Que carrinha escolher?

O preço é não convida. depois de dar muitas voltas ao orçamento, não pretendo passar (muito) dos 15.000 aérios.

Eu estou num dilema. As minhas escolhas (e o meu orçamento) reduziram-se a dois carros completamente diferentes. Uma Skoda Superb 170cv de 2010 com cerca de 130.000Kms ou uma 508 1.6 (115cv de caixa manual) de 2012 com 90.000Kms.

Duas carrinhas radicalmente diferentes. A escolha óbvia de motor e espaço é a skoda, mas a 508 tem menos 2 anos.. e o preço é o mesmo.

130KKm na skoda não são nada. E se foram feitos em AE a ritmos moderados o desgate é minimo.

O passado do carro vem da boca do dono (particular) e vale o que vale. Os 130.000 Kms não me assustam, naturalmente. A questão aqui são os 4 anos vs. dois e o maior equipamento e estética (subjectiva) da 508. Como disse anteriormente, enquanto "carro", espaço e motor, o Skoda é a escolha racional entre os dois, mas os outros fatores também pesam.

asjesus, tendo tu carro igual, com a diferença do 4x4, o que dizes da condução? recuperações, curvar, consumos, prazer de condução, etc.

O motor CR 170 gosta de ser puxado. PArece que quando se mais puxa por ele, mais ele quer andar.

A minha superb tem a caixa com as relações ligeiramente mais curtas o que ajuda na recuperação, mas de qualquer forma é um motor muito bom.

O local predileto para efetuar viagens com a superb é nas AE. Anda muito bem e é bastante confortável. Estrada com mais curvas e em velocidade altas não é o melhor local dado ter tendência para adornar um bocado. E isto que até nem tem a suspensão muito mole. Numa condução normal é um carro muito muito bom, bem construído, com poucos ou nenhuns ruídos e dependendo da versão, bem equipados.

Numa condução calma, faço 5 a 6l de média. Puxando por ela chego aos 8l. Mas a média de uma 4x2 rondará os 6l.

A Renault coloca ao serviço dos motores de série toda a sua vitoriosa experiência no exigente mundo da Fórmula 1 para melhorar a eficiência
energética dos seus motores. O mais recente resultado da estratégia de downsizing é o motor Energy dCi 160 Twin Turbo que é o primeiro motor 1,6 Diesel com dupla sobrealimentação. Com uma cilindrada de 1598cm3, uma potência de 160 cv e um binário de 380Nm, este motor tem performances ao nível de um motor de 2 litros de cilindrada. Este é um resultado excepcional para um motor de 1,6 litros e que, para além disto, regista consumos e emissões de CO2 25% inferiores às dos motores de 2l.Este desempenho deve-se à introdução da dupla sobrealimentação.
A tecnologia « Twin Turbo » permite conciliar, num
motor Diesel, o elevado binário nos baixos regimes com uma elevada potência, com um claro benefício imediato para o prazer da condução. O sistema é composto por dois turbocompressores dispostos em sequência:
- O primeiro turbo de muito baixa inércia permite obter um elevado binário nos baixos regimes com a consequente reactividade nas fases de arranque ou recuperações. 90% do binário máximo está disponível a partir das 1 500 rpm o que permite uma condução
viva com
acelerações rápidas e fluídas.
- O segundo turbo entra em funcionamento num regime mais elevado permitindo obter uma elevada potência (100 cv/litro) com uma
aceleração constantee linear.
Um motor hi-tech com tecnologias directamente retiradas da F1
O encadeamento de sofisticados turbocompressores não é o único
elo de ligação
entre o motor 1.6 Renault Energy F1 e o 1.6 Renault Energy dCi. Este último integra várias tecnologias directamente retiradas da experiência da Renault na F1 e, nomeadamente, no que diz respeito ao arrefecimento e à redução das vibrações:
• Sistema de circulação transversal de água para um arrefecimento mais rápido e mais eficaz da câmara de combustão.
Segmentos de geometria U-Flex (em forma de « u ») que permitem a adaptação do segmento à deformação do cilindro (provocado pela temperatura e pela pressão) possibilitando assim o melhor compromisso entre a eficácia e as vibrações.
Superfície, dos êmbolos das válvulas, com revestimento DLC (Diamond Like Carbon) para a redução das vibrações.

O motor 1.6 Energy dCi 160 Twin Turbo adopta um sistema de injecção de 1 800 bars de pressão e respeita os critérios da norma de despoluição Euro 6b.Este motor irá equipar os futuros automóveis da Renault nos segmentos D e E

Não existe grande ligação entre qualquer motor de f1 e um motor diesel de estrada.
Esse texto é puro marketing para chamar à atenção.

Motores de f1 têm um turbo, não dois. Esse sistema de dupla sobrealimentação já é utilizada há anos quer pela bmw, quer pela mercedes, etc.

