Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Só li a última página deste tópico, mas não vejo o aumento dos limites de velocidade em Portugal como algo possível ou que não tenha efeitos negativos. Os carros estão muito melhores, sim. Mas os condutores continuam um lodo completo, nem uma rotunda sabem fazer ou andam a pastar na via do meio, e querem que esses condutores andem mais depressa? Quando nem sequer tiveram formação para isso ou não sabem sequer o que é que um carro faz no limite? Também muito artista que anda aí a abrir não conduz a ponta de um chaveiro, muitos espetam-se no primeiro momento que o carro foge ou que precisam de reagir rapidamente. Tirar a carta é fazer umas tretas como estacionar, fazer inversão de marcha e está feito. 99% dos condutores que conheço não confiava numa situação de aquaplanagem, por exemplo.

Andar na Alemanha não tem nada a ver com Portugal, andei lá à velocidade que o 1.6TDI de aluguer dava, mas ninguém pastelava nas vias de ultrapassagens, a etiqueta na estrada era muito melhor, sentia-me muito mais descansado lá a 180km/h do que aqui em Portugal. Aqui mandam-se para a via de ultrapassagem sem sequer estimar a velocidade a que vem o carro atrás, nem pisca, nem chegarem-se para a via que devem ir porque vão no limite de velocidade e portanto os outros que se lixem, etc etc.

O problema não é a velocidade nem os carros, é os condutores que temos. Mas claro que assim também se perpetua a caça à multa com carros descaracterizados e radares escondidos.

Basta dizer que a Alemanha tem menos acidentes e mortalidades per capita que nós apesar de terem metade dos troços de AE sem limite de velocidade. E não venham falar do parque automóvel porque a diferença está na mentalidade e atitudes. Eles estão muito à frente de nós. Aqui ainda temos muito nabo a fazer rotundas por fora e se nem sequer sabem fazer uma coisa tão simples, muito menos são capazes de conduzir a alta velocidade.

Só li a última página deste tópico, mas não vejo o aumento dos limites de velocidade em Portugal como algo possível ou que não tenha efeitos negativos. Os carros estão muito melhores, sim. Mas os condutores continuam um lodo completo, nem uma rotunda sabem fazer ou andam a pastar na via do meio, e querem que esses condutores andem mais depressa? Quando nem sequer tiveram formação para isso ou não sabem sequer o que é que um carro faz no limite? Também muito artista que anda aí a abrir não conduz a ponta de um chaveiro, muitos espetam-se no primeiro momento que o carro foge ou que precisam de reagir rapidamente. Tirar a carta é fazer umas tretas como estacionar, fazer inversão de marcha e está feito. 99% dos condutores que conheço não confiava numa situação de aquaplanagem, por exemplo.

Andar na Alemanha não tem nada a ver com Portugal, andei lá à velocidade que o 1.6TDI de aluguer dava, mas ninguém pastelava nas vias de ultrapassagens, a etiqueta na estrada era muito melhor, sentia-me muito mais descansado lá a 180km/h do que aqui em Portugal. Aqui mandam-se para a via de ultrapassagem sem sequer estimar a velocidade a que vem o carro atrás, nem pisca, nem chegarem-se para a via que devem ir porque vão no limite de velocidade e portanto os outros que se lixem, etc etc.

O problema não é a velocidade nem os carros, é os condutores que temos. Mas claro que assim também se perpetua a caça à multa com carros descaracterizados e radares escondidos.

Basta dizer que a Alemanha tem menos acidentes e mortalidades per capita que nós apesar de terem metade dos troços de AE sem limite de velocidade. E não venham falar do parque automóvel porque a diferença está na mentalidade e atitudes. Eles estão muito à frente de nós. Aqui ainda temos muito nabo a fazer rotundas por fora e se nem sequer sabem fazer uma coisa tão simples, muito menos são capazes de conduzir a alta velocidade.
Sim, mas o parque automóvel tambem faz diferença, não no contexto dos carros em si mas do tratamento que têm.
Não sei como é na Alemanha, mas cá, basta andarem num parque de estacionamento e ir olhando para as rodas dos carros e uma boa parte até mete medo !!! pneus secos / gastos / ressequidos, etc.

Esse exemplar deve ser raríssimo, nessa configuração Tce 150cv e 4x4. Que tal o comportamento do motor?
Por aqui é aos pontapés (Suiça).

