Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

é claro que é facil fazer contas. teoricamente é facil o que tu dizes, eu falo é na estrada.arranjares condições de ir sempre no regime de potência maxima, é que não é facil, por isso se fala que a descer os carros andam mais que o anunciado e a subir andam menos, ou seja por vezes num caixa manual nem consegues colocar a potência maxima no chão, ou a 5ª não chega ou a 4ª é demais.

O Fiesta é um bom exemplo daquilo que vou dizer, já o Astra não o é: a andar a fundo, desce do regime de potência máxima, quando estiver a subir, a descer, ultrapassa esse regime.

Nestes casos um carro equipado com CVT terá vantagem, mas também perdes velocidade aquando de uma subida. Por comparação com um carro de caixa manual, poderás até perder menos, mas também será à conta de um maior consumo (nota aqui não estou a considerar a questão hibrido) em resultado da perda de binário provocado pela desmultiplicação da CVT. No fim, se ainda se considerar a maior perda de potência provocada pela CVT a desmultiplicar-se, para a mesma potência envolvida na comparação, o andamento de um CVT vs caixa normal, será muito idêntico.

então pela tua ordem de ideias esse fiesta só dá 165 km\h em plano? sendo que não ultrapassa as 4000? duvido muito disso, para alem de que mesmo em plano existem sempre outras variaveis que podem alterar esse comportamento, mesmo falando em binário ele não é constante, pois vem em queda desde as 2000 rpm's +\-, por isso...

Última edição:
Obviamente que numa estrada plana, não passará desse valor.
Pois após aquele regime, o binário desce abruptamente e não se conseguem vencer os atritos.
Agora a descer já deu bastante mais.
Já andou por aí uma foto dele a dar 190 Km/H. [:p]

obviamente que poderá passar ou até nem chegar lá, pois existem outras variaveis que não só a inclinação, tipo o sentido do vento, só digo que a velocidade maxima pode ou não ser atingida com a potência maxima, essas variaveis todas é que fazem com que um carro com caixa manual, raramente tenha toda a potência nas rodas, acho mesmo que os 4 ou 5 minutos de potência maxima que consegues no hch, é uma tarefa quase impossivel num caixa manual, isto falando em velocidade maxima, pois se for noutra situação é mesmo impossivel.[;)]

Obviamente que numa estrada plana, não passará desse valor.
Pois após aquele regime, o binário desce abruptamente e não se conseguem vencer os atritos.
Agora a descer já deu bastante mais.
Já andou por aí uma foto dele a dar 190 Km/H. [:p]

1º - Que atritos? são sempre os mesmos, todos iguais e de igual intensidade em todo o tipo de estradas e com todo o tipo de pneus?
e os ventos? e o peso que transporta na altura?

2º - Às 4.000Rpm's, cá para mim, o binário desse motor já caiu à muito tempo... tens aí a curva de binário desse motor para nós analizar-mos isso?

Não se esqueçam que o binario desce mas a potencia sobe.

Já agora pergunto: E qual é o gozo de conduzir um carro com caixa CVT?
É que o unico que conduzi era um Lexus RX400h e o prazer ficou em casa....

conforme a tua ideia de prazer, pois fazeres uma viagem de 1000 km's, te digo que a faço com mais prazer com uma cvt, para fazer uma estrada sinuosa de serra powa prefiro uma manual, como vês é tudo muito relativo.[;)] cada coisa no seu lugar.
para uma condução descontraída a cvt é muito superior, tanto em viagem como até em cidade.

Eu por exemplo gosto bastante das ultrapassagens com a CVT, são bastante mais emocionantes que com uma caixa normal. Devido às recuperações canhão, ganhas velocidade muito rapidamente.

Eu o único que conduzi foi um Quad Polaris 500 e também não gastei muito :(

Eu o único que conduzi foi um Quad Polaris 500 e também não gastei muito :(

sim, mas quem pega uma vez num carro ou até mesmo num quad, não está muito interessado no conforto e na descontração que uma caixa deste tipo dá, agora tanto em cidade ou em viagem, não duvidem que a cvt é espectacular, como podem ver tem desvantagens mas tambem tem vantagens, bom mesmo era ter a possiblidade da cvt do jazz, ter a possiblidade dos 7 patamares fixos, e assim funciona como um manual embora que virtual, talvez adoptem isso no cr-z[;)]

1º - Que atritos? são sempre os mesmos, todos iguais e de igual intensidade em todo o tipo de estradas e com todo o tipo de pneus?
e os ventos? e o peso que transporta na altura?

2º - Às 4.000Rpm's, cá para mim, o binário desse motor já caiu à muito tempo... tens aí a curva de binário desse motor para nós analizar-mos isso?

Atritos, vais ter os do rolamento, provocado entre a estrada e o pneu e os aerodinâmicos (em função das velocidades, vento e carro). Mais velocidade do vento (em sentido contrário) e/ou maior velocidade do carro, implica maior atrito. Estradas esburacadas provocam também maior atrito de rolamento. Depois tens ainda os próprios pneus. Por exemplo, uns pneus mais vazios, apresentam maior atrito (logo, consumos mais elevados).

O peso vai estar directamente relacionado com a intensidade dos atritos (execepto os aerodinâmicos). Na razão de maior peso, maiores atritos.

Quanto ao Binário, bem... Essa é mais básica.
Eu disse abruptamente!
Que o valor do binário vem a descer sei eu. Desde antes ainda das 2000 rpm's. Acontece é que apesar da descida a potência vai subindo. Só às 4000 rpm's é que a potência desce. E desce porquê? Devido precisamente à queda abrupta do binário, pois as rotações até aumentam. É só analizar da formula que relaciona a potência com o binário.

Se o valor de binário continuasse a descer progressivamente (como faz desde as 2000 rpm's até às 4000 rpm's) a potência continuaria a subir. [;)]

exacto, pois o binário maximo desse motor será no maximo ás 2000 rpm's, a partir daí é sempre para baixo

Como já disse, eu referi abruptamente, precisamente para demonstrar aquilo que estava a analizar.

Mas eu já coloco um gráfico de potência e binário a demonstrar isto.

E isto é válido para todos os motores.

Bem ficaste com essa impressão e conduziste um Lexus RX400H...

Agora imagina se tivesses conduzido um HCH. [:D]

PS: OK! A boca era escusada, mas foi para compensar as do 1.3 CDTI!

Voltar
Superior