Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

conforme a tua ideia de prazer, pois fazeres uma viagem de 1000 km's, te digo que a faço com mais prazer com uma cvt, para fazer uma estrada sinuosa de serra powa prefiro uma manual, como vês é tudo muito relativo.[;)] cada coisa no seu lugar.
para uma condução descontraída a cvt é muito superior, tanto em viagem como até em cidade.

Eu até acho que preferia uma CVT a uma totalmente automática. [;)]

Para uma condução "desportiva", prefiro manual. Mas para uma condução normal, sem dúvida que a CVT deve ser muito mais confortável. Melhor, só com a opção das tais "mudanças" predefinidas.

Não percebi a relação entre o pico de potência e a velocidade máxima. Acredito que nalguns casos possa ser assim, mas certamente que há muitos casos em que não é. O meu Concerto 1.6i-16 tinha a potência máxima nas 6800 rpms e conseguia fazer mais que isso em 5ª. Com 5 pessoas lá dentro fez 7200.

Para uma condução "desportiva", prefiro manual. Mas para uma condução normal, sem dúvida que a CVT deve ser muito mais confortável. Melhor, só com a opção das tais "mudanças" predefinidas.

Não percebi a relação entre o pico de potência e a velocidade máxima. Acredito que nalguns casos possa ser assim, mas certamente que há muitos casos em que não é. O meu Concerto 1.6i-16 tinha a potência máxima nas 6800 rpms e conseguia fazer mais que isso em 5ª. Com 5 pessoas lá dentro fez 7200.

Se vires bem o que eu disse, poderás verificar que também disse que aquele Fiesta da foto, já deu 190 Km/H. Obviamente a descer.

Já agora a que velocidade ia esse Concerto a 7200 rpm's em 5ª?

É o que eu tenho estado a dizer! [;)]

achas que é? tu tens estado a dizer que o carro em plano chega à potência maxima e não passa daí, o gustavo está a dizer que no caso dele com 5 pessoas lá dentro em plano passou essa potência maxima em 400 rpm's, ou seja, a potência já estava abaixo da declarada, isto em plano.
continuo a não ver qual a relação potênca maxima vs velocidade maxima, até tenho o exemplo do meu jazz que a 120 km\h vai nas 3000, ou seja em 5ª velocidade não consigo atingir o regime de potência maxima 78cv\5700, ou achas que ele dá 228?

achas que é? tu tens estado a dizer que o carro em plano chega à potência maxima e não passa daí, o gustavo está a dizer que no caso dele com 5 pessoas lá dentro em plano passou essa potência maxima em 400 rpm's, ou seja, a potência já estava abaixo da declarada, isto em plano.
continuo a não ver qual a relação potênca maxima vs velocidade maxima, até tenho o exemplo do meu jazz que a 120 km\h vai nas 3000, ou seja em 5ª velocidade não consigo atingir o regime de potência maxima 78cv\5700, ou achas que ele dá 228?

desde que a potencia desenvolvida pelo motor à rotaçao de corte seja suficiente para levar o carro até essa rotaçao na mudança mais longa, a velocidade máxima do carro pode atingir-se depois do regime de potencia máxima....

Eu disse que havia um certo número de carros nessas condições.
O Jazz não me espanta nada que seja um deles, atendendo aos seus consumos baixos. Ou seja, tem uma 5ª longa para permitir bons consumos. Obviamente não alcança a velocidade máxima no ponto de potência máxima. Já há algum tempo que não conduzo um carro a gasolina, até podem ser alguns assim, agora garanto-te (já te dei alguns exemplos) os diesel, quase todos dão a velocidade máxima declarada pelo fabricante, próximo do regime de potência máxima.

Por acaso o Astra 1.3 CDTI também é uma excepção, à semelhança com o Jazz. Às 4000 rpm's em 6ª teria que ir a mais de 220 Km/H.

A situação do Gustavo... Bom um Concerto a dar 215 Km/H em plano....
Mas pronto! Eu sinceramente acreditei que fosse a descer.
Falta saber se deu essa velocidade em plano, mas após descida.
Falta saber o erro associado ao próprio conta rotações
Falta saber onde existe uma estrada assim com um nível tão plano

Bem vou tentar arranjar um gráfico de potência e binário para me explicares como é que um carro tem força (binário motor) após o regime de potência máxima para continuar a vencer os atritos.

Quero apenas reafirmar que os hibridos são um logro publicitário.

Nao, nao sao. Sao bem reais as vantagens dos hibridos!

Aviso já que nao li o tópico inteiro, apenas a primeira página e a última! nao há pachorra.... nao sei se alguém já disse isto

mas parece-me ser um claro caso de engano pelas percentagens...

será que ninguém se dá conta que o consumo dos hibridos que estao no primeiro post, DEPOIS do desvio em relaçao ao consumo anunciado é menor do que o consumo ESTIMADO PELA MARCA dos modelos "convencionais".

