extrair uns saudáveis e disponíveis 90cv de um motor de apenas 1300cc. Tu podes corrigir-me se não for verdade, mas o que me parece é que o motor é mais solícito apartir das 2000rpm não desiludindo, mas abaixo das 2000rpm requer alguma atenção para não perder muita força, certo? Sendo assim acho que é um motor que é mais agradável de conduzir em estrada, conseguindo performances dignas, mas em cidade requer alguma habituação devido à menor disponibilidade em baixas. Relativamente aos consumos, tenho visto users que têm Astra's com este motor e que estão agradados com os consumos pois são comedidos.
No caso do Focus 1.6 TDCI de 90cv, posso falar bem à vontade, pois sou proprietário de uma carrinha igual. Não vou estar aqui a elevar a fasquia em relação ao Focus só por ter um e dizer que é o melhor, que os outros não prestam, etc. Nada disso! Vou ser imparcial e falar do que sei porque por experiência própria sei do que falo! É uma aposta bastante equilibrada e quem escolhe pelo que ele vale não sai desiludido. Relativamente ao motor (que é uma opinião que é também igual ao 307 1.6 HDI de 90cv por o motor ser o mesmo), acho que é um motor que não desilude nada, antes pelo contrário, é uma agradável surpresa (se assim não fosse certamente não teria comprado um! [

]). É suave, progressivo, demonstra até ter mais de 90cv e nem por isso é gastador (penso que em termos de consumos devem ser idênticos ao Astra). Acho que em comparação com o 1.3 CDTI do Astra, o 1.6 TDCI do Focus é menos penoso a baixas rotações. O Focus às 1500rpm já demonstra algum (mas pouco) folego e apartir das 2000rpm é uma agradável surpresa, sendo suave a subir de regime e demonstra um bom poder de aceleração. Ou seja, em relação ao Astra sente-se menos aquele disparo tipo "off->on", se é que me faço entender. O Focus não tanto do tipo "8 para 80" como é o Astra. Não sei se concordas com isto, JC_STILO. Vai confortavelmente e sem grande esforço até aos 160 km/h. Apartir daí consegue chegar aos 190/200 km/h (de ponteiro), mas já lhe custa um pouco mais (penso que aqui deve ser idêntico ao Astra). É um motor com uma boa agradabilidade de condução. É claro que não é nada do outro mundo, mas não se pense que seja um motor que se arraste. Mexe mínimamente o carro. Quanto ao carro em si e sem querer desvirtuar o Astra (que sei que tem um bom comportamento), o Focus tem a mais valia da robustez de construção e o comportamento é 5*. O chassis está bem construido, conferindo ao Focus uma estabilidade muito boa e aliado a uma suspensão firme (sem penalisar o conforto em demasia) consegue obter um toque de desportividade e níveis de segurança elevados. Como pontos menos fortes, o motor não é o mais silencioso (prefiro dizer assim do que dizer barulhento, pois acho que há motores que ainda são piores neste aspecto), o CB básico, o nível de equipamento podia ser mais generoso e a mala que podia ser mais espaçosa (não desilude, mas os outros modelos têm mala maior (a do Focus é maior até que a do 407 SW, imaginem! [:0]), de resto o habitáculo é bem espaçoso)
Quanto ao 307 1.6 HDI de 90cv, de motor está tudo dito em cima. Em relação ao carro em si, dizem que é espaçoso e confortável. Do que me deu a entender é uma aposta racional. Não se destaca muito em determinados níveis, mas também não desilude, pois é um carro equilibrado.
Por último o Mégane 1.5 DCI de 85 cv. Sei que é um bom motor. Penso ser o motor desta categoria que é o mais disponível em baixas. Neste aspecto é uma agradável surpresa pois tem um amplo regime de utilização, não perdendo em baixas e demonstrando disponibilidade que não acaba tão cedo, ajudado pela bem escalonada caixa de velocidades. Tem uma excelente autonomia, pois é poupado e o depósito é generoso. Outro ponto forte é do mala que é a maior de todos estes modelos e acho que é mesmo a maior dentro do segmento.
Como já disse, estética à parte (pois é subjectiva), todos estes modelos são boas apostas.