Bem despachado,quanto aos consumos...nunca abaixo dos 7 l reais.

Mas também é normal,devido à aerodinámica...e maioritáriamente em AE faz com que os consumos subam um bocado.

O ideal para este veículo é estrada aberta....

Aí reais aponto para os 6.5.

É um Performance

São brincadeiras muito pontuais, mas o sacaninha é viciante.
Acredito perfeitamente. Hoje a entrar numa AE vinha com um Model 3 atrás de mim, e como é hábito, faço entradas rápidas para não prejudicar o fluxo. Ora que o "sacaninha" que ia atrás de mim, galga para a via do meio com uma aceleração brutal, de tal forma que quem vinha na esquerda ficou a vê-lo passar pelo meio. Inacreditável mesmo (nunca mais meto as mãos num[:D]). Nem consegui aperceber-me que "motorização" era.

A sério.

Eu dou mais relevância à velocidade excessiva do que ao excesso de velocidade.

Mas isto é uma conversa infinita. Nem tu vais mudar a tua opinião, nem eu a minha.[;)]
Engraçado que, normalmente, aqueles que criticam quem anda mais rápido nas AE tem carros que não rolam a 150km/h sem começar a trepidar...

É mais perigo um citadino com 20 anos e com revisões feitas mal e porcamente a 120 km/h do que um segmento D recente com as revisões na marca a tempo e horas a 160km/h.

Mas isto faz confusão a muita gente.

Um citadino com 20 anos sem acidentes é mais seguro que qualquer carro novo que sofra um. [:D]

As pessoas têm que entender uma coisa, não andam sozinhas na estrada. Por isso é que temos uma coisa chamada Código da Estrada, para possibilitar a sã convivência entre os diferentes tipos de veículos que existem.

Mas também há quem ache que o seu carro tem mais direito a andar na estrada que os outros.

Especialmente, aqueles com a "estrelinha" ou a "hélice" que se colam à traseira dos outros ou acham que a terceira via das outras autoestradas lhes está reservada.

Especialmente, aqueles com a "estrelinha" ou a "hélice" que se colam à traseira dos outros ou acham que a terceira via das outras autoestradas lhes está reservada.

Ora aí está mais uma conclusão adequada de quem domina as leis da física como ninguém.

Este tipo de afirmações é sempre muito revelador.

Ora aí está mais uma conclusão adequada de quem domina as leis da física como ninguém.

Este tipo de afirmações é sempre muito revelador.

É revelador das minhas experiências pessoais na estrada.

Se não fosse, não as dizia.

Não tenho culpa que utilizem os automóveis para tratar alguns tipos de complexos, mas isto já são assuntos da área da psicologia e não da física. [:p]

E o traçado das autoestradas na Alemanha não é igual ao nosso.

Pois não, é pior :D! O piso das AEs em Portugal é na sua generalidade muito melhor do que aqui. Em termos de traçado irá depender de caso para caso. Mas AEs com bom piso e longas retas, tipo A2, há muito pouco por aqui.

Quanto à etiqueta é tudo uma questão de perspectiva. Talvez com um 1.6TDI, como anteriormente relatado, que é sobejamente mais fraco que a média do parque automóvel aqui não dê para notar.

Agora felizmente ando muito pouco de AE, mas nos meus primeiros anos fazia >30000kms p/ano. Há muito atrasado mental por aqui. O gajo no sua carrinha passat/c/A4/3er que vai na esquerda a 200 e acha que já vai rápido e não tem que se chegar pra o lado. O gajo que vai no meio, põe pisca, e manda-se para a esquerda a 140-150 a ***** d'alto para quem la vem e a que velocidade vem. Etc etc.

E depois claro há o que eu chamo, nos meus pensamentos, "fazer uma à Alemão". O típico ir a 140-150 na esquerda, vê um carro a chegar mais rápido, aumenta ligeiramente a velocidade para 160-170. Quando finaaaaaaalmente há uma grande aberta chega-se para a direita. Mal se chega esmaga o acelerador. Quanto mais "banal" parecer o carro que conduzes mais normal é fazerem-te isto. Eu quando andava no class A, que era prata e sem nenhuma característica identificadora, era mato! Depois ficavam f*didos e a olhar para o lado que nem parvos quando deixava a 335d da praxe a ver navios.

Isto tudo pra dizer que a m*rda é em mesma em todo o lado. Portugal tem grandes vantagens: muuuuuiiito menos trânsito (e menos camiões), melhor piso, e muiiito menos zonas com obras.