Ou seja o consumo real de um híbrido é menor que o consumo anunciado pelo fabricante do outro modelo. Portanto é indiferente que o desvio real seja 200% para o hibrido e 0% para o convencional.... neste caso o que importa é o valor absoluto de consumo registado. no fim de contas é esse que vai sair do nosso bolso... até porque uma % maior de um valor inferior pode dar uma diferença em litros menor no caso do hibrido.... portanto a factura fica pior para o caso do convencional

a % de erro das estimativas dos fabricantes é completamente indiferente, por mim até podem anunciar que cresce gasolina no depósito....

Ok, é um ponto de vista.
Agora dou-te outro:

Dados de partida:
1) diferencial real de preço/L entre gasóleo e gasolina;
2) preço actual de um segmento C a gasóleo (~25.000€, bem equipado)
3) nível de performances (consumos reais a rondar os 6L e correspondentes prestações) desses seg. C com 1.4/1.6 c.c. e 90 a 110cv;
4) boa receptividade no mercado de usados.

Com base nestas premissas (reais), NUNCA a escolha de um Civic Hybrid e muito menos de um Prius compensará no custo/km um segmento C a gasóleo.
É giro e está na moda. Mas não é racional.

Nao, nao sao. Sao bem reais as vantagens dos hibridos!

Aviso já que nao li o tópico inteiro, apenas a primeira página e a última! nao há pachorra.... nao sei se alguém já disse isto

mas parece-me ser um claro caso de engano pelas percentagens...

será que ninguém se dá conta que o consumo dos hibridos que estao no primeiro post, DEPOIS do desvio em relaçao ao consumo anunciado é menor do que o consumo ESTIMADO PELA MARCA dos modelos "convencionais".

Ou seja o consumo real de um híbrido é menor que o consumo anunciado pelo fabricante do outro modelo. Portanto é indiferente que o desvio real seja 200% para o hibrido e 0% para o convencional.... neste caso o que importa é o valor absoluto de consumo registado. no fim de contas é esse que vai sair do nosso bolso... até porque uma % maior de um valor inferior pode dar uma diferença em litros menor no caso do hibrido.... portanto a factura fica pior para o caso do convencional

a % de erro das estimativas dos fabricantes é completamente indiferente, por mim até podem anunciar que cresce gasolina no depósito....

Podes definir consumo estimado pela marca? Eu só conheço os consumos anunciados pela marca.

A % de erro nos consumos é indiferente para ti? Eu quando não conheço um carro, gosto de pelo menos ter uma informação do consumo o mais aproximada do real, e não ser enganado.

Nós que estamos aqui e que percebemos alguma coisa disto se calhar fazemos escolhas acertadas para o tipo de utilização que vamos dar ás viaturas. Agora imagino um avozinho que vai comprar um carro para andar ao fim-de-semana e pensa num prius porque é bem económico, vai levar um barrete dos antigos.

Qualquer dia lançam os hibridos a dizer que fazem velocidade máxima 240km/h, quando só o fazem em descida com o vento a favor...

Ok, é um ponto de vista.
Agora dou-te outro:

Dados de partida:
1) diferencial real de preço/L entre gasóleo e gasolina;
2) preço actual de um segmento C a gasóleo (~25.000€, bem equipado)
3) nível de performances (consumos reais a rondar os 6L e correspondentes prestações) desses seg. C com 1.4/1.6 c.c. e 90 a 110cv;
4) boa receptividade no mercado de usados.

Com base nestas premissas (reais), NUNCA a escolha de um Civic Hybrid e muito menos de um Prius compensará no custo/km um segmento C a gasóleo.
É giro e está na moda. Mas não é racional.

muito gostam vocês de misturar alhos com bugalhos.

mas a questao tem de ser sempre gasolina vs diesel?

cá para mim é o diesel que está na moda, e muita gente nao vê mais nada à frente, ou nao quer ver, os hibridos infelizmente ainda sao a excepçao.

Este tópico centra-se no suposto engano que os fabricantes de hibridos fazem ao anunciar uns consumos mais baixos que a realidade. E o facto é que o artigo da revista é enganador. Porque os consumos absolutos para carros +- aproximados (se consideramos um CZT competidor do Prius :S) dentro do mesmo tipo de carburante sao arrasadores a favor dos hibridos. Nao se trata de escolher um gasolina ou um diesel.... nao desviem a conversa para outros caminhos que nao interessam para nada!!! Aqui a questao é de soluçao tecnológica, nao de combustivel usado para mover o conjunto!!! Se nessas contas por alto que fazes trocas a gasolina por GPL... será que o diesel é assim tao atractivo? Provavelmente nao!

quero ver quando os motores hibridos a diesel sairem em força se mantém o discurso, ou se dao o dito pelo nao dito...