Considero que é uma boa estratégia o downsizing do motor, mas qualquer comparaçãao de um motor 1.6 dci com um motor 1.6 de F1 é puro delírio. Essas alterações feitas ao nível do bloco (como a optimização do sistema de refrigeração, segmentos etc.) só são novidade nos veículos de estrada renault, não em veículos de estrada.

Só daquela questão do DLC é que não tinha conhecimento, mas o tempo dirá se de facto é algo novo ou não.

Para além de adornar nas curvas que outros defeitos encontras no carro? O negócio que tenho em vista é uma Ambition

Pois, Lino, é a escolha racional. Mas do outro lado está um carro com menos 2 anos, estética mais apelativa (para mim, claro) e mais equipamento, já para não falar daquele teto fabuloso. Não está a ser uma escolha fácil. Já conduzi a Skoda, mas ainda não experimentei a 508.

Compara a 508 em termos de motor... eu continuo a torcer muito o nariz a um 1.6 com 115 CV num carro grande como aquele. Ainda para mais também vens de um carro razoavelmente motorizado. Acho que tens mesmo de fazer o test drive para ver se o desempenho te agrada.

Não creio que seja preciso test drive para encontrar a diferença entre os dois motores, deve ser óbvia (digo, eu), mas tentando fazer a melhor escolha para um carro que vou ter durante pelo menos 5 anos, a idade do carro é importante. Um tem 4 o outro 2. Ainda não consegui decidir. Há coisas a puxar para um lado e outras a puxar para outro.

É uma Ambition, teoricamente com alguns extras. Do que me lembro...

8 altifalantes, airbag de joelhos para o condutor, alarme com monitorização interior, apoio de braços dianteiro, ar condicionado climatronic de duas zonas, auto-radio SWING com leitor de CD e MP3, bancos dianteiros ajustáveis em altura e com apoio lombar, Cruise control e regulador de velocidade, direcção assistida servotronic, faróis de nevoeiro dianteiros com função cornering, fecho central com controlo remoto, frisos laterais cromados, função coming home, função hill hold , inserções cromadas, sensores estacionamento traseiros e dianteiros com monitorização, side airbags, monitorização da pressão dos pneus, vidros escurecidos, rede separadora, BLUETOOTH, Jantes 16", espelhos de recolher elétricos, volante em pele multifunções, computador de bordo, sensores de luz e chuva.

Boa tarde,
Tenho uma Citroen C5 Tourer 2.0 HDI 163 cvs, Exclusive, comprada em 2ª mão na Santogal em 2013, com 54.000 kms, por 19900 euros.
Vendi o meu Leon 1.4 TSI sportup e comprei a carrinha... não estou nada arrependido...bom espaço interior...muito bem equipada...bom motor...boa mala...contudo é uma carrinha pesada e que faz consumos um pouco elevados...não se pode ter tudo mas é uma carrinha que geralmente se arranja a bons preços no mercado de usados.
Um abraço.

Finalmente vendi a Vectra, mas na espera perdi várias hipóteses de negócio. Agora, depois de muita procura e muitas contas, reduzi a escolha de carrinha nova a duas opções:

Citroen C5 Exclusive 163cv e Renault laguna Dynamic S 150cv., ambas de 2010. O coração foge-me para a primeira, mas os melhores negócios aparecem para a segunda.

Que opiniões particulares têm sobre estas carrinhas? E sabem porque razão algumas Lagunas têm entradas de ar, à frente, no para-choques e outras não? E porque motivo algumas carrinhas aparecem nos anúncios com a designação B?

Obrigado pela ajuda.

Last edited:
Testa ambas, são diferentes, a C5 deve ser uma devoradora de AEs com excelente conforto, a outra não há tanta informação...
Pessoalmente ia para a Citroen.

Eu estou num dilema. As minhas escolhas (e o meu orçamento) reduziram-se a dois carros completamente diferentes. Uma Skoda Superb 170cv de 2010 com cerca de 130.000Kms ou uma 508 1.6 (115cv de caixa manual) de 2012 com 90.000Kms.

Duas carrinhas radicalmente diferentes. A escolha óbvia de motor e espaço é a skoda, mas a 508 tem menos 2 anos.. e o preço é o mesmo.

Se são ao mesmo preço, 508 sem duvidas.

Não é o factor que coloco como decisivo, mas penso que os consumos da superb serão certamente superiores.

Finalmente vendi a Vectra, mas na espera perdi várias hipóteses de negócio. Agora, depois de muita procura e muitas contas, reduzi a escolha de carrinha nova a duas opções:

Citroen C5 Exclusive 163cv e Renault laguna Dynamic S 150cv., ambas de 2010. O coração foge-me para a primeira, mas os melhores negócios aparecem para a segunda.

Que opiniões particulares têm sobre estas carrinhas? E sabem porque razão algumas Lagunas têm entradas de ar, à frente, no para-choques e outras não? E porque motivo algumas carrinhas aparecem nos anúncios com a designação B?

Obrigado pela ajuda.

Bem essa escolha para mim seria mais dificil por isso vou por exclusão e escolhia o C5.

Back