Last edited:
Depende a autoestrada em si.

Se na A1 entendo que ainda possa existir alguma flexibilidade na velocidade, na A23 já não concordo com isso por achar que não tem traçado para isso.

E não sei a que bom piso que te referes, a A23 também tem zonas com depressões na estrada.

Mas vamos ter ao mesmo, pessoalmente acredito que deve existir alguma homogeneidade nas velocidades praticadas nas autoestradas por razões de segurança.

Tanto pela energia do embate em si ser superior, quer pelo diferencial de velocidade de um veículo face ao outro.

No entanto, julgava que as autoestradas alemãs tinham tendência a ter maiores rectas e curvas mais suaves. Devido às velocidades praticadas, em termos de projeto era o que fazia sentido.

Last edited:
É revelador das minhas experiências pessoais na estrada.

Se não fosse, não as dizia.

Não tenho culpa que utilizem os automóveis para tratar alguns tipos de complexos, mas isto já são assuntos da área da psicologia e não da física. [:p]

Conduzi sempre da mesma maneira e ritmos ao volante de Fiat’s, Seat, Volvo, Mercedes ou BMW... seguramente que, na cabeça de alguns complexados, só retiveram tais comportamentos quando circulava nestes dois últimos tipos.

Idiotas com carta há os as toneladas... independentemente do automóvel que têm nas mãos...

Nada disso. O piso também é quase quase sempre cimento. Pensa mais A8 / A9 do que A1 / A2.

Depende a autoestrada em si.

Se na A1 entendo que ainda possa existir alguma flexibilidade na velocidade, na A23 já não concordo com isso por achar que não tem traçado para isso.

E não sei a que bom piso que te referes, a A23 também tem zonas com depressões na estrada.

Mas vamos ter ao mesmo, pessoalmente acredito que deve existir alguma homogeneidade nas velocidades praticadas nas autoestradas por razões de segurança.

Tanto pela energia do embate em si ser superior, quer pelo diferencial de velocidade de um veículo face ao outro.

No entanto, julgava que as autoestradas alemãs tinham tendência a ter maiores rectas e curvas mais suaves. Devido às velocidades praticadas, em termos de projeto era o que fazia sentido.

Em PT, não há melhor que a A2 para... cometer devaneios.

Para a maioria do parque automóvel que nela circula seria possível fazê-la a fundo sem que tal representasse perigos do outro mundo.

Normalmente há pouco trânsito e o traçado é pouco exigente.

Há 20 anos já eu andava por ali a 250kmh...

A A1, só a espaços é realmente seguro rolar a mais de 200kmh... muito trânsito, autocarros, camiões, “50.000” entradas e saídas da AE. Eu acho a A1, bastante exigente e perigosa sob diversos pontos de vista.

Conduzi sempre da mesma maneira e ritmos ao volante de Fiat’s, Seat, Volvo, Mercedes ou BMW... seguramente que, na cabeça de alguns complexados, só retiveram tais comportamentos quando circulava nestes dois últimos tipos.

Idiotas com carta há os as toneladas... independentemente do automóvel que têm nas mãos...

Estás-me a chamar complexado? Com o quê?

Por necessitarem de conduzir carros premium, para corrigir alguma coisa "menor" da sua vida. Sinceramente, até tenho pena.

E mais que isso, tornam pior a experiência de conduzir nas estradas portuguesas.

Claro que também os há nos "genéricos", mas face à representação no nosso parque automóvel.

Os comportamentos que eu citei têm mais representação nas tais marcas. Pelo menos na minha experiência pessoal.

Em PT, não há melhor que a A2 para... cometer devaneios.

Para a maioria do parque automóvel que nela circula seria possível fazê-la a fundo sem que tal representasse perigos do outro mundo.

Normalmente há pouco trânsito e o traçado é pouco exigente.

Há 20 anos já eu andava por ali a 250kmh...

A A1, só a espaços é realmente seguro rolar a mais de 200kmh... muito trânsito, autocarros, camiões, “50.000” entradas e saídas da AE. Eu acho a A1, bastante exigente e perigosa sob diversos pontos de vista.

Não estava a pensar circular acima de 200 km/h na A1, até para ser coerente com a minha posição de princípio.

Estava a falar em alguma flexibilidade face ao limite legal. Devido ao traçado e à qualidade do piso.

Back