Podes definir consumo estimado pela marca? Eu só conheço os consumos anunciados pela marca.

A % de erro nos consumos é indiferente para ti? Eu quando não conheço um carro, gosto de pelo menos ter uma informação do consumo o mais aproximada do real, e não ser enganado.

Nós que estamos aqui e que percebemos alguma coisa disto se calhar fazemos escolhas acertadas para o tipo de utilização que vamos dar ás viaturas. Agora imagino um avozinho que vai comprar um carro para andar ao fim-de-semana e pensa num prius porque é bem económico, vai levar um barrete dos antigos.

Qualquer dia lançam os hibridos a dizer que fazem velocidade máxima 240km/h, quando só o fazem em descida com o vento a favor...

epá! o consumo que é estimado pela marca é aquele que ela anuncia oficialmente!!!

ou seja é exactamente o mesmo conceito que tu conheces.... nao é por aí...

a % do desvio é irrelevante porque imagina que o avozinho que nao percebe nada disto quer um carro económico.

tem duas opçoes em cima da mesa

um civic hibrido com um consumo real de digamos 6 litros

um colt CZT com um consumo anunciado de 6.5 litros, que na realidade sao 9

mesmo que o CZT cumprisse os consumos anunciados NUNCA vai ser mais económico que o Civic portanto o avôzinho fica SEMPRE a ganhar ao escolher o Civic.

Foi enganado pela marca? na realidade nao....

epá! o consumo que é estimado pela marca é aquele que ela anuncia oficialmente!!!

ou seja é exactamente o mesmo conceito que tu conheces.... nao é por aí...

a % do desvio é irrelevante porque imagina que o avozinho que nao percebe nada disto quer um carro económico.

tem duas opçoes em cima da mesa

um civic hibrido com um consumo real de digamos 6 litros

um colt CZT com um consumo anunciado de 6.5 litros, que na realidade sao 9

mesmo que o CZT cumprisse os consumos anunciados NUNCA vai ser mais económico que o Civic portanto o avôzinho fica SEMPRE a ganhar ao escolher o Civic.

Foi enganado pela marca? na realidade nao....

E porque é que só tem essas 2 opções na mesa? Com um consumo combinado anunciado 4.6L ( devem haver poucos avozinhos a ler este tópico ou o do autobild) ele vai ter em cima da mesa também um ibiza 1.4Tdi ou algo de preço semelhante e pensa... eh lá, então com o mesmo dinheiro posso ter um carro todo catita que até tá na moda e que feitas as contas é só a diferença do diesel para a gasolina? Ele até gosta mais da sonoridade de um a gasolina... e vai na volta o ibiza tdi ou o que seja consome bem menos...REAL.

Foi enganado pela marca? SIM

E porque é que só tem essas 2 opções na mesa? Com um consumo combinado anunciado 4.6L ( devem haver poucos avozinhos a ler este tópico ou o do autobild) ele vai ter em cima da mesa também um ibiza 1.4Tdi ou algo de preço semelhante e pensa... eh lá, então com o mesmo dinheiro posso ter um carro todo catita que até tá na moda e que feitas as contas é só a diferença do diesel para a gasolina? Ele até gosta mais da sonoridade de um a gasolina... e vai na volta o ibiza tdi ou o que seja consome bem menos...REAL.

Foi enganado pela marca? SIM

Tem essas duas hipóteses na mesa para te poder dar um exemplo! E relativizar as coisas.

voltamos ao mesmo.
Volto a dizer:
eu peguei nos modelos que estao no primeiro post
modelos que usam o mesmo tipo de combustível

e já estou a dar a benesse de que o Civic seria comparável com o Colt... sabemos que nao é, portanto também nao o é com um Ibiza.... mas adiante.

o ponto fulcral da questao é que o artigo foca o escandalo que é a "derrapagem" nos consumos dos hibridos quando os números dizem exactamente o contrário!! e se queres sair da história dos utilitários/compactos concentra-te no Mercedes e no Lexus.... e tens de reconhecer que motores hibridos sao uma excelente soluçao para melhorar o rendimento dos automóveis. Infelizmente por agora apenas estao disponiveis massivamente em gasolina e isso parece que nao deixa muita gente ver a big-picture

Mas também podemos estar aqui toda a vida a dar exemplos de outros modelos (panda, smart, aixam, etc) e nunca chegar a nenhuma conclusao...

1) híbrido vs otto
é óbvio que a existência de um motor eléctrico a auxiliar um otto tem que trazer um benefício mínimo face a um otto a fazer o trabalho todo sozinho.

2) hibrido vs diesel
nas actuais condições de mercado e de "state of the art", os diesel estão em clara vantagem.
A solução diesel híbrido que tanto se espera nomeadamente do 1.6 HDI, poderá vir a constituir um salto significativo. Mas ainda não constituirá um novo paradigma de mercado.

3) desvio nos consumos reais
Eu sempre tive a noção de ser completamente enganado pelos fabricantes.
Carro que eu conduza apresenta sempre um desvio de consumo superior a pelo menos 20% nos diesel e sempre superior a 50% nos otto.
Vejo aqui no fórum e pelas conversas que tenho com amigos que sou das poucas pessoas que não conseguem cumprir o que os fabricantes estabelecem como padrão.
Alguns até conseguem menos!

BULLSHIT!
Os consumos dos fabricantes apresentam SEMPRE desvios face ao real, quanto mais não seja porque são atingidos em condições ideais de circulação, de utilização e até atmosféricas.
Os consumos anunciados servirão, na medida do possível, como termo de comparação na decisão de escolha e acima de tudo como instrumento publicitário.

Para além disso, a maioria dos computadores de bordo estão viciados e apresentam consistentemente erros de cálculo face às contas reais.
Tenho cá em casa um carro (otto japonês) que apresenta desde novo um erro de 40% (inferior, claro) face ao consumo real.
Mas também há um diesel francês que apresenta sempre menos 1 litro que o real.

Concordo com a tua análise da maior discrepância dos otto face aos hibridos, mas essa não é a bottom line.

Tem essas duas hipóteses na mesa para te poder dar um exemplo! E relativizar as coisas.

voltamos ao mesmo.
Volto a dizer:
eu peguei nos modelos que estao no primeiro post
modelos que usam o mesmo tipo de combustível

e já estou a dar a benesse de que o Civic seria comparável com o Colt... sabemos que nao é, portanto também nao o é com um Ibiza.... mas adiante.

o ponto fulcral da questao é que o artigo foca o escandalo que é a "derrapagem" nos consumos dos hibridos quando os números dizem exactamente o contrário!! e se queres sair da história dos utilitários/compactos concentra-te no Mercedes e no Lexus.... e tens de reconhecer que motores hibridos sao uma excelente soluçao para melhorar o rendimento dos automóveis. Infelizmente por agora apenas estao disponiveis massivamente em gasolina e isso parece que nao deixa muita gente ver a big-picture

Mas também podemos estar aqui toda a vida a dar exemplos de outros modelos (panda, smart, aixam, etc) e nunca chegar a nenhuma conclusao...

Para a derrapagem dos hibridos só há um pai! Merc G55 AMG! Qual foi a estatistica que leste?:confused:

Atenção que toda a gente que está aqui, tem a noção do valor acrescentado que são os hibridos. Os hibridos são a antevisão do que o futuro poderá ser, e na minha opinião são bastante competentes para um produto tão verde.

A questão é que na europa onde o diesel ainda é a solução mais economica, os hibridos são ainda um nicho de mercado.

Já nos USA, onde só agora começaram a introduzir os diesel em veiculos de passageiros "normais" ( Mercedes com o Bluetec no E-Class e VW penso que também) é que os hibridos já são um sucesso enorme, porque lá 99% são gasolineiros, maior parte deles de alta cilindrada.

No teu ponto 2 nao sei como podes estar tao seguro que os diesel hibridos nao vao ser a nova referencia do mercado.... nao sabemos o que vai passar nem como se comportam essas novas soluçoes.

Por outro lado o facto de o erro de consumos reais vs anunciados ser tao evidente e antigo e comum a todos os carros é que leva a "suspeitar" da idoneidade de um artigo comparativo que se centra no superfluo (variaçao percentual) em detrimento do que é realmente importante para a carteira do consumidor e para o meio ambiente, ou seja os litros consumidos por x kms...

Essa sim é que é a bottom line, isso e o facto de muita gente ter "mordido o anzol", sem sequer ter parado para pensar

Para a derrapagem dos hibridos só há um pai! Merc G55 AMG! Qual foi a estatistica que leste?:confused:

Atenção que toda a gente que está aqui, tem a noção do valor acrescentado que são os hibridos. Os hibridos são a antevisão do que o futuro poderá ser, e na minha opinião são bastante competentes para um produto tão verde.

A questão é que na europa onde o diesel ainda é a solução mais economica, os hibridos são ainda um nicho de mercado.

Já nos USA, onde só agora começaram a introduzir os diesel em veiculos de passageiros "normais" ( Mercedes com o Bluetec no E-Class e VW penso que também) é que os hibridos já são um sucesso enorme, porque lá 99% são gasolineiros, maior parte deles de alta cilindrada.

as % sao umas coisas engraçadas.

eu continuo a preferir uma "derrapagem" de 40% num consumo anunciado de 10 a uma de 20% num consumo anunciado de 15....

por isso a soluçao hibrida é interessante. Porque é um salto em frente em termos de eficiencia energética e aproveitamento das capacidades de um motor.

Voltar
